Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

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Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 17/2/2013, 09:40

Primeiro aviso, só vale para Carros com distribuidor móvel usando o ElanScan.

Sabendo agora que:
1) podemos diagnosticar problemas de ponto (vide http://chevroleiros.forumeiros.com/t63-analise-do-motor-pelo-scanner-graficos-avanco )
2) podemos usar o scanner  para diagnosticar muitos defeitos dos sensores  ( vide http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-scanner-diagnostico-monza-kadett-efi-freeware-gm-aldl-multec-700#2 )
3) podemos avaliar problemas com falha de ignição, ou defeito geral em 1 ou mais cilindros pela avalição da variação do avanço (vide http://chevroleiros.forumeiros.com/t63-analise-do-motor-pelo-scanner-graficos-avanco#202) .

Analisando tudo o que vi nos gráficos, acho que é possível regular o motor para um consumo otimizado com o auxílio do scanner (reduzir, melhorar, otimizar o consumo ou aumentar o rendimento por litro).

Antes é necessário saber se o motor está sem problemas verificando principalmente os problemas relacionados com o item 3.

Se tudo estiver normal a regulagem seria assim:

A) Primeira parte regular ponto pelo vácuo máximo do MAP

- Ligue o scanner com o ElanScan (Serial ou USB não importa)
- Ligue o carro, o motor deve estar quente acima de 80ºC, veja com o scanner no ElanScan on-line é direto a temperatura está em Coolant temp
- Deixe todos os acessórios ligados, o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar condicionado deixe-o ligado)
- deixe o motor na lenta

(Explico: a regulagem deve ser com o maior regime de carga possível com o motor produzindo a menor potência possível para maximizar a variação do MAP e facilitar a identificação do máximo)

- tecle F1 para começar a comunicação e F2 para começar a logar
- solte o distribuidor (marque a posição original caso queira voltar ao que era antes)
- fique de olho nos valores do MAP, que no ElanScan on-line aparece no item BatteryVolts,
- fique de olho nos valores do Consumo, que no ElanScan on-line aparece no item Voltage comp.? (ignore picos inexplicáveis, o item correto seria o Flags 12 mas ele não aparece no on-line, então veja o valor mais fixo),
- gire o distribuidor para frente e para trás até que o valor do MAP atinja o máximo (menor valor de Battery Volts) e o consumo o mínimo, eles fica oscilando, vejam o valor máximo médio, anote o tempo em que achou a posição perfeita
- salve o log em ECU e em XLS
(Lembre que o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar deixe-o ligado)

- trave o distribuidor
- analise o log se quiser para confirmar se a sua seleção foi realmente a melhor, repita se quiser.

Assim devemos chegar ao máximo de eficiência em relação ao ponto, pelo menos na lenta, o ideal seria fazer isso num dinamômetro em regime de torque máximo e verificar se não haverá pré-ignição, como não temos dinamômetro depois de acertar o ponto, podemos conferir em uma subida bastante íngreme, em 3ª marcha à 2500 RPM pisar fundo e verificar se o motor não grila, se grilar, recuar pouco a pouco no sentido horário até parar. Isso vai depender do estado do motor, da compressão e se é álcool ou gasolina.

B) Segunda parte regular o potênciometro de CO observando o MAP e o consumo

- Ligue o scanner com o ElanScan (Serial ou USB não importa)
- Ligue o carro, o motor deve estar quente acima de 80ºC, veja com o scanner no ElanScan on-line é direto a temperatura está em Coolant temp
- Deixe todos os acessórios ligados, o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar condicionado deixe-o ligado)
- tecle F1 para começar a comunicação e F2 para começar a logar
- fique de olho nos valores do Consumo, que no ElanScan on-line aparece no item Voltage comp.?,
- fique também de olho nos valores do MAP, que no ElanScan on-line aparece no item BatteryVolts,
- gire o parafuso do potenciômetro de CO, ele aparece no ElanScan on-line em Spark Advance (anote o valor original caso queira retornar ao original)
- observe quando o valor do consumo é o mínimo sem que o valor do MAP diminua, anote o tempo em que achou a posição perfeita
- salve o log em ECU e em XLS
- analise o log se quiser para confirmar se a sua seleção foi realmente a melhor, repita se quiser.

(Lembre que o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar deixe-o ligado)

Pronto é só testar, para ter certeza, o bom era achar um trecho sem tráfego de cerca de 1 ou 2 kilômetros, rodar com o carro logando com o ElanScan antes das alterações, anotando os valores do consumo total do percurso que está disponível na segunda aba do interpretador off-line, repetir o teste 3 vezes para ter uma média. Depois repetir o mesmo teste com a regulagem efetuada e comparar.

Segundo eu calculo, se o consumo for o mínimo a emissão também será, seria interessante conferir isso com um analisador de gases do escapamento.

Então é possível que esta regulagem ajude a fazer passar pelos teste do DETRAN, tranformando um reprovado em um aprovado feliz.

Lembrando como usar o scanner está explicado em http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-scanner-diagnostico-monza-kadett-efi-freeware-gm-aldl-multec-700#2

Apliquei isso no meu Monza Club, fiquei girando o distribuidor e na análise do log o melhor ponto para a questão vácuo x consumo x avanço x IAC (motor de passo - fluxo de ar da marcha lenta) no meu caso (motor 2.0 álcool) o valor do avanço ótimo foi de 1,8, bom até 1,5 ( no modo on-line ver o valor de Air/fuel ratio). O valor do on-line no MAP deve estar em 5,5 (BatteryVolts), oscilando com mínimo 5,5 e máximo 6,1 com média de 5,8, acimao ponto estará muito adiantado. Conferi com o teste da ladeira íngrime e não ocorreu nada de pré-ignição.

O potenciômetro de CO foi para o mínimo 1,21V.

Andei com o carro e ficou excepcional, responde fácil, rápido, sem tossir e com muita força mesmo com o CO no mínimo

Conforme falei o motor estava quente, acima de 93ºC.

log: http://www.baixa.la/arquivo/3901626


Última edição por CarlosZ em 29/7/2015, 14:55, editado 1 vez(es)

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por Renatosouza em 14/6/2013, 17:48

Carlos o potenciomentro no modo online (spark advance) aparecia 27,4. É assim mesmo?

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 15/6/2013, 09:47

Exatamente, o meu depois de regular foi para 22,148

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por Henrique.M em 18/1/2015, 10:12

Boa Tarde Carlos.

Queria saber é possivel fazer este metodo utilizando o vacuometro no painel, é que o meu notebook não aceita a comunicação com o adaptador, não sei porque, talvez seja pelo fato de ser windows 8.1, e utilizando maquinas virtuais não faça o serviço correto.

É que no caso do meu monza, depois dos constantes aumentos do alcool na gasolina, ele passou de 10km/l para menos de 9km/l, mas também notei que o vacuometro no painel não fica mais no minimo da escala na lenta, só quando estou em freio motor.

Bom, resumindo, como o vacuo do motor esta em excesso, é possivel fazer este ajuste com o vacuometro ou voce acha que seria perda te tempo?

Fico no aguardo.

Att. Henrique Martinez

P.S: Eu sei que o post é antigo, mas achei melhor criar aqui a minha duvida do que criar um post só para esta duvida já que temos um post só sobre este assunto.

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 18/1/2015, 13:01

Até poderia ser com um vacuômetro, porém o vacuômetro do painel do Monza não é completo, ele bate no limite, por ser um econômetro, e por não poder ver além do limite não pode ser usado, se fosse um vacuômetro real até poderia.

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por Henrique.M em 18/1/2015, 19:38

Então Carlos, regulei meio que no "ouvido" e parece que surtiu efeito, o vacuo no vacuometro que estava em +- 1/8 da escala, agora esta no minimo na lenta, só agora vou ter que ver o consumo, pena que meu scanner não esta mais funcionando.

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 18/1/2015, 20:08

O teu USB não está OK, mas e o serial? Deve ter algum desktop com serial nativa!

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por leeloy em 25/7/2015, 15:11

Oi Carlos.

Estou tentando fazer o procedimento do "A) Primeira parte regular ponto pelo vácuo máximo do MAP", embora me surgiu uma dúvida.

Antes de realizar o procedimento eu folguei o distribuidor até como teste antes da hora H, deixei bem levemente solto, apenas o suficiente para se mover, e o carro ficou com dificuldade de pegar, mesmo eu tendo colocado na mesma posição anterior, porém de tanto insistir acabou pegando (com o acelerador pisado) só q qdo fui tentar mover o distribuidor com o motor ligado, na lenta e com mais de 80ºC o distribuidor ficou muito "preso" (os parafusos ainda estavam soltos), então com medo de fazer uma força extrema e acabar quebrando algo eu parei o teste. É normal a necessidade de força para movimentá-lo? Estranhei pq no meu teste com o carro desligado e frio ele se movimentou tranquilamente.
Ah, e até depois com o carro desligado, mas ainda quente estava bem difícil de mover.

Abs

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 25/7/2015, 17:05

Folgue um pouco mais antes de mexer a frio, depois tente novamente.

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por leeloy em 28/7/2015, 20:44

CarlosZ escreveu:Folgue um pouco mais antes de mexer a frio, depois tente novamente.

Consegui, Carlos Very Happy

Aqui está minha gravação apenas realizando o procedimento A.
Seguindo as médias estou pensando em deixar o BatteryVolts em 7,8 e Voltage comp.? em 4. Que tal?

Abs

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 29/7/2015, 15:02

O mais correto é Battery Volts em 5,7 (o menor valor possível) e Voltage Comp.? em 3,2 também o menor valor possível.

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por leeloy em 31/7/2015, 13:27

CarlosZ escreveu:O mais correto é Battery Volts em 5,7 (o menor valor possível) e Voltage Comp.? em 3,2 também o menor valor possível.

Obrigado pela atenção, Carlos.

Ainda bem q te perguntei, pois havia entendido q devia ser o maior valor de Battery Volts conciliando com o menor valor do Voltage Comp.?, até por isso cheguei a fazer uma média aritmética Laughing

Para meu melhor entendimento... Então deve-se pegar os menores valores desses 2 parâmetros? Pois no meu caso os menores foram: Battery Volts 4,6 e Voltage Comp.? 2,8, q é -se não me engano- com o distribuidor virado todo para a panela de filtro (motorista).

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 31/7/2015, 14:48

Normalmente o distribuidor fica mais ou menos no meio, se para conseguir acertar deve que colocar todo para um lado isso quase certamente indica que a sincronia entre comando e virabrequim está errada e talvez tenha pulado alguns dentes, isso geralmente ocorre ao se tentar fazer pegar no tranco com violência. Verifique a sincronia antes de continuar, sabe como?

Se tiver pegado no tranco vai uma dica, não solte a embreagem de soco, vá liberando bem suavemente para evitar um tranco forte no motor e pular dentes no comando.

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por leeloy em 1/8/2015, 10:37

Então esse meu questionamento de fato é verdadeiro?

leeloy escreveu:Então deve-se pegar os menores valores desses 2 parâmetros?

CarlosZ escreveu: Verifique a sincronia antes de continuar, sabe como?

Sei, e está tudo ok.





Vlw pela dica de fazer o carro pegar no tranco corretamente, toda informação é conhecimento Very Happy  Mas nunca fiz isso no Monza, até pq meu pai mora perto e já possuímos um cabo para fazer chupeta pra situações como essa.

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 1/8/2015, 12:59

Sim, os menores valores, e pelo visto a sincronia está correta.

Não esqueça de fazer novo log ao final da regulagem, mas pelo que vi no log do teste, vai ficar OK.

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Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por leeloy em 2/8/2015, 19:53

Lendo mais um pouco surgiu outra dúvida. Para fazer essa regulagem antes de mexer no distribuidor preciso "jumpear" A e B do conector ALDL Question

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 3/8/2015, 06:07

Não, se jumpear o ponto ficará travado, e precisará de um estrobo para regular o ponto do modo padrão.

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por DUTRA S A em 4/8/2015, 22:37

so uma dica quero passar sobre fazer socorros por falta de carga , embora o mestre carloz possa nao concordar mas acredito que é valido , seria

pro caso de fazer chupeta nas baterias , nunca colocar os cabos diretamente nos polos de uma pra outra

ao carregar apenas a bateria fora do carro que tenho duvidas e mesmo assim eu nao arriscaria

ex : quando for conectar de um carro pro outro , 1 cabo terra de chupeta de um dos dois deve estar na massa do outro carro pois se no momento em que o carro com bateria fraca funcionar e tiverem com ops cabos diretos polos com polos , corre-se o risco de alta tensao proveniente do regulador estragar no mesmo instante e causar danos a central de injeçao e ate outros modulos interligados

pra simplificar :

carro com carga + > + e - > massa ,e nao - > -

abs estamos ai

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 5/8/2015, 07:43

Dutra, eu nunca faço pegar por chupeta direto, eu ligo o carro com boa bateria, deixo 10 minutos na lenta com os cabos desligados para carregar a bateria fraca, desligo os cabos e faço pegar o outro carro. Já queimei alternador fazendo pegar com o motor do outro carro ligado.

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por DUTRA S A em 6/8/2015, 18:42

caramba tche ! chegou a queimar alternador !! ???

ja vi muitas queimas , de componetes , modulos em geral , mas alternador ?

é por isso nao aconselho , principalmente em carros com injeçao , ja socorri muitos carros na rua etc.... e das vezes que fui dar carga com as baterias no lugar de cada carro o terra sempre botei na massa de um ou de outro

tu divia abrir um topico a respeito desse procedimento , sendo o correto fazer e o errado que nao deva fazer , quais sao os riscos , exemplos etc..... , ate hoje nunca vi nenhum topico retratando esse procedimento

abs estmos ai

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 6/8/2015, 19:23

Boa idéia, assim que tiver tempo farei.

Queimou o regulador de voltagem, não o alternador inteiro.

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por DUTRA S A em 7/8/2015, 00:04

nem me fale , o unico regulador que posso aconselhar é o bosch 0034 de olho fechado , os restantes nao chegam a 1 ano , se for da marca gauss entao , esqueça , qualquer coisa dessa marca nao presta

abs estamos ai

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Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ em 7/8/2015, 07:07

Sempre uso Bosh, e era Bosh.

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