Piloto automático universal - semi-automático - Esquema Grátis

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Piloto automático universal - semi-automático - Esquema Grátis

Mensagem por CarlosZ em 31/5/2018, 17:02

Piloto automático universal - semi-automático -  Esquema Grátis - Cruise Control Freeware Design

Descrição

Utilizar um segundo acelerador eletrônico para fornecer um sinal fixo para o motor eliminando a necessidade de ficar com o pé no pedal.

Funciona em veículos automáticos ou manuais de qualquer marca que utilize acelerador eletrônicos, porém precisa ajustar a pinagem do acelerador que pode mudar dependendo do modelo/marca.

Seguro de usar pois se desarma ao pisar no pedal de freio como nos equipamentos comerciais.

Equipamento de menor custo, cerca de R$ 350,00,  em relação aos disponíveis no mercado, que estão de R$ 1.000,00 à R$ 2.600,00

Funciona perfeitamente em faixas planas, podendo se ajustar manualmente a velocidade com botão de acelerador manual para alterar a velocidade ou subir de descer aclives/declives.

O acelerador original continua funcionando em conjunto com o piloto automático ativado







Fotos instalado no HB20
Botão de acionamento junto a chave

Controle de velocidade por botão e LED indicador


A lógica interna é a seguinte:
- O relé DNI 126 (ou 136 ou 134) que designei como relé A manda um sinal de 12V para o relé DNI415 e para os relés B e C, mas os desliga caso receba o sinal de 12V do pedal de freio acionado, desarmando todo o sistema.  
- O relé DNI 415 que está energizado pelo DNI 126A ao receber um pulso negativo do botão acionador, arma os relés DNI 126B e DNI 126C e o LED indicador com o terra em conjunto com os 12V do DNI 126A. Com um novo pulso negativo do botão o sistema é desarmardo.
- Os relés DNI 126B e DNI 126C levam os sinais 1 e 2 do acelerador eletrônico extra enviando o sinal para a ECU.

Lembrando que os números ao lado dos pinos dos relés são a numeração do próprio relé.

Removemos a mola de retorno do segundo acelerador e colocamos um feltro dentro para que não fique solto e possa ser mantido em uma posição fixa.

O sistema pode ser usado com a mão movendo o acelerador para a posição desejada de velocidade, mas como estamos falando de movimentos de milímetros, preferi usar um motor de passo para ter maior precisão.

A chave de onda irá enviar os pulsos para o motor de passo, eliminando a necessidade de uma placa controladora.

Ao rearmar o sistema o acelerador estará na última posição retomando a última velocidade “programada”.

O suporte do motor de passo foi feito em impressora 3D mas pode ser feito a mão com madeira.

As engrenagens plásticas foram retiradas de um vídeo-cassete estragado.

Custos:

3 relés DNI 126 ou 136 ou 143 R$ 5,00 cada

1 relé DNI 415 R$ 35,00

2 chicotes conectores de acelerador GM (serve no HB20 também) R$ 25,00 cada
1 Pedal de acelerador usado R$ 110,00

1 botão de acionamento R$ 15,00

1 Led vermelho ou verde R$ 5,00

6 terminais de conexão finos R$ 3,00 cada, mas eu usei um conector de Fonte de PC cortado e ajustado os pinos (vide foto)

1 resistor de 500 ohms R$ 1,00

30 terminais de conexão normais R$ 3,00 cada

10 metros de fio de muitas cores (usei os de algumas fontes de PC queimada)

Se quiser o controle mais preciso:
Chave de onda rotativa R$ 15,00 (pode ser 2: 12 como eu tinha, ou 1:4, 2:8, basicamente qualquer uma que envie 4 sinais para os 4 fios do motor de passo um por vez.)
Motor de passo 6 pinos 12V usado R$ 25,00

Total: 379,00 ou menos se reciclar fios, conetores e outras coisas, ou cortar os fios e fazer as emendas neles, eu preferi não os cortar e usar os conectores.

O único cuidado maior é não acionar o sistema com o carro em neutro, pois o motor irá acelerar até a rotação máxima.

Eu instalei no HB20 da minha mulher, pois a Zafira já tem e sinto muito a falta dele na estrada, mas como falei no início, serve em qualquer veículo com acelerador eletrônico, bastando ajustar a pinagem para ver os pinos da saída de sinal de cada marca/modelo.

O 12V pós cheve pode ser do acendedor de cigarros/tomada 12 V assim como o terra.

Depois é só esconder tudo em baixo do painel.

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Veja o Scanner diagnóstico para Monza e Kadett em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-scanner-diagnostico-monza-kadett-efi-freeware-gm-aldl-multec-700

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http://chevroleiros.forumeiros.com/t4-analise-do-motor-via-logs-padroes-da-injecao-por-op-com-e-elm-327-e-excel#4

E veja como obter os códigos de erro em:
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