Teste de bobina

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Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 13/3/2013, 14:02

Então a dúvida é essa: como testar a bobina EFI usando um multímetro?
Quais valores deve apresentar em quais terminais?

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Re: Teste de bobina

Mensagem por CarlosZ em 13/3/2013, 19:33

Resistencia primária 0,35 a 1,50 ohms
Resistencia secundária 7,5K a 9,0 Kohms

medir a primaria: desconecte o plug de 2 fios do modulo hei e meça os 2 pinos com as pontas de prova, colocando o multiteste em 200 ohms, entre os pinos que entram nos soquetes da fiação.

medir a secundaria: uma ponta do multimetro na saida do cabo de vela (retire o cabo) e a outra ponta no pino positivo preto, colocando o multiteste em 20 Kohms.

E para medir a voltagem efetiva do secundário precisa usar isso:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463745829-ignico-meter-osciloscopio-injeco-eletrnica-bobina-vela-_JM

Eu testei na Zafira e Meriva e gostei, ainda não vi no Monza e com cabo ruim.

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Re: Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 13/3/2013, 23:52

Muitíssimo obrigado!
Vou ver se testo amanhã, pois os "picos" no rpm do meu painel digital têm aumentado ultimamente Sad

Muito interessante o medidor de voltagem, agora da pra conferir se as bobinas realmente chegam na voltagem anunciada, mas vou ver se acho algum equivalente chinês, minha prioridade agora é montar um distribuidor reserva para emergências Smile

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Re: Teste de bobina

Mensagem por CarlosZ em 14/3/2013, 17:03

OK, qualquer coisa vai perguntando.

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Re: Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 16/3/2013, 14:47

Testei aqui, mas meu multiteste não está preciso, deu 9.7 variando a 10.8 na primária. Encostando as 2 pontas juntas deu 2.1 ohms
Então descontando os 2.1, ainda está bem fora.

Já no secundário não consegui nenhuma leitura, deveria ter testado com a ignição ligada?

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Re: Teste de bobina

Mensagem por CarlosZ em 16/3/2013, 14:51

Não, o teste deve ser feito com TODOS os cabos da bobina desligados.

No teste de resistência mínima do próprio multiteste, 2,1 é muito, a pilha de 9V interna deve estar fraca, não dá para testar ela com o próprio multiteste usando a mesma.

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Re: Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 16/3/2013, 16:07

Pior que a pilha é nova, antes de colocar (a ~2 semanas), medi com outro multiteste a estava 9,8v.
Refiz com todos os cabos soltos agora, deu 4.0 e foi abaixando até parar em 3.0 ohms, mas a do multiteste deu 2.5 agora...
Mas o secundário continuou não acusando nada.

Depois vou pegar outro multiteste mais confiável e re-faço as medições

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Re: Teste de bobina

Mensagem por CarlosZ em 16/3/2013, 17:43

No segundo teste colocou m 20 Kohms? Se confirmar com outro multiteste, acho que pode comprar outra bobina, testá-la na loja antes de pagar, e trocar.

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Re: Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 16/3/2013, 21:06

Sim, coloquei em 20k, continuou em 1, como se tivesse aberto o circuito.
Estranho que o carro funciona normal...

Testei em outra bobina (Marflex, era a única que tinha na loja aqui, não recomendo) que tinha comprado a muito tempo de reserva e não funcionou, deu 0.000 em ambos os testes...

Quanto a testar na loja, 90% das peças que compro é pela internet (quando acha, é genérico), então teste só quando recebo Sad

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Re: Teste de bobina

Mensagem por gabri_hawk em 16/3/2013, 21:40

Não há oxidação nos terminais ? Experimente dar uma raspadinha bem de leve nos terminais com a ponta do multímetro. Com essa raspadinha você deve encontrar os valores ôhmicos que o Carlos falou Smile
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Re: Teste de bobina

Mensagem por ricardo varani em 17/3/2013, 16:17

como testar a bobina dos carburados?

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Re: Teste de bobina

Mensagem por CarlosZ em 17/3/2013, 16:24

Primária
Em todos os motores carburados de quatro tempos a resistência deve estar entre 0,23 ohms e 0,15 ohms.

Scundária
A resistência deve estar entre 225 ohms e 325 ohms para todos os motores

Fonte: http://www.ehow.com.br/resolver-problemas-bobinas-ignicao-johnson-como_19690/

Mesmos pocedimentos acima

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Re: Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 17/3/2013, 16:31

gabri_hawk escreveu:Não há oxidação nos terminais ? Experimente dar uma raspadinha bem de leve nos terminais com a ponta do multímetro. Com essa raspadinha você deve encontrar os valores ôhmicos que o Carlos falou Smile
Não tem (pelo menos não aparentemente), mas hora que for testar de novo com outro multímetro/teste faço isso.

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Re: Teste de bobina

Mensagem por gabri_hawk em 22/3/2013, 10:47

Fala aí irmão ! Aguma novidade ?
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Re: Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 22/3/2013, 18:18

Ainda não, assim que pegar outro multímetro e fizer as medições atualizo aqui Smile

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Re: Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 27/3/2013, 10:08

Novidades, mas não boas:
Justo hoje que estava com outro multímetro (Yu Fong YF-2200 com pontas de teste novas da Minipa), mas antes precisava sair.Só que o carro não pegou em 2 tentativas (a primeira relativamente demorada) e ele NUNCA falha (a não ser q esteja com algum problema, claro).
Pois bem, ao voltar comecei testando pelo secundário e nada de marcar ainda, fui para o primário e: .001
Mas esse multímetro não tem a indicação de escala em 200ohms, apenas o simbolo de diodo (acho, foi o que usei) e de 2k em diante.
Como já fazia mais de uma semana que não ligava o carro e a voltagem está em 12.35v não cheguei a tentar de novo.

Posso confiar nessa leitura e condenar a bobina? Outra coisa que o chicote da bobina também está bem feio (o feio mesmo é o verde que vai pro hei, mas o multímetro não acusa falha), o que vai pro módulo parece simples de trocar, mas e o que vai pro lado do motor?

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Re: Teste de bobina

Mensagem por CarlosZ em 27/3/2013, 18:39

Escala de diodo obviamente não mede resistência, em 2K também pode não acusar nada pois deveria estar na escala de 20K, o que tu precisa é de um multiteste confiável e com as escalas necessárias, tanto para condenar a bobina, quanto para testar a fiação.

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Re: Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 28/3/2013, 20:01

Vou ver se compro um então esse final de semana.

As bobinas GM são Delphi ou Bosch? ou outra?

Será que ajuda alguma coisa colocar daquelas MSD que dizem ser mais fortes, junto com velas de 4 eletrodos?
Ou uma centelha mais forte pode fazer o HEI durar menos ainda?

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Re: Teste de bobina

Mensagem por CarlosZ em 29/3/2013, 08:13

Delphi ou Bosch são boas marcas, a vela diferente não vai aumentar a carga.

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Re: Teste de bobina

Mensagem por gabri_hawk em 10/4/2013, 11:06

CarlosZ-Administrador escreveu:Escala de diodo obviamente não mede resistência, em 2K também pode não acusar nada pois deveria estar na escala de 20K, o que tu precisa é de um multiteste confiável e com as escalas necessárias, tanto para condenar a bobina, quanto para testar a fiação.

É exatamente o que o mestre Carlos falou !
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Re: Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 16/4/2013, 15:31

Depois de comprar um multímetro novo da Minipa (que ainda não chegou pois comprei da China), tive a idéia de colocar as pontas de teste novas no multímetro genérico que tem a escala de 200 ohm (porque não pensei nisso antes? Rolling Eyes ), resistência interna acusou 0.3 e o primário da bobina 0.8, agora acho q da pra arriscar.

Mas do secundário com certeza estou fazendo errado, escala em 20k, uma ponta vai no conector central do cabo de vela (onde encaixa no pino da vela) e o outro no cabo preto do conector cinza, é isso mesmo?
Tentei no cabo e na bobina (a ponta entra apertada), mas continuo sem leitura alguma.

Sobre o funcionamento, alguns dias depois tentei ligar o carro e funcionou normal, na hora de voltar da universidade não quis ligar de novo e após mexer no cabo que vai pro módulo voltou a pegar. Hoje troquei esse conector apenas, o outro embora não esteja perfeito, não parece tão ruim e como o conector que consegui não tem o fio preto reforçado como o original, achei melhor não arriscar.

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Re: Teste de bobina

Mensagem por CarlosZ em 16/4/2013, 15:44

Coleque em 200K e teste novamente, se nada acusar pegue teu multiteste, vá numa loja e teste um nova para comprar, se estiver com 7,5 - 9 K compre! Se não der nada espere o multiteste novo.

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Re: Teste de bobina

Mensagem por Surfin em 16/4/2013, 17:03

Finalmente!
Era erro de usuário mesmo Embarassed
3 medições acusando os mesmos 8,97K

Testei a bobina reserva (marflex) e deu 0.7 ohm no primário e 8.27K no secundário.

Com o conector novo no primário os 'picos' no rpm reduziram consideravelmente, mas ainda tem.

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Re: Teste de bobina

Mensagem por CarlosZ em 16/4/2013, 18:22

Picos de RPM geralmente são defeito no módulo HEI.

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Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

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teste de bobina 4 pinos!

Mensagem por maxtheo em 25/7/2013, 22:47

boa noite, sou novo no forum...  desculpa estar interrompendo esse tópico, mas preciso saber como testar minha bobina de corsa (modelo arredondada) de 4 pinos..  alguem poderia me ajudar?


aqui está o modelo da minha bobina...

maxtheo
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Re: Teste de bobina

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