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Vectra 97 lento

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Mensagem por Henrique.M 28/2/2013, 20:20

Boa Noite pessoal.

Venho pedir a ajuda de vocês, desta vez não é sobre meu Monza,e sim o Vectra GLS 96/97 2.0 8v do meu pai(que aparece nas fotos do meu Monza) que esta muito lento.

Meu pai reclama principalmente de lentidão do carro, não tem pique, falta torque, isso comparando com meu monza, o qual ele já tem raiva já que esta voando baixo.

Bom, informações que posso passar:
>Foi trocado o sensor de rotação e PMS pois o cabo do mesmo estava "frito" por estar em contato com o coletor de escapamento;

>Existe a intermitência de duas falhas na injeção, códigos 44 e 45, que seriam queima pobre e queima rica, respectivamente, porem, não sentimos cheiro de gasolina e as velas estão normais;

>Foi feita a medição da tensão da sonda lambda, e a mesma esta normal, oscilando;

>Ao trocar o sensor de rotação, tivemos que soltar o coletor de escapamento, e foi notado que os cilindros 2 e 3 apresentavam uma coloração mais escura do que os outros 2, isso olhando na saída do cabeçote para o coletor;

>O coletor de admissão esta sujo, mas meu pai ira limpar amanhã;

>O Sensor MAP estava sujo e já foi limpo;

>O carro possui GNV.

Bom, é isso que posso trazer por enquanto, assim que tiver novidades eu passo para voces.

Att. Henrique
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Mensagem por CarlosZ 1/3/2013, 04:49

Começemos perguntando algumas coisas, ano do Vectra, se é Flex, Gasolina ou álcool além do GNV, como ele está sem o GNV e por último compre o OP-COM e faça os logs padrões 1 e 2 e me mande, veja no link na minha assinatura. Ou podemos tentar combinar um dia para eu passar o scanner nele aqui em casa, ou um encontro!
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Mensagem por Henrique.M 1/3/2013, 06:27

Bom Dia Carlos.

o Vectra é 97/98, não é flex, tem GNV, 2.0 8v, com o GNV ele ta mais fraco, coisa normal se pensando que o GNV se perde mais potencia.

Já tenho o OP-COM, irei dar uma lida no tópico sobre ele para poder fazer os logs para te passar.

Assim que eu tiver novas eu passo.

Att. Henrique
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Mensagem por CarlosZ 1/3/2013, 16:04

No aguardo!
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Mensagem por Henrique.M 1/3/2013, 20:05

Boa Noite pessoal.

Eu ia postar alguma coisa a tarde, mas meu notebook sempre me sacaneia, a vontade que tenho é jogar ele pela janela.

Bom, vou fazer um resumo do que foi feito hoje.

Meu pai "apertou" o gap das velas, de 0,8mm para 0,7mm, ele disse que melhorou, eu particularmente não vi nada de mais, o que falta no meu ver é ele subir giro, tipo, se eu encosto o pé no meu ele já sai reclamando, no vectra é mais lento a coisa.

Ele não limpou o coletor de admissão, mas amanhã não se escapa, e também irei passar o scanner e postar os logs tudo aqui amanhã sem falta.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 2/3/2013, 06:06

Alterar a folga das velas altera o ponto, a ECM vai tentar compensar, então não vejo onde possa ter influenciado, acho que foi mais psicológico mesmo.
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Mensagem por Henrique.M 2/3/2013, 09:54

Bom Dia Carlos

Estou agora dentro do vectra fazendo os testes, porem queria que voce explica-se melhor sobre este fato de alterar o ponto de ignição mexendo no gap das velas.

Abraço.
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Mensagem por Henrique.M 2/3/2013, 11:19

Carlos, esto aqui tentando fazer os logs do scanner do vectra, só que o interpretador esta dando erro ao abrir, o erro é " This workbook has lost its VBA project, ActiveX controls and any other programmability-related features ", sabe o que pode ser?

Problema solucionado, já estou upando os logs para passar os links

Abraço
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Mensagem por Henrique.M 2/3/2013, 12:02

Carlos.

Segue o links para os dois logs.

Cada Log foi feito como tu mesmo passou no tutorial, sendo o log 1 de aquecimento e o log 2 das aceleradas.

Não alterei nada neles, para que voce como conhece mais fazer tudo certo e não ter nada de errado.

Log 1

Log 2

Qualquer coisa to ae.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 2/3/2013, 13:34

Comecei a ver os logs, mas me responda uma coisa, porque escolheu como carro o Fronteira 1996, ao invés de Vectra? Faça o seguinte faça novamente só o log 2 use as configurações da minha Zafira que tem o mesmo motor, coloque em 2005, Zafira (não B), e coloque em Z 18 XE ou coloque em 2006 Vectra C e Z 18 XE, veja na tela se a RPM é igual a 900 RPM em lenta (ou próxima disso)! No log com essa configuração os valores da RPM sairam todos zerados.

Vi que o valor de referência de 5 volts não é atingido pelo acelerador ao se pisar fundo, pode ser problema do sensor TPS, ou da própria voltagem de referência, ou tem algo trancando a atuação.
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Mensagem por Henrique.M 2/3/2013, 14:50

Bom Carlos, sobre o carro, eu vi o pessoal do vectra clube se não me engano escolhendo ele para usar nos vectras B's, por isso que coloquei neste, mas se for o caso eu refaço o log 2 com outro carro selecionado, mesmo que se eu colocar o vectra-b de 1997 ele não comunica.

Sobre o TPS, eu já tinha visto pelo próprio scanner no momento do teste, pensei que fosse assim, irei pegar e medir a tensão de referencia dele e se for o caso, tirar ele fora pra medições mais precisas.

Assim que tiver novidades, fala ae.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 2/3/2013, 14:54

Henrique.M escreveu:Bom Carlos, sobre o carro, eu vi o pessoal do vectra clube se não me engano escolhendo ele para usar nos vectras B's, por isso que coloquei neste, mas se for o caso eu refaço o log 2 com outro carro selecionado, mesmo que se eu colocar o vectra-b de 1997 ele não comunica.

Sobre o TPS, eu já tinha visto pelo próprio scanner no momento do teste, pensei que fosse assim, irei pegar e medir a tensão de referencia dele e se for o caso, tirar ele fora pra medições mais precisas.

Assim que tiver novidades, fala ae.

Abraço.
Quem disse que esse era o motor a escolher está errado, eu tenho scanner há 5 anos e demorei a entender como usa-lo, faça como falei, alguns dados a mais da minha análse:

O vácuo do motor está bom, então ele está com bom desempenho na aspiração.

A válvula termostática está abrindo à 82º e fechando a 75º, mas deveria estar trabalhando a 92º, então ou ela tem problemas, ou o sensor tem problemas, ou ainda é os 5 volts de referência que estão errados.

O avanço está normal, o que significa que o motor não tem problemas de compressão, coincidindo com o MAP.

A sonda lambda está demorando muito para começar a atuar, só acima de 80º funcionou normalmente, deve ver o auto aquecimento dela.

Outra opção ainda é 2001 Vectra B Z 18 XE, teu motor é o X 20 XE e este que faço referência é o mais próximo no Brasil, aos Chevrolet europeus.

Para o resto, e para uma confirmação dos dados, aguardo o log com o modelo correto.
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Mensagem por Henrique.M 2/3/2013, 15:12

Bom Carlos, estou averiguando a tensão de referencia, e notei que no TPS a tensão é de 3,85 volts, provavelmente é a tensão de referencia, por isso que ta tudo errado nos logs, irei averiguar o aterramento da central e a alimentação dela atras de algum mão contato ou resistência elétrica.

Assim que tiver alguma novidade eu posto.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 2/3/2013, 16:28

É bom confirmar em mais chicotes de outros sensores se eles também estão com 5V ou 3,85V, veja se o multiteste está correto e veja a tensão da bateria via multiteste.
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Mensagem por Henrique.M 2/3/2013, 17:16

Carlos, eu que medi errado a tensão do sensor, medi nos pinos errados.

O chicote e a alimentação da central estam tudo ok.

O que pode ser é o TPS, meu pai já anotou o código dele pra comprar segunda.

Aproveitamos e demos aquele trato no corpo de injeção que tava péssimo.

O carro melhorou, mas ainda falta resposta, o que quero dizer: Tu acelera ele, mas ele não sobe giro, isso comparado com meu monza.

Amanhã irei refazer o log 2, mas por acaso Carlos, conseguiu abrir o log 2? Deu pra tirar alguma conclusão?

Té.
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Mensagem por CarlosZ 2/3/2013, 17:25

Sim li, mas faltam dados principalmente a RPM! Veja abaixo.
CarlosZ-Administrador escreveu:
Quem disse que esse era o motor a escolher está errado, eu tenho scanner há 5 anos e demorei a entender como usa-lo, faça como falei, alguns dados a mais da minha análse:

O vácuo do motor está bom, então ele está com bom desempenho na aspiração.

A válvula termostática está abrindo à 82º e fechando a 75º, mas deveria estar trabalhando a 92º, então ou ela tem problemas, ou o sensor tem problemas, ou ainda é os 5 volts de referência que estão errados.

O avanço está normal, o que significa que o motor não tem problemas de compressão, coincidindo com o MAP.

A sonda lambda está demorando muito para começar a atuar, só acima de 80º funcionou normalmente, deve ver o auto aquecimento dela.

Outra opção ainda é 2001 Vectra B Z 18 XE, teu motor é o X 20 XE e este que faço referência é o mais próximo no Brasil, aos Chevrolet europeus.

Para o resto, e para uma confirmação dos dados, aguardo o log com o modelo correto.

Se quiser usar o chat me avise!
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Mensagem por Henrique.M 2/3/2013, 17:33

Ah, bom, se é só a RPM, então deixa que amanhã resolvo, mas se quiser podemos dar uma conversada pelo chat, só que aqui pra mim só aparece que estou desconectado, fico no aguardo.

Henrique.M
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Mensagem por CarlosZ 2/3/2013, 17:36

Vá no chat e clique em login, eu já estou lá.
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Mensagem por CarlosZ 2/3/2013, 17:58

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@ CarlosZ-Administrador
Henrique.M

[19:36:30] Henrique.M se juntou ao chat de Sab 2 Mar 2013 - 19:36

[19:36:39] Henrique.M : Agora ta tudo certo

[19:36:48] Henrique.M : Boa Noite Carlos, tranquilo?

[19:37:43] @ CarlosZ-Administrador : Boa noite

[19:38:21] Henrique.M : Bom, meu pai esta meio decepcionado com o vectra que ele comprou

[19:38:29] Henrique.M : comparando com o meu monza, ele ta bem lento

[19:38:34] Henrique.M : e tem 120 mil km

[19:39:46] @ CarlosZ-Administrador : Vamos achar a causa, é só ter paciência, o log de amanhã será importante

[19:40:22] Henrique.M : é, mas tipo, ta bem lento, eu dirigi ele e senti uma diferença de uns 70% entre o vectra e o meu

[19:40:31] @ CarlosZ-Administrador : Mas um pedido extra faça com GNV e com gasolina.

[19:40:57] Henrique.M : então

[19:41:03] Henrique.M : com gnv ele ta mais fraco

[19:41:04] @ CarlosZ-Administrador : A Meriva e a Zafira não são, então é defeito, não caracerística

[19:41:12] Henrique.M : do que com gasolina

[19:41:50] @ CarlosZ-Administrador : GNV sempre é mais fraco, se está bom com gasolina pode ser regulador de presão ou vazão do GNV

[19:42:07] Henrique.M : não,

[19:42:11] Henrique.M : ele ta ruim na gasolina

[19:42:16] Henrique.M : e ta mais fraco no gnv

[19:42:24] @ CarlosZ-Administrador : Por isso é bom comparar os dois logs , GNV e gaso.

[19:42:29] Henrique.M : estes logs que estamos fazendo é na gasolina

[19:42:45] @ CarlosZ-Administrador : OK, faça amanhã com os dois

[19:43:05] Henrique.M : bom, irei fazer

[19:44:00] @ CarlosZ-Administrador : Deixa eu ver uma coisa no log 1, mom]

[19:45:10] Henrique.M : ok

[19:46:06] @ CarlosZ-Administrador : Não tudo ok, mas lembre o que falei do aquecedor da sonda lambda, então outra pergunta, ele varia de comportamento de frio até muito quente?

[19:46:52] Henrique.M : um pouco

[19:46:55] Henrique.M : mas esse é 8v

[19:47:01] Henrique.M : não tem aquecedor de sonda

[19:47:07] Henrique.M : o 16v é que tem

[19:48:17] @ CarlosZ-Administrador : Vou olhar no CEPCHEV, pois o comportamento é muito diferente da Zafira e da Meriva, as duas a sonda fica ok em 2 minutos, o teu Vectra demora 10 minutos.

[19:48:59] Henrique.M : Eu ja olhei no catalogo

[19:49:08] @ CarlosZ-Administrador : Falou que a sonda é nova, ou foi limpa?

[19:49:10] Henrique.M : a sonda de 8v é 1 fio

[19:49:17] Henrique.M : não

[19:49:21] Henrique.M : nem mexemos nela

[19:50:14] @ CarlosZ-Administrador : O que mais dá problema é sonda carbonizada, assim não atua e o motor como é gerenciado por ela, e não no mAP como no MOnza, tudo depende dela.

[19:50:48] @ CarlosZ-Administrador : Foi só o fio trocado?

[19:51:23] Henrique.M : A principio, no exterior, parece que ela é nova

[19:51:33] Henrique.M : mas nem sabemos se ela não é de outro carro

[19:53:27] @ CarlosZ-Administrador : Bom amanhã é domingo, nada a fazer, a não ser o log, se der para ler o código dele e confirmar no CEPCHEV é bom, o resto, é melhor mandar descarbonizar ela, ou trocar, mas não faço idéia de custo.

[19:54:01] Henrique.M : 93232414

[19:54:08] Henrique.M : esse é o codigo dela

[19:54:14] Henrique.M : de acordo com o cepchev

[19:54:19] @ CarlosZ-Administrador : Falou que o coletor está carbonizado, então também a sonda deve estar.

[19:54:31] Henrique.M : é, o coletor de admissão

[19:54:34] Henrique.M : que limpamos hoje

[19:54:47] Henrique.M : principalmente a parte da borboleta

[19:55:01] Henrique.M : e no escapamento, quando tiramos ele para trocar o sensor de rpm

[19:55:12] Henrique.M : vimos que os cilindros 1 e 4 estavam claros

[19:55:16] @ CarlosZ-Administrador : então imagine o de escapamento, precisam ver isso.

[19:55:19] Henrique.M : e os cilindros 2 e 3 escuros

[19:55:37] Henrique.M : isso a saidas do cabeçote

[19:55:46] Henrique.M : "as saidas

[19:57:08] @ CarlosZ-Administrador : pode ser um contra que carbonizou, mas o mais impotante é ver a carbonizaão da sonda, sempre em primeiro lugar em carros que tem a sonda, o Corsa 16V é campeão de sujar a sond

[19:57:37] Henrique.M : bom, irei ver isso amanhã sem falta, alem do log 2 também

[19:57:43] Henrique.M : bom, vou sair, té amanhã

[19:57:49] Henrique.M : vai salvar essa conversa no forum?

[19:58:25] @ CarlosZ-Administrador : Sim, vou colar em seguida, tchau
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Mensagem por jesuino b ferreira 3/3/2013, 05:42

http://www.vectraclube.com.br/forum/viewtopic.php?f=8&t=56698

henrique,se precisar de uma sonda nova,tem esta para vendar no vectra clube.
o arquiteto e gente-fina demais,comprei esta bomba de oleo e deve chegar esta semana.
acompanhando e torçendo para voçe descobrir o que aconteçeu com o vectra e seu pai ficar
satisfeito com o carro.
um abraço Wink

jesuino b ferreira
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Mensagem por mach 3/3/2013, 06:14

Já verificou o catalisador?!
Catalisador entupido deixa o carro bem manco, o giro não sobe, esquenta demais ali perto dele

mach
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Mensagem por CarlosZ 3/3/2013, 07:24

mach escreveu:Já verificou o catalisador?!
Catalisador entupido deixa o carro bem manco, o giro não sobe, esquenta demais ali perto dele
Ótima lembrança! Apesar de que no MAP acho que o gráfico estaria alterado, mas deve sem olhar.
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Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

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Vectra 97 lento Empty Re: Vectra 97 lento

Mensagem por Henrique.M 3/3/2013, 11:27

Boa Tarde pessoal.

Sobre a Sonda, tiramos ela, vimos que ela estava limpa e é a do carro, é delphi.

Sobre o catalizador, meu pai teve que trocar a surdina dele que tava no bagaço, e já olharam ele, e disseram que estava ok.

Mais a tarde iremos fazer os teste do log 2, mas ontem, quando precisei levar minha irmã numa festa, fui com o vectra e aproveitei que tava sozinho, e dei umas esticadas, e eu ainda acho, que mesmo depois do que fizemos ontem de limpar tudo, ele ainda ta lento perto do meu, e eu esperava que ele andasse parecido ou mais que o meu.

Add: Parece com um carro 16v, mesmo que nunca ter dirigido um, mas pelo que falam, parece muito.

Abraço.
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Vectra 97 lento Empty Re: Vectra 97 lento

Mensagem por Henrique.M 3/3/2013, 13:10

Pessoal, meu pai decidiu esperar vim as velas novas para fazer o log 2, pois ele ta crente que sejam elas as culpadas pelo carro estar manco.

Também estou pra verificar o sensor de temperatura, peguei o código dele, e vou ver no catalogo.

E para os "vectreiros", o vectra 8v tem 2 cebolões? pois eu e meu pai vimos 2 ao lado do radiador, queríamos saber o que são?

Abraço.
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Vectra 97 lento Empty Re: Vectra 97 lento

Mensagem por CarlosZ 3/3/2013, 13:51

Segundo o CEPCHEV, só existe 1 interruptor do radiador, o outro é o do condensador do ar, os fios que saem deste segundo cebolão parecem originais?, se não para onde eles vão?
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