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vapor de oleo reaproveitado , monza efi

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Mensagem por DUTRA S A 4/7/2013, 20:47

com muito orgulho e tambem como prometido vou postar a modificaçao que fiz no meu caça-f14/94 gm monza etanol

no inicio fiz varios testes com recomendaçao de nosso e com orgulho mestre carlosz, testes com um dois e ate trez filtros de combustivel na linha de vaporizaçao de oleo do proveniente da tampa de cabeçote, o resultado foi uma leve melhorada pois ali era filtrado esse vapor porem um rapido acumulo de agua e aquele cafe com leite dentro dos filtros , e entao a partir dai comecei a fazer modificaçoes com essa ideia de assinatura de carlosz, ate entao eu consegui chegar a nivel maximo dessa modificaçao coma finalidade de se ter resultados em qualquer momento

sendo : 2 reservatorios para o acumulo de condensação e esse cafe com leite , e na linha , há uma filtragem sendo um pre-filtro igual ao que se encontra dentro do tanque e entao um reservatorio ao final como ultimo a acumular o restante dessa sujeira , pois muitos colocam um reservatorio de oleo em aluminio e com um filtro esportivo na sua cabeça de saida , poise eu tinha dois tambem , só que dessa forma como muitos ainda nao evita de sentirmos o cheiro desse vapor e que faz muito mal mesmo e tambem entope rapido esse filtro esportivo e eu nao , faço sua utilização retornando ao tbi para combustao , pois esta filtrado, ira sujar menos o tbi , emitir menor poluiçao e o mais interessante e que agradeço e muito nosso cientista do sul mestre carlosz, que é o aproveitamento de moleculas de explosao e apenas elas no estado frio pois desta forma tenho mais torque em alta e em arrancada sem falar que polui menos o ar rsrs. segue imagem e link monzeiros

http://www.forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=3&t=27481

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sejam bem vindos ,fiquem avontade abs estamos ai
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Mensagem por CarlosZ 5/7/2013, 15:33

Legal o aperfeiçoamento, acabou o problema do motor pesado com a partida a quente?
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Mensagem por DUTRA S A 5/7/2013, 17:54

CarlosZ escreveu:Legal o aperfeiçoamento, acabou o problema do motor pesado com a partida a quente?

afirmativo , como demonstra na imagem , uso dois reservatorios , o primeiro fica o cafe com leite , o segundo tem mais agua , a frente na bisnaga tenho um pre filtro igual a do tanque , e por fim um recepiente para aquele restinho de sujeira e entao sua sucçao pelo tudo de admissao pos filtro de ar , sendo entao aproveitado apenas e so elas , moleculas de explosao e estando frias que junto tenho mais torque tanto em alta como em arrancada , partida mais facil, menos poluiçao e menos sujeira no tbi, claro que tudo estando quente rrsr

o que preciso ainda ver é a distancia final , pois da forma que esta , esta criando condensação ao longo da parte pos resrevatorio 2
mas irei ver isso

em fim, graças a voce tenho um projeto melhorado em que pode mexer com as cabeças de muitos fabricantes em razao de meio ambiente ,

o que resta saber e que nao sei , é se isso que estou acumulando tem a finalidade de evitar desgaste nos regimes dos cilindros , tipo lubrificaçao etc.... ao meu ver nao tem fim nenhum sua utilizaçao junto a combustao no cilindro , tanto alcool como gasolina ? !

mas é isso , valeu apena , obrigado e qualquer duvida estamos ai
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Mensagem por CarlosZ 6/7/2013, 11:10

Se a finalidade fosse lubrificação, não teria nem mesmo o filtro padrão na tampa dos balancis.
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Mensagem por DUTRA S A 9/7/2013, 13:23

mestre carloz, mais uma duvida , no caso desse sistema sendo filtrado o vapor do oleo isso pode influenciar na situaçao vizual de queima de vela ?

no sistema original quando sacamos as velas vemos entao a cor que se encontra devido a mistura , sendo um marron escurecido, depois dessa modificaçao verifiquei as velas e elas estao com um tom de marron bem clarinho mesmo , ou seja bem limpas como se nao tivesse tendo combustao .

num caso de nao aproveitamento desse vapor , ou seja mandamos para o ar e nao para o motor , isso pode fazer com que as velas continuem brancas ou um leve ton de marron ?

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Mensagem por CarlosZ 9/7/2013, 15:59

As velas vão ficar mais claras sim, mas não vão ficar brancas para sempre não, existe sempre uma queima incompleta, mesmo no álcool, além disso sempre uma mínima quantidade de óleo de lubrificação pode passar pelos anéis, até a fábrica já prevê uma baixa nomal do nível de óleo, e é claro, aí a queima é ruim e a fuligem grande, mas como a quantidade é extremamente pequena, o prejuízo também, então estes dois fatores farão a vela tornar-se mais amarelada.

E o lado bom disso é que vai aumentar a vida útil das velas, bastando limpar e regagular a folga dos eletrodos, além de conferir a resistência interna.
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Mensagem por DUTRA S A 9/7/2013, 21:39

que bom saber ,foi o que imaginei ficar tipo amarelas ou marrons pois estou usando velas ngk graduaçao 6,( teve um vendedor que perguntou porque eu nao experimentaria as de graduaçao 5 e eu disse se voce me der um jogo de pistoes eu experimento agora mesmo srsrsr) e abri a folga a 1,15, me parece que com maior campo de ingniçao mais completa é a queima , porque ja fechei uma vez outras que eu tinha so pra testar , e, depois de andar uns km e desligar o motor ao sacar as velas elas estavam encharcadas , coisa bem minima, mas o cheiro era forte nisso abri bem a 1,18, e fiz o mesmo teste e dessa vez estavam mais secas ,

ainda vou testar as tais velas de iridium algo assim , porque ate onde sei so muda o metal e durabilidade , mas nao vejo razao pra melhor consumo e desempenho ate testar elas, aqui eu consigo elas pro meu caça a 120,00 réis.

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Mensagem por rrocampos13 25/7/2013, 12:40

BEM, HUMILDEMENTE PERGUNTO, PERDOEM MINHA IGNORANCIA, MAS VI QUE É TURBO E ALCOOL! CORRETO? QUE BENEFICIOS EU TERIA NO MEU, ORIGINAL, 2.0 CARBURADO GASOLINA, E COM CAMBIO AUTOMATICO! É POSSIVEL FAZER COM UM FILTRO SÓ NA SAIDA DO RESPIRO E UM RESERVATORIO? SERIA BENEFICO? AGUARDO! ABRAÇÃO!
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Mensagem por CarlosZ 25/7/2013, 18:10

Pode usar somente um filtro para evitar sujar o carburador e o filtro com óleo, a real necessidade é com o EFI álcool, que com maior taxa de compressão faz com que os gases do óleo detonem antes dando "contra" e deixando a partida MUITO pesada.
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Mensagem por DUTRA S A 29/7/2013, 22:27

rrocampos13 escreveu:BEM, HUMILDEMENTE PERGUNTO, PERDOEM MINHA IGNORANCIA, MAS VI QUE É TURBO E ALCOOL! CORRETO? QUE BENEFICIOS EU TERIA NO MEU, ORIGINAL, 2.0 CARBURADO GASOLINA, E COM CAMBIO AUTOMATICO! É POSSIVEL FAZER COM UM FILTRO SÓ NA SAIDA DO RESPIRO E UM RESERVATORIO? SERIA BENEFICO? AGUARDO! ABRAÇÃO!

kkk amigao no caso do meu nao é turbo nao , aparenta ser pra muitos mas nao é, se ver bem na imagem eu apenas melhorei o fluxo de ar admitido, assim sendo o mais frio possivel e com mais aproveitamento , pois no modo original que tem a vantagem do trabaho do sistema thermac , quando aquecido , o tbi suga aquele ar quente acumulado envolta do filtro e fora dele , nao que essa modificaçao venha transformar ele num formula 1, há vantagens e desvantagens, mas dessa forma anda melhor ,

sobre o respiro é como o mestre carloz disse , pode ser emplatado tambem no seu , a ideia é reverter o quadro ante detonaçao nos a alcool proveniente dos gases vaporizados do oleo ,no caso do seu a gasolina e carburado ira promover uma durabilidade de limpeza no carburador por mais tempo,
no meu caso eu reaproveito o vapor estando filtrado , pois o cheiro desse vapor é insuportavel no caso de recipientes que possuem um mini-filtro esportivo para armenizar esse cheiro .
so nao pode esquecer de drenar o recipiente , pois la ira ter caputino puro que ia pra dentro dos cilindros.
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Mensagem por todiboa 8/8/2013, 19:08

Amigo Dutra, tu pode dar mais detalhes do seus sistema, tipo desenhalos.

Pelas fotos tá tão claro o que vc fez...

Por favor, desenhe para que eu possa entender melhor e verificar a viabilidade de colocar esse sistema no meu possante.

Abs!
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Mensagem por DUTRA S A 13/8/2013, 00:25

todiboa , como vai  ? obrigado por participar

sobre desenhar vai ser um pouco dificil, se observar detalhadamente pelas imagens sera ate melhor

inicialmente , a ideia como foi citado a cima , é evitar a contra pressao ao dar partida com o motor aquecido sendo , isto no caso dos efi etanol, nao siguinifica que o seu por ser gasolina nao possa ter , pode sim , o detalhe diferente é justamente a taxa de compressao     ( pistoes diferentes)

e porque contra pressao ?, com a  assinatura da ideia de nosso mestre carloz , pode ser sim evitado essa contra partida que se manifesta devido ao acumulo do vapor de oleo exercido do motor estando bem quente , e que, ao dar partida aquela fumacinha (vapor) proveniente do oleo ja é um tipo de ``combustivel`´que detona sem ter faisca , sem precisar dela pra explodir , e explode apenas com a pressao exercida no cilindro pelo pistao , ou seja , dessa forma é o mesmo que explodir fora do tempo certo segurando entao a rotaçao ao dar partida ocasionando um esforço maior do motor de partida , e com o tempo havendo seu desgaste antes do que se pode ser previsto sua durabilidade,

o que eu fiz no meu é a implantação  desse sistema evitando a contra pressao , so que reaproveitando a fumacinha do oleo que apenas serve pra explodir junto ao combustivel ( moleculas de explosao )e em baixa quantidade mesmo, que nao me venha a dar contra partida , pois essa fumacinha vem filtrada , e nao em demasia aponto de sujar o tbi , velas , atuador da lenta e poluiçao do ar , pois tenho o reservatorio justamente pra acumular aquele caputino que iria  IRIA ! pra dentro do motor ,

entao dessa forma , eu tenho uma queima de etanol mais completa e limpa , um pouco mais de força durante a  queima pois aquela fumacinha vem filtrada ,mais seca e fria  , a filtragem é feita por um pre filtro , o mesmo que temos dentro do tanque .
nas fotos acima , esta como experiencia durante um tempo , mas ja modifiquei , estou usando apenas um reservatorio, e o pre filtro esta dentro do reservatorio e nao fora como consta ai acima numa bisnaga preta , e tambem o reservatorio esta bem abaixo mesmo da altura de saida do vapor de oleo da tampa de valulas devido a condensação que pode voltar ao motor contaminando o oleo , entao como esta abaixo agora essa condensação de qualquer forma ira cair pro reservatorio.

no caso dos efi a gasolina , nao sei ate onde pode melhorar com esse sistema , pode ser que sim, mas quem pode mesmo te esclarecer melhor é nosso mestre carloz , acredito ate que esse sistema pode ser de bom agrado a varios tipos de carros

ate aqui é isso .
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Mensagem por CarlosZ 13/8/2013, 16:04

Eu entendo que não há nenhuma necessidade de um diagrama, basta ler com cuidado a descrição e colocar os filtros extras.
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Mensagem por DUTRA S A 13/8/2013, 19:23

mestre carloz, acho que ele nao vai entender bem a sua resposta rsrsrsrrsr

a maior duvida dele é se pode ser viavel, se tem melhora e no que etc....
se tratando de combustao a gasilona que é o dele , pelo menos é o que aparenta

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Mensagem por CarlosZ 13/8/2013, 20:36

Mas isso já respondemos acima, ou seja, não sendo álcool, o único benefício é um filtro de ar e uma TBI mais limpa.
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Mensagem por todiboa 14/8/2013, 22:23

Vou mostrar a você como não está tão claro assim entender o esquema, tanto que montei um diagrama no paint com o que entendi das fotos e como deve ser o esquema:
vapor de oleo reaproveitado , monza efi Esquema

As mangueiras azuis para onde vai?
Note a estrela que desenhei, para que serve ou o que é isto?

Fiquei curioso pra saber se esse sistema pode evitar que a TBI fique imunda, é o que pretendo com o possante, mas preciso entender o esquema para saber como devo fazer, entenderam?

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Mensagem por CarlosZ 15/8/2013, 18:09

As mangueiras das linhas azuis parecem apenas ligar extamente como as das linhas verde e amarela, como o reservatório que ele colocou tem várias entradas, ou enchia de mangueras como ele fez, ou tapava algumas.

O que tu não saber deve ser outro filtro.

No meu eu coloquei apenas 1 filtro no meio da mangueira, veja em
https://chevroleiros.forumeiros.com/t183-solucoes-criativas item 20
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Mensagem por DUTRA S A 15/8/2013, 19:49

todiboa escreveu:Vou mostrar a você como não está tão claro assim entender o esquema, tanto que montei um diagrama no paint com o que entendi das fotos e como deve ser o esquema:
vapor de oleo reaproveitado , monza efi Esquema

As mangueiras azuis para onde vai?
Note a estrela que desenhei, para que serve ou o que é isto?

Fiquei curioso pra saber se esse sistema pode evitar que a TBI fique imunda, é o que pretendo com o possante, mas preciso entender o esquema para saber como devo fazer, entenderam?

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vamos lá >

sai a mangueira da tampa de valvulas que vai pro reservatorio 1 > sai do reservatorio 1 e vai pára o reservatorio 2 > sai do reserv..2 passa por uma bisnaga ( tipo desodorante rsr) que tem dentro um pre filtro igual ao que temos no tanque e > sai dele e passa por uma sanfona vermelha , essa sanfona apenas coloquei pra acompanhar se ia se acumular condençassão mesmo vindo filtrado , isso é usado como um sugador de oleo originalmente e se encontra em muitas lojas e > sai dele e vai ao tubo de ar que vai pro tbi, e entao ao ser sugado ate chegar no tbi essa fumacinha filltrada entrara fria e apenas elas que ao ter a compressao dos pistoes iram explodir apenas no tempo certo devido a sua baixa quantidade

reservatorio 1 fica acumulado o maior excesso do vapor (caputino)
reservatorio 2 fica a maior parte sendo agua

por mais das outras saidas dos reservatorio tanto pode ficar ligado por mangueiras entre eles ou tampados , no meu caso eu preferi fazer os dois , cada reservatorio tem duas saidas na parte de cima uma maior e outra menor , e na parte de baixo a apenas uma grande, esses reservatorios sao de agua creio que de corsas, vectras, astra 98/////e a saida de baixo do resrevatorio eu conectei na saida de cima no mesmo reservatorio criando um tipo de nivel pra saber quando estara na hora de esvaziar , e a outra saida de cima que é a menor eu conectei na outra saida menor tambem com uma mangueira no outro reservatorio no caso no reserv..2,

devido a posiçao que iriam estar e que nao podia dobrar as saidas das mangueiras , eu tive que implantar nipes , pequenos tubinhos de aluminio que tambem sao usados nos reservatorios de vapor de oleo de aluminio , carros preparados usam muito, mas deixam vazar nesses tubos conectados a ele, por isso eu preferi reservatorio de agua pra essas funçoes

as mangueiras azuis , sao a de linha de combustivel pois como na imagem , ele passa por um tubo que irei trocar por um de inox encostado no coletor de escape , pois como é a alcool eu tenho um alcool aquecido

as mangueiras amarelas sao conctadas a flauta distribuidora de vacuo que normalmente se quebra no lugar original , entao removi de onde era e botei mangueiras coloridas, e como nao vou utilizar a entrada de vapor de oleo original do coletor de admissao e pra simular a vazao de vacuo eu coloquei uma valvula de desodorante rexona que tem sua vazao identica com a mangueira original do respiro de oleo

hoje ele esta assim :
apenas um resrevatorio
sai da tampa de valvulas > reservatorio > tubo de admissao de ar que segue ao tbi
o pre filtro eu consegui instalar ele dentro do resrevatorio, mas nao na saida que vem da tampa de valvulas e sim na siada pra onde vai ao tubo de ar da admissao .

obs importantes : 1 a conecção no tubo de ar que vai pro tbi tem de estar no maximo um palmo da entrada do tbi , a mais que isso ira ter condençassao no caminho e de nada adiantara esse sistema, na foto o caminho pra entrar no tubo de ar é longo e a mangueira faz barriga e nisso ira ter condençassao

2 o resrevatorio tem de estar muito abaixo mesmo da altura de saida da tampa de valvulas e pra entrar no tubo de ar tambem deve estar abaixo , pois dessa forma toda condençassao que ira ter no caminho ira voltar apenas pro resrevatorio e dessa forma voce pode conectar a ida ao tubo de ar na distancia que quizer no maximo 2 palmos longe do filtro de ar

3 essa modificaçao pode deixar o tbi mais limpo por mais tempo e o filtro de ar tambem ,do que o sistema original , mas nao que esteja limpo e brilhando que ira continuar dessa forma pra sempre ,o sistema apenas nao deixa sujar o tbi e filtro de ar em demasia como normalmente se suja que chega a ficar com crostas na beira da borboleta , e velas mais sujas

espero que tenha esclarecido , qualquer duvida nao exite em perguntar , estamos aqui pra isso

abs estamos ai
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