Bomba de combustível Externa para Zafira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bomba de combustível Externa para Zafira

Mensagem por CarlosZ em 19/11/2017, 17:07

Quem tem Zafira sabe ou deveria saber que se pifa a bomba de combustível estamos ferrados e ficaremos pelo menos 1 dia sem carro e na estrada isso é péssimo.

Para aqueles que não sabem explico, a bomba de combustível da Zafira e na maioria dos carros modernos fica dentro do tanque de combustível, em todos os carros, exceto a Zafira tem um acesso através de uma tampa abaixo do banco de trás, mas na Zafira o trilho deslizante do banco central fica acima do que seria o acesso a bomba, impedindo o acesso. Como resultado se ela pifa é necessário tirar a surdina, as rodas traseiras, os cabos do frio de mão, todas as conexões do tanque e tirar todo o tanque de combustível fora.

Como eu já tive 2 bombas de combustível queimadas em 5 anos e agora deu uma falhada, mas depois voltou, comecei a pensar em soluções, até pensei em usar GNV, mas tive uma idéia melhor, verifiquei que o local do filtro de combustível tinha espaço suficiente e também um suporte para colocar uma bomba de combustível externa, como tenho também Monza e ele usa bomba externa optei por ela.

Veja o local do filtro original da Zafira



Vejam que os tubos metálicos do freio servem como fixação para a bomba através de trava fio, que não tem também nenhum risco de rompê-los pois é plástico x metal.



Então projetei um esquema para colocar em conjunto com o filtro, e precisei comprar 1 filtro novo, 1 extensor de engate rápido para mangueiras de combustível.



Uma bomba de combustível de Monza que como era teste optei por uma recondicionada de R$ 71,00 até porque não sabia se iria funcionar e como minha bomba voltou a funcionar, por enquanto, ela serviria e se minha bomba original pifar aí compro uma nova de Monza para ter mais sossego.

2 T de tubulação de combustível, 2 metros de mangueira (para ter sobra) e muitas braçadeiras.

Usei ainda alguns amarra fio plástico e um pedaço de câmera de pneu de carro para enrolar a bomba e servir como isolamento para a vibração da bomba.

Eis o esquema:



Usei o by pass via registro de gás que sei que funciona e não vaza, ele serva para deixar passar o fluxo da bomba original sem "gargalo" da bomba secundária, quando pifar a principal aciono a secundária e fecho o by pass para que sugue do tanque e não em ciclo fechado pelas conexões T.

Se forem fazer o esquema só quando a bomba principal pifar nem precisa do by pass ou dos T é só colocar a bomba do Monza após o filtro.

Outra vantagem de usar a bomba após o filtro e que a bomba nunca irá travar por sujeira puxada do tanque.

Fotos do local após montagem:




Eu usei uma fiação alternativa com um fusível extra na bateria, mas podem usar uma derivação partindo do fusível da bomba da caixa de fusíveis, ou se já tiverem tirado o tanque puxar da bomba original, pois para chegar nos fios também tem que tirar o tanque.

Tinha dúvidas se a bomba externa do Monza sofreria de falta de vazão estando em série com a bomba pifada dentro do tanque, mas tirei o fusível da bomba original e o carro funcionou totalmente normal.

Nunca mais fico na mão na estrada pois agora tenho 2 bombas de combustível e mesmo que as duas pifem agora é fácil trocar a externa.

___________________________________________________

Assinatura:


Veja o Scanner diagnóstico para Monza e Kadett em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-scanner-diagnostico-monza-kadett-efi-freeware-gm-aldl-multec-700

Veja o Scanner OP-COM para todos os outros Chevrolet com Injeção Eletrônica de Combustível em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t4-analise-do-motor-via-logs-padroes-da-injecao-por-op-com-e-elm-327-e-excel#4

E veja como obter os códigos de erro em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t3-analise-e-obtencao-de-codigos-de-erros

Meus Chevrolet (atuais e antigos)

Mais fotos dos meus Chevrolet (Monza Club 1994 completo com painel digital e computador de bordo e Zafira Elite 2005) em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t5-fotos-dos-meus-chevrolet#5
avatar
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1139
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 49
Localização : Porto Alegre, RS

Ver perfil do usuário http://chevroleiros.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum