Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
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Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
No teste lampejante não acusa nenhum erro (apenas o 12 que no caso é normal), a luz de anomalia às vezes pisca quando a lenta fica muito baixa, vou explicar melhor:
Há alguns dias dei uma bela lavagem geral no carro incluindo o motor (sempre faço isto e nunca apresentou problema), rodei o dia inteiro depois disto, e a noite acabei sendo presenteado com uma porradinha na traseira de meu Monza e após esta porrada percebi que a lenta estava muito irregular e dois dias depois meu carro passou a com motor frio funcionar normalmente tanto no GNV como na gasolina mais após o motor esquentar a lenta fica ruim e não liga mais na gasolina, já testei todos os sensores, já fiz o teste lampejante e não acusa nada, a lâmpada de anomalia apenas pisca quando a lenta fica ruim (quase morre e tenho de corrigir com o acelerador).
Inicialmente pensei ser o sensor de velocidade (pois testando no multímetro, tinha hora que o sinal no fio cinza/vermelho fica continuo e não intermitente como deveria ser ao girar a roda), mas troquei o sensor e o defeito persiste mesmo após resetar a ecu.
Interessante é que quando acontece isso o bico para de pulsar ai se jogo um pouco de gasolina direto na TBI ele funciona normalmente na gasolina mais se desligar ele não pega mais ai tenho de injetar manualmente novamente.
Já ate desliguei o GNV refazendo as ligações originais da TBI, mas mesmo assim este defeito persiste.
Agora à tarde vou comprar um kit TBI e Car 80 para dar uma geral na TBi e vou pegar outro multímetro para refazer os testes nos sensores, pois estou achando que o problema esta em meu multímetro que esta com mau contato nas ponteiras.
Pior é que agora estou dois sensores de velocidade de 8 pulsos novos, pois comprei um e meu pai comprou outro para mim, pois eu tinha comentado com ele que ia comprar um.
Se alguém tiver alguma dica.
Monza club, 94 gasolina e GNV
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
CarlosZ- Admin
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
no momento estou limpando a TBI, hoje a tarde apos ter dado uma simples limpesa no sensor de posição de borboleta notei que agora a lenta fica oscilando muito pouco mais ao inverso do que estava ou seja com motor frio esta oscilando e com motor quente ela estabilizou(embora eu não tenha andado muito com o carro)
percebi que parecia que o bico estava intupido, após a montagem da TBI vou ver como ele se comporta.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
CarlosZ- Admin
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Testei o sensor de posição de borboleta e me parece que o problema esta nele:
TESTANDO
1- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a PONTA DE PROVA no terminal B do sensor de posição da borboleta ou no pino D2 da centralina fio (preto/amarelo) >Deve ter massa (-) negativo. NAÕ TINHA MASSA (TERRA)
2- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no fio (cinza) terminal A do sensor ou pino C14 da centralina > Deve ter 5V aproximadamente. OK (aterrrando direto na carcaça)
3- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no fio (azul claro) terminal C do sensor ou pino C13 da centralina > Deve estar de acordo com dados:
Borboleta fechada---0,25 a 1,25 V MARCOU 0,03
½ borboleta-------2 a 3 V MARCOU 0,15
Borboleta totalmente aberta-----4 a 5V MARCOU 0,19
Busquei entradas falsas de ar, e não achei.
Testei o sensor map e esta ok
Mas o interessante é que com motor ligado eu desligo os sensores de posição de borboleta e o atuador de marcha lenta (motor de passo) e não sinto grande diferença no funcionamento do motor.
Como já esta a noite decidi parar e continuar amanhã, vou fazer o teste lanpejante e buscar algum erro.
Vc sabe onde vai estas duas “presilhas” que vieram no kit TBI?
Não achei nem no CEP CHEV.
Abraços
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Pelo teus teste pode ser sim sensor de posição, mas isso não deixaria a lenta irregular, mas faria ter dificuldades quando acelerasse e daria erros no painel.
Minha recomendação é testar para ver como a ECM recebe os sinais, isso sim é um teste mais eficiente do que só testar com multiteste os sensores (veja no linck da minha assinatura ou vá em uma oficona testar).
Outra coisa quando te falei sobre a bomba de combustível, eu falei sobre o aspecto de não pegar, e não sobre a lenta irregular.
CarlosZ- Admin
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Eu entendi o que vc disse com relação a verificar a bomba no momento em que o carro não injetasse gasolina, mais a bomba funciona neste momento.
Vou refazer todos os testes, verificar novamente a Tbi, fazer o teste lampejante e se não achar nenhuma solução terei mesmo de procurar um scaner.
Sinceramente não contava com mais esta despesa agora, tive de arcar com todo o prejuízo do concerto da traseira, pois o canalha que bateu fugiu para dentro de uma favela e não tive como ir atras.
Desculpa pelo desabafo.
Abraços
Última edição por coyrj em 11/10/2013, 07:40, editado 1 vez(es)
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Por via das duvidas vou tentar arrumar um sensor de posição de borboleta emprestado para testar antes de comprar outro, afinal já to com dois sensores de velocidade novos aki que não vou usar.
Agora fui dar uma boa revisada e encontrei uma emenda no fio preto /amarelo que estava muito oxidada, apos manutenção sinal de massa ok.coy escreveu:
TESTANDO
1- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a PONTA DE PROVA no terminal B do sensor de posição da borboleta ou no pino D2 da centralina fio (preto/amarelo) >Deve ter massa (-) negativo. NAÕ TINHA MASSA (TERRA)
2- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no fio (cinza) terminal A do sensor ou pino C14 da centralina > Deve ter 5V aproximadamente. OK (aterrrando direto na carcaça)
3- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no fio (azul claro) terminal C do sensor ou pino C13 da centralina > Deve estar de acordo com dados:
Borboleta fechada---0,25 a 1,25 V MARCOU 0,03
½ borboleta-------2 a 3 V MARCOU 0,15
Borboleta totalmente aberta-----4 a 5V MARCOU 0,19
Busquei entradas falsas de ar, e não achei.
borboleta fechada 0,30 v., podendo movimentar a borboleta que não influi em nada, conclusão: potenciometro ruim.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Acho estranho ser tmpões, no EFI, o único tubo extra é o da injeção de gasolina no motor à álcool.
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Fui na Acioly e comprei um delphi, amanhã vamos ver se realmente acaba o problema.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Carlos tambem achei estranho, me tira uma duvida: no kit TBI não deveria vir aqueles dois "filtro" que encaixam no bico?CarlosZ escreveu:
Acho estranho ser tmpões, no EFI, o único tubo extra é o da injeção de gasolina no motor à álcool.
Tenho quase certeza que no ultimo que comprei vieram.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Mas infelizmente continua com o problema de com motor quente o bico não pulsar nas partidas; Já verifiquei se neste momento tem alimentação elétrica para o bico e tem sim, bomba também funciona neste momento.
Interessante é que com motor quente o bico não pulsa mais se eu jogar um pouco de gasolina direto na TBI o carro pega e o bico passa a pulsar ( injetar) ou posso também funcionar o motor no GNV e passar pra gasolina que ele mantém funcionando na gasolina.
Estou desconfiado que o bico não esteje legal, esta semana vou mandar ele para o ultra som.
No mais ta tudo normal
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Minha idéia é que a tua bomba esteja fraca e não consiga alimentar o bico para fazer pegar, lembre quando frio a ECM afoga para fazer o motor pegar, mas a quente não, então acho que está na hora de testar a pressão da linha de combustível.
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
https://www.youtube.com/watch?v=LQF4gjf-Xu8
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Ou seja, é um teste, mas não saia comprando nada antes de ter certeza.
CarlosZ- Admin
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Então acho que um teste simples para este regulador de pressão seria se na hora em que apresenta o defeito eu obstruise a saida de retorno.
que acha?
Bom domingão pra vc e familia
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Fica a pergunta, há quanto tempo não troca os filtros da linha de combustível?
CarlosZ- Admin
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
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Re: Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.
Assim que eu tiver novidades postarei aqui, esta semana ta meio corrida pra mim.
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