Bomba de combustível Externa para Zafira
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Bomba de combustível Externa para Zafira
Para aqueles que não sabem explico, a bomba de combustível da Zafira e na maioria dos carros modernos fica dentro do tanque de combustível, em todos os carros, exceto a Zafira tem um acesso através de uma tampa abaixo do banco de trás, mas na Zafira o trilho deslizante do banco central fica acima do que seria o acesso a bomba, impedindo o acesso. Como resultado se ela pifa é necessário tirar a surdina, as rodas traseiras, os cabos do frio de mão, todas as conexões do tanque e tirar todo o tanque de combustível fora.
Como eu já tive 2 bombas de combustível queimadas em 5 anos e agora deu uma falhada, mas depois voltou, comecei a pensar em soluções, até pensei em usar GNV, mas tive uma idéia melhor, verifiquei que o local do filtro de combustível tinha espaço suficiente e também um suporte para colocar uma bomba de combustível externa, como tenho também Monza e ele usa bomba externa optei por ela.
Veja o local do filtro original da Zafira
Vejam que os tubos metálicos do freio servem como fixação para a bomba através de trava fio, que não tem também nenhum risco de rompê-los pois é plástico x metal.
Então projetei um esquema para colocar em conjunto com o filtro, e precisei comprar 1 filtro novo, 1 extensor de engate rápido para mangueiras de combustível.
Uma bomba de combustível de Monza que como era teste optei por uma recondicionada de R$ 71,00 até porque não sabia se iria funcionar e como minha bomba voltou a funcionar, por enquanto, ela serviria e se minha bomba original pifar aí compro uma nova de Monza para ter mais sossego.
2 T de tubulação de combustível, 2 metros de mangueira (para ter sobra) e muitas braçadeiras.
Usei ainda alguns amarra fio plástico e um pedaço de câmera de pneu de carro para enrolar a bomba e servir como isolamento para a vibração da bomba.
Eis o esquema:
Usei o by pass via registro de gás que sei que funciona e não vaza, ele serva para deixar passar o fluxo da bomba original sem "gargalo" da bomba secundária, quando pifar a principal aciono a secundária e fecho o by pass para que sugue do tanque e não em ciclo fechado pelas conexões T.
Se forem fazer o esquema só quando a bomba principal pifar nem precisa do by pass ou dos T é só colocar a bomba do Monza após o filtro.
Outra vantagem de usar a bomba após o filtro e que a bomba nunca irá travar por sujeira puxada do tanque.
Fotos do local após montagem:
Eu usei uma fiação alternativa com um fusível extra na bateria, mas podem usar uma derivação partindo do fusível da bomba da caixa de fusíveis, ou se já tiverem tirado o tanque puxar da bomba original, pois para chegar nos fios também tem que tirar o tanque.
Tinha dúvidas se a bomba externa do Monza sofreria de falta de vazão estando em série com a bomba pifada dentro do tanque, mas tirei o fusível da bomba original e o carro funcionou totalmente normal.
Nunca mais fico na mão na estrada pois agora tenho 2 bombas de combustível e mesmo que as duas pifem agora é fácil trocar a externa.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
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