CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

5 participantes

Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 17/2/2013, 09:40

Primeiro aviso, só vale para Carros com distribuidor móvel usando o ElanScan.

Sabendo agora que:
1) podemos diagnosticar problemas de ponto (vide https://chevroleiros.forumeiros.com/t63-analise-do-motor-pelo-scanner-graficos-avanco )
2) podemos usar o scanner  para diagnosticar muitos defeitos dos sensores  ( vide https://chevroleiros.forumeiros.com/t2-scanner-diagnostico-monza-kadett-efi-freeware-gm-aldl-multec-700#2 )
3) podemos avaliar problemas com falha de ignição, ou defeito geral em 1 ou mais cilindros pela avalição da variação do avanço (vide https://chevroleiros.forumeiros.com/t63-analise-do-motor-pelo-scanner-graficos-avanco#202) .

Analisando tudo o que vi nos gráficos, acho que é possível regular o motor para um consumo otimizado com o auxílio do scanner (reduzir, melhorar, otimizar o consumo ou aumentar o rendimento por litro).

Antes é necessário saber se o motor está sem problemas verificando principalmente os problemas relacionados com o item 3.

Se tudo estiver normal a regulagem seria assim:

A) Primeira parte regular ponto pelo vácuo máximo do MAP

- Ligue o scanner com o ElanScan (Serial ou USB não importa)
- Ligue o carro, o motor deve estar quente acima de 80ºC, veja com o scanner no ElanScan on-line é direto a temperatura está em Coolant temp
- Deixe todos os acessórios ligados, o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar condicionado deixe-o ligado)
- deixe o motor na lenta

(Explico: a regulagem deve ser com o maior regime de carga possível com o motor produzindo a menor potência possível para maximizar a variação do MAP e facilitar a identificação do máximo)

- tecle F1 para começar a comunicação e F2 para começar a logar
- solte o distribuidor (marque a posição original caso queira voltar ao que era antes)
- fique de olho nos valores do MAP, que no ElanScan on-line aparece no item BatteryVolts,
- fique de olho nos valores do Consumo, que no ElanScan on-line aparece no item Voltage comp.? (ignore picos inexplicáveis, o item correto seria o Flags 12 mas ele não aparece no on-line, então veja o valor mais fixo),
- gire o distribuidor para frente e para trás até que o valor do MAP atinja o máximo (menor valor de Battery Volts) e o consumo o mínimo, eles fica oscilando, vejam o valor máximo médio, anote o tempo em que achou a posição perfeita
- salve o log em ECU e em XLS
(Lembre que o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar deixe-o ligado)

- trave o distribuidor
- analise o log se quiser para confirmar se a sua seleção foi realmente a melhor, repita se quiser.

Assim devemos chegar ao máximo de eficiência em relação ao ponto, pelo menos na lenta, o ideal seria fazer isso num dinamômetro em regime de torque máximo e verificar se não haverá pré-ignição, como não temos dinamômetro depois de acertar o ponto, podemos conferir em uma subida bastante íngreme, em 3ª marcha à 2500 RPM pisar fundo e verificar se o motor não grila, se grilar, recuar pouco a pouco no sentido horário até parar. Isso vai depender do estado do motor, da compressão e se é álcool ou gasolina.

B) Segunda parte regular o potênciometro de CO observando o MAP e o consumo

- Ligue o scanner com o ElanScan (Serial ou USB não importa)
- Ligue o carro, o motor deve estar quente acima de 80ºC, veja com o scanner no ElanScan on-line é direto a temperatura está em Coolant temp
- Deixe todos os acessórios ligados, o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar condicionado deixe-o ligado)
- tecle F1 para começar a comunicação e F2 para começar a logar
- fique de olho nos valores do Consumo, que no ElanScan on-line aparece no item Voltage comp.?,
- fique também de olho nos valores do MAP, que no ElanScan on-line aparece no item BatteryVolts,
- gire o parafuso do potenciômetro de CO, ele aparece no ElanScan on-line em Spark Advance (anote o valor original caso queira retornar ao original)
- observe quando o valor do consumo é o mínimo sem que o valor do MAP diminua, anote o tempo em que achou a posição perfeita
- salve o log em ECU e em XLS
- analise o log se quiser para confirmar se a sua seleção foi realmente a melhor, repita se quiser.

(Lembre que o ventilador do motor não pode ligar ou tem que ficar ligado o tempo todo, se tiver ar deixe-o ligado)

Pronto é só testar, para ter certeza, o bom era achar um trecho sem tráfego de cerca de 1 ou 2 kilômetros, rodar com o carro logando com o ElanScan antes das alterações, anotando os valores do consumo total do percurso que está disponível na segunda aba do interpretador off-line, repetir o teste 3 vezes para ter uma média. Depois repetir o mesmo teste com a regulagem efetuada e comparar.

Segundo eu calculo, se o consumo for o mínimo a emissão também será, seria interessante conferir isso com um analisador de gases do escapamento.

Então é possível que esta regulagem ajude a fazer passar pelos teste do DETRAN, tranformando um reprovado em um aprovado feliz.

Lembrando como usar o scanner está explicado em https://chevroleiros.forumeiros.com/t2-scanner-diagnostico-monza-kadett-efi-freeware-gm-aldl-multec-700#2

Apliquei isso no meu Monza Club, fiquei girando o distribuidor e na análise do log o melhor ponto para a questão vácuo x consumo x avanço x IAC (motor de passo - fluxo de ar da marcha lenta) no meu caso (motor 2.0 álcool) o valor do avanço ótimo foi de 1,8, bom até 1,5 ( no modo on-line ver o valor de Air/fuel ratio). O valor do on-line no MAP deve estar em 5,5 (BatteryVolts), oscilando com mínimo 5,5 e máximo 6,1 com média de 5,8, acimao ponto estará muito adiantado. Conferi com o teste da ladeira íngrime e não ocorreu nada de pré-ignição.

O potenciômetro de CO foi para o mínimo 1,21V.

Andei com o carro e ficou excepcional, responde fácil, rápido, sem tossir e com muita força mesmo com o CO no mínimo

Conforme falei o motor estava quente, acima de 93ºC.

log: http://www.baixa.la/arquivo/3901626


Última edição por CarlosZ em 29/7/2015, 14:55, editado 1 vez(es)
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por Renatosouza 14/6/2013, 17:48

Carlos o potenciomentro no modo online (spark advance) aparecia 27,4. É assim mesmo?

Renatosouza
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza 1992 EFI 2.0 etanol

Mensagens : 5
Data de inscrição : 02/03/2013
Idade : 41
Localização : Natal-RN

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 15/6/2013, 09:47

Exatamente, o meu depois de regular foi para 22,148
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por Henrique.M 18/1/2015, 10:12

Boa Tarde Carlos.

Queria saber é possivel fazer este metodo utilizando o vacuometro no painel, é que o meu notebook não aceita a comunicação com o adaptador, não sei porque, talvez seja pelo fato de ser windows 8.1, e utilizando maquinas virtuais não faça o serviço correto.

É que no caso do meu monza, depois dos constantes aumentos do alcool na gasolina, ele passou de 10km/l para menos de 9km/l, mas também notei que o vacuometro no painel não fica mais no minimo da escala na lenta, só quando estou em freio motor.

Bom, resumindo, como o vacuo do motor esta em excesso, é possivel fazer este ajuste com o vacuometro ou voce acha que seria perda te tempo?

Fico no aguardo.

Att. Henrique Martinez

P.S: Eu sei que o post é antigo, mas achei melhor criar aqui a minha duvida do que criar um post só para esta duvida já que temos um post só sobre este assunto.
Henrique.M
Henrique.M
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Chevrolet Monza SL/E Gasolina 2.0 EFI 92/93

Mensagens : 181
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 31
Localização : Viamão - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 18/1/2015, 13:01

Até poderia ser com um vacuômetro, porém o vacuômetro do painel do Monza não é completo, ele bate no limite, por ser um econômetro, e por não poder ver além do limite não pode ser usado, se fosse um vacuômetro real até poderia.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por Henrique.M 18/1/2015, 19:38

Então Carlos, regulei meio que no "ouvido" e parece que surtiu efeito, o vacuo no vacuometro que estava em +- 1/8 da escala, agora esta no minimo na lenta, só agora vou ter que ver o consumo, pena que meu scanner não esta mais funcionando.
Henrique.M
Henrique.M
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Chevrolet Monza SL/E Gasolina 2.0 EFI 92/93

Mensagens : 181
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 31
Localização : Viamão - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 18/1/2015, 20:08

O teu USB não está OK, mas e o serial? Deve ter algum desktop com serial nativa!
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por leeloy 25/7/2015, 15:11

Oi Carlos.

Estou tentando fazer o procedimento do "A) Primeira parte regular ponto pelo vácuo máximo do MAP", embora me surgiu uma dúvida.

Antes de realizar o procedimento eu folguei o distribuidor até como teste antes da hora H, deixei bem levemente solto, apenas o suficiente para se mover, e o carro ficou com dificuldade de pegar, mesmo eu tendo colocado na mesma posição anterior, porém de tanto insistir acabou pegando (com o acelerador pisado) só q qdo fui tentar mover o distribuidor com o motor ligado, na lenta e com mais de 80ºC o distribuidor ficou muito "preso" (os parafusos ainda estavam soltos), então com medo de fazer uma força extrema e acabar quebrando algo eu parei o teste. É normal a necessidade de força para movimentá-lo? Estranhei pq no meu teste com o carro desligado e frio ele se movimentou tranquilamente.
Ah, e até depois com o carro desligado, mas ainda quente estava bem difícil de mover.

Abs
leeloy
leeloy
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool

Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/04/2015
Idade : 43
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 25/7/2015, 17:05

Folgue um pouco mais antes de mexer a frio, depois tente novamente.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por leeloy 28/7/2015, 20:44

CarlosZ escreveu:Folgue um pouco mais antes de mexer a frio, depois tente novamente.

Consegui, Carlos Very Happy

Aqui está minha gravação apenas realizando o procedimento A.
Seguindo as médias estou pensando em deixar o BatteryVolts em 7,8 e Voltage comp.? em 4. Que tal?

Abs
leeloy
leeloy
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool

Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/04/2015
Idade : 43
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 29/7/2015, 15:02

O mais correto é Battery Volts em 5,7 (o menor valor possível) e Voltage Comp.? em 3,2 também o menor valor possível.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por leeloy 31/7/2015, 13:27

CarlosZ escreveu:O mais correto é Battery Volts em 5,7 (o menor valor possível) e Voltage Comp.? em 3,2 também o menor valor possível.

Obrigado pela atenção, Carlos.

Ainda bem q te perguntei, pois havia entendido q devia ser o maior valor de Battery Volts conciliando com o menor valor do Voltage Comp.?, até por isso cheguei a fazer uma média aritmética Laughing

Para meu melhor entendimento... Então deve-se pegar os menores valores desses 2 parâmetros? Pois no meu caso os menores foram: Battery Volts 4,6 e Voltage Comp.? 2,8, q é -se não me engano- com o distribuidor virado todo para a panela de filtro (motorista).

Abs
leeloy
leeloy
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool

Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/04/2015
Idade : 43
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 31/7/2015, 14:48

Normalmente o distribuidor fica mais ou menos no meio, se para conseguir acertar deve que colocar todo para um lado isso quase certamente indica que a sincronia entre comando e virabrequim está errada e talvez tenha pulado alguns dentes, isso geralmente ocorre ao se tentar fazer pegar no tranco com violência. Verifique a sincronia antes de continuar, sabe como?

Se tiver pegado no tranco vai uma dica, não solte a embreagem de soco, vá liberando bem suavemente para evitar um tranco forte no motor e pular dentes no comando.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por leeloy 1/8/2015, 10:37

Então esse meu questionamento de fato é verdadeiro?

leeloy escreveu:Então deve-se pegar os menores valores desses 2 parâmetros?

CarlosZ escreveu: Verifique a sincronia antes de continuar, sabe como?

Sei, e está tudo ok.

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) V8k382

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Mcyvpx

Vlw pela dica de fazer o carro pegar no tranco corretamente, toda informação é conhecimento Very Happy  Mas nunca fiz isso no Monza, até pq meu pai mora perto e já possuímos um cabo para fazer chupeta pra situações como essa.
leeloy
leeloy
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool

Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/04/2015
Idade : 43
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 1/8/2015, 12:59

Sim, os menores valores, e pelo visto a sincronia está correta.

Não esqueça de fazer novo log ao final da regulagem, mas pelo que vi no log do teste, vai ficar OK.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por leeloy 2/8/2015, 19:53

Lendo mais um pouco surgiu outra dúvida. Para fazer essa regulagem antes de mexer no distribuidor preciso "jumpear" A e B do conector ALDL Question
leeloy
leeloy
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool

Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/04/2015
Idade : 43
Localização : Duque de Caxias

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 3/8/2015, 06:07

Não, se jumpear o ponto ficará travado, e precisará de um estrobo para regular o ponto do modo padrão.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por DUTRA S A 4/8/2015, 22:37

so uma dica quero passar sobre fazer socorros por falta de carga , embora o mestre carloz possa nao concordar mas acredito que é valido , seria

pro caso de fazer chupeta nas baterias , nunca colocar os cabos diretamente nos polos de uma pra outra

ao carregar apenas a bateria fora do carro que tenho duvidas e mesmo assim eu nao arriscaria

ex : quando for conectar de um carro pro outro , 1 cabo terra de chupeta de um dos dois deve estar na massa do outro carro pois se no momento em que o carro com bateria fraca funcionar e tiverem com ops cabos diretos polos com polos , corre-se o risco de alta tensao proveniente do regulador estragar no mesmo instante e causar danos a central de injeçao e ate outros modulos interligados

pra simplificar :

carro com carga + > + e - > massa ,e nao - > -

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 5/8/2015, 07:43

Dutra, eu nunca faço pegar por chupeta direto, eu ligo o carro com boa bateria, deixo 10 minutos na lenta com os cabos desligados para carregar a bateria fraca, desligo os cabos e faço pegar o outro carro. Já queimei alternador fazendo pegar com o motor do outro carro ligado.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por DUTRA S A 6/8/2015, 18:42

caramba tche ! chegou a queimar alternador !! ???

ja vi muitas queimas , de componetes , modulos em geral , mas alternador ?

é por isso nao aconselho , principalmente em carros com injeçao , ja socorri muitos carros na rua etc.... e das vezes que fui dar carga com as baterias no lugar de cada carro o terra sempre botei na massa de um ou de outro

tu divia abrir um topico a respeito desse procedimento , sendo o correto fazer e o errado que nao deva fazer , quais sao os riscos , exemplos etc..... , ate hoje nunca vi nenhum topico retratando esse procedimento

abs estmos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 6/8/2015, 19:23

Boa idéia, assim que tiver tempo farei.

Queimou o regulador de voltagem, não o alternador inteiro.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por DUTRA S A 7/8/2015, 00:04

nem me fale , o unico regulador que posso aconselhar é o bosch 0034 de olho fechado , os restantes nao chegam a 1 ano , se for da marca gauss entao , esqueça , qualquer coisa dessa marca nao presta

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por CarlosZ 7/8/2015, 07:07

Sempre uso Bosh, e era Bosh.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel) Empty Re: Regular o motor com o scanner diagnóstico automotivo - ajustar o ponto - melhorar consumo (só para carros com distribuidor móvel)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos