ANÁLISE DO MOTOR PELO SCANNER DIAGNÓSTICO AUTOMOTIVO – GRÁFICOS AVANÇO
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ANÁLISE DO MOTOR PELO SCANNER DIAGNÓSTICO AUTOMOTIVO – GRÁFICOS AVANÇO
Este gráfico é tão importante que merece destaque individual e um PowerPoint explicativo
O que ele representa é o valor do ajuste do ponto (antigo avanço a vácuo e centrífugo dos carburados), e representa o quanto a ECU corrige o ponto padrão para as exigências do motor.
A análise deve ser feita pelos logs padrões 1 e 2:
Log Padrão 1:
-Primeiro ligue o scanner, com a ignição ligada (luzes) e motor desligado (motor frio pela manhã), comece a logar
-Pise vagarozamente no pedal do acelerador até o fim do curso, depois solte-o bem lentamente até a posição de repouso.
-Ligue o motor do carro e deixe a temperatura ir até a metade, até ligar a ventoinha, desligue o carro e o scanner e salve este log, deixe sempre na lenta (só acelere até estabilizar na lente se necessário)
Log Padrão 2 (logo após o primeiro com o motor quente):
-Primeiro ligue o scanner, com a ignição ligada (luzes) e motor desligado, comece a logar e depois ligue o motor do carro
-Deixe 30 segundos na lenta.
-Suba a rotação para 2000 RPM e deixe 30 segundos assim, se não tiver conta-giros acelere um pouco.
-Suba a rotação para 3000 RPM e deixe 30 segundos assim, se não tiver conta-giros acelere um pouco mais.
-Agora dê umas boas aceleradas no motor para perto de 6000 RPM, do tipo acelere fundo e tire o pé, bem rápido, pelo menos umas 5 vezes.
-Deixe voltar por 30 segundos na lenta.
-Quando terminar a captura pressione os Stop Talking ou F3.
-Salve o log no formato ECU.
-Exporte o log no formato Excel que todos os parâmetros serão exportados
Este teste só é possível via scanner, faz um diagnóstico do estado geral do motor. No LOG 2 nas fases de lenta e 2000 e 3000 RPM deve oscilar no máximo 1 ponto, quanto menos oscilar melhor está a diferença de compressão entre cilindros e o estado das velas e cabos de velas. Oscilações acima de 1 ponto ou ainda maiores indicam problemas em velas ou cabos de velas (faísca ineficiente em 1 ou mais cilindros), ou problemas de diferença de compressão entre os cilindros (válvulas presas, com excesso de carbonização, comando gasto, anéis quebrados, cilindros ovalizados, pistão furado, cabeçote rachado, junta queimada). Normalmente a oscilação é maior em lenta do que em alta RPM, em problemas menos graves quase não oscila em alta, só em lenta, mas isso não significa que não deva ser corrigido, o ideal é estar oscilando menos de 1 ponto de pico a pico em lenta, do contrário há problemas.
Exemplos básicos
Gráfico padrão normal LOG2
Gráfico padrão de problemas LOG2:
Vejam a diferença entre os logs BOM e RUIM acima, vejam como fica uma serra o gráfico em lenta, neste caso tinha problemas, mas era só cabos de velas ruins, mas poderia ser qualquer das coisas ditas acima.
O que isso quer dizer? É que a ECU recebe os dados do vácuo do motor e percebe que o vácuo gerado é menor do que o esperado, significando que um cilindro está mais fraco e sua velocidade não é a mesma dos demais, isso em apenas uma fração de segundo, mas então a ECU reage e adianta ou atrasa o ponto para compensar, além de injetar mais combustível, pois entende erroneamente que o motor está sendo mais exigido. Então se o pistão, por exemplo o número 3, tem uma ignição fraca por ter algum problema de compressão ou faísca ineficiente gerando pouca potência em sua descida, tendo menos força para empurrar o pistão para baixo. Além disso o pistão que está na fase de admissão não consegue produzir vácuo suficiente, não conseguindo sugar eficientemente ar e combustível, gerando problemas também em um outro cilindro que está bom. Mas então vem um cilindro normal e a ECU volta a corrigir porque a exigência do motor voltou ao normal, e o resultado é a ECU tentando corrigir o ponto para cima e para baixo devido a diferentes exigências do motor, irreais sim, mas como a ECU foi projetada para um motor novo, para ela o defeito é entendido como exigências alternantes e fica reajustando o ponto ininterruptamente, tentando achar o melhor avanço para as exigências do motor, mas o motor fica sempre mudando as exigências e o avanço sempre mudando, e como o motor não produz muita potência em lenta, a alteração da potência de 1 cilindro é mais sentida, por isso a maior variação do avanço acontece na lenta.
É isso que vemos no gráfico, quanto todos os cilindros estão iguais este gráfico é estável, e em alta RPM a compressão tende a se estabilizar devido a menor perda de compressão pelo fato que como o tempo de subida do pistão é menor, pois está mais rápido, menos tempo para perder esta compressão, então o gráfico estável em alta RPM.
Este problema só é perceptível se pelo menos 1 cilindro estiver bom, se todos estiverem ruins, se o problema for generalizado em todos os cilindros, não haverá alterações e o gráfico do avanço deverá ficar normal, porém o gráfico do MAP acusará um motor fraco, que não consegue gerar vácuo, como por exemplo o tópico https://chevroleiros.forumeiros.com/t64-analise-de-motor-sem-forca-via-scanner#203
Precisamos então de padrões claros e em escala para podermos comparar, com um Powerpoint a análise é facilitada com o Zoom dos gráficos de avanço e lenta, o padrão é localizar 10 segundos críticos do motor na lenta gerando o gráfico e a seguir clicar no eixo dos Y com o botão direito, depois formatar eixo, clicar a aba escala e colocar mínimo 0 e máximo 10, depois comparar o os gráficos fornecidos, ele está disponível em:
http://www.baixa.la/arquivo/8897742
Lembro qua para melhor navegar nos slides do Powerpoint usem as setas do teclado para frente e para trás.
O que ele representa é o valor do ajuste do ponto (antigo avanço a vácuo e centrífugo dos carburados), e representa o quanto a ECU corrige o ponto padrão para as exigências do motor.
A análise deve ser feita pelos logs padrões 1 e 2:
Log Padrão 1:
-Primeiro ligue o scanner, com a ignição ligada (luzes) e motor desligado (motor frio pela manhã), comece a logar
-Pise vagarozamente no pedal do acelerador até o fim do curso, depois solte-o bem lentamente até a posição de repouso.
-Ligue o motor do carro e deixe a temperatura ir até a metade, até ligar a ventoinha, desligue o carro e o scanner e salve este log, deixe sempre na lenta (só acelere até estabilizar na lente se necessário)
Log Padrão 2 (logo após o primeiro com o motor quente):
-Primeiro ligue o scanner, com a ignição ligada (luzes) e motor desligado, comece a logar e depois ligue o motor do carro
-Deixe 30 segundos na lenta.
-Suba a rotação para 2000 RPM e deixe 30 segundos assim, se não tiver conta-giros acelere um pouco.
-Suba a rotação para 3000 RPM e deixe 30 segundos assim, se não tiver conta-giros acelere um pouco mais.
-Agora dê umas boas aceleradas no motor para perto de 6000 RPM, do tipo acelere fundo e tire o pé, bem rápido, pelo menos umas 5 vezes.
-Deixe voltar por 30 segundos na lenta.
-Quando terminar a captura pressione os Stop Talking ou F3.
-Salve o log no formato ECU.
-Exporte o log no formato Excel que todos os parâmetros serão exportados
Este teste só é possível via scanner, faz um diagnóstico do estado geral do motor. No LOG 2 nas fases de lenta e 2000 e 3000 RPM deve oscilar no máximo 1 ponto, quanto menos oscilar melhor está a diferença de compressão entre cilindros e o estado das velas e cabos de velas. Oscilações acima de 1 ponto ou ainda maiores indicam problemas em velas ou cabos de velas (faísca ineficiente em 1 ou mais cilindros), ou problemas de diferença de compressão entre os cilindros (válvulas presas, com excesso de carbonização, comando gasto, anéis quebrados, cilindros ovalizados, pistão furado, cabeçote rachado, junta queimada). Normalmente a oscilação é maior em lenta do que em alta RPM, em problemas menos graves quase não oscila em alta, só em lenta, mas isso não significa que não deva ser corrigido, o ideal é estar oscilando menos de 1 ponto de pico a pico em lenta, do contrário há problemas.
Exemplos básicos
Gráfico padrão normal LOG2
Gráfico padrão de problemas LOG2:
Vejam a diferença entre os logs BOM e RUIM acima, vejam como fica uma serra o gráfico em lenta, neste caso tinha problemas, mas era só cabos de velas ruins, mas poderia ser qualquer das coisas ditas acima.
O que isso quer dizer? É que a ECU recebe os dados do vácuo do motor e percebe que o vácuo gerado é menor do que o esperado, significando que um cilindro está mais fraco e sua velocidade não é a mesma dos demais, isso em apenas uma fração de segundo, mas então a ECU reage e adianta ou atrasa o ponto para compensar, além de injetar mais combustível, pois entende erroneamente que o motor está sendo mais exigido. Então se o pistão, por exemplo o número 3, tem uma ignição fraca por ter algum problema de compressão ou faísca ineficiente gerando pouca potência em sua descida, tendo menos força para empurrar o pistão para baixo. Além disso o pistão que está na fase de admissão não consegue produzir vácuo suficiente, não conseguindo sugar eficientemente ar e combustível, gerando problemas também em um outro cilindro que está bom. Mas então vem um cilindro normal e a ECU volta a corrigir porque a exigência do motor voltou ao normal, e o resultado é a ECU tentando corrigir o ponto para cima e para baixo devido a diferentes exigências do motor, irreais sim, mas como a ECU foi projetada para um motor novo, para ela o defeito é entendido como exigências alternantes e fica reajustando o ponto ininterruptamente, tentando achar o melhor avanço para as exigências do motor, mas o motor fica sempre mudando as exigências e o avanço sempre mudando, e como o motor não produz muita potência em lenta, a alteração da potência de 1 cilindro é mais sentida, por isso a maior variação do avanço acontece na lenta.
É isso que vemos no gráfico, quanto todos os cilindros estão iguais este gráfico é estável, e em alta RPM a compressão tende a se estabilizar devido a menor perda de compressão pelo fato que como o tempo de subida do pistão é menor, pois está mais rápido, menos tempo para perder esta compressão, então o gráfico estável em alta RPM.
Este problema só é perceptível se pelo menos 1 cilindro estiver bom, se todos estiverem ruins, se o problema for generalizado em todos os cilindros, não haverá alterações e o gráfico do avanço deverá ficar normal, porém o gráfico do MAP acusará um motor fraco, que não consegue gerar vácuo, como por exemplo o tópico https://chevroleiros.forumeiros.com/t64-analise-de-motor-sem-forca-via-scanner#203
Precisamos então de padrões claros e em escala para podermos comparar, com um Powerpoint a análise é facilitada com o Zoom dos gráficos de avanço e lenta, o padrão é localizar 10 segundos críticos do motor na lenta gerando o gráfico e a seguir clicar no eixo dos Y com o botão direito, depois formatar eixo, clicar a aba escala e colocar mínimo 0 e máximo 10, depois comparar o os gráficos fornecidos, ele está disponível em:
http://www.baixa.la/arquivo/8897742
Lembro qua para melhor navegar nos slides do Powerpoint usem as setas do teclado para frente e para trás.
Última edição por CarlosZ-Administrador em 1/5/2013, 09:13, editado 2 vez(es)
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1236
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS
Re: ANÁLISE DO MOTOR PELO SCANNER DIAGNÓSTICO AUTOMOTIVO – GRÁFICOS AVANÇO
carlos,a palio Weekend 1.3 16V (fire) aceita fazer estes testes na injeçao dela?
se sim,poderia me ajudar com mais informaçoes?
gostaria de saber mais detalhes dela e se seria possivel fazer em casa mesmo este tipo de reparo e tambem zerar os logs de erro,pois vi que eles ficam armazenados
direto em uma memoria ram.
se puder me ajudar com mais informaçoes,eu te agradeço.
injeçao
neste site tem mais informaçoes.
um abraço amigo e ate mais
se sim,poderia me ajudar com mais informaçoes?
gostaria de saber mais detalhes dela e se seria possivel fazer em casa mesmo este tipo de reparo e tambem zerar os logs de erro,pois vi que eles ficam armazenados
direto em uma memoria ram.
se puder me ajudar com mais informaçoes,eu te agradeço.
injeçao
neste site tem mais informaçoes.
um abraço amigo e ate mais
jesuino b ferreira- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza SL/E 2.0 - 1987 - branco - etanol
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Re: ANÁLISE DO MOTOR PELO SCANNER DIAGNÓSTICO AUTOMOTIVO – GRÁFICOS AVANÇO
Não sei nada sobre detalhes de FIAT, com certeza o Fire é injeção digital e pode usar um scanner, mas se conseguir um scanner e um log analiso sim.
CarlosZ- Admin
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