CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  Empty Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível

Mensagem por Jacques Zafira 7/8/2013, 20:12

Amigos,

Ontem levei minha Zafira para fazer a revisão de 30.000kms, na CSS Sincauto de Botafogo.

Segundo consta do site da Chevrolet, bem como no Manual do Carro, Não SÓ DA ZAFIRA MAS DE DIVERSOS MODELOS, nessa revisão, em veículos com sistema Flexpower,  são substituídas as seguintes peças :

1- Filtro de ar (elemento);
2- Filtro de combustível (externo ao tanque);
3- Filtro de óleo;
4- Óleo do motor;
5- Pré-Filtro de combustível (gargalo de abastecimento )
6- Velas de Ignição;

Ao deixar o veículo na revisão solicitei que fossem separadas as peças substituídas, para minha averiguação (sobre a efetiva troca e o estado das peças ) quando da retirada do carro.

Ocorre que, no ato da entrega do carro, ao ver as peças substituidas, constatei que NÃO FORA TROCADO O PRÉ - FlLTRO DE COMBUSTÍVEL (gargalo de abastecimento ) o qual é arrolado pela Chevrolet na lista supra como uma peça a ser substituida.

Indagado, o Consultor informou que: "Não possui essa peça na casa" uma vez que "a mesma não é catalogada para venda separadamente" e finalizou que "Em 03 anos que está na Chevrolet, nunca efetuou a troca dessa peça ".

Sendo assim, Gostaria de saber dos amigos Se conhecem essa peça, efetuaram a troca nas revisões?

A peça deve ser substituída  na revisão de 30.000kms?

É catalogada?  Alguém sabe qual o código da peça no peças on line?

A CSS, simplesmente, se limita a dizer que essa peça não é trocada, AO CONTRÁRIO DO QUE EXPRESSAMENTE CONSTA DO MANUAL.

Eu mandei um email para a GM, e eles disseram que registraram a ocorrência e me responderão. Estou aguardando.

Eu descobri que diversos chevrolet, Astra, Celta, tem essa peça citada em seus manuais, inclusive foi postada uma pergunta no Celta Clube, ainda sem resposta.

Abraços!

Jacques Zafira
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Zafira Elite 2.0 2012 Flex

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  Empty Re: Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível

Mensagem por CarlosZ 7/8/2013, 21:26

Vá em https://chevroleiros.forumeiros.com/t6-catalogo-de-pecas-chevrolet, baixe e instale o catálogo de peças Chevrolet de 2006, não se preocupe, a Zafira 2006 é praticamente a mesma da 2012.

Depois vá em Zafira, depois em reservatório de combustível gasolina/álcool role na lista e veja o item 60 peça 93378159, clique nele que vai destacar na imagem.

Aparentemente fica no meio da tubulação, deve ser difícil de tirar, por isso a preguiça da concessionária, mas existe a peça sim para venda avulsa.

Posso ser fã da Chevrolet, mas das concessionárias não sou não!

Também recomendo que baixe o manual de reparação da Zafira na página da própria Chevrolet o linck está em https://chevroleiros.forumeiros.com/t7-manual-do-reparador-chevrolet, lá deve ter mais detalhes para sua pesquisa e poder reclamar mais fortemente com a concessionária. O item a procurar está em Pré-filtro de Combustível (Gargalo de Abastecimento) (X20XE) (Sistema de Alimentação do Motor) – Remover e Recolocar ou Substituir Grupo J - 1 de 3

Mas apesar da recomendação da GM, na minha Zafira 2005 e na minha Meriva 2008 (eu peguei a Meriva zero) eu não vejo necessidade de trocar tão frequentemente este filtro, o filtro de combustível principal, este sim, e isso depende muito do combustível usado e do combustível/posto onde abastece, se usar álcool e o posto for conciável, a troca pode ser adiada bastante, na gasolina não, além disso se usar gasolina não deve deixar o carro parado por muito tempo, se for deixar parado, abasteça uns 2 ou 3 tanques cheios de álcool antes.

Porque o álcool é melhor em sujar menos? A gasolina costuma formar borra quando vai evaporando, e o álcool praticamente não deixa nenhum resíduo.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  Empty Re: Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível

Mensagem por Jacques Zafira 23/8/2013, 21:35

Amigos,

Venho com a pergunta, mas depois volto com a resposta!

Vamos lá :

Após alguns e-mails para a Chevrolet, e uma reclamação básica no Facebook, recebi uma ligação da Sincauto, informando que o pré filtro do combustível já estava na CSS, a minha disposição! Enfim, o discurso mudou completamente!

Fui hoje e fiz a substituição, como manda o manual, afinal de contas eu já tinha pago o preço fechado do site, onde constava essa peça no rol das trocas, portanto, eu já tinha pago por ela.

Trata-se de um filtro de tela, semi rígido, comprido, cerca de 20 cm, semelhante a uma embalagem se sacolé, ou uma camisinha, toda em tela de nylon.

Esse pré filtro fica no final do gargalo de abastecimento, na junção com o tanque, ficando em sua maior parte dentro do tanque, e encaixado sob pressão no término do gargalo, que é afastado do tanque para a troca, depois re-encaixado, com o filtro pra dentro do tanque, apertando a braçadeira ao final do procedimento.

O filtro antigo saiu bem amarelado/ferruginoso, e o novo era branco como a neve! O velho estava sujo, com vários fiapos, sujeiras e grãos dentro, mas nada demais. Depois tento postar uma foto.

O procedimento de troca se deu em cerca de 5 minutos, bem simples e rápido.

Espero ter ajudado em tirar as dúvidas dos futuros membros.

Forte abraço a todos!!!

Jacques Zafira
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Zafira Elite 2.0 2012 Flex

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  Empty Re: Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível

Mensagem por CarlosZ 24/8/2013, 09:58

A informação que te passei foi útil para cobrar o concessonária (peça disponível e método de troca) ou foi só na pressão mesmo?
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  Empty Re: Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível

Mensagem por Jacques Zafira 26/8/2013, 22:20

Carlos,

O que resolveu meu problema, sem sombra de duvida, foi o e-mail que enviei para a Chevrolet e a reclamação que fiz no Facebook.

A Chevrolet me ligou, pressionou a CSS e alguns dias após a CSS me ligou, com o chefe da oficina todo simpático, dizendo que a peça já estava disponível!

Eles parecem que respeitam a Chevrolet, se borram de medo!

Bom, seguem as fotos da peça, para conhecimento geral.

Acho que valeu a pena a troca, pois vejam o tanto de sujeira que saiu de dentro do pré-filtro, após ele secar, uma espécie de farofa preta:

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  H9bz

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  Ee25

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  B1tk

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  Bqqa

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  Iozr

Bom, é isso, filtro tocado, após colocar a boca no trombone!

Espero ajudar a outros com a mesma duvida.

Abraços

Jacques Zafira
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Zafira Elite 2.0 2012 Flex

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 48
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível  Empty Re: Dúvida Revisão 30.000kms Zafira - Troca do Pré Filtro de Combustível

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos