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Ajuda Análise de logs - Monza 1.8 EFI 93 Gasolina

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Mensagem por renatovisk 30/11/2013, 06:46

Pessoal, montei o scanner USB e utilizei no meu monza (até achei estranho o fato de não funcionar em sistemas 64 bits, pois meu windows 7 é 64 bits e funcionou perfeitamente), bom voltando ao tópico, fiz um log antes de realizar uma manutenção na parte de ignição, segue log:

Apenas com carro parado, maior tempo em marcha lenta, motor já aquecido > 80ºC:
http://www.mediafire.com/download/5moc3an2ty5v10i/SCAN1%20PRE%20MANUT%2028.11.13%20-%20EFI%201.8G.rar

Após a manutenção, eu substitui os cabos de vela (as resistências não estavam legais, sendo que tinha um que nem medir consegui, parecia até estar interrompido) e ajustei a pressão da linha de combustível de 1,8 para 2,0 bar.

Segue log realizado após manutenção, desde motor frio até próximo de 90 ºC. Iniciou-se em marcha-lenta, e após aquecer um pouco, realizei um pequeno trajeto próximo de casa:
http://www.mediafire.com/download/im4p9lgalfg4jsy/SCAN1+POS+MANUT+29.11.13+-+EFI+1.8G.rar

Segue alguns dados de alguns sensores e componentes que peguei na manutenção:

Resistência Bobina impulssora: 800 Ω
Potenciômetro CO: 2V
Linha combustível: 2 bar / vazão 1,58 l/min
Velas: NGK IRIDIUM abertura 1mm (estava aproximadamente 0,8mm) - resistência todas em torno de 3700 Ω
Cabos de velas: Substituídos devido estarem ruins, resistência dos cabos novos varia de 1000 à 3700 Ω
Bico injetor: Resistência entre pinos de 2,4 Ω - não há gotejamento ao acionar a bomba com o carro desligado.
Motor de passo: resistência entre A e B = 53,5 Ω e C e D = 53,5 Ω

Só testei estes componentes pela falta de tempo. Não ajustei o ponto pois não entendi no elanscan, dizendo que o ponto é direto e ficou em torno de 4º em marcha-lenta. Se alguém puder me ajudar a entender, poderei tentar ajustá-lo / verificá-lo.


Pra falar a verdade, se alguem conseguir me ajudar a interpretar os logs, agradeço. Antes desta manutenção o carro estava com alto consumo e variação na rotação, como se desse excesso de combustível as vezes.

Estou aberto a sugestões, opiniões, qualquer ajuda é bem vinda.

Obrigado Pessoal!!!!!

renatovisk
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Mensagem por CarlosZ 30/11/2013, 06:53

Vou analisar, demora um pouco, aguarde.
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Mensagem por CarlosZ 30/11/2013, 07:08

Teus logs mostraram um problema que ainda não tinha visto, o IAC (passagem de ar na lenta) está atuando segundo o scanner, mas na prática o vácuo do motor não está ficando estável quando a RPM sobe, ele está subindo junto, isso significa que a passagem de ar deve estar obstruída, recomendo fazer uma limpeza geral na TBI e depois fazer o log padrão 2 para que volte a avaliar com mais detalhes.

Tem que ser o log padrão 2 para poder avaliar quase todos os parâmetros, logs ao acaso não são suficientes, para testar tudo faça o log padrão 1 também.
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Mensagem por renatovisk 30/11/2013, 08:24

Carlos, obrigado pelo auxilio e resposta rápida.

Quanto a limpeza do TBI, já fiz esta limpeza e não tem muito tempo não. Mesmo assim vou promover outra limpeza deste cara, aproveitando que tenho um kit de vedação do TBI lacrado na caixa de ferramentas Smile

Tem mais algum ponto que pode ocasionar esta falha? Tipo mangueiras obstruídas, ou algum outro fato que possa ocasionar esta falha?

Mais uma vez, obrigado.


Última edição por renatovisk em 30/11/2013, 08:46, editado 2 vez(es)

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Mensagem por renatovisk 30/11/2013, 08:26

A propósito, irei fazer os logs padrão. Só vou deixar o motor esfriar e mais pro fim da tarde faço os logs 1 e 2 e posto aqui também.

Mais uma vez obrigado.

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Mensagem por CarlosZ 30/11/2013, 15:07

Aguardo os logs
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Mensagem por renatovisk 30/11/2013, 15:24

Já abri o TBI dei uma boa pincelada com gasolina, mas ainda não montei nao. Deixei mergulhado na gasolina limpa e amanhã pela manhã irei passar ar para retirar resíduos principalmente dos orifícios, montar e realizar os logs padrão, e um log com o carro em movimento, para facilitar o diagnóstico. Provavelmente na parte da tarde estarei postando os logs aqui.

Obrigado.

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Mensagem por renatovisk 1/12/2013, 08:41

Carlos, efetuei a limpeza da TBI e gerei os logs padrã 1, 2 e 3.

Download dos logs padrão:
http://www.mediafire.com/download/5tp8mc1k96d5szv/Logs%20Padrao.rar

No log padrão 1 não acelerei nem mesmo para estabilizar a lenta.

Agradeço a ajuda.

Abraços!

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Mensagem por CarlosZ 1/12/2013, 18:18

Agora com os novos logs foi possível ver que não há o problema que citei antes, na verdade a diferença que vi se deveu a altitude de 660 m da tua cidade, fiz a comparação com o meu à 890 m de Canela e está tudo certo, porém achei uma coisa muito estranha, quando fez o log 3 estava se arrastando na cidade a no máximo 32 km/h? Acho isso difícil, então o teu VSS deve estar com a quantidade de pulsos errada, acho que está com o de 16 pulsos quando deveria estar com o de 8 pulsos por volta. Se for isso deve ter atingido 64 km/h no teste.
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Mensagem por renatovisk 2/12/2013, 15:16

Carlos, eu percebi isto soh q achei que poderia ser algum valor meio equivocado do elanscan. Na verdade o log padrão 3 fiz nas ruas do bairro mesmo, porém foi de 2, 3ª esgoelando pra testar a arrancada do bicho. Sinceramente não notei a velocidade, mas de 3ª esgoelando já dei 80 km/h. Acho meio impossível ter atingido apenas 32km/h, ainda mais com as arrancadas. Meu irmão estava junto, até colou no banco do passageiro.

Pergunta: Caso o VSS estiver errado, o que isto influencia no carro alem da marcação errada da velocidade na UCE ?
Altera algo em estabilidade do carro em lenta? Outra pergunta: como vc deve ter percebido o módulo que está no meu monza é de um Kadett igualmente 1.8 EFI a gasolina. Pode influenciar em alguma coisa? Como posso ientificar fisicamente no VSS se ele é 8 ou 16 pulsos?

Obrigado pela ajuda!

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Mensagem por renatovisk 2/12/2013, 16:50

Somente para informar, tirei o sensor de velocidade, porém não consigo identificar se é 8 ou 16, não tem número nenhum na peça, e tem apenas 3 letras (SNB), que acredito ser o fabricante (provavelmente paralelo). Vou ver se compro o vss original 8 pulsos para instalar, e, após isto, faço o log padrão 3 novamente, porém mantenho a pergunta: li em algumas matérias que a aplicação incorreta do vss causa marcha-lenta irregular, além de marcar erroneamente a velocidade na uce. Verdade ou mito ?

Obrigado.

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Mensagem por CarlosZ 2/12/2013, 17:42

A ECM usa o VSS para prever a troca de marchas, para calcular a carga do motor, ajustar a lenta, acionar o cut-off, e provavelmente ainda esqueci algo.

Quanto a ECM ser de Kadett, não vejo problemas, a não ser que a ECM seja de 16 pulsos, e o teu VSS seja de 8 pulsos, para saber a quantidade de pulsos precisa desconectar o VSS ligar um multimetro em modo OHMS, girar uma volta na roda e contar os pulsos.

Vai ter que ver isso antes de comprar o VSS, pois vai ter que ajustar a ECM, não importando qual VSS comprar, depois não haverá problema.

Como o teu é 93 ele tem a lâmpada do shift light para troca de marchas, se tudo estiver OK, deve acender em 1500 rpm em 1ª e 2000 nas demais marchas se pisar fraco, (pisando fundo só acende em outras faixas).
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Mensagem por renatovisk 2/12/2013, 17:51

Realmente o shift light acende nestas situações que vc descreveu, não muda mto nao.

Bom, quanto ao VSS acho que não tem muito problema para identificar como vc falou. Agora minha dúvida é: como identificar a quantidade de pulsos é minha ECM? Lembrando que é de Kadett EFI como citei.

obrigado.

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Mensagem por CarlosZ 2/12/2013, 17:56

Abra a tampa da ECM e pegue o código dela a olho depois poste para conferirmos via CEPCHEV.
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Mensagem por renatovisk 2/12/2013, 18:23

16137939

Só não vou conseguir fazer o teste no VSS hoje. Somente amanhã.

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Mensagem por CarlosZ 2/12/2013, 19:58

Está exatamente como no scanner, se o shift light está normal, o erro não está no carro, e sim no meu excel, devem ter substituído o módulo e o VSS, caso contrário o shift light estaria louco, mas um teste que pode fazer é do cut-off, encontre uma ladeira e desça engatado em 4ª à 70 km/h com o scanner, ele vai acusar consumo zero em l/h ou infinito em km/l.
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Mensagem por renatovisk 3/12/2013, 15:32

Ladeira eh meio complicado, pois todas as descidas que tem por perto que talvez de pra atingir esta velocidade e manter tem radares instalados de 50km/h.

Provavelmente, quando substituiram o módulo não substituiu o VSS, pois o monza já estava na familia, era do meu pai (hoje falecido), há cerca de 10 anos atras, houve sobrecarga de tensão devido regulador de tensão do alternador, onde infelizmente, queimou o módulo original.

A luz de marcha ascendente parece normal, porém as vezes em desacelerações rápidas, colocando em ponto morto, o carro não chega a morrer, mas fica variando a lenta, de 500 a 1000, 500 a 1000, e faz isto umas 5 vezes pra só depois estabilizar em 800 +-. Li também que é outro sintoma de problema no VSS. Pena que não consegui pegar este problema ainda enquanto estava rastreando o módulo.

Vou testar o VSS (funcionamento e qtde de pulsos) e mais pra noite posto os resultados.

Valeu!

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Mensagem por renatovisk 3/12/2013, 18:39

Concluido o teste no VSS.

Bom, pelo que percebi o sinal fica aberto e quando da 1 pulso, fecha dando uma resistência X que não reparei qto eh correto?

Bom... vamos lá.... 360º - 8 pulsos certinho contados. Sensor VSS ok com aplicação correta. Instalei novamente, fiz um outro log e ta na mesma a velocidade, aproximadamente metade do real no elanscan.

O que notei de estranho (n sei se pode haver) a luz de marcha ascendente só acendeu de segunda marcha à 1800rpm +-. Não consegui fazer acender de primeira nem de terceira (fui até a faixa de 3k giros e não acendeu) tanto na manha como pisando forte e nenhum dos dois jeitos a luz acendeu. Não sei se é possível ter defeito no sensor de velocidade que não influencia por exemplo na quantidade de pulsos.

Obrigado.

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Mensagem por CarlosZ 4/12/2013, 04:38

O comportamento do teu shift light está compatível com aplicação incorreta do VSS, eu tenho uma ECM de Kadett à álcool como reserva e quando a uso o shift light funciona dessa maneira.
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Mensagem por renatovisk 4/12/2013, 16:42

Rapaz... agora fiquei na dúvida. O vss instalado é de 8 pulsos, isto eu confirmei. Quanto ao shift light, bom, cheguei a pouco com o monza, e consegui fazer o mesmo acender de quarta marcha à aproximadamente 2200 RPM. De primeira e terceira marcha ainda não vi o mesmo acender.

Desde a limpeza do TBI, ainda não peguei o problema que relatei anteriormente, de lenta instável as vezes em desacelerações, não significa que eliminou, somente não peguei ainda. Vou andando um pouco para ver se percebo algo mais.

Quanto ao VSS, há alguma característica a mais que faça-o ser aplicado incorretamente? Pois como disse já testei e é um VSS 8 pulsos.

Pode haver outro problema no VSS independente da quantidade de pulsos? Por exemplo desvio no valor de resistência obtido no sinal?

Rapaz, me desculpe te incomodar tanto... mas to aprendendo muito aqui com sua ajuda.

Obrigado!!

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Mensagem por CarlosZ 4/12/2013, 20:36

Só acender em 2ª e em 4ª é o que acontece quando eu uso o meu módulo de Kadett 16 pulsos no Monza 8 pulsos, volto a dizer o comportamento está coerente com a aplicação incorreta do VSS.
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Mensagem por renatovisk 5/12/2013, 15:32

Bom, carlos, acho que vou ir fundo então e trocar o VSS, pois como vc está dizendo que não acender em 1ª e 2ª é sinal de mal comportamento (menino malcriado kkkk) do VSS, e tendo em vista estas variações que as vezes ocorre em desacelerações bruscas ao colocar em ponto morto, vou partir para a troca deste cara.

O complicado é que só encontrei o paralelo por aqui em todas as auto-peças, há R$ 75,00. Vou pegar este mesmo, espero que não tenha problemas.

Até no site da NAFIL o vss original (90149078) original gm está indisponível e o valor, salgados R$ 182,00. Vou ver se amanhã já compro o vss, já que vou ter q dar uma passada na auto-peças mesmo para ver uma peça pro corsa.

Assim que eu conseguir trocar e testar o funcionamento do carro, posto aqui as impressões obtidas.

Valeu !!!!

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Mensagem por coyrj 5/12/2013, 16:26

Amigo vc disse que ja teve problemas com alternador pode ser que tenham desligado o fio negativo (terra) do sensor de velocidade e vc testando na bancada esteja tudo ok mais no carro falta terra.
Olhe este link e veja mais uma forma de testar o sensor no carro, alias neste link vc vai aprender a testar todos os sensores.
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca53.htm#03

EDIT:
Esqueci de dizer que o aterramento do sensor de velocidade é feito na carcaça do alternador.
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Mensagem por CarlosZ 5/12/2013, 18:18

Coyrj o VSS dele está funcionando normalmente, o log comprova isso, porém marca apenas a metade da velocidade real.
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Mensagem por coyrj 5/12/2013, 18:26

CarlosZ escreveu:Coyrj o VSS dele está funcionando normalmente, o log comprova isso,
Ate ai eu entendi, por isso que eu falei pra ele verificar estes pontos antes de trocar.

porém marca apenas a metade da velocidade real
Neste caso ele deveria arrumar um sensor  de 16 pulsos (se não me engano o dele é de 8 ) emprestado e testar pois realmente pode ser aplicação errada.
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