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Bico para de pulsar após desligar ou o carro morrer.

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Mensagem por coyrj 10/10/2013, 14:07

Galera estou com um problema chato há dias, já pesquisei e não consegui resolver.
No teste lampejante não acusa nenhum erro (apenas o 12 que no caso é normal), a luz de anomalia às vezes pisca quando a lenta fica muito baixa, vou explicar melhor:
Há alguns dias dei uma bela lavagem geral no carro incluindo o motor (sempre faço isto e nunca apresentou problema), rodei o dia inteiro depois disto, e a noite acabei sendo presenteado com uma porradinha na traseira de meu Monza e após esta porrada percebi que a lenta estava muito irregular e dois dias depois meu carro passou a com motor frio funcionar normalmente tanto no GNV como na gasolina mais após o motor esquentar a lenta fica ruim e não liga mais na gasolina, já testei todos os sensores, já fiz o teste lampejante e não acusa nada, a lâmpada de anomalia apenas pisca quando a lenta fica ruim (quase morre e tenho de corrigir com o acelerador).
Inicialmente pensei ser o sensor de velocidade (pois testando no multímetro, tinha hora que o sinal no fio cinza/vermelho fica continuo e não intermitente como deveria ser ao girar a roda), mas troquei o sensor e o defeito persiste mesmo após resetar a ecu.
Interessante é que quando acontece isso o bico para de pulsar ai se jogo um pouco de gasolina direto na TBI ele funciona normalmente na gasolina mais se desligar ele não pega mais ai tenho de injetar manualmente novamente.
Já ate desliguei o GNV refazendo as ligações originais da TBI, mas mesmo assim este defeito persiste.
Agora à tarde vou comprar um kit TBI e Car 80 para dar uma geral na TBi e vou pegar outro multímetro para refazer os testes nos sensores, pois estou achando que o problema esta em meu multímetro que esta com mau contato nas ponteiras.
Pior é que agora estou dois sensores de velocidade de 8 pulsos novos, pois comprei um e meu pai comprou outro para mim, pois eu tinha comentado com ele que ia comprar um.
Se alguém tiver alguma dica.
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Mensagem por CarlosZ 10/10/2013, 15:14

Pela tua descrição acredito que seja a bomba de combustível, que fica na roda traseira lado do passageiro, depois da batida a fiação deve ter ficado com mal contato, eu faria o seguinte teste, quando não quiser pegar peça para que alguém gire a chave e coloque a mão na bomba para ver se ela está acionando, não prcisa fazer pegar, é só ligar as luzes do painel, a bomba aciona por 1 segundo nestas condições e fica mais fácil ouvir e sentir o acionamento da bomba.
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Mensagem por coyrj 10/10/2013, 17:42

Opa valeu pela resposta Carlos, mas ja testei e refiz o aterramento da bomba, tudo ok.
no momento estou limpando a TBI, hoje a tarde apos ter dado uma simples limpesa no sensor de posição de borboleta notei que agora a lenta fica oscilando muito pouco mais ao inverso do que estava ou seja com motor frio esta oscilando e com motor quente ela estabilizou(embora eu não tenha andado muito com o carro)
percebi que parecia que o bico estava intupido, após a montagem da TBI vou ver como ele se comporta.
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Mensagem por CarlosZ 10/10/2013, 19:33

OK depois nos informe do resultado.
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Mensagem por coyrj 10/10/2013, 21:34

Carlos, acabei de dar uma limpeza na TBI, não percebi grandes alterações, apenas percebi que o bico parece estar jogando mais gasolina que antes (pois estava intupido) e no demais a lenta continua  Irregular.
Testei o sensor de posição de borboleta e me parece que o problema esta nele:

                                               TESTANDO
1- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a PONTA DE PROVA no terminal B do sensor de posição da borboleta ou no pino D2 da centralina fio (preto/amarelo) >Deve ter massa (-) negativo. NAÕ TINHA MASSA (TERRA)
2- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no fio (cinza) terminal A do sensor ou pino C14 da centralina > Deve ter 5V aproximadamente. OK (aterrrando direto na carcaça)
3- Com a ignição ligada e o motor parado coloque  a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no fio (azul claro) terminal C do sensor ou pino C13 da centralina > Deve estar de acordo com dados:
Borboleta fechada---0,25 a 1,25 V   MARCOU  0,03
½ borboleta-------2 a 3 V         MARCOU 0,15
Borboleta totalmente aberta-----4 a 5V     MARCOU 0,19
Busquei entradas falsas de ar, e não achei.
Testei o sensor map e esta ok
Mas o interessante é que com motor ligado eu desligo os  sensores de posição de borboleta e o atuador de marcha lenta (motor de passo) e não sinto grande diferença no funcionamento do motor.
Como já esta a noite decidi parar e continuar amanhã, vou fazer o teste lanpejante e buscar algum erro.
Vc sabe onde vai estas duas “presilhas” que vieram no kit TBI?
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Não achei nem no CEP CHEV.
Abraços
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Mensagem por CarlosZ 11/10/2013, 06:00

Não faço idéia do que sejam estas presilhas também.

Pelo teus teste pode ser sim sensor de posição, mas isso não deixaria a lenta irregular, mas faria ter dificuldades quando acelerasse e daria erros no painel.

Minha recomendação é testar para ver como a ECM recebe os sinais, isso sim é um teste mais eficiente do que só testar com multiteste os sensores (veja no linck da minha assinatura ou vá em uma oficona testar).

Outra coisa quando te falei sobre a bomba de combustível, eu falei sobre o aspecto de não pegar, e não sobre a lenta irregular.
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Mensagem por coyrj 11/10/2013, 06:46

Carlos segundo me disseram esta presilha serve para tampar as "tomadas" de vacuo que vc não estiver usando(tampões de reposição dos furos de vácuo na base do TBI).
Eu entendi o que vc disse com relação a verificar a bomba no momento em que o carro não   injetasse gasolina, mais a bomba funciona neste momento.
Vou refazer todos os testes, verificar novamente a Tbi, fazer o teste lampejante e se não achar nenhuma solução terei mesmo de procurar um scaner.
Sinceramente não contava  com mais esta despesa agora, tive de arcar com todo o prejuízo do concerto da traseira, pois o canalha que bateu fugiu para dentro de uma favela e não tive como ir atras.
Desculpa pelo desabafo.
Abraços


Última edição por coyrj em 11/10/2013, 07:40, editado 1 vez(es)
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Mensagem por coyrj 11/10/2013, 07:39

Realizei o teste lampejante e agora esta acusando os codigos 12 (neste caso é normal) e o codigo 22 (sensor de posição de borboleta), parece que que descobri mesmo o defeito, interessante é que antes de limpar a TBI fiz o teste e não acusou este erro somente o 12.
Por via das duvidas vou tentar arrumar um sensor de posição de borboleta emprestado para testar antes de comprar outro, afinal já to com dois sensores de velocidade novos aki que não vou usar.

coy escreveu:

                                               TESTANDO
1- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a PONTA DE PROVA no terminal B do sensor de posição da borboleta ou no pino D2 da centralina fio (preto/amarelo) >Deve ter massa (-) negativo. NAÕ TINHA MASSA (TERRA)
2- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no fio (cinza) terminal A do sensor ou pino C14 da centralina > Deve ter 5V aproximadamente. OK (aterrrando direto na carcaça)
3- Com a ignição ligada e o motor parado coloque  a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no fio (azul claro) terminal C do sensor ou pino C13 da centralina > Deve estar de acordo com dados:
Borboleta fechada---0,25 a 1,25 V   MARCOU  0,03
½ borboleta-------2 a 3 V         MARCOU 0,15
Borboleta totalmente aberta-----4 a 5V     MARCOU 0,19
Busquei entradas falsas de ar, e não achei.
Agora fui dar uma boa revisada e encontrei uma emenda no fio preto /amarelo que estava muito oxidada, apos manutenção sinal de massa ok.
borboleta fechada 0,30 v., podendo movimentar a borboleta que não influi em nada, conclusão: potenciometro ruim.
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Mensagem por CarlosZ 11/10/2013, 15:15

Agora com o erro sendo acusado, concordo contigo, tem que ser o TPS

Acho estranho ser tmpões, no EFI, o único tubo extra é o da injeção de gasolina no motor à álcool.
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Mensagem por coyrj 11/10/2013, 21:01

fui na loja de injeção onde comprei o sensor de velocidade para tentar trocar pelo de TPS, e o dono da loja (gente finissima) passou o scanner para mim e confirmou que era o TPS, mais infelizmente ele não tinha.
Fui na Acioly e comprei um delphi, amanhã vamos ver se realmente acaba o problema.
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Mensagem por coyrj 11/10/2013, 21:18

CarlosZ escreveu:

Acho estranho ser tmpões, no EFI, o único tubo extra é o da injeção de gasolina no motor à álcool.
Carlos tambem achei estranho, me tira uma duvida: no kit TBI não deveria vir aqueles dois "filtro" que encaixam no bico?
Tenho quase certeza que no ultimo que comprei vieram.
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Mensagem por CarlosZ 11/10/2013, 21:36

Nos kits que comprei só vieram juntas e anéis.
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Mensagem por coyrj 12/10/2013, 18:19

O carro agora ta 90%%, depois da troca do sensor de posição de borboleta a luz de anomalia apagou, na gasolina ta funcionando redondinho, no GNV ta quase perfeito apenas terei de regular a marcha lenta do GNV, pois como acertei o carro na gasolina pro GNV a lenta ficou muito baixa ai às vezes da uma variada (a luz de anomalia pisca e o motor quase apaga).
Mas infelizmente continua com o problema de com motor quente o bico não pulsar nas partidas; Já verifiquei se neste momento tem alimentação elétrica para o bico e tem sim, bomba também funciona neste momento.
Interessante é que com motor quente o bico não pulsa mais se eu jogar um pouco de gasolina direto na TBI o carro pega e o bico passa a pulsar ( injetar) ou posso também funcionar o motor no GNV e passar pra gasolina que ele mantém funcionando na gasolina.
Estou desconfiado que o bico não esteje legal, esta semana vou mandar ele para o ultra som.
No mais ta tudo normal
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Mensagem por CarlosZ 12/10/2013, 19:43

Vou te dar uma outra idéia, uma vez minha bomba de combustível quase morreu, não pegava de jeito nenhum, então liguei a bomba direto, ou seja, a bomba ficava ligada sempre, mesmo com a chave desligada, com isso, mesmo a bomba muito fraca conseguia mandar alguma pressão na linha de combustível, e assim o motor pegava, depois é claro troquei a bomba e resolvi a questão.

Minha idéia é que a tua bomba esteja fraca e não consiga alimentar o bico para fazer pegar, lembre quando frio a ECM afoga para fazer o motor pegar, mas a quente não, então acho que está na hora de testar a pressão da linha de combustível.
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Mensagem por coyrj 12/10/2013, 21:25

Será que este procedimento serve como base?
https://www.youtube.com/watch?v=LQF4gjf-Xu8
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Mensagem por CarlosZ 12/10/2013, 21:43

Não é um teste de pressão, só de vazão, mas se rodar neste, pode condenar a bomba, ou o filtro de combustível pode estar entupido ou ainda a linha de combustível pode estar entupida, por fim ainda pode ser a válvula reguladora de pressão da TBI.

Ou seja, é um teste, mas não saia comprando nada antes de ter certeza.
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Mensagem por coyrj 12/10/2013, 22:45

mas esta valvula não regula só o retorno de combustivel
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Mensagem por CarlosZ 13/10/2013, 09:41

Sim, mas se deixar passar quase toda a pressão, não vai sobrar nada de pressão para o bico.
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Mensagem por coyrj 13/10/2013, 10:33

Engraçado como sou burro e nunca pensei nisto.
Então acho que um teste simples para este regulador de pressão seria se na hora em que apresenta o defeito eu obstruise a saida de retorno.
que acha?
Bom domingão pra vc e familia
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Mensagem por CarlosZ 13/10/2013, 11:28

Vamos por partes, estou apenas sugerindo prováveis causas, antes de testar o regulador de pressão da TBI, que quase nunca dá defeito, eu testaria a bomba e trocaria os filtros da linha de cobustível.

Fica a pergunta, há quanto tempo não troca os filtros da linha de combustível?
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Mensagem por coyrj 14/10/2013, 11:50

mais de um ano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por CarlosZ 14/10/2013, 15:55

Quantos mil km?
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Mensagem por coyrj 14/10/2013, 17:19

mais de 40 com certeza
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Mensagem por CarlosZ 14/10/2013, 20:29

Bom, a necessidade de troca é óbvia, mas quando trocar aproveite e teste se a tubilação não está obstruída.
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Mensagem por coyrj 17/10/2013, 10:55

Carlos, Bom dia!
Assim que eu tiver novidades postarei aqui, esta semana ta meio corrida pra mim.
Abraços
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