Como consertar o ar quente da Zafira (Astra, Vectra) com ar digital a custo zero
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Como consertar o ar quente da Zafira (Astra, Vectra) com ar digital a custo zero
O problema do ar quente que para de funcionar na Zafira (Astra, Vectra) com ar digital é com esta peça abaixo.
Ela é a válvula de passagem de água quente do motor para o radiador do ar quente dentro do console, mas quando ela estraga, o sistema fica fechado e não passa mais água, por isso para de funcionar, o problema pode ser do motor elétrico, das engrenagens ou da fiação.
Mas este item era padrão só até 2005, depois disso esta peça foi removida, e ficou apenas com o controle via difusor, que os modelos até 2005 também tem, então esta peça é portanto dispensável.
O conserto é na verdade muito simples, nem mesmo precisa tirar a peça estragada do lugar, basta tirar os 3 parafusos que podemos ver na foto, depois retirar uma engrenagem que liga o motor (desmontado dá para ver um pino metálico logo abaixo de onde fica a saliência da tampa que os 3 parafusos seguram) e do outro lado abaixo da tampa removida fica a engrenagem que abre e fecha a passagem da água, ligar o motor e ver para qual lado o radiador se aquece, e deixá-lo aberto, depois é só recolocar a tampa, sem esta engrenagem que liga o motor ao outro lado para que fique aberta para sempre.
Pronto!
Mas não é tão fácil assim, pelo menos para a Zafira, o maior problema é que esta peça fica embaixo do painel atrás do console, e seu acesso é terrível, mas não impossível.
Para o Astra e Vectra pelo que entendi esta peça fica no cofre do motor e seu acesso é bem mais fácil e direto.
Mas para a Zafira precisa fazer o seguinte:
Precisa retirar o cinzeiro, as coberturas inferiores do painel sob os pés, o porta-luvas, o difusor de ar para os passageiros da segunda fileira de bancos, a capa do câmbio, a capa do freio de mão, o console inteiro, soltar o cabo do câmbio da guia (abaixo do console fixo numa chapa de metal) tudo para chegar a tampa que protege o radiador do ar quente.
Depois deve-se retirar esta tampa retirando primeiro o tubo de drenagem que fica no cofre do motor perto do escapamento e pode ser visto como uma peça plástica preta com dois parafusos torx de cada lado e um pequeno tubo em L de cabeça para baixo. (precisa levantar o carro e ir por baixo)
Em seguida remover os engates metálicos que seguram a tampa do radiador do ar quente.
Remover também as coluna metálicas que prendem o assoalho a parte superior do console/painel (retirando só os 2 parafusos 13 superiores e soltando o inferior sem retirar, que é muito ruim de ser recolocado sem se tirar o carpete).
Retirar uma ECU que fica abaixo da tampa do ar quente (só retirar não precisa desconectar o chicote, basta puxá-lo e deixa-lo ao lado)
Depois basta deslocar a tampa do ar quente solta para trás para poder observar a válvula do ar quente de cabeça para baixo olhando pelo lado do passageiro.
Ainda não acabou a maratona, pois o acesso aos tais 3 parafusos é muito restrito, não cabe a chave philips ali, tive que pegar um soquete philips, segurá-lo no lugar com um dedo e soltar o parafuso girando-o com um alicate.
Depois disso é só fazer como disse acima.
Pode ser sem custo, nem mesmo sem precisar remover o líquido do radiador, mas o trabalho leva cerca de 5 horas para ser feito na Zafira.
O meu eu consertei e ficou perfeito.
Ela é a válvula de passagem de água quente do motor para o radiador do ar quente dentro do console, mas quando ela estraga, o sistema fica fechado e não passa mais água, por isso para de funcionar, o problema pode ser do motor elétrico, das engrenagens ou da fiação.
Mas este item era padrão só até 2005, depois disso esta peça foi removida, e ficou apenas com o controle via difusor, que os modelos até 2005 também tem, então esta peça é portanto dispensável.
O conserto é na verdade muito simples, nem mesmo precisa tirar a peça estragada do lugar, basta tirar os 3 parafusos que podemos ver na foto, depois retirar uma engrenagem que liga o motor (desmontado dá para ver um pino metálico logo abaixo de onde fica a saliência da tampa que os 3 parafusos seguram) e do outro lado abaixo da tampa removida fica a engrenagem que abre e fecha a passagem da água, ligar o motor e ver para qual lado o radiador se aquece, e deixá-lo aberto, depois é só recolocar a tampa, sem esta engrenagem que liga o motor ao outro lado para que fique aberta para sempre.
Pronto!
Mas não é tão fácil assim, pelo menos para a Zafira, o maior problema é que esta peça fica embaixo do painel atrás do console, e seu acesso é terrível, mas não impossível.
Para o Astra e Vectra pelo que entendi esta peça fica no cofre do motor e seu acesso é bem mais fácil e direto.
Mas para a Zafira precisa fazer o seguinte:
Precisa retirar o cinzeiro, as coberturas inferiores do painel sob os pés, o porta-luvas, o difusor de ar para os passageiros da segunda fileira de bancos, a capa do câmbio, a capa do freio de mão, o console inteiro, soltar o cabo do câmbio da guia (abaixo do console fixo numa chapa de metal) tudo para chegar a tampa que protege o radiador do ar quente.
Depois deve-se retirar esta tampa retirando primeiro o tubo de drenagem que fica no cofre do motor perto do escapamento e pode ser visto como uma peça plástica preta com dois parafusos torx de cada lado e um pequeno tubo em L de cabeça para baixo. (precisa levantar o carro e ir por baixo)
Em seguida remover os engates metálicos que seguram a tampa do radiador do ar quente.
Remover também as coluna metálicas que prendem o assoalho a parte superior do console/painel (retirando só os 2 parafusos 13 superiores e soltando o inferior sem retirar, que é muito ruim de ser recolocado sem se tirar o carpete).
Retirar uma ECU que fica abaixo da tampa do ar quente (só retirar não precisa desconectar o chicote, basta puxá-lo e deixa-lo ao lado)
Depois basta deslocar a tampa do ar quente solta para trás para poder observar a válvula do ar quente de cabeça para baixo olhando pelo lado do passageiro.
Ainda não acabou a maratona, pois o acesso aos tais 3 parafusos é muito restrito, não cabe a chave philips ali, tive que pegar um soquete philips, segurá-lo no lugar com um dedo e soltar o parafuso girando-o com um alicate.
Depois disso é só fazer como disse acima.
Pode ser sem custo, nem mesmo sem precisar remover o líquido do radiador, mas o trabalho leva cerca de 5 horas para ser feito na Zafira.
O meu eu consertei e ficou perfeito.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como consertar o ar quente da Zafira (Astra, Vectra) com ar digital a custo zero
muito bom mestre carloz , sei tambem que alguns gm corsas, astras ............tinham e decidiram remover esse intem ( nao lembro se era igual e se era o mesmo modelo mas tinham o mesmo principio), porque tava dando problemas de uma forma a deixar circulando a agua quente direto sem parar e os motoristas tavam cozinhando dentro do carro rsrsrr
os corsas 2 geraçao eram os que mais apresentavam isso
abs estamos ai
os corsas 2 geraçao eram os que mais apresentavam isso
abs estamos ai
DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : monza efi / gls -2.0 etanol/alcool ar/dir tóp f-18 wr/OHC DCR
Mensagens : 133
Data de inscrição : 27/05/2013
Idade : 43
Localização : são paulo/sp -interlagos
Troca válvula
Onde encontro esses 3 parafusos que voce nao consegue acessar?
E o radiador com a válvula conectado aos canos, sai tudo junto?
E o radiador com a válvula conectado aos canos, sai tudo junto?
Clovis Lopes- Carteira de aprendiz
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/06/2018
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