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Dúvidas na Remontagem do Cabeçote!!!

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Dúvidas na Remontagem do Cabeçote!!! Empty Dúvidas na Remontagem do Cabeçote!!!

Mensagem por Sérgio Rodrigues 4/5/2013, 10:54

Buenos Dias, Senhores e Senhoras... Laughing

Galera meu B.O é o seguinte: Entrei Agora e já tô querendo ir na janela,né! Laughing Eu comprei esse monza há poucos meses de um Energumeno Fanfarrão e Ordinário que pela série de de defeitos, só queria moer o carro e não dava as devidas manutenções. E o Bestão aqui comprou o danado todo detonado por falta de conhecimento e só levei na Tarraqueta, pois esse é meu primeiro filhinho fora do casamento Very Happy
Então centenas e milhares de estragos começaram a me dar as boas vindas e ao meu bolso. Dentre um deles Superaquecimento e Junta do Cabeçote Queimada e Cabeçote pra casa do Chapéu e etc e etc...Então descobri o site dos Monzeiros onde comecei a entender e aprender muito com o pessoal e resolvi que eu mesmo iria mexer na parte de cima do motor e assim o fiz. E agora já estou em processo de remontar, o site saiu do ar e tô levando tanta surra que não sei sei isso foi um coice dum burro ou um castigo de Deus. E chega de Xurumelas e vamos ao que me interessa!!!
Estou tentando recolocar a Carcaça da Árvore de Comando das Válvulas para dar o aperto nos parafusos de fixaçao do cabeçote, mas a Benedita da árvore não acopla devidamente em cima dos balancins e por isso a carcaça não apoia em cima da face do cabeçote e fica quase que uma Gangorra. Girei ela de todos os lados e nada!
[color=red]Será que a solução seria retirar e destravar ou desmontar a árvore através dos sextavados? [/co Question

Sérgio Rodrigues
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Mensagem por CarlosZ 4/5/2013, 11:01

Se estou entendendo, o que tu está esperando nunca vai acontecer, não vai encaixar de fora nenhuma sem o aperto dos parafusos, isso porque quando o comando descer apertado pelos parafusos vai emprrar as válvulas para baixo abrindo-as, o que impede que isso aconteça sem a pressão dos parafusos são as molas das válvulas.
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 4/5/2013, 11:15

Obrigado, Carlos! Muito rápido na resposta hein!!! Very Happy

Então deixa ver se eu entendi. Eu posso colocar a gaiola com a arvore tudo normalzinho que ela só vai ajustar com o aperto dos parafusos de fixação do cabeçote fazndo ela descer?

Sérgio Rodrigues
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Mensagem por CarlosZ 4/5/2013, 14:14

Veja isso:

https://chevroleiros.forumeiros.com/t69-videos-de-mecanica

É bem complicado te responder sem ver o que tu está fazendo, mas teoricamente é como disse acima, baixe o vídeo, deve te ajudar (eu acho)
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 4/5/2013, 15:23

Carlos, não consegui baixar o vídeo, pois um Jabuti virado c/ os casquinhos pra cima é mais rápido que minha internet de Modem!
Mas é isso aí mesmo, fica esse espaço indicado na seta e se eu girar a arvore, esses lados da seta encaixa e o outro levanta!
Dúvidas na Remontagem do Cabeçote!!! P0405131539

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Mensagem por CarlosZ 4/5/2013, 15:34

Tire o comando de cima, vai ver que em um dos furos dos parafusos tem uma guia (um anel saliente) para entrar o cabeçote, se todos os parafusos estirem no lugar pegando rosca a guia entrar sem forçar está no lugar e é só apertar o cabeçote, cuidano na ordem de aperto, com as doses adequadas de aperto de cada passagem, e final com torquímetro.

O ressalto da seta da 1ª foto é assim mesmo, o da segunda foto eu estranhei.
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 4/5/2013, 16:48

Eu retirei a árvore e coloqueie só a gaiola e encaixou perfeitamente. O problema é mesmo a árvore quando fica em cima dos tuchos e balancins. Então vou colocar os parafusos e dar aperto pra ver se encaixa no lugar como vc citou anteriormente.

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Mensagem por Sérgio Rodrigues 4/5/2013, 17:32

Mas que zinca que tá me arrodeando!!! Veja só esses parafusos de aperto, nao pela sujeira,pois já estão limpos e lubrificados. O problema são os cinco da direita que tem essa sobra na cabeça e não tem como eu dar torque correto,só entra chave de boca. Eu não sei que diabos o antigo dono fez nesse carro,meu! Esse carro pode não ter tido o torque devido quando colocaram eles. E pra completar tem um um peida pinga aqui que veio lá do Codó (Maranhão) e falou que ia me fazer uma mandinga pra espantar os males e eu falei que a única mandinga maledita que vai ter aqui é a cabeça de bater bife dele que vou fazer entrar no buraco desses parafusos. Twisted Evil
Penso que tenho duas aternativas: Comprar novos parafusos e gastar mais ou serrar as sobras desses cinco.
O que me diz?

Dúvidas na Remontagem do Cabeçote!!! P0904131727

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Mensagem por Surfin 4/5/2013, 18:22

Eu compraria parafusos novos, todos os 10.

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Mensagem por CarlosZ 4/5/2013, 20:08

Já vi esses parafusos sim no motor do Monza, mas é 1 ou 2 pra ligar o aterramento do injeção, 5 é invenção.

Use chave estrela para apertar, para saber o torque use o parafuso normal como referência de força para o aperto destes.
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 6/5/2013, 07:39

Bom dia Senhoras e Senhores!!!!
Primeiramente deixo meus agradecimentos ao Carlos por me ajudar com o QRU!
Surfin seria ótimo colocar parafusos novos, mas no momento "Eu to latindo no quintal de casa pra economizar o cachorro" Laughing
QRU agora tá NILL Carlos, fui apertando aos poucos e ele foi se encaixando como tu falastes. Deixei os pistões à meia altura dentro dos cilindros para não empenar nenhuma válvula com o aperto e fiz um esqueminha que consegui utilizar a catraca e o torquímetro.
Empurrei 2,5mk e depois 3 sequências de 60° e agora é recolocar o restante e das peças e mandar mais 30° depois de quente como indica na instrução na junta Sabóoooooo!!!

Valeeu!

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Mensagem por Henrique.M 6/5/2013, 08:44

Poutz, que zika, e eu pensei que o meu monza tinha zika.

Só pra ter uma ideia do meu, quando eu comprei, tava fazendo 7km/l, todo ferrado, queimando óleo, suspensão batendo, vazando oleo(quase todos os tipos).

Agora, como vocês podem ver pelas fotos, ta novo =D.

Mas Sergio, se não puder comprar todos os novos, compra pelo menos os que estão com problema, mas, já que tu já colocou no lugar, melhor, porem, fica de olho, um amigo meu teve que comprar todos os parafusos do cabeçote do renault clio dele porque os parafusos "arriaram" de não fizeram mais pressão para juntar o motor e esta fazendo pressão.

Abraço e Boa sorte.
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Mensagem por CarlosZ 6/5/2013, 15:14

Se o parafuso aguentou o torque sem escapar, para mim está bom, mas não esqueça o reaperto aos 1000 km e aos 2000 km, ou se for o caso com 1 e 2 meses.
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Mensagem por Henrique.M 6/5/2013, 15:39

Poutz, então fizeram m#rd# com o meu.

Não teve reaperto.

Vou falar com eles e sei la, tirar fora o cabeçote e reapertar tudo de novo.

Sou um sortudo com "mechanico".

Abraço
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Mensagem por Surfin 6/5/2013, 16:42

O meu também foi retirado o cabeçote a alguns meses, mas só rodou 500km, onde acho a informação do reaperto?

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Mensagem por CarlosZ 6/5/2013, 19:19

O reapertp é para ajustar a junta que cede pela pressão, é só frouxar o parafuso e dar o torque de 11 kgfm novamente, um por um sem precisar soltar todos ao mesmo tempo, um por um solta e reaperta.
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 6/5/2013, 20:38

Henrique quando peguei esse Tubarão ela tva mais pra Lambari Mordido de Tracajá, pois já gastei 2.500 Reais em peças e manutenção e to vendo que ainda vou gastar mais um bocado pra deixar ele no jeito. Tô no sal!!! affraid

Carlos, muito bom!!! Pois essa do reaperto eu não tva ligado!

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Mensagem por Henrique.M 7/5/2013, 06:45

Entendo Sergio.

Do jeito que o Brasileiro "ama" carro, tu vai ter que gastar mais um bocado pra deixar o monza inteiro.

Só pra ter uma ideia, de "entrada" tive que gastar mais ou menos o que tu gastou, só agora, depois de 3 anos com o carro, que tive que fazer o motor todo, que foi mais uns 5 mil, e mais a parte da ignição, isso que sem contar que no meio desse tempo tive que gastar com os 4 pneus novos mais as rodas, que estavam tortas, que ao todo deu milzinho.

Mas tu vai ver quando o monzinha estiver filé, tu não vai querer largar.

Abraço.
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 7/5/2013, 07:50

Eu coloquei Laughing todos os parafusos exatamentes nos locais que estavam anteriormente, assim como fiz com os tuchos e balancins que reutilizei por ainda estarem bons. Não sei se os parafusos usados interferm se mudarem de lugar ,mas os tuchos tem que ser colocados exatamente no mesmo local. Bom, ao menos fui orientado a fazer assim. Laughing

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Mensagem por Henrique.M 7/5/2013, 07:56

Bom, o que tu sabe é o que eu sei, mas seria bom se tudo que fosse reaproveitado fosse colocado em seu local original, ja que eles esta ja acostuma com o "trabalho" nesta área.

Mas monta tudo certinho ae, e vê como fica o funcionamento do carro, deixa ele aquecer, faz o reaperto, e observa se ouve algum barulho anormal, e identificar onde se esta vindo este barulho.

Qualquer coisa grave um vídeo e poste aqui no fórum pra termos uma melhor ideia.

Abraço.
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Mensagem por Surfin 7/5/2013, 09:55

Se só reapertar ou conferir o aperto sem soltar não adianta?

Vou ver se arrumo um desse: http://www.lojadomecanico.com.br/produto/3665/1/21/torquimetro-de-vara--de-12-e-38
melhor que nem conferir o aperto, acho Smile

Surfin
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Mensagem por Henrique.M 7/5/2013, 10:08

Po Surfin, loja boa essa, ja vi um torquimetro de estalo certinho para o monza, para apertar o cabeçote.

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/65453/1/21/torquimetro-de-estalo-38-pol

Já to pensando em compra, ele e mais algumas ferramentas, vou fazer um orçamento Very Happy

Depois eu passo a lista do que vou comprar (e não vai ser pouco)

Abraço
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Mensagem por Surfin 7/5/2013, 10:22

Nesse valor eu acho que levaria um desse:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/2506/1/21/torquimetro-flex-o-click-30-160-nm-encaixe-de-12pol

É, tem bastante coisa interessante aí com preço bom também Smile

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Mensagem por Henrique.M 7/5/2013, 10:29

É, mas esse que eu passei o link o erro é de 3%, esse ae é de 7%.

Mas tudo bem, eu prefiro gastar um pouco mais e ter algo de qualidade.

Abraço.
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 7/5/2013, 15:17

Pois é, eu Comprei esse Torquímetro de vareta meia boca hung lung yung lá dos Cahimbim da China e paguei 60,00 Reais aqui em Goiania e depois que fui ver essa loja do Mecânico e com preços bem mais acessíveis e melhores produtos. Mas por outro lado se comprar peças pessoalmente já to tendo problemas, imaginem pela internet. Tem que ter muita confiança, viu!
Mas vão as compras e quando receberem me avisem que vou me arriscar a comprar umas peças! Laughing
Dúvidas na Remontagem do Cabeçote!!! P2304131027

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