CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Situações que passei com o meu carro

Ir para baixo

Situações que passei com o meu carro Empty Situações que passei com o meu carro

Mensagem por CarlosZ 2/6/2013, 09:06

Vamos contar as histórias curiosas que passamos como nossos casos, não só como curiosidade, mas como soluções também!

Vou separar cada caso em um post para não ficar longo demais!


Tormentos antigos: Fusível queimando em intervalos regulares, este problema aconteceu com o Monza Club

Este problema me atormentou a uns anos atrás, demorei 3 ou 4 meses para achar o problema.

O sintoma era o seguinte a cada 300 km que eu andava com o carro o fusível do módulo queimava. Eu colocava outro e queimava novamente. Em um dado momento coloquei um amperímetro em série com o fusível para ver se havia algo fora do normal, e nada! Recolocava o fusível e 300 km depois ele queimava.

Qual era o problema? Mais simples que se possa imaginar o fusível estava meio solto no quadro e quando o carro passava em pisos mais irregulares ele trepidava e pulava faíscas dele e as faícas aumentavam a temperatura até que ele derretesse.

Solução? Com uma chave de fenda bem finhina entortei de leve os pinos do contato do quadro de fusível.

E como isso pode acontecer com qualquer fusível do carro, revisem isso antes de qualquer coisa caso seu fusível queime em intervalos regulares.


Última edição por CarlosZ em 2/6/2013, 10:30, editado 1 vez(es)
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Situações que passei com o meu carro Empty Re: Situações que passei com o meu carro

Mensagem por CarlosZ 2/6/2013, 09:15

Motor sem força só em subidas!

Aconteceu com meu Monza Hatch (Carburado)

O sintoma era claro, no plano e ladeira abaixo, a potência estva plena, pisava e respondia, mas em subidas o moto não conseguia nem mesmo se manter ligado, achei que era a bomba de combustível, mas tirei e testei tinha a força normal, quando bombava jorrava a pressão normal, o jato de teste (com água) cuspia até 3 metros de altura, quando bombava com a mão e sugando a água de um balde.

O que não tinha percebido é que o pino da bomba que trabalha junto com o excentrico do comando estava gasto, e na verdade quase nada mexia, por isso a falta de pressão, outro problema que também acontece é o excentrido do comando gastar.

Ficava sem força na subida porque no plano e lomba abaixo a diferença de altura entre o tanque e a bomba era pequena, mas em subidas a pressão não era suficiente.
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Situações que passei com o meu carro Empty Re: Situações que passei com o meu carro

Mensagem por CarlosZ 2/6/2013, 10:00

Excesso de vapores do óleo

Como o meu carro passou por retífica e tudo foi totalmente limpo, como descrito neste tópico, vale a pena este adendo, pois o problema começõe exatamente pelo filtro estar limpo demais e deixando passar vapores do cárter em excesso

O caso é o seguinte, quando o motor ficava bem quente não havia santo que fizesse ele pegar, parecia que a bateria não tinha força, que o ponto estava desregulado, que estava afogando e criando calço hidráulico, que o motor de arranque estava ferrado, que o alternador não carregava, que estava com falta de aterramento no motor, etc...

Todas estas soluções foram propostas em diversos tópicos no Monzeiros e por diversos “profissionais”, “especialistas” na área.

Durante um ano tinha minhas soluções, desligava o bico antes de desligar a chave, desligava a bomba de combustível antes, fazia o motor girar sem combustível para deixar a câmara de combustão vazia, aumentava a lubrificação do motor, recuava ao máximo o ponto.

Até que decidi ver dentro da TBI ver o que estava acontecendo, tirei a tampa do filtro e fiz pegar, e antes do motor pegar saiu uma fumaceira, mas não do TBI, mas sim do canos do respiro do óleo que entra na carcaça do fltro de ar, e pensei num caso que aconteceu com o Hatch depois de ficar super afogado, subia do motor via o mesmo cano do respiro que vai para a carcaça do filtro de ar, vapores de álcool do óleo enxarcado de álcool evaporando, mas neste caso são vapores do próprio óleo, que tem uma baixa octanagem, e detonam só pela pressão do cilindro, como num diesel, dando contras no motor e travando o arranque.

A propósito, a fumaceira só sai quando o motor fica parado por dois minutos e quando giro o arranque, depois com o motor funcionando, nada, fica tudo limpo!

Em resumo se eu desconecto a mangueira, ou tiro a tampa do filtro de ar o motor pega sempre fácil!

Só demorei 12 meses para descobrir, e ninguém sabia o porquê!

A solução para os vapores foi estranha, mas funcionou perfeitamente, coloquei um filtro (do tipo filtro de carcaça plástica para motores carburados a gasolina), mais uma mangueira da mesma bitola e com uma mangueira intermediária para fixar o filtro entre a mangueira original e a nova, a vazão dos vapores diminuiu um pouco, mas agora só sai o excesso de pressão, e de quando eu trocar o óleo trocarei também o filtro!

Esse problema só aparece em carros a álcool ou com o motor recém reformado onde a compressão do motor é alta!

Foto com item 20
Situações que passei com o meu carro Motord
CarlosZ
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS

https://chevroleiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Situações que passei com o meu carro Empty Re: Situações que passei com o meu carro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos