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Dúvidas na Remontagem do Cabeçote!!!

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Mensagem por Sérgio Rodrigues 7/5/2013, 15:27

Pode deixar meu Caro Henrique que assim que eu bater a chave na ignição do Tuba vou fazer o vídeo. Eu tenho até medo quando chegar a hora. kkkkkkkkkkk
Mas vai demorar um pouco prq ainda falta comprar algumas peças e agora estou em tempo de vacas magras! Laughing

Sérgio Rodrigues
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Mensagem por CarlosZ 7/5/2013, 18:24

Não adianta conferir o aperto, porque o parafuso "gruda" no lugar e vai precisar mais de 11 kgfm para soltar, e depois ele gira mais do estava antes e aperta ainda mais a junta.
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Mensagem por jesuino b ferreira 7/5/2013, 21:09

Pode deixar meu Caro Henrique que assim que eu bater a chave na ignição do Tuba vou fazer o vídeo. Eu tenho até medo quando chegar a hora. kkkkkkkkkkk

se quiser me chamar e for no fim de semana (sabado ou domingo)eu vou com todo prazer te ajudar neste momento final.
montei um motor estes dias de um monza de um amigo e vou ter que tirar o cambio pois o bendito rolamento saiu fora e eu nao vi.
algum curioso FDP mexeu no trambulador(acho que fui tomar um cafe na hora) e eu nao vi.
agora o carro esta aqui em casa e vou mexer devagar nele a noite.
mas se for para funcionar outro eu largo tudo e vazo para aprender mais um pouco study

gosto de mexer pois o aprendizado nao tem preço lol!

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Mensagem por Sérgio Rodrigues 7/5/2013, 22:25

Faaaala meu Brother Jesuuu!

Com certeza sua ajuda seria de suma importancia nessa parte de sincronismo de correia tendo em vista que é uma parte muito delicada e um reforço é bem vindo! cheers
Vc tem algum aparelho de medição p medir pressão, temperatura, etc...?
Eu tenho apenas um multimetro digital e que tambem mede a temperatura, porém minha intimidade c/ ele é mínima.
Quando puder e quiser aparecer na área meu nome é Pronto! Very Happy

Abraços!!!

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Mensagem por Surfin 8/5/2013, 01:17

CarlosZ-Administrador escreveu:Não adianta conferir o aperto, porque o parafuso "gruda" no lugar e vai precisar mais de 11 kgfm para soltar, e depois ele gira mais do estava antes e aperta ainda mais a junta.
Entendi! vou ver se arrumo pelo menos um "quebra-galho" desse de vara mesmo.
Obrigado!

Surfin
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Mensagem por CarlosZ 8/5/2013, 07:05

Esse de vara não é só quebra galho, funciona muito bem, é um destes que eu uso há mais de 20 anos.
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 8/5/2013, 16:22

Bah, Tchê!!! 20 anos? Então os Zoinhos estão importando é no 12 pra nós. Laughing
Não sei se o teu é igual a esse que comprei Carlos, pois um camarada me falou que ele nunka dá uma precisão correta. Pode ser para mim que ainda não tenho prática em usar. Há uns dois meses atrás eu nem sabia o que era um torquímetro!
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Mensagem por jesuino b ferreira 11/5/2013, 19:33

Vc tem algum aparelho de medição p medir pressão, temperatura, etc...?

tenh o de temperatura de mira laser e 01 multimetro.
preciso comprar mais ferramentas,mas agora nao vai ter possibilidades $$$
vou estar meio enrrolado estes dias,pois vou desmontar meu motor para retificar amanha dia 12/05 e semana que vem montar.
como mexo sozinho e nao faço nada com pressa para nao errar e ter que fazer de novo,vou demorar um pouco para dar noticias.
mas me manda seu endereço por email que entro em contato contigo para trocarmos umas ideias e nos vermos pessoalmente.
se tiver celular da claro,me passa tambem que eu te ligo para marcarmos o dia.

um abraço amigo Very Happy


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Mensagem por Sérgio Rodrigues 21/5/2013, 16:04

Bom, depois de ter remontado o cabeçote , instalado polias, correias, tensionador e feito o sincronismo estou com uma dúvida no Distribuidor. O ponto correto só vou ter noção depois que puder funcionar o veículo, mas preciso saber se esse ressalto indicado se encaixa dentro desse espaço, já que quando eu giro o virabrequim pela polia, gira também o rotor.
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 21/5/2013, 16:14

O ressalto indicado pela seta esquerda não deveria estar coincindindo com o da direita?
Sei que o cabo de vela do primeiro cilindro deve estar batendo com o rotor!
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Mensagem por CarlosZ 21/5/2013, 16:32

Quais válvulas deixou em balanço? Essa é uma manera de saber o ponto morto superior, a outra é colocando o dedo no buraco da vela e girando o motor com a mão.
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 21/5/2013, 21:02

Carlos, no primeiro e quarto cilindro a chave de fenda não entra, apenas no segundo e terceiro. Fiz o procedimento sem as velas pra aliviar a compressão e ficar mais leve pra rodar o Vira. As marcações da polia do Vira estão coicindindo em ¨6:30 e a do comando de válvulas em 12:00 se comparando ao relógio. Mas antes de instalar a correia dentada, quando coloquei a polia do comando eu regulei ela no ponto de marcação com a tampa, girando junto com a árvore do comando e quando atingiu o ponto eu firmei com uma chave de boca no sextavado da árvore e apertei o prisioneiro da polia. Penso que esteja no normal. Se eu tiver feito errado me corrija, por favor!!!
Pois ainda tá em tempo de corrigir o erro! Shocked

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Mensagem por jesuino b ferreira 21/5/2013, 21:29

a outra é colocando o dedo no buraco da vela e girando o motor com a mão.

cuidado para nao prender o dedo.se prender ali pode ligar para os bombeiros que nao sai de jeito nenhum.
ai vai ter que orientar eles para tirar seu cabeçote sem cortar nada Laughing

aperto cabeçote - Dúvidas na Remontagem do Cabeçote!!! - Página 2 Foto0784r

veja se este topico pode te ajudar amigo.

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=15&t=24386

um abraço e logo te ligo para jogarmos conversa fora.
ainda estou sem carro e pelo jeito vai demorar.
arrumei uma retifica boa,mas enrrolada Shocked

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Mensagem por CarlosZ 22/5/2013, 16:26

Ainda não tenho certeza do que tu falou, se entendi direiro o comando está m 12 horas com a marcação ainda, ou foi assim que qcolocou a correia e não está mais assim agora? Outra coisa, tu não desmontou o dstribuidor, se sim a posição não tem como estar errada., e não me respondeu, quais válvulas de qual ciindro estão em balanço?
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 22/5/2013, 18:44

Sim, A marcação da polia dentada do comando de válvulas está na marcação correta, eu retirei o distribuidor do encaixe como na foto acima, Tirei a tampa do distribuidor e troquei todos os cabos e velas.
Eu não entendo quando vc refere as quais válvulas estão em balanço. Como é e o que é uma válvula em balanço?
Quando eu coloco uma chave no buraco das velas do 2° e 3° cilindro ela desce até em baixo, já no 1° e 4° cilindros a chave nao desce, pois os pistões estão em cima junto ás valvulas estando o carro em PM.

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Mensagem por Sérgio Rodrigues 22/5/2013, 19:03

Faaaala, Jesuuuu!!! Meu Ídoloooo!!! Cool

Pô,meu! Os caras tão é passando batom no teu cabeçote! Laughing
affraid
O meu eu peguei com 2 dias e os caras são bons de serviço. É uma retífica que tem no Setor Pedro Ludovico!
Muito bom o tópico que vc me passou e como sempre tem o dedo do Waldir, Ele é o Kra!!!

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Mensagem por CarlosZ 22/5/2013, 19:33

Válvula em balanço é a posição do comando onde os 2 cames estão comprimindo ao mesmo tempo as válvulas de admissão e exaustão, para que o cilindro 1 esteja na posição de cetelhamento da vela, o cilindro 4 deve etar em balanço, respeitando a ordem de ignição 1-3-4-2 pulando o próximo da sequência, 1-4, 3-2, 4-1, 2-3.

Quando perguntei se desmontou o distribuidor, era para saber se desmontou todo para trocar a bobina impulsora, só tirar a tampa não pode dar erro de montagem, como no tópico sugerido pelo Jesuíno.
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Mensagem por Surfin 15/6/2013, 20:24

Então melhor ainda!
Comprei um desse de vara, chegou hoje, igualzinho o do Sérgio, pena que não tem a escala nos 2 lados... (vou usar uma fita para marcar na parte de trás).

Edit: mais dúvidas, esses 11kgfm é de uma vez? com motor frio ou quente? não precisa mais nada depois de esquentar?
É que tem aquele outro método dos 2.5kgfm, mais 3 de 60º e mais uma 30º com o motor quente.
E o reaperto deve ser na ordem de aperto também, ou não precisa?
Obrigado!

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Mensagem por CarlosZ 15/6/2013, 20:53

Frio, nunca faça quente, o reaperto feito prarafuso por parafuso não precisa de ordem, mas porque não fazê-lo? 11 kgfm é direto, este método com graus é mais recente, antigamente a recomendação não era essa, eu sou do hordodoxo de 11 kgfm por ser mais preciso.
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Mensagem por Surfin 27/6/2013, 16:59

Certo!
Falta só achar o soquete certo agora (tomara que não seja o de 13mm, que perderam), e ter paciência de tirar a caixa do filtro de ar, bom que já aproveito pra arrumar ela...

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Mensagem por CarlosZ 28/6/2013, 06:39

Não precisa tirar a caixa do filtro de ar, só deslocar.
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Mensagem por Surfin 30/7/2013, 23:14

Só pra atualizar que fiz o reaperto semana passada.
Em alguns parafusos apertei sem soltar antes só pra ter noção da força pra mover a indicação do torquímetro, alguns estavam realmente colados e outros não. O problema é que meu "alvo" era os 7kgfm e 2 de 4 parafusos cederam antes disso, um começou a girar já com 5kg e outro com quase 7 "descolou" e apertei até os 7...
Fiquei animado de talvez isso estar causando o problema diagnosticado como micro-fissura no cabeçote, mas após re-apertar tudo (afrouxando de leve antes para 'descolar') com os 11kg na sequencia cruzada, continua a variação do avanço após os 56ºc...

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Mensagem por CarlosZ 31/7/2013, 09:34

O reaperto era essencial como percebeu, mas pode ter a microfissura também, e existe ainda outra possibilidade como demorou ao reaperto se existia folga no cabeçote ele pode ter queimado parte da junta devido a estar vazando compressão por falta de aperto.

Eu ficaria monitorando o motor fazendo o teste de 6 em 6 meses e evitando usar o motor em potência máxima, exceto é calro em trechos curtos de ultrapassagem para evitar quebras, deste jeito que falei deve ir longe normalmente.
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Mensagem por Surfin 31/7/2013, 13:02

O funcionamento ta normal, única coisa que percebo são pequenos "puf!" aleatórios do escape, será que tem relação?
E pra verificar a junta, só tirando o cabeçote?

Agora falta só fazer o "ajuste fino" do ponto e CO usando o scanner pra máxima economia Very Happy 

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Mensagem por CarlosZ 31/7/2013, 13:42

Puf no cabeçote? Não deu para entender o que pode ser isso, precisaria ouvir o tal do puf!

Sim para ver a junta só tirando o cabeçote.

Eu faria exatamente isso, os ajustes finais e ficaria monitorando o carro com o log padrão 1 para ver se a não há alterações, ou seja se o ponto começa a oscilar em 56ºC, se começar com uma temperatura menor o problema está agravando, se a temperatura subir, é que a carbonização está vedando e corrigindo o problema.
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