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Vacuo pequeno no coletor e lenta elevada

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Mensagem por Henrique.M 16/9/2013, 15:05

Boa Tarde Galera.

Estou com um problema no meu Monza, e até agora não encontrei a solução.

São dois problemas que enfrento: ]
Primeiro: em marcha lenta, quando frio, o vácuo indicado pelo vacuômetro esta na metade, mas é só acelerar que já abaixa, depois quando quente, baixa, mas não fica no minimo, fica 1 ou 2 mm a cima do minimo, já olhei todo o coletor e não tem entrada falsa de ar aparente,e as vezes até fica no minimo, mas tem horas que levanta um pouco.

Segundo: Esse até que não me incomoda muito, mas as vezes, principalmente quando vou parar em sinaleira, a lenta fica em 1500rpm e não baixa, as vezes até baixa sozinho, mas tem horas que preciso da umas pisadas para ele normalizar.

O que andei fazendo no carro ultimamente foi: Troca das Velas e Cabos de Velas e Troca do Filtro de Ar e IAC (fui limpar e o meu se desmontou Sad )

Se alguém tiver alguma ideia, me fala ae.

Abraço.
Henrique.M
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Mensagem por CarlosZ 17/9/2013, 15:38

Henrique, me mande os logs padrões 1 (motor frio na lenta) e 2 (lenta, 1000, 2000, 3000 rpm e pisadas), assim poderei avaliar.

E o problema do cabeçote? Já foi resolvido? Pode ser a fissura que abriu de vez!
CarlosZ
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Mensagem por Henrique.M 17/9/2013, 15:49

Bom, acho que neste feriado vou poder fazer os testes, mas a possível fissura, que eu sei, não foi mexida, mas acho que vou ter que acabar trocando o cabeçote.

Até sábado, ou antes, já passo os logs.

Abraço.
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Mensagem por Henrique.M 22/9/2013, 17:10

Boa Tarde Carlos.

Estou repassando os logs que fiz a pouco no Monza.

Até pensei que não teria tempo para conseguir fazer o teste.

Aproveitando, não sei o que esta ocorrendo, mas não estou conseguindo fazer a macro do excel funcionar aqui no meu notebook, estou usando uma maquina virtual com windows xp sp3 aqui, com o office 2007 instalado, da um erro na macro, e ela para de carregar, mas vou testar abrir no meu pc para ver no que dá.

Consegui abrir agora no meu pc, acho que é a versão da macro, no pc tenho a versão "D", não sei qual é a que tu colocou no link do site, qualquer coisa eu faço upload da minha no mega.

Segue os links.

Log 01 Monza 220913.xls (5.3 MB)

Log 02 Monza 220913.xls (842 KB)

Qualquer problema é só me avisar.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 22/9/2013, 22:18

Olhando os teus gráficos atuais e os de um ano atrás estão quase todos iguais, menos o consumo que na lenta era 1,2, passou a 1,5 l/h, como o vácuo não mudou, nem o IAC, só posso pensar em problemas de vazão, ou seja bico, pressão na bomba ou a válvula reguladora de pressão da TBI.

Vai ter que medir a pressão da linha de combustível e limpar o bico.
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Mensagem por Henrique.M 22/9/2013, 22:23

E o problema do ponto, parece que ainda persiste, acredita ainda ser algum problema de trica no cabeçote?

Amanhã vou fazer um teste com ele andando, possivelmente ira ficar bem longo, mas pode ser que ilustre mais alguns possíveis sintomas/problemas do carro.
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Mensagem por CarlosZ 22/9/2013, 23:04

O sintoma da trinca permanece inalterado começando à 55ºC, como não houve alteração na temperatura, ele não deve ter piorado.
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Mensagem por Henrique.M 23/9/2013, 05:25

Então Carlos, na real, eu deixe o carro aquecer todo, se tu for ver na tabela de dados, vai ver que gravei tudo, só não sei porque no gráfico só aparece até 55°C +-.

Estou saindo daqui a pouco para ir trabalhar, e já vou aproveitar para gravar um log dele andando.

Não consegui salvar o log da vinda para o trabalho hoje, tipo, não gerou o excel, ficou dando falhas, então, vou ficar devendo o log do carro andando =/

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 23/9/2013, 16:45

O log foi completo, desde frio 16,5 ºC até 101,75ºC depois esfriando até 91,25ºC, o que quis dizer é que o problema da fissura e avanço continua na mesma, surge em 55ºC.
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Mensagem por Henrique.M 23/9/2013, 17:45

OK, entendi, é que pelo menos, aqui quando abri o log, nos graficos só apareceu até +- 60°C, isso valendo para as outras leituras (se referenciando pelo tempo) ae pensei que ocorreu o mesmo ae e voce não viu todo o log.

Outro problema é que agora ao gerar o log no excel, o ElanScan esta dando a seguinte mensagem de erro: old format or invalid type library

Não sei o que pode ser, estou a pesquisar, se eu descobri, eu posto.

Abraço
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Mensagem por CarlosZ 23/9/2013, 18:13

Isso só dá com alteração de dll, algo sobrescreveu alguma dll do elanscan ou do windows, baixa o elanscan novamente, se não der certo baixe o backup do windows, ou tente usar em outro micro.
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Mensagem por Henrique.M 25/9/2013, 18:11

Bom, voltei, e ainda não tenho o log (ainda não matei a charada do erro do scanner).

Bom, meu pai levou o Monza em um mecânico, sobre a alegação de revisar o sistema de combustível (bomba, filtro...) e o mecânico disse que a bomba esta OK (com 2kg de pressão) e trocou o filtro, mas o problema ficou com o bico, que ele disse que o meu estava fraco e não fazia o spray como deveria, alem disso, diz ele, que seria o bico do monza 1.8 (sendo o meu 2.0), só que tentei achar em algum catalogo o numero dele e não achei (olhei no da bosch e delphi), no ML, quando coloco o código que esta nele, aparece a maioria é monza 1.8, mas ainda não estou convencido, por isso peço a ajuda de todos a fim de confirmar esse bico.

O numero dele é 3052(ou 3082, ta meio gasto) na vertical e mais abaixo na horizontal, perto do conector, tem 4865. Ele tem cor verde/cinza e não tem nenhuma marca gravada, só uma especie de "PP" emendado, ou algo do gênero.

Se for o caso, mando fotos.

Mas alem disso, parece que o vácuo mostrado no painel voltou ao normal, e ta um pouco mais equalizado, mais limpo, se posso dizer isso, só quero ver agora no consumo =S.

Vou ver se consigo arrumar o scanner a fim de mandar outro log o mais rápido possível.

Assim que tiver novidades, eu posto.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 25/9/2013, 19:11

O bico do Monza só muda de álcool e de gasolina, o resto quem gerencia é a ECM com o tempo de injeção, ou seja, queria te enrolar, quanto a pulverização, geralmente uma limpeza do bico resolve, ele fez isso?
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Mensagem por Henrique.M 25/9/2013, 19:29

Diz ele que fez, varias vezes, eu vou ver se na sexta eu leve o meu antigo bico para um pai de um amigo meu que tem uma mecânica e pedir para testar esse meu bico, e eu vou ver.

E sobre o numero, descobriu algo?

O Bico que esta nele agora é outra numeração, que não lembro, mas sei que a cor é azul claro, diferente do meu que é verde/cinza.
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Mensagem por CarlosZ 25/9/2013, 20:44

Bicos do Monza são Cinza (gasolina) e Branco (álcool), qualquer coisa diferente não é de Monza.

Veja as numerações no CEPCHEV
https://chevroleiros.forumeiros.com/t6-catalogo-de-pecas-chevrolet
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Mensagem por Henrique.M 25/9/2013, 20:59

Eu já olhei o numero no cepchev, e nem o que tinha e nem o outro bate na numeração, até que tenho que ver no catalogo da delphi, já que o bico que foi colocado é da delphi, e não original GM, ae pode haver mudança de cores, creio eu

Atualização:

Uma coisa que notei ontem, olhando para o bico que foi tirar do meu carro, é que na parte interna, onde entra o conector, ele ainda é azul, meio gasto/fraco, mas olhando na luz da para ver ainda algum vestigio do azul que ele era, então, possivelmente ele fosse um azul, só que com o tempo, acabou ficando cinza/verde/sem cor, mas, como tu mesmo disse Carlos, só existe bico para Monza Alcool e Gasolina, sem distinção de motor (1.8 ou 2.0), então, o que pretendo fazer, conheço um pai de um amigo meu que é mecanico, e ele quebra uns galhos para uns amigos meus, vou levar o meu bico usado para ele testar e eu ver, e também vamos regular novamente a central, pois, querendo ou não, toda a regulagem de ponto e mistura estava para um bico gasto. Pretendo fazer isso na sexta feira, então, assim que tiver novidades, eu aviso.

Abraço.
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Mensagem por Henrique.M 30/9/2013, 08:05

Bom Dia Pessoal.

Veio atualizar algumas informações.

Seguinte, passei sexta feira no pai de um amigo meu que é mecânico, para passar um scanner no monza, e descobrir algumas coisas interessantes.

1°: Nosso scanner esta com algumas leituras erradas, já que ele usando o Napro, mostrou por exemplo que o IAC do meu monza esta quase todo fechado, indicando uma grande entrada falsa de ar, e no nosso scanner, o IAC esta com abertura de 20 posições, e no Napro apareceu com 8~9

2°: Como comentei acima, estou com problema de entrada falsa de ar, já que mesmo fechando todo o IAC(recurso do Napro), o motor nem ao mesmo ameaça morrer, e analisando outro sinais, o TPS tem uma ligeira oscilação, coisa de 0,52~0,55 volts, e tudo leva a crer que a borboleta ou esta torta ou esta com desgaste nela ou no eixo, ja que ao segurar o acelerador na mão,e forçar ela a ficar fechada,a variação para, só que ainda não abri nada para analisar.

3°: Sobre o Avanço de Ignição, de acordo com o Napro, em temperatura de trabalho, a oscilação que tem é de 22° á 25°, valores que até onde o mecânico me passou é normal, tendo em vista que tem que haver variação,e até mesmo pelo próprio Napro, esse valores estão dentro da leitura normal.

Bom, alem disso, pretendo em uma próxima visita a ele, realizar um log, se possível, mesmo com o carro aquecido, para poder mostrar a vocês e termos uma segunda opinião sobre o que pode estar ocorrendo. Alem disso, foi feita uma regulagem no CO, já que a mistura Ar/Comb. do Monza estava abaixo dos 14, isso tudo lido pelo Napro, então, baixando a tensão do Potenciômetro de 1,5 para 1,33 volts, e agora estou andando com o carro para ver como fica o consumo.

Vale ressaltar, que não estou criticando toda a ajuda do Carlos até aqui com o Scanner, só quero ajudar a podermos ter uma ferramenta mais precisa e confiável, então, não levem o meu comentário "Nosso Scanner esta errado" como algum tipo de critica negativa, e sim, como um estimulo para melhorarmos, até Carlos, o que eu puder ajudar, pode contar comigo.

Aguardo o retorno.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 30/9/2013, 16:01

O Napro é uma ferramenta profissional, que consegue incluve atuar sobre a ECM, o nosso apenas gera log, o custo do Napro também é profissional, chuto algo perto de R$ 15.000,00, mas os testes que o Marcell Muray dos monzeiros fez, foi possível ver que também não é o bixo não, os valores do MAP são totalmente incorretos.

Quanto ao avanço, este valor nunca foi ajustado, eu nunca pude ter duas tabelas para efetuar o ajuste, então não são graus, mas "pontos", a mesma coisa vale para o IAC.

Finalizando, um defeito no ElanScan é que ele não consegue ler o valor mínimo da voltagem da posição da borboleta, considera 0 como mínimo e só, só consegue ler valore acima de 0.

Quando a análise do IAC é possível ver que o teu não estava fechado, já simulei um tubo rasgado e ele fecha por completo que não foi o teu caso.

Sim gostarei muito de uma análise do Napro para o log 2, poderei comparar e ajustar alguns valores.
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Mensagem por Henrique.M 30/9/2013, 18:35

Bom Carlos, sobre o custo do Napro, andei pesquisando em distribuidores, com +- R$6000 reais já pode comprar um completo, com todos os adaptadores e conversores.

Mas sobre a leitura do ponto, até onde sei, o ponto é medido em graus, o IAC sim seria em posições, ou melhor, "passos" já que é um motor de passo.

Mas agora vem uma duvida, pode ser que por eu estar fazendo leitura pelo adaptador USB mude algo no Elan? Ou ele interpreta da mesma forma que fosse por RS-232?

E sobre a gravação de log, irei conversar com ele, e talvez marcar para um sábado para fazer o log 2, mas sinto que ele vai colocar areia, já que ele foi meio "cético" em dizer que só scanner oficiais conseguem leituras boas, que qualquer tipo de "improviso' iria falhar de certa forma.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 30/9/2013, 19:31

R$ 6.000,00? Ou é usado ou baixou muito desde a vez que eu vi.

Eu sei que o avanço é em graus, porém não tenho referência para o ajuste e conversão dos valores para graus, por isso usamos o valor como pontos.

Sim, por óbvio um scanner profissional é melhor, mas com R$ 40,00 ter um scanner que verifica praticamente tudo de um profissional é uma barbada.

Não faz diferença usar o Serial ou USB, eles são apenas os decodificadores do sinal, a entrada e a saída são exatamente iguais.


Última edição por CarlosZ em 30/9/2013, 21:41, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Henrique.M 30/9/2013, 20:43

Bom, agora ficou mais claro, bom, irei marcar um dia em que ele tenha um pouco mais de tempo, e vou fazer assim: Vou levar meu notebook, e fazer um log com o Elan em lenta, 2000rpm e 3000rpm, e salvar,e colocar o Napro para fazer os mesmo testes, e vou comparar os valores obtidos, não irei fazer as pisadas já que ao meu ver é um pouco inconsistente, ja que não sei se irei estar aplicando a mesma "força", mas acredito que já com esses testes iremos ter alguma ideia de como estar o nosso scanner comparado com um profissional.

E só a titulo de comentário, segue o link da pagina onde encontrei o scanner Napro Novo a venda: http://www.cetae.com.br/scanner-injecao-eletronica.html

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 30/9/2013, 21:38

As pisadas servem para ver o vácuo no máximo quando o motor está desacelerando, isso simula situações de freio motor. Já a alta RPM pode mostrar problemas no módulo HEI, mas não é o teu caso. Esse é o intuíto das pisadas.
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Mensagem por CarlosZ 3/10/2013, 21:36

Analisando toda a minha base de logs achei om gráfico com o valor mínimo do TPS, é o unsed, vou ajustar o excel e depois disponibilizo.

Mas Henrique, não vi nenhuma oscilação no teu TPS, como disse que o NAPRO tinha mostrado, mas o sinal é mais alto que o meu, o que significa que ele pode estar fechando mal como tu afirmou.
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Mensagem por CarlosZ 7/10/2013, 16:29

Henrique no tópico do scanner já disponiblizei a versão 2.0f do interpretador Excel que agora consegue ler a voltagem mínima do TPS.
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Mensagem por ricardo varani 8/10/2013, 07:43

azul claro não é o bico da s-10?
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