CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alguém sabe explicar?

2 participantes

Ir para baixo

Alguém sabe explicar? Empty Alguém sabe explicar?

Mensagem por Marcelo Rios 17/10/2013, 14:06

Desculpem minha ignorância, mas alguém poderia me explicar o que significa e a diferença de cada um desses itens?

Potência 116 cv a 5200 rpm
Torque 17,3 kgfm a 2400 rpm
Marcelo Rios
Marcelo Rios
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Zafira CD ano 2001/ 2.0 8v / Gasolina / GNV

Mensagens : 173
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém sabe explicar? Empty Re: Alguém sabe explicar?

Mensagem por CarlosZ 17/10/2013, 15:38

O Comendador Enzo Ferrari dizia:

"Potência vende carros, mas o que ganha corridas é o torque!"

Em termos bem leigos a potência está mais associada a velocidade final que se pode atingir, é força do motor contra a resistência do atrito mecânico e do ar e a velocidade limte do carro é definida pela força que ele produz.

O torque é relacionado a capacidade de aceleração do carro, com a força que pode ser transferida naquele instânte as rodas, como em uma pista o que mais importa é a capacidade de aceleração do carro, pois elas são repletas de curvas, e geralmente as retas não são muito longas a velocidade final na maior parte da volta não é alcançada, eis a explicação para a frase do Comendador.

Se quiser em termos técnicos posso passar, mas não acho que era o que tu queria saber, acho que queria para que servem na decisão de ter um carro.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém sabe explicar? Empty Re: Alguém sabe explicar?

Mensagem por Marcelo Rios 17/10/2013, 15:48

Serviu muito a explicação, mas porém tenho outra dúvida...
Torque 17,3 kgfm a 2400 rpm, significa que tenho que fazer as trocas de marcha com 2400 rpm?
Marcelo Rios
Marcelo Rios
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Zafira CD ano 2001/ 2.0 8v / Gasolina / GNV

Mensagens : 173
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém sabe explicar? Empty Re: Alguém sabe explicar?

Mensagem por CarlosZ 17/10/2013, 16:53

Siginifica que o regime de maior torque acontece nesta rotação, sendo esta a rotação mais econômica para o consumo, pois é a que menos exige esforço do motor, então a rotação mais desejada é 2400 RPM, se conseguir manter esta rotação estará economizando mais, então não troque em 2400, se possível deixe em 2400 RPM.


Última edição por CarlosZ em 17/10/2013, 19:29, editado 1 vez(es)
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém sabe explicar? Empty Re: Alguém sabe explicar?

Mensagem por Marcelo Rios 17/10/2013, 16:54

Entendi Carlos. Obrigado.
Te mandei um MP.
Marcelo Rios
Marcelo Rios
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Zafira CD ano 2001/ 2.0 8v / Gasolina / GNV

Mensagens : 173
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 49
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Alguém sabe explicar? Empty Re: Alguém sabe explicar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos