CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bomba de combustível Externa para Zafira

Ir para baixo

Bomba de combustível Externa para Zafira Empty Bomba de combustível Externa para Zafira

Mensagem por CarlosZ 19/11/2017, 17:07

Quem tem Zafira sabe ou deveria saber que se pifa a bomba de combustível estamos ferrados e ficaremos pelo menos 1 dia sem carro e na estrada isso é péssimo.

Para aqueles que não sabem explico, a bomba de combustível da Zafira e na maioria dos carros modernos fica dentro do tanque de combustível, em todos os carros, exceto a Zafira tem um acesso através de uma tampa abaixo do banco de trás, mas na Zafira o trilho deslizante do banco central fica acima do que seria o acesso a bomba, impedindo o acesso. Como resultado se ela pifa é necessário tirar a surdina, as rodas traseiras, os cabos do frio de mão, todas as conexões do tanque e tirar todo o tanque de combustível fora.

Como eu já tive 2 bombas de combustível queimadas em 5 anos e agora deu uma falhada, mas depois voltou, comecei a pensar em soluções, até pensei em usar GNV, mas tive uma idéia melhor, verifiquei que o local do filtro de combustível tinha espaço suficiente e também um suporte para colocar uma bomba de combustível externa, como tenho também Monza e ele usa bomba externa optei por ela.

Veja o local do filtro original da Zafira

Bomba de combustível Externa para Zafira 20171110

Vejam que os tubos metálicos do freio servem como fixação para a bomba através de trava fio, que não tem também nenhum risco de rompê-los pois é plástico x metal.

Bomba de combustível Externa para Zafira 20171111

Então projetei um esquema para colocar em conjunto com o filtro, e precisei comprar 1 filtro novo, 1 extensor de engate rápido para mangueiras de combustível.

Bomba de combustível Externa para Zafira 20171112

Uma bomba de combustível de Monza que como era teste optei por uma recondicionada de R$ 71,00 até porque não sabia se iria funcionar e como minha bomba voltou a funcionar, por enquanto, ela serviria e se minha bomba original pifar aí compro uma nova de Monza para ter mais sossego.

2 T de tubulação de combustível, 2 metros de mangueira (para ter sobra) e muitas braçadeiras.

Usei ainda alguns amarra fio plástico e um pedaço de câmera de pneu de carro para enrolar a bomba e servir como isolamento para a vibração da bomba.

Eis o esquema:

Bomba de combustível Externa para Zafira Esquem10

Usei o by pass via registro de gás que sei que funciona e não vaza, ele serva para deixar passar o fluxo da bomba original sem "gargalo" da bomba secundária, quando pifar a principal aciono a secundária e fecho o by pass para que sugue do tanque e não em ciclo fechado pelas conexões T.

Se forem fazer o esquema só quando a bomba principal pifar nem precisa do by pass ou dos T é só colocar a bomba do Monza após o filtro.

Outra vantagem de usar a bomba após o filtro e que a bomba nunca irá travar por sujeira puxada do tanque.

Fotos do local após montagem:
Bomba de combustível Externa para Zafira 20171113
Bomba de combustível Externa para Zafira 20171114
Bomba de combustível Externa para Zafira 20171115

Eu usei uma fiação alternativa com um fusível extra na bateria, mas podem usar uma derivação partindo do fusível da bomba da caixa de fusíveis, ou se já tiverem tirado o tanque puxar da bomba original, pois para chegar nos fios também tem que tirar o tanque.

Tinha dúvidas se a bomba externa do Monza sofreria de falta de vazão estando em série com a bomba pifada dentro do tanque, mas tirei o fusível da bomba original e o carro funcionou totalmente normal.

Nunca mais fico na mão na estrada pois agora tenho 2 bombas de combustível e mesmo que as duas pifem agora é fácil trocar a externa.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos