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Vectra 97 - Duvida

2 participantes

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Vectra 97 - Duvida Empty Vectra 97 - Duvida

Mensagem por Henrique.M 6/3/2013, 20:16

Pessoal, duvida simples: O Vectra 97 GLS 2.0 8v liga a bomba de combustível ao ligar a chave? Como faz por exemplo o Monza?

To perguntando isso porque o vectra do meu pai ta com dificuldade de dar a partida e eu notei que o relé da bomba não arma na hora que liga a chave, só depois que o carro entra em funcionamento, e medindo nos terminais 85 e 86 do relé da bomba, vejo que só tem 5 volts com a chave ligada e depois vai para os 12 volts com o motor funcionando.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 7/3/2013, 07:08

Na Meriva e na Zafira nunca percebi a bomba ligar antes, mas nunca testei isso, e ela são bem mais novas do que o Vectra do teu pai.
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Mensagem por Henrique.M 7/3/2013, 08:22

É, mas o mais intrigante é que sem a chave ligada nos pinos 85 e 86 do relé da bomba tem 0 volts, ligou a chave sem dar a partida no motor os pinos ficam com 5 volts, e com o motor ligado tem 12 volts, então, pelo esquema elétrico, o positivo que aciona o relé vem do relé principal, que esta armando normal, e o negativo que aciona o relé da bomba vem da central, pelo que andei medindo, tem uma "resistência" no sinal que vem da central, por isso não fica 12 volts para acionar o relé, to até pensando em colocar um relé temporizado para acionar o relé da bomba antes de ligar o motor, já pressurizando a linha e facilitando na hora da partida.

Se alguém tiver alguma outra opinião, pode comentar.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 7/3/2013, 17:17

Só cuidado que se colocar o relé a bomba vai ficar ligada sempre que a chave estiver ligada, podendo decarregar a bateria, teria que ser um relé temporizado de 5 segundos.
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Mensagem por Henrique.M 7/3/2013, 17:22

Então, meus planos é colocar um temporizado ligado ao relé da bomba fazendo o papel que a central não esta fazendo, ligando o pino de saída do relé temporizado ao pino de comando do relé da bomba, no mesmo fio da central.

Mas mesmo assim fica uma duvida: Porque que com a chave ligado chega só 5 volts ao relé da bomba e com o motor funcionando chega 12 volts?

Abraço
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Mensagem por CarlosZ 7/3/2013, 20:06

Não sei, o que sei é que se ligar 12V num pino com 5V poderá queimar a ECM, teste muio bem antes de ligar isso, pois para a o circuito entrará um sinal de 7 volts invertido, terá que usar um diodo polarizador que aguante a carga aplicada.
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Mensagem por Henrique.M 7/3/2013, 20:42

Bom Carlos, para ficar mais ilustrado, tire uma foto do esquema eletrico que tenho aqui comigo da injeção do vectra.

Vectra 97 - Duvida Vectradiagrama

Para ficar claro, meu problema é no pino 3 da central, que aterra o comando do relé da bomba, nele que não esta vindo a "tensão" correta, o outro pino, que vem do relé principal tem 12 volts(medindo pelo negativo da bateria e o sinal que chega), só que o "negativo" da central ta fraco, a minha ideia é somente "intensifica-lo" colocando um relé temporizado, sendo acionado pelo próprio relé principal e colocando o negativo direto da bateria ali para poder armar o relé da bomba.

Para quem não entendeu o que quis dizer, segue um diagrama eletrico que eu fiz Cool

Vectra 97 - Duvida Diagramareltempvectra

Essa era a minha ideia a principio, creio que ligar negativo nesta situação não ira acarretar em problema futuros.

Aguardo a opinião do pessoal.

Abraço
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Mensagem por CarlosZ 8/3/2013, 06:02

Eu também não gosto da idéia de aterrar o pino 3, eu não sei se o circuito da ECM vai suportar isso, ele foi previsto para enviar um sinal, pode medir com multiteste, apesar de ser - ele tem uma voltagem pequena em relação ao terra, eu usaria um diodo para evitar problemas.
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Mensagem por Henrique.M 8/3/2013, 06:22

Entendi sua preocupação, mas uma coisa que não sai da minha cabeça é o seguinte: Entre os pinos 86 e 85 do relé da bomba, somente com a chave ligada, sem dar partida no motor, tem cerca de 5 volts, e no momento em que se dar partida no motor, entre esses dois pinos temos a tensão de 12 volts, então tem algum problema com a central que não manda os 12 volts com a chave ligada para ligar a bomba antes de ligar o motor.

Então, presumo que o circuito da central do pino 3 já é para 12 volts, o problema é que por algum motivo até então desconhecido, só com a chave ligada, não chega essa tensão nos pinos do relé, entendeu agora?

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 8/3/2013, 06:39

Já havia entendido, mas pelo circuito acima para que dê 5V nos pinos 86 e 85 o pino 3 tem que enviar 7V, pois os 12V do 86 vem direto da bateria pssando pelo relé principal, meça ele separadamente contra a massa para ter certeza.
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Mensagem por Henrique.M 8/3/2013, 06:50

Irei fazer isso neste fim de semana.

Mas ae que vem a duvida: Sera que a central ja ta ferrada? pois se fosse chicote, seria um problema tanto só coma chave ligada quanto com o motor ligado(mesmo que nem iria ligar pois o relé não iria ligar).
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Mensagem por CarlosZ 8/3/2013, 17:37

Teria que ver com alguém que tenha o mesmo ano a motor, como disse não ouço nada na Zafira e na Meriva, mas elas são mais novas
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Mensagem por Henrique.M 8/3/2013, 18:23

Bom, meu pai levou o vectra em um mecânico para trocar o cabo do freio de mão, pois uma das pernas dele travou, e comentamos isso pra ele, do relé da bomba não ligar com a chave ligada, ele disse que o vectra não liga a bomba antes de dar a partida, já que o regulador de pressão não deixa retornar a gasolina, mas, eu posso ta falando merda, mas quanto mais vácuo do motor tiver no regulador, mais fechado ele fica, deixando menos gasolina retornar para o tanque, mantendo a flauta mais cheia, então com o motor desligado, sem vácuo, com o tempo, a gasolina volta, e depois de certo tempo, dificulta a partida, ao contrario dos monza efi que o regulador é fixo 3 bar, não informa a rpm ou aceleração, a mola deixa sempre 3 bar no bico, o excedente volta para o tanque, e mesmo assim o monza a bomba liga 5 segundos só com a ignição ligada.

Bom, é isso que acho, quem tiver outra opinião, comente.

Abraço.
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Mensagem por CarlosZ 8/3/2013, 19:05

O vácuo do motor não entra dentro do circuito de alimentação de combustível, o que pode estar acontecendo é uma falha na vedação e o retorno do combustível ao tanque, deixando a tubulação vazia, então o que está dificultando a partida é a falta de combustível, aindei lendo uns posts sobre isso faz uns dias, é comum.
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Mensagem por Henrique.M 8/3/2013, 19:25

Não, me expressei mal, o que quis dizer é que sem o vácuo do motor, o regulador de pressão vai ficar aberto, deixando a gasolina voltar para o tanque, se ouve-se vácuo, o regulador iria trancar a passagem, e quanto mais vácuo, mais trancado seria a passagem.
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Mensagem por CarlosZ 9/3/2013, 06:54

O sistema é pensado para trabalhar assim, isso não pode afetar o funcionamento, e se tem perde de pressão na válvula, e ela não está segurando o retorno de combustível, isso explica os 2 problemas, a partida que não tem combustível e a potência por falta de pressão de combustível, no teste parado a pressão é suficiente o o scanner não acusa nada, mas andando a exigência de potência é bem maior a falta de pressão na linha de combustível se manifesta, por isso pedi o teste na rua!
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