sonda lambda GM 93338741

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sonda lambda GM 93338741

Mensagem por jesuino b ferreira em 27/6/2013, 18:44

amigos,estou instalando um hallmeter no meu carro,e com ja tenho uma sonda lambda de 04 fios,pretendo instalar ela.
ela e dos carro da GM.
Código:
SISTEMA DELPHI ( cor fios : roxo+branco+preto+cinza )

APLICAÇÃO:

GENERAL MOTORS:
CELTA | 1.0L | 8V | BI-COMBUSTEL
DE: 2006 ATE: 2008
 4 FIOS
2006 2007 2008
BR

CORSA CLASSIC | 1.0L | 8V | BI-COMBUSTIVEL
DE: 2006 ATE: 2008
 4 FIOS
2006 2007 2008
BR

CORSA | 1.4L | 8V | BI-COMBUSTIVEL
DE: 2007 ATE: 2008
 4 FIOS
2007 2008
BR

MERIVA | 1.4L | 8V | BI-COMBUSTIVEL
DE: 2009 ATE: 2012

2009 2010 2011 2012
BR

MONTANA | 1.4L | 8V | BI-COMBUSTIVEL
DE: 2007 ATE: 2012
 4 FIOS
2007 2008 2009 2010 2011 2012
BR

PRISMA | 1.4L | 8V | BI-COMBUSTIVEL
DE: 2006 ATE: 2012
 4 FIOS
2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012
BR

fotos dela



pois bem,preciso saber como ligar ela,pois busquei na rede e nao consigo a informaçao precisa.

ela tem 01 fio branco,01 roxo,01 preto e 01 cinza.
sei que 01 deles e pos-chave.
01 e o aterramento dela.
outro vem da UCE.
e outro vai para a UCE.

so nao sei quais sao cada 01 por cor.

outra coisa,o que vem da UCE seria negativo?
pois o pos-chave e aterramento sao do aquecimento.

sera que consigo desvendar esta duvida?
depois posto fotos dela instalada e com tudo no lugar.
pois agora estou fazendo por etapas.

no aguardo de informaçoes amigos:D

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Re: sonda lambda GM 93338741

Mensagem por CarlosZ em 28/6/2013, 06:40

Uma pergunta para começar, qual a ECM (de qual carro, marca), que vai usar?

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Re: sonda lambda GM 93338741

Mensagem por jesuino b ferreira em 28/6/2013, 16:50

carlos,eu nao vou usar ECM.
vou usar ela somente para regular o carro com multimetro e futuramente colocar
o hallmeter.
vou usar o que originalmente vai para ela.
minha dsuvida se refere as funçoes de cada cor dos fios:D 

gostaria de saber pela cor a funçao deles para poder efetuar a ligaçao

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Re: sonda lambda GM 93338741

Mensagem por CarlosZ em 28/6/2013, 20:47

O que vem da ECM é 5 volts de referência, normalmente se faz o contrário, testa os fios que tem o sinal para saber a pinagem, vou tentar na internet depois, mas não é fácil.

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Re: sonda lambda GM 93338741

Mensagem por jesuino b ferreira em 29/6/2013, 05:45

carlos,obrigado pela ajuda.
mas,pelo que pesquisei,existem sondas de 01 a 04 fios.

sonda de 01 fio

o escapamento e aterrado e o fio vai para a ECM

sonda de 02 fios

01 fio e o terra e o outro vai para a ECM.

pelo que ja li,estas nao tem aquecimento.

sonda de 03 fios

01 fio e pos-chave para aquecimento
01 fio vai para a ECM.
01 fio fica sendo o aterramento.

sonda de 04 fios

01 fio e pos-chave para aquecimento
01 fio e aterramento

01 fio vem da ECM,mas continua sendo aterramento,somente para ficar mais precisa a leitura
01 fio vai para a ECM.

como regular

pegue o fio da sonda(sonda de 1 fio) coloque esse fio no polo positivo do multimetro. e o negativo do multimetro aterrado ao negativo do carro.

a leitura funciona assim, pegue o multimetro coloque ele em DC 12V a menor escala que mostre milivolts ae depende do multimetro. o resultado so aparece com o motor aquecido e andando com ele ou parado com a ventoina ja ter ligado, assim os valores que sairam dali estarao bem precisos...

<0.500mv mistura pobre
0.500mv mistura "ideal"
>0.500mv mistura rica


o como regular,os creditos vao para o rafaelo do monzeiros.com.

nas minhas pesquisas achei muitas informaçoes,mas nenhuma consegui juntar.


neste video o cara dos comentarios diz

Preto - sinal
Cinza - massa
Brancos - resistência de aquecimento


http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=57867
neste forum o cara diz
ae, descobri como liga a sonda 4 fios...
tem 4 fios : 2 brancos, 1 cinza, 1 preto(sinal)
tem que juntar 1 dos fios branco ao cinza e aterrar ele, o outro branco vc liga no pós chave e o preto vc liga no multimetro...



com base nas informaçoes ate agora conseguidas tive a seguinte conclusao.
cinza - aterramento.
preto-sinal para ligar no multimetro ou hallmeter
branco- aterramento da resistençia.
roxo - pos-chave.


mas gostaria de ter mais certeza para nao fazer cagada e tambem vai servir para futuras consultas.
fiz muitas pesquisas,mas nenhuma com o bendito fio roxo
eu nao vou colocar sonda de 01 fio porque ja tenho esta e como
nao instalei proximo ao cabeçote,ela vai demorar a aqueçer.
instalei proxima a junçao,onde as 04 saidas se encontram.
ainda tenho que encontrar o conector dela,ou achar algum compativel e adaptar.

vamos ver como fica o resultado final:D

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Re: sonda lambda GM 93338741

Mensagem por CarlosZ em 29/6/2013, 07:59

Simples, a resistência é opcional, ela melhora o tempo de resposta da sonda, ligue sem os 12V do aterramento, teste o sinal sem o aquecimento, assim só com o aterramento não tem como queimar nada, aterre tudo e vá testando o sinal, quem te der resposta no multímetro é o fio do sinal, tu só quer regular, então pode esperar o aquecimento da sonda via coletor, até porque a regulagem deve ser feita com o motor quente.

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Re: sonda lambda GM 93338741

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