CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Água não circula pelo coletor de admissão

3 participantes

Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por todiboa 27/10/2013, 10:49

Olá galera,

Bem estou precisando dar um jeito no meu coletor de admissão. Percebo que a água não está circulando por ele e com isso estou tendo problemas com o carro quando quente, ele perde muita potencia.

Então, queria verificar as galerias de água do coletor, desconfio que a água não circula por ali porque quando o motor está bem quente o coletor esta quase frio, como o tempo de injeção e menor na fase quente expele menos combustível que, com o coletor frio não evapora bem o combustível, chegando mais denso nos pistões e dificultando a queima.

Então eu queria ver isso, mas alguém tem ideia de como faço isso sem ter que tirar o coletor de admissão?

Alguém já fez isso?

Tem algum tuto que possa me ajudar com isso?

Alguém poderia me a fazer isso sem ter que tirar o coletor?


OBS: meu possante é EFI gasolina.
Valeu galera.
todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Re: Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por CarlosZ 27/10/2013, 13:36

Carro à gasolina não fica tão quente quanto álcool, e só tem uma maneira de saber, ou seja, tirando a tubulação e limpando, se me lembro bem, quando transfomei o Monza de gasolina para álcool, a mangueira estava com um tampão no meio, isso de fábrica.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Re: Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por DUTRA S A 27/10/2013, 23:48

já tentou com ele frio remover as duas mangueiras e com outras e mais a mangueira de jardim na torneira mandar agua pra ver se sai do outro lado do coletor

isso apenas pra testar o fluxo so no coletor

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Re: Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por todiboa 17/11/2013, 16:34

Bem galera, hoje mexi no coletor de admissão e como era de se esperar a água praticamente não circulava pelo coletor mesmo estando pressurizada, a água saia um esguicho muito fino depois de muito pressurizado.

Bem, eu mexi no coletor sem entrar em baixo do carro, o que pra mim foi uma boa.

Tirei a correia do alternador, corri ele pra frente e com um pouco de contorcionismo tive acesso a uma galeria de água. Para o outro lado, tirei a bateria e tirei a primeira mangueira que liga água ao radiador de ar quente do carro e assim tive acesso a outra galeria e como era de se esperar a ferrugem estava até na ponta das duas saídas, meti uma chave de fenda ali e saiu muita ferrugem, um das saídas a ferrugem estava tão pesada que tive que meter uma chave de fenda de maior bitola para remover toda a ferrugem.

Foi fazendo isso e depois metendo água pra ver como ela escoava, fiz os procedimentos 6x até a água começou a escoar bastante e suavemente.

Feito isso, fechei todo o sistema e coloquei água e aditivo e liguei o motor e esperei chegar a 92º, com isso o motor já estava muito quente e mau conseguia colocar a mão na tampa de válvulas, fui ver o coletor e adivinhem queimei a mão porque tava tão quente quanto a tampa de válvulas, isso prova que a água não estava circulando pelo coletor.

Bem, não sei isso resolveu o problema de motor amarrar quando esquenta, por isso deixei sem a termostática e assim que eu pegar um transito pesado nesta semana irei saber se o problema persiste ou se foi resolvido.

Bem é isso ai galera, vamos ver se tive sorte na solução e assim que tiver um resultado, postarei aqui.

Valeu!
todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Re: Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por CarlosZ 17/11/2013, 18:40

Interessante, porém um aviso se tinha tanta ferrrugem assim a ponto de impedir a circulação de água pelo motor, deve ter andado muito tempo sem aditivo, e nestas condições agora que colocou o aditivo fique de olho em novos vazamentos de água do motor, porque agora os selos podem ser limpos pelo aditivo e começarem a vazar.

Não é para agorar, mas para ficar atento, tomara que eu esteja errado.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Re: Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por todiboa 17/11/2013, 19:02

Sim Carlos, eu andei um bom tempo sem aditivo e quando eu comprei o carro também não tinha aditivo.

Sim irei ver o selo do motor quem sabe em junho do ano que vem que é quando vou mandar o carro para fazer uma retifica.
Por que retifica, bem porque vaza óleo pelo motor inteiro, até pelo cambio e como vou ter que mandar tirar os vazamentos vou ter que abrir o motor todo, vou aproveitar para retificar ele inteiro para que assim eu fique com um motor mais garantido.

Até sexta acredito que eu tenha uma visão se realmente o problema de perda de potencia quando quente foi resolvido, valeu!
todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Re: Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por DUTRA S A 17/11/2013, 22:41

amigo na minha opniao , acredito que , depois da bela limpeza que fez mesmo vendo que a agua agora circula eu nao colocaria aditivo, embora o mestre carloz disse pra ficar esperto eu te falo que é quase certo que vai haver problemas por conta do aditivo, selos , mangueiras e ate junta se bobear !

seria bom voce colocar pelo menos e só agua desmineralizada , pois se no coletor tava essa ferrugem acumulada é muito certo que os selos esteja a beira de estarem muito ruim aponto de apresentar vazamento em razao de botar o aditivo, como tambem pra uma limpeza legal voce deveria remover o radiador e meter pressao de agua virando ele ate que nao saia mais sugeira pois ali tambem acumula isso ,( só nao me fala isso com o motor ligado em rsrsrsr)

e porque o aditivo tem a funçao de remover a sujeira e nao eliminar ela , e pra remover tem que comer tudo por onde passa, quando se faz uma retifica boa trocando todas as mangueira , bloco com os dutos de agua limpinhos junto a radiador limpinho , ai sim um aditivo vai bem pra proteger o metal e evitar esse ferrugem , mas nessas condiçoes nem por decreto eu colocaria e isso sem falar de como pode esta o rotor da bomba dágua
e tambem nao adianta andar sem a valvula termostatica, pois o carro vai ficar fraco na saida e demorar pra desenvolver como se tivesse com falta de combustivel ou guinchando alguem e ate ai ja se foi muito combustivel
sugiro colocar uma valvula nova
perda de potencia pode ser varias coisas como por exemplo vavula termostatica travada aberta
cuide desse kadetao ai amigo rsrsrsr

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Re: Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por todiboa 18/11/2013, 08:29

Dutra, se o meu carro perde potencia quando esquenta, é meio obvio que se eu deixar a termostática ele mau vai andar.... quando ele ta frio ele anda como um demônio e quando esquenta ele parece uma fêmea 1.0. Por isso deixei sem a termostática e verei se ele continua a perder potencia quando ele aquece no congestionamento. Acredito que até sexta saberei da resposta, se o problema foi resolvido vou colocar a termostática que já tenho em casa guardada original GM, caso contrario, se eu quiser anda andar com o carro ele terá que ficar sem a termostática e se eu não conseguir de forma alguma resolver o problema vou montar o kit verão do tempra.

Eu andei lendo algumas pesquisas na net e vi que alguns carros tem o mesmo problema do meu sendo cada um uma solução diferente, sendo as que achei que podem ser o meu caso são:

1. Água no coletor não circula
2. Respiro/ filtro da tampa de válvulas para o óleo entupido
3. Bomba d'água de plastico sem hélice, pode ser isto
4. Junta de cabeçote queima (não acredito que este seja o meu problema, mas...)
5. Boma de combustível com pressão baixa (também não acredito que deva ser isso, pois foi trocada a 1 ano e não resolveu)

Eu aposto que se não for o item 1 o problema possa ser os itens 2 e 3.

Vou fazer os testes esta semana e postarei aqui.

Valeu!

todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Re: Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por CarlosZ 18/11/2013, 14:07

Cara, o teu problema de falta de potência é superaquecimento local, se estava entupido no cano, imagine no bloco, deve estar tudo entupido, deve ter locais sem refrigeração alguma, se forçar a possibilidade de fundir é grande.

E é por isso que precisa de aditivo, para que a ferrugem não entupa toda a galeria.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Re: Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por todiboa 18/11/2013, 16:40

Sim sim Carlos, a lição aprendida mediante ao prejuízo hehehe....
É vivendo e aprendendo, mas ano que vem se tudo der certo mando fazer uma retifica completo do motor, ai quem sabe melhora né...

Valeu!
todiboa
todiboa
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Gasolina Kadett GL 1.8 E.F.I

Mensagens : 76
Data de inscrição : 14/02/2013
Idade : 44
Localização : São José dos Campos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Água não circula pelo coletor de admissão Empty Re: Água não circula pelo coletor de admissão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos