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Análise do motor via Logs padrões da injeção por Scanner Diagnóstico Automotivo OP COM, ELM 327 e Excel

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Mensagem por CarlosZ 12/2/2013, 13:57

Primeiro, porque usar um scanner? Na maioria dos carros modernos a extração dos códigos de erros só é possível com o scanner, e em segundo lugar e o mais importante, os problemas mais difíceis de diagnosticar é quando o sensor não está estragado, mas descalibrado, enviando informações erroneas à ECM, está análise só pode ser feita através de comparações de gráficos padrões, e é isso que trata este tópico;

Segundo, usar o scanner só para ver os códigos de erro só serve se a ECM está indicando erros via a lâmpada de anomalias, caso contrário, não há código de erro, e não há o que ver, então os mecânicos que olham os códigos de erro, sem que a injeção indique erro, na verdade só estão cobrando por um deserviço! O que precisa ser feito é olhar os gráficos e compará-los com um padrão.

Para que se possa fazer uma análise dos sensores da injeção, é necessário ter um padrão para analisar, como o minha Zafira 2005 está perfeita e sem anomalias, e como também minha Meriva 2008 tem um motor bem parecido com o da Zafira, posto os logs obtidos pelo OP COM (comprei no mercado livre da D.H. Imports. mas também pode ser comprada por 1/3 do preço na DX.COM direto da China, a versão que gera logs sem erro é a 090, a 080 tem mas não consegui fazer funcionar e a 070 nem sequer prevê o log, só on line mesmo). O ELM 327 comprei direto da China (DealExtreme.com) e usei a versão de avaliação do TouchScan para o log.

O OP COM é muito superior a ELM 327, sendo que o ELM não funcionou de jeito nenhum na Meriva 2008, só na Zafira 2005, e o OP COM deve funcionar em qualquer GM pós 97, com porta OBDII direto, e outras via adaptador.

Testes LOGs Padrões:

Primeiro LOG

-Primeiro ligue o scanner, com a ignição ligada (luzes) e motor desligado (motor frio pela manhã), comece a logar
-Pise vagarozamente no pedal do acelerador até o fim do curso, depois solte-o bem lentamente até a posição de repouso.
-Ligue o motor do carro e deixe a temperatura ir até a metade, até ligar a ventoinha, desligue o carro e o scanner e salve este log, não acelere apenas para estabilizar a lenta no incício, se necessário.

Segundo LOG (logo após o primeiro com o motor quente)

-Primeiro ligue o scanner, com a ignição ligada (luzes) e motor desligado, comece a logar e depois ligue o motor do carro
-Deixe 30 segundos na lenta.
-Suba a rotação para 2000 RPM e deixe 30 segundos assim, se não tiver conta-giros acelere um pouco.
-Suba a rotação para 3000 RPM e deixe 30 segundos assim, se não tiver conta-giros acelere um pouco mais.
-Agora dê umas boas aceleradas no motor para perto de 6000 RPM, do tipo acelere fundo e tire o pé, bem rápido, pelo menos umas 5 vezes.
-Deixe voltar por 30 segundos na lenta.

Terceiro LOG (só para caros com velocímetro por cabo):
Se tiver notebook basta sair e andar com o carro logando, se não tiver, levante uma ou as duas rodas de tração colocando o carro em cavalete e faça as rodas girar, basicamente vamos ver se o sensor de velocidade está funcionndo.

Porque fazer deste jeito? Se fizer de uma forma qualquer não será fácil achar pontos de comparação, além de não testar corretamente os sensores, pois os teste forma imaginados para que todos os sensores possam ser avaliados.

Roteiro para usar o OP COM

Abram o aplicativo depois cliquem nesta ordem
Diagnostics
Escolham o ano, no meu caso 2005
Escolham Zafira, e não Zafira-B, ou seu caro
Engine
O mais parecido com o nosso motor da minha Zafira é o Z 18XE

Para saber qual o tipo do seu motor escolha um dos disponíveis, depois veja se a RPM em lenta está próxima de 1000 RPM para confirmar se a escolha está correta.

Vejam os códigos e erro e depois em análise

Existe um botão na parte inferior a esquerda que grava o log, ele pede que confirme o nome do arquivo e em seguida começa a gravar, quando até quando quiserem, depois abram o arquivo CVS com o bloco de notas e susbstituam a , (vírgula) por ; (ponto e vírgula) e o .(ponto) por ,(vírgula) depois é só abrir com o interpretador Excel ao final disponibilizado.

Dica importantíssima, para que a exportação e importação do log funcione, é necessário ir nas configurações regionais do Windows e colocar ele em Inglês (EUA), para que ele reconheça o separador por "," e não ";" como no português, assim os decimais ficam com "." e não "," não embaralhando os dados, depois podem voltar para português (BR).

Interpretadores dos logs via Excel (32 bits versão completa com opção de rodar macros)

Baixe o interpretador para Zafira Elite 2005 flex 8 válvulas Excel em anexo 1

Usem o motor de código Z18XE, que é o mais próximo do X20XE

Interpretador Genérico (deve valer para todos os carros)

Para saber qual o tipo do seu motor escolha um dos disponíveis, depois veja se a RPM em lenta está próxima de 1000 RPM para confirmar se a escolha está correta.

Anexo 2 para logs curtos
Anexo 3 para logs longos

Como se faz uma análise? Comparando com os padrões que iremos obtendo, a análise pode ser feita como explicado para os Monzas em https://chevroleiros.forumeiros.com/t2-scanner-diagnostico-monza-kadett-efi-freeware-gm-aldl-multec-700 lendo a partir de "Testes Padrões"

Vou exemplificar com o melhor exemplo disponível:

O gráfico do avanço, ele indica o valor do ajuste do ponto (antigo avanço a vácuo e centrífugo dos carburados),

Gráfico padrão normal LOG2
Análise do motor via Logs padrões da injeção por Scanner Diagnóstico Automotivo OP COM, ELM 327 e Excel Avancobom

Gráfico padrão de problemas LOG2:
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Análise gráfica de problemas:

Este teste só é possível via scanner, faz um diagnóstico do estado geral do motor. No LOG 2 na fases de lenta no máximo 5 pontos e fase de 2000 e 3000 RPM deve oscilar no máximo 5 pontos, quanto menos oscilar melhor está a diferença de compressão entre cilindros e o estado das velas e cabos de velas. Oscilações acima de da faixa esperada ou ainda maiores indicam problemas em velas ou cabos de velas (faísca ineficiente em 1 ou mais cilindros), ou problemas de diferença de compressão entre os cilindros (válvulas presas, com excesso de carbonização, comando gasto, anéis quebrados, cilindros ovalizados, pistão furado, cabeçote rachado, junta queimada). Normalmente a oscilação é maior em lenta do que em alta RPM, em problemas menos graves quase não oscila em alta, só em lenta, mas isso não significa que não deva ser corrigido, o ideal dentro da faixa esperada de pico a pico em lenta, do contrário há problemas e o consumo deve estar bem ruim.

Vejam a diferença entre os logs BOM e RUIM acima, mas este é um gráfico do ElanScan e não do OP-COM, a diferença é que não deve variar  ais do que 1 em todas as RPM, mesmo em lenta. Vejam como fica uma serra o gráfico em lenta, neste caso tinha problemas, mas era só cabos de velas ruins, mas poderia ser qualquer das coisas ditas acima.

O que isso quer dizer? É que a ECU recebe os dados da posição do virabrequim, e percebe que o tempo esperado para que um cilindro atingisse o ponto morto superior não é o tabelado, ou seja ele chegou antes ou depois do esperado, significando que um cilindro está mais forte ou mais fraco e sua velocidade não é a mesma dos demais, isso é apenas uma fração de segundo, mas então a ECU reage e adianta ou atrasa o ponto para compensar, e é isso que vemos no gráfico, quanto todos os cilindros estão iguais este gráfico é estável, e em alta RPM a compressão tende a se estabilizar devido a menor perda de compressão pelo fato que como o tempo de subida do pistão é menor pois está mais rápido, menos tempo para perder esta compressão, então o gráfico estável em alta RPM.

Não há como fazer uma análise individualizada agora porque só tenho padrões para Meriva e Zafira 8 válvulas flex, mas a idéia básica é ir comparando os gráficos padrões e encontrando anomalias tipo zerado, travado, com picos inexplicáveis fora da faixa padrão, e como base de comparação pode iniciar-se analisando contra os meus logs.

Observação meus interpretadores já são logs padrões do LOG 2, que é o mais utilizado.

Por favor vão postando os logs bons e ruins para irmos gerando um banco de dados com logs.
Anexos
Análise do motor via Logs padrões da injeção por Scanner Diagnóstico Automotivo OP COM, ELM 327 e Excel Attachment
OpComScanGenerico-LogsCurtos.zip Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(1.5 Mb) Baixado 59 vez(es)


Última edição por CarlosZ em 24/9/2013, 15:23, editado 4 vez(es)
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Mensagem por rafaelguarulhos 26/7/2013, 22:12

Boa noite Carlos, tranquilo?

Os links estão inválidos. Voce tem o material?

Agradeço,

rafaelguarulhos
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Mensagem por CarlosZ 27/7/2013, 09:32

Corrigido eliminando os links e colocando como anexos dentro do próprio fórum, agora não tem como cair novamente, depois de obter os dados me mande para que eu possa te ajudar a analisar.
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Mensagem por bgprocop 30/10/2013, 21:52

Carlos, por favor, gostaria de sua ajuda pois tenho um Astra sedan 99 gls e queria sua opnião sobre o scanner Op-com, tipo tem vários vendedores chineses na internet, devo me preocupar com a versão que virá junto (ex. 1.5, 1.3) ou poderei baixar outra depois que receber a encomenda? Outra coisa sabe de alguém que tenha um pra me vender pois vai demorar muito pra chegar da china se comprar agora. Obrigado, Bruno.

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Mensagem por CarlosZ 31/10/2013, 14:08

Pela China DX.com demora de 2 à 3 meses, mas é muito barato.

Quanto às versões, o software clone Chinês não é confiável, use a versão 080 para interagir com a ECM e a versão 090 para gerar logs.

Qunato a versão do Hardware, tanto faz, existe um firmware que vem junto com o 090 e o 080 que o atualizam.
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Mensagem por pvtoso 17/1/2014, 07:45

Carlos, tenho os logs de um vecta cd 2.2 16 V

fiz conforme suas instruções, mas acredito que o carro tenha alguns problemas.

devo postar o arquivo csv criado pelo op com ?

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Mensagem por CarlosZ 17/1/2014, 14:12

Sim, poste para que eu analise, mas aviso, amanhã estarei viajando e na praia pode ser que o 3G não funcione, então poste e tenha um pouco de paciência.
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Mensagem por pvtoso 20/1/2014, 14:38

ops, valeu a disponibilidade ae fera, eu tive um contratempo e não pude postar antes!

mas antes de tudo
devo fazer upload ou tem como inserir anexo?

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Mensagem por CarlosZ 22/1/2014, 07:00

Use sites de upload para fazer isso como 4shared ou MandaMais
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