CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

+2
CarlosZ
DUTRA S A
6 participantes

Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por DUTRA S A 13/11/2013, 16:05

nao pude deixar de passar esse material pra este forum, afinal é um prazer ajudar , mas peço que se possivel e se for necessario fixem o topico e tambem se puderem extrair os videos e fixar aqui sera melhor do que ter que acessar os links

esse informativo basico se aplica a maioria dos carros de qualquer modelo ou montadora , é um informativo tecnico do principio basico de como funciona , tambem há arquivos que podem ser baixados como pdf

caso nao haver acesso e so nao me perguntem porque , podem acessara aqui , la esta havendo acesso :

http://www.forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=9&t=25762

material :

http://www.marioloureiro.net/ensino/manuaisOutros/refrigeracao/CursoArCondicionadoAuto.pdf

videos :








a seguir é só pra ter um noçao :



fiquem a vontade e sejam bem vindos

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por CarlosZ 13/11/2013, 18:42

Bom material, fixado e ajustado, Dutra, para postar vídeos é só clicar na ferramente YouTube e colar o link, já fiz para ti.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por DUTRA S A 13/11/2013, 19:40

ba´tche !!! ficou muito tri mas que tal !!!!, sou meio bigua com informatica rsrsrs

mas valeu

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por gabri_hawk 24/11/2013, 17:07

Show de bola os vídeos !! O AC que eu mesmo instalei no meu também tem controle de temperatura por termostato. No sistema original do monza o controle da temperatura e feito misturando ar quente ao ar resfriado o que é bem primitivo uma vez que o compressor fica ligado quase que o tempo todo ! So desligando pelo pressostato de alta se a pressao interna aumentar muito ou pelo pressostato de baixa em caso de vazamento de gas.
gabri_hawk
gabri_hawk
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza sl/e 88 completo

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 45
Localização : Saquarema RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por CarlosZ 25/11/2013, 04:02

Interessante Gabriel, na minha Zafira Elite tenho ar digital, mas na verdade achava mais fáciil controlar a temperatura com o ar quente no Monza do que com o termostato da Zafira.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por gabri_hawk 26/11/2013, 14:18

Na verdade nao e que seja mais facil, a mudança de temperatura é mais rápida porque você tem duas fontes , uma de ar quente e outra de ar frio . Mistura-se os dois e o resultado é rapido. Com o termostato voce altera a frequencia que o compressor ira trabalhar o resultado ocorre mais lentamente. Mas no monza o compressor fica no pau o tempo todo , e tome consumo e perda de potencia do carro ! Ainda mais nos carburados que nao desligam o compressor ao se atochar o pe no acelerador. Mas se o ar da sua zafira é digital , ela faz correçoes e leituras automaticamentes para atingir e manter a temperatura que você "setou" . Tá tudo funcionando bem nele ?
gabri_hawk
gabri_hawk
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza sl/e 88 completo

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 45
Localização : Saquarema RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por CarlosZ 26/11/2013, 15:53

Funciona normal, mas por padrão manda o ar mais gelado possível para esfriar, e quando atinge a temperatura desliga, então obviamente o ar deixa de ser gelado e esquenta, o que eu não gosto é desta variancia de temperaturas, prefiro dosar e pronto.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por coyrj 26/11/2013, 18:22

Gabriel, phd em AC de monza
coyrj
coyrj
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza club 94 gasolina/gnv

Mensagens : 132
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 48
Localização : Itaguai-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por gabri_hawk 26/11/2013, 19:48

coyrj escreveu:Gabriel, phd em AC de monza
Po cara quem dera !! Very Happy 
gabri_hawk
gabri_hawk
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza sl/e 88 completo

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 45
Localização : Saquarema RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por DUTRA S A 29/11/2013, 22:08

o meu caça mesmo esta com o compressor de uma forma que ao ser acionado , da pra ouvir a metros de distancia , parece um moedor de carne kkkkkkkkkkkk chama atençao por onde passo, sem falar que estou andando sem uma funçao de um termostato sendo que os fios que sao dois ,desse que esta desativado quando encostam a ventoinha dispara e fica ligada direto , ainda nao arrumei o conector pra fazer o reparo por conta do local onde se aloja , é muito escondido , mas de resto ta funcionando numa boa

num reparador que fui tive que concordar com uma coisas em que ele me mostrou , falou etc.... que se eu puder manter funcionando ate onde der o meu compressor, sera melhor pra mim pois os que estao aparecendo hoje no mercado estao dando muito problema e muitos desconfiam que estao vindo da china os seus componentes internos , principalmente o sistema de embreagem algo assim e ele mesmo me falou que esse do monza tubarao foram os melhores a serem fabricados porque aguenta o que os de hoje nao aguenta, basta nao deixar faltar o gás.

dai eu falei , ainda bem tambem que no monza nao há uma vavula para o fluxo de ar quente e agua no radiador de ar quente como nos corsas e outros no mercado porque ta aparecendo muitos carros com esse sistema problematico em razao dessa valvula , pois quando voce quer ar quente ela nao abre, e quando nao quer voce vai ter e na marra kkkkkkk

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por CarlosZ 30/11/2013, 06:49

Só para ter certeza, teu coxim não quebrou e o motor está calçado no compressor do ar, sempre que o meu fica barulhento é isso.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por DUTRA S A 30/11/2013, 09:15

CarlosZ escreveu:Só para ter certeza, teu coxim não quebrou e o motor está calçado no compressor do ar, sempre que o meu fica barulhento é isso.
nao nao, o barulho é interno mesmo , a principio pensei em ser a polia externa do compressor que trabalha em falso com a correia e tambem nao era, é como se fosse um rolamento sendo muido , um barulho enorme, um ronco alto mesmo, mas como me disseram da pra ir longe basta nao deixar vazar o gas

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por gabri_hawk 1/12/2013, 06:06

Mas o teu AC tá gelando bem Dutra ?
gabri_hawk
gabri_hawk
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza sl/e 88 completo

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 45
Localização : Saquarema RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por DUTRA S A 1/12/2013, 22:15

gabri_hawk escreveu:Mas o teu AC tá gelando bem Dutra ?  
gelando esta sim , o fato de mal resfriamento se deve nao so por baixa quantidade de nitrogenio etc...... tambem de como foi projetado o fluxo geral entorno do motor, no meu mesmo a mangueira afrente do radiador de agua eu isolei pra ajudar a resfriar mais rapido , e mesmo assim demora um pouco porque tudo a volta do sistema esta quente e eu queria poder isolar toda a tubulaçao alem de aperfeiçoar como fez um membro dos monzeiros que nao me lembro mas acho que foi o diego paiva , nao tenho certeza no momento pois a um dia estou tentando acessar os monzeiros e nao consigo so aparece uma loira com uns anuncios kkkkkkk, nao sei se é meu pc ou se é o forum , em fim ele instalou uma ventoinha acho que do astra/zafira na parte da frente do radiador de ar com reles etc,,,, e faz todo o sentido quando ele afirma que ao acionar o ar/c que tambem aciona essa ventoinha o ar muito rapidamente sai gelado mesmo

nao vou negar o fato do meu sistema haver vazamentos , mas deve ser pouca coisa mesmo , porque quando eu nao tava com gas eu troquei a mangueira afrente do radiador de agua e dei uma carga de 700 gramas de gas nao durou 1 mes e ja haviam condenado meu condicionador de ar rsrsrsrsr

dai fui em outro reparador , qualquer um que olha o lugar diz que o tiozinho nao manja que é só quebra galho rsrsr e nisso botei mais uma carga pra perder grana e ter certeza de fazer o reparo geral do sistema so que foi de 750 ou 730 gramas de gas e foi o R134 se nao me engano , e faz exatamento 1 ano que esta funcionando numa boa apesar do barulho , tanto é que esse mesmo reparador quem me relatou os fatos que citei acima sobre os compressores atuais e mais modernos , agora, resta saber se da primeira vez botaram o gas certo né pois nao me disseram e o recipíente com o adesivo nao me significou nada se era mesmo o R134 ou seila rsrsr

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por gabri_hawk 2/12/2013, 06:33

O mais estranho é a primeira carga de gás nao ter durado 1 mes e a segunda estar a mais de 1 ano . Acho difícil que realmente haja vazamento. Se o barulho de moedor de cana so acontece com AC ligado , o mais provavel e que seja interno ao compressor o que é comum. Principalmente em AC que ficou parado e/ou desligado muito tempo. O certo é ligar pelo menos uma vez por semana para lubrificar o sistema.
Quanto ao gás , o comercializado para carros é o r134 mesmo. Só que tem vários fabricantes de R134. Esses camaradas que poem placas dizendo "carga de gas só 50 reais ! " chuta que é macumba ! Laughing Isso é gas chinês . O que acontece é que o r134 já é por si só muito mais corrosivo e propenso a vazamentos que o bom e velho r12. O r134 chinês então , nem se fala ! É um veneno pro teu AC . Corroi tudo de dentro pra fora.Depois é vazamento pra tudo que é lado. O gás que uso no meu AC que fiz é o da marca DUPONT . O óleo do compressor se voce for mexer nisso é sintetico da marca PAG. Sistema com r12 usa mineral. Se misturar os dois é um abraço ...
Se você abrir o teu sistema para mexer em compressor ou alguma coisa , o certo no caso de voce retificar teu compressor e trocar orings e selo do compressor proprios para r134 e o óleo. Dar vacuo no sistema , carga de nitrogênio para "secar" tudo por dentro rodar um dia. No dia seguinte vácuo e gás r134. Abraço !!
gabri_hawk
gabri_hawk
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza sl/e 88 completo

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 45
Localização : Saquarema RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por pablopttm 20/12/2013, 10:57

Dutra , meu monza também faz essa barulheira toda. e ja vi alguns monzas fazerem isso tambem. e eu perdi a proteção das polias dai o barulho fica maior ainda. mas funciona bem e vai longe ainda foi o que me falaram também.

Gabriel, to com uma duvida , meu ac foi feito uma revisao e colocado gas 134 dupont mas apos isso foi colocado a ventoinha auxiliar, acho que vc falou uma vez nos monzeiros que depois que coloca a ventoinha precisa colocar mais um pouco de gas , me explica isso melhor. Outra coisa o ac demora um pouco pra gelar o carro e quando começa a ficar bom dentro do carro ele fica ligando/desligando o compressor dando a entender que o AC nao gela mais que aquilo que sai nos difusores. E no calorao de rachar e ando sem pelicula o AC apenas refresca.
Ai , eu pensei. sera que o ac ta se comportando dessa forma pq os pressostato sao de r12 e coloquei r134 e a pressoes de alta e baixa sao diferentes. pq se nao ficasse no liga/desliga do compressor a temperatura iria ficar boa dentro do carro. abraço.

Ps. gostaria de entrar mais vezes no forum , uma pena que só acesso foruns quando estou no trabalho mas lá nao aceita esse forum(algum bloqueio na rede da minha empresa) o monzeiros e outros funcionam. blogspot tambem nao funciona lá. Hj estou em casa e pude acessar. Abraço
pablopttm
pablopttm
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza SL/E 1988 Verde Amazônia

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 32
Localização : Esteio RS

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por CarlosZ 20/12/2013, 14:20

Meu forte não é ar, mas parece problema de falta de gás no sistema ou no pressiostato, resumindo baixa/alta pressão no sistema.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por DUTRA S A 20/12/2013, 15:28

pablo, eu descobri no meu a razao de estar armando e desarmando : os conectores do pressostatos com folga , ( os terminais com fio )

baixa pressao de gas (vazamento)

reles com fraqueza e mau encaixe (mal contato)

quando a pressao esta baixa , pelo menos no meu os reles esquentam alem do normal de quando tudo esta em ordem

quanto ao compressor , é isso mesmo , so nao pode deixar com baixa pressao de gas e falta de oleo , mas nao significa que ira durar pra sempre , eu mesmo vou ter que trocar ele pois o barulho muitas vezes irrita , chama muito a atençao srsr

o sistema de resfriamento no monza é complicado mesmo, nao gela tao rapido mesmo, tanto que muitos instalam uma ventoinha com rele etc....do astra na frente do condeçador o que pela logica resfria mais rapido , mas nao é so o monza que tem esse detalhe , hoje mesmo fui levar um prisma 1.4 30.000km ( 0km) completo adiquirido a 2 semanas pra fazer revisoes de balanciamento , alinhamento etc,,,,
ele estava na rua a horas debaixo de ceu azul , liguei o ar no talo, claro que resfria mais rapido que o do monza pois é um sistema mais vedado, novo e moderno , mas nao foi um resfriamento de mesmo segundo , demorou um pouco tambem eu diria que entorno de 15 segundos

entao o que eu pude fazer no meu pra ajudar foi isolar o tubo que passa na frente do radiador de agua com um tubo sanfonado de aluminio, e so andando pra resfriar mais rapido

no meu projeto mesmo um item de modificaçao nisso é contornar esse tubo por baixo ou pela frente do condeçador , eu so nao sei ainda se dara certo em questao de mudança rapida de temperatura no sistema , mas estou analizando isso ainda

abs estamos ai
DUTRA S A
DUTRA S A
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR

Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por willian duarte da silva 3/3/2014, 10:09

gostaria que me ajudassem,os fios do compressor estao cortados e nao sei de onde eles vem,gostaria de saber de onde eles saem p/ poder religa-lo,tenho um monza classic se 93

willian duarte da silva
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza classic se 93 efi,verde,alcool,aquisição em 2010

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por CarlosZ 3/3/2014, 13:04

O fio vem da caixa de fusíveis, especificamento do relé C e do fusível K5.
 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Caixaderelesefusiveismonza
 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Esquemaarmultec700
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por willian duarte da silva 5/3/2014, 09:02

muito obrigado cara,tentei a resposta algumas vezes no monzeiros mas la parece que tem um limbo,so respondem sobre topicos que nao tem duvidas e te deixam dias sem nada ate vc desistir,ta foda la  Crying or Very sad 

willian duarte da silva
Carteira de aprendiz
Carteira de aprendiz

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza classic se 93 efi,verde,alcool,aquisição em 2010

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por CarlosZ 5/3/2014, 16:56

o Monzeiros tem muita coisa, mas com total falta de administração e apenas interesse financeiro realmente fica difícil.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por gabri_hawk 14/4/2014, 10:58

Pablo , desculpe a demora . O que ocorre é que quanto mais ventilação houver no condensador , mais baixa é a pressão interna do sistema e ele acaba absorvendo uma quantidade maior de gás e tendo um rendimento maior pois há mais troca de calor. Mas essa quantidade não é muito maior, acho que uns 150 gramas . Nunca de gas demais no sistema pois isso é tão prejudicial quanto a falta dele . Sim as pressões dos sistemas são diferentes e com certeza os pressostatos também são. Não sei te dizer os valores pois não conheci de perto os sistemas com r12. Mais sei que os sistemas com r12 tinham pressao mais baixa. Recentemente coloquei um pressostato trinario no meu sistema que executa as funções dos tres pressostatos. Desliga tudo com 28 psi ou 380 psi (falta ou excesso) e fica comutando primeiro e segundo estagio da ventoinhha entre 180 e 250 psi. Vou perguntar a um cara que é conhecidíssimo (que me orientou quando construir meu AC) quanto aos valores desses pressostatos e da pressao de trabalho com R12 .
gabri_hawk
gabri_hawk
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza sl/e 88 completo

Mensagens : 122
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 45
Localização : Saquarema RJ

Ir para o topo Ir para baixo

 ar condicionado, informaçoes tecnicas e  videos Empty Re: ar condicionado, informaçoes tecnicas e videos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos