Fiz e instalei sozinho o meu AC
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CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet :: Mecânica Reparação - Descubra como consertar seu Chevrolet, poste suas dúvidas ou problemas :: Refrigeração e Arrefecimento
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Fiz e instalei sozinho o meu AC
A muito tempo vinha estudando a possibilidade de instalar um AC em meu MONZA SL/E que era pelado e agora é completo. Já coloquei VE e DH e já postei em outro tópico e funcionam maravilhosamente bem. Estou ciente de TODAS as diferenças inclusive estruturais de um MONZA com AC e sem AC. Estou ciente que muitos consideram a instalação de um AC economicamente inviável (e respeito essa opinião) , que seria melhor a aquisição de um monza com AC de fábrica . Vender meu carro “is totally out of the question” achar um monza com AC que funcione bem é beeeeem raro. Restaurar um AC de monza é muito trabalhoso, caro e pouquíssimos profissionais o fazem (isso para ficar BOM , gatilheiro eu nem olho) .
Acho que até 95 se não estiver enganado, todos os monzas usavam o gás R12 (proibido posteriormente por agredir a camada de ozônio) . Pois bem , o atual R134 é naturalmente mais corrosivo e exige o uso de óleo sintético no compressor( com r12 era mineral) . Os o-rings e selo do compressor no sistema antigo SEMPRE acabam por dar vazamento de gás refrigerante . Portanto tem que se desmontar TUDO , limpar TUDO , trocar todos os o-rings e o selo ,não pode haver nenhum resquício de óleo mineral , gás antigo e/ou umidade , dar carga inicial de nitrogênio e depois de gás refrigerante e orar muito para que não tenha mais nenhum problema escondido. Existem gases substitutos do R12 , procurei muito por eles em lojas renomadas , ninguém tinha .
Por razões óbvias um AC deixou de ser item de conforto e virou NECESSIDADE BÁSICA !! pelo menos aqui no RJ . “Gabriel , isso é muito caro !! não vale a pena !! nunca vai ser igual a um AC original , blá , blá , blá ... “ meu vizinho gastou 3K com rodas e pneus e vem me dizer que meus 2K do AC não valem a pena ? Ha , Ha , Ha ...
Respeito opiniões contrárias mas entre um jogo de rodas e um AC eu fico com o AC.
Aqui mesmo no fórum tem pessoas com projetos que batem 20K por baixo , e eu acho maneiríssimo ! Quisera eu poder fazer o mesmo !
Vamos ao projeto : Uma caixa evaporadora universal “gela-saco” , tem o inconveniente de ser de difícil adaptaçao embutida no painel e se ligada aos dutos de ventilação ela perde força pelas curvas dos dutos o que compromete o seu rendimento . Elas foram feitas para trabalhar em baixo do porta-luvas o que castiga muito o carona. Daí o seu carinhoso apelido de “gela-saco” rsrsrsrrsrs . Já essas caixas universais TRIPAC tem capacidade de refrigeração bem reduzida . E para piorar não há muito espaço interno no monza para o AC , tanto que no AC original do monza o motor e duto de ar da caixa evaporadora trabalham dentro do cofre. Parece que tudo conspira contra , rsrsrsrrs ...
Optei por construir a minha própria caixa evaporadora em cima de um evaporador consagrado : A do PALIO FIRE , todos sabem que o ar da FIAT é ótimo . Comprei o evaporador e válvula de expansão novos.
Tirei as medidas internas com moldes de papelão e fiz a caixa com EUCATEX e duas camadas de fibra-de-vidro por dentro e por fora o dá excelente resistência e impermeabilidade .
Usei como ventilador uma turbina DENSO comprei no ferro-velho e uma vasilha plástica .
Aqui um videozinho eu ligando a caixa pela primeira vez testando antes da instalação :
https://www.youtube.com/watch?v=i_1eWp_4DTw
Para aumentar o fluxo de ar a turbina ( que trabalha sugando ar do evaporador ) teve que ficar um pouco afastada do evaporador o que aumentou o volume da caixa . Aí o jeito foi serrar a ponta de trás do console central ( o que nem aparece) .
Os dutos de ar foram redimensionados e pintados com tinta cromo para absorverem menos calor .
Fiz uma pequena válvula de recirculação (manual) com acionamento no painel . Assim posso permitir ou bloquear a entrada de ar externo na cabine .Ela vai ligada por um duto até o antigo ventilador do painel que mantive no local para esse fim.
Acionamento da recirculação por alavanca no painel no lugar onde seria o controle do ar quente
Válvula pneumatica KICKER com solenoide ( para corrigir a marcha-lenta) .
Compressor NOVO.
Controle de três velocidades com reles individuais e resistência de chuveiro rsrsrrsrsrsr ...
Ventoinha principal do ASTRA (40cm de diâmetro) e mais uma ventoinha auxiliar .
Pressostato universal (desliga o compressor por excesso de pressão ou por falta de gás)
Acabamento anti-termico nas mangueiras .
Termostato
Meu alternador já era um BOSH de 70A que segura bem sem exageros , não precisei mexer na bomba d`água pois a ventilação ficou ótima . Situação comprovada em um engarrafamento monstruoso na DUTRA por volta das 13:00hrs , meu termômetro não chegou nem em ¼ de curso ! Também meu radiador tem 6 meses de uso e so rodo com água sem cloro e com aditivo. Minha bomba d`água deve ter 1 ano e meio mais ou menos.
6 dias de ralação em um calor insuportável e aproximadamente 2 mil reais de peças . Tive que tirar o tabelier, o volante , forraçao e bancos para ter espaço e acesso.
Tudo tem fusíveis, conexões (e não emendas), relés para tudo inclusive para desligar o AC na hora de acionar o arranque . Aqui um rascunho de do esquema elétrico de minha autoria :
Aqui um teste de temperatura na saída dos dutos de ventilação : O ideal é de 5º C até 9º C . Aqui ele bate 5º C com o carro parado em um dia quente.
Ah galera , só um detalhe : sabem esses caras que dão carga de gas por cinquenta reais ?? corram deles !! Como disse antes o R134 é naturalmente mais corrosivo e esses que essa corja põe a cinquenta conto é R134 CHINÊS !! gás de péssima qualidade e muuuuuuito mais corrosivo que corrói teu sistema todo !! Gás bom é o "DuPont" e o óleo do compressor é o "PAG".
Espero que gostem , qualquer pergunta estamos aí !!
Acho que até 95 se não estiver enganado, todos os monzas usavam o gás R12 (proibido posteriormente por agredir a camada de ozônio) . Pois bem , o atual R134 é naturalmente mais corrosivo e exige o uso de óleo sintético no compressor( com r12 era mineral) . Os o-rings e selo do compressor no sistema antigo SEMPRE acabam por dar vazamento de gás refrigerante . Portanto tem que se desmontar TUDO , limpar TUDO , trocar todos os o-rings e o selo ,não pode haver nenhum resquício de óleo mineral , gás antigo e/ou umidade , dar carga inicial de nitrogênio e depois de gás refrigerante e orar muito para que não tenha mais nenhum problema escondido. Existem gases substitutos do R12 , procurei muito por eles em lojas renomadas , ninguém tinha .
Por razões óbvias um AC deixou de ser item de conforto e virou NECESSIDADE BÁSICA !! pelo menos aqui no RJ . “Gabriel , isso é muito caro !! não vale a pena !! nunca vai ser igual a um AC original , blá , blá , blá ... “ meu vizinho gastou 3K com rodas e pneus e vem me dizer que meus 2K do AC não valem a pena ? Ha , Ha , Ha ...
Respeito opiniões contrárias mas entre um jogo de rodas e um AC eu fico com o AC.
Aqui mesmo no fórum tem pessoas com projetos que batem 20K por baixo , e eu acho maneiríssimo ! Quisera eu poder fazer o mesmo !
Vamos ao projeto : Uma caixa evaporadora universal “gela-saco” , tem o inconveniente de ser de difícil adaptaçao embutida no painel e se ligada aos dutos de ventilação ela perde força pelas curvas dos dutos o que compromete o seu rendimento . Elas foram feitas para trabalhar em baixo do porta-luvas o que castiga muito o carona. Daí o seu carinhoso apelido de “gela-saco” rsrsrsrrsrs . Já essas caixas universais TRIPAC tem capacidade de refrigeração bem reduzida . E para piorar não há muito espaço interno no monza para o AC , tanto que no AC original do monza o motor e duto de ar da caixa evaporadora trabalham dentro do cofre. Parece que tudo conspira contra , rsrsrsrrs ...
Optei por construir a minha própria caixa evaporadora em cima de um evaporador consagrado : A do PALIO FIRE , todos sabem que o ar da FIAT é ótimo . Comprei o evaporador e válvula de expansão novos.
Tirei as medidas internas com moldes de papelão e fiz a caixa com EUCATEX e duas camadas de fibra-de-vidro por dentro e por fora o dá excelente resistência e impermeabilidade .
Usei como ventilador uma turbina DENSO comprei no ferro-velho e uma vasilha plástica .
Aqui um videozinho eu ligando a caixa pela primeira vez testando antes da instalação :
https://www.youtube.com/watch?v=i_1eWp_4DTw
Para aumentar o fluxo de ar a turbina ( que trabalha sugando ar do evaporador ) teve que ficar um pouco afastada do evaporador o que aumentou o volume da caixa . Aí o jeito foi serrar a ponta de trás do console central ( o que nem aparece) .
Os dutos de ar foram redimensionados e pintados com tinta cromo para absorverem menos calor .
Fiz uma pequena válvula de recirculação (manual) com acionamento no painel . Assim posso permitir ou bloquear a entrada de ar externo na cabine .Ela vai ligada por um duto até o antigo ventilador do painel que mantive no local para esse fim.
Acionamento da recirculação por alavanca no painel no lugar onde seria o controle do ar quente
Válvula pneumatica KICKER com solenoide ( para corrigir a marcha-lenta) .
Compressor NOVO.
Controle de três velocidades com reles individuais e resistência de chuveiro rsrsrrsrsrsr ...
Ventoinha principal do ASTRA (40cm de diâmetro) e mais uma ventoinha auxiliar .
Pressostato universal (desliga o compressor por excesso de pressão ou por falta de gás)
Acabamento anti-termico nas mangueiras .
Termostato
Meu alternador já era um BOSH de 70A que segura bem sem exageros , não precisei mexer na bomba d`água pois a ventilação ficou ótima . Situação comprovada em um engarrafamento monstruoso na DUTRA por volta das 13:00hrs , meu termômetro não chegou nem em ¼ de curso ! Também meu radiador tem 6 meses de uso e so rodo com água sem cloro e com aditivo. Minha bomba d`água deve ter 1 ano e meio mais ou menos.
6 dias de ralação em um calor insuportável e aproximadamente 2 mil reais de peças . Tive que tirar o tabelier, o volante , forraçao e bancos para ter espaço e acesso.
Tudo tem fusíveis, conexões (e não emendas), relés para tudo inclusive para desligar o AC na hora de acionar o arranque . Aqui um rascunho de do esquema elétrico de minha autoria :
Aqui um teste de temperatura na saída dos dutos de ventilação : O ideal é de 5º C até 9º C . Aqui ele bate 5º C com o carro parado em um dia quente.
Ah galera , só um detalhe : sabem esses caras que dão carga de gas por cinquenta reais ?? corram deles !! Como disse antes o R134 é naturalmente mais corrosivo e esses que essa corja põe a cinquenta conto é R134 CHINÊS !! gás de péssima qualidade e muuuuuuito mais corrosivo que corrói teu sistema todo !! Gás bom é o "DuPont" e o óleo do compressor é o "PAG".
Espero que gostem , qualquer pergunta estamos aí !!
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza sl/e 88 completo
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Eu já havia visto no Monzeiros, apesar de não ser original, foi muito criativo e externamente ficou apenas os botões extras, gostei!
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
CarlosZ-Administrador escreveu:Eu já havia visto no Monzeiros, apesar de não ser original, foi muito criativo e externamente ficou apenas os botões extras, gostei!
Obrigado amigo ! Vamo que vamo !!
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Agora sim, tenho certeza que o assunto vai ser tratado com respeito e toda atenção que merece. Abrs Gabriel
Cesar Reis- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Chevrolet Monza SL/E 1990 Gasolina 2º dono NovoCorsa Sedan Premium 2011, Novo Corsa Hatch Premium 2009. Opala Diplomata 91 (Vendido Recentemente)
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
legal pacas hein?
meu sl/e é basicao,assim como o seu era...
vontade de por os opcionais dele nao falta, o q falta é a grana..
meu sl/e é basicao,assim como o seu era...
vontade de por os opcionais dele nao falta, o q falta é a grana..
Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Andei pensando e uma dica para ficar mais profissional a visualizaão final, em vez dos botões extras eu teria feito a derivação de fios no próprio botão do ventilador e para a chave de liga e desliga do ar poderia colocar mais um botão original do tipo farol de milha que é quase igual ao do desembaçador mas trava em cima, assim ninguém consegueria dizer que o painel não ficou original.
Eu uso uma chave extra assim no meu ar original pois às vezes quero recircular o ar sem ligar o compressor e no original não é possível, então botei a chave extra para ligar e desligar o compressor quando eu quiser, fotos ... só quando for novamente para Canela.
Eu uso uma chave extra assim no meu ar original pois às vezes quero recircular o ar sem ligar o compressor e no original não é possível, então botei a chave extra para ligar e desligar o compressor quando eu quiser, fotos ... só quando for novamente para Canela.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Obrigado aí rapaziada !! Carlos , a sua dica é boa , só que eu optei por manter o ventilador original no lugar. Ele só funciona para a recirculação que é fechada pela válvula que fiz. Também pensei em usar os controles originais , mais esse sistema original usa vácuo em algumas funções e isso complicaria bastante pelo menos para mim que sou novato na área. Optei pelo basicão por segurança . Abraço !!
Sim eu sei, eu teria deixado os controles direcionais originais, colocado só o controle da ventilação do ar no lugar do botão da ventilação original e colocada a chave de farol de milha para ligar e desligar o ar, aí ficaria sem nada de identificasse a alteração.
Sim eu sei, eu teria deixado os controles direcionais originais, colocado só o controle da ventilação do ar no lugar do botão da ventilação original e colocada a chave de farol de milha para ligar e desligar o ar, aí ficaria sem nada de identificasse a alteração.
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Cesar Reis escreveu:Agora sim, tenho certeza que o assunto vai ser tratado com respeito e toda atenção que merece. Abrs Gabriel
Abraço Dr. César !!
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
josé guilherme escreveu:legal pacas hein?
meu sl/e é basicao,assim como o seu era...
vontade de por os opcionais dele nao falta, o q falta é a grana..
É meio salgado mesmo
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Pessoal que quiser efetuar a operação do projeto do Daniel, no Monza de voces, ou Kadett, eu assino em baixo. Ele me ligou um dia, dizendo que vinha na minha casa pra me mostrar o resultado. EU FIQUEI DE BOCA ABERTA. Ficou ótimo o trabalho dele. A temperatura dentro do carro é insuportável de tanto frio, rsrsrss...
PROJETO 100% amigo... PARABENS mais uma vez...
PROJETO 100% amigo... PARABENS mais uma vez...
Doug2011- Chevroleiro Júnior
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Doug2011 escreveu:Pessoal que quiser efetuar a operação do projeto do Daniel, no Monza de voces, ou Kadett, eu assino em baixo. Ele me ligou um dia, dizendo que vinha na minha casa pra me mostrar o resultado. EU FIQUEI DE BOCA ABERTA. Ficou ótimo o trabalho dele. A temperatura dentro do carro é insuportável de tanto frio, rsrsrss...
PROJETO 100% amigo... PARABENS mais uma vez...
Obrigadao irmao monzeiro !!!
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
ricardo varani escreveu:ai sim tentamos mas não destrancaram o topico no monzeiro
Tyo ?? Fazer o que né amigo ??
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Eu vou migrar progressivamente pra cá . Tô cansado também , adorei esse site. Jogada de mestre , verdadeiro "Golpe de Estado" Hehehehhehe ...ricardo varani escreveu:sim sou o tyo la ta complicado
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
gabri_hawk escreveu:Eu vou migrar progressivamente pra cá . Tô cansado também , adorei esse site. Jogada de mestre , verdadeiro "Golpe de Estado" Hehehehhehe ...ricardo varani escreveu:sim sou o tyo la ta complicado
Fala aí Brow, se aquele camarada descobre que vc postou esse projeto aqui ele vai de pegar de pancada....kkkkk
Brincaderia Brow....hahaha
abs,
Leandro Luz
Leandro Luz- Carteira de aprendiz
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Aquile cara é mó vacilão !! Quero mais que aquele M....DA exploda !! Hahahhahaha !!! Abraço !!
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
fala gabri_wawk... bom diaa...
antes de mais nada te parabenizar mais uma vez pelo projetoo... top de linhaaa....
tem um tópico aqui que montei a respeito de dois problemas no ar do meu carro... depoiss se der pra dar uma moral law.... vlw cara forte abraço...
antes de mais nada te parabenizar mais uma vez pelo projetoo... top de linhaaa....
tem um tópico aqui que montei a respeito de dois problemas no ar do meu carro... depoiss se der pra dar uma moral law.... vlw cara forte abraço...
pablojf- Carteira de aprendiz
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
pablojf escreveu:fala gabri_wawk... bom diaa...
antes de mais nada te parabenizar mais uma vez pelo projetoo... top de linhaaa....
tem um tópico aqui que montei a respeito de dois problemas no ar do meu carro... depoiss se der pra dar uma moral law.... vlw cara forte abraço...
Faaaaaaaala mineirinho !!! Vou ver sim cara pode deixar !! Vejo hj mesmo !! Forte abraço !!!
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Parabéns pelo serviço, eu tenho esse mesmo pensamento, A/C vale cada centavo investido! Mas eu sinceramente não entendi qual o motivo de fabricar a caixa evaporadora, qual a diferença estrutural do Monza com ar pro sem ar?
Fernando4100- Carteira de aprendiz
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Re: Fiz e instalei sozinho o meu AC
Fernando4100 escreveu:Parabéns pelo serviço, eu tenho esse mesmo pensamento, A/C vale cada centavo investido! Mas eu sinceramente não entendi qual o motivo de fabricar a caixa evaporadora, qual a diferença estrutural do Monza com ar pro sem ar?
Obrigado amigo ! Monza com AC de fabrica tem uma janela cortada na parede corta fogo , e é onde se encaixa o evaporador. O motor da caixa evaporadora fica dentro do cofre do motor do lado direito "assoprando" ar pra essa janela e entrando no habitáculo do veículo via modulo evaporador.
Por haver esse corte na parede corta fogo , ele tem reforço na estrutura de fabrica. Se vc fizer esse corte na parede em um carro sem AC de fabrica vc enfraquece a estrutura do carro. Assim , um modulo evaporador original nao serve para um monza sem AC de fabrica. Aí e que nasce o problema da adaptação do AC no monza. A minha caixa evaporadora tem tanto o motor como o evaporador dentro do carro.
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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