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ventoinhas

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Mensagem por Leo Lucas 27/2/2016, 06:41

Ola, estou com um problema...

se alguem puder me orientar agradeço,,,

e o seguinte:

comprei uma zafira e ela tem instalado o kit verao, quando eu comprei o ar estava ruim, ela sempre trabalhou bem quente, a ponto de nao consegui encostar a mao na lataria interna sob o capot ( aquela tipo saia, onde tranca o capot ). Entao eu nunca tinha reparado nada, agora que consertei o ar, eu ligo ele e o ar gela um pouco e para, mas percebi que a 2 velocidade da ventoinha nao entra, ela só entra pela temperatura do cebolao colocado no kit verao,

eis meu pedido de ajuda

o que fazer ?

pq instalaram esse cebolao ?

alguem sabe o esquema das ventoinhas, com quantos graus arma a 1 e a 2 sem ar ligado, e o funcionamnto delas com ar ligado ?




desede já obrigado pela atencao...



Leo Lucas

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Mensagem por CarlosZ 28/2/2016, 11:13

Cebolão? Tem gambiarra no meio, então a fiação original está comprometida, vai ter que analisar com muito cuidado o que fizeram e desfazer. baixe o manual de reparação da Zafira para ver os esquemas elétricos na seção de manuais.
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Mensagem por Leo Lucas 29/2/2016, 17:21

Mas este esquema elétrico do monza é o mesmo da zafira 2001 ? Posso confiar ?

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Mensagem por CarlosZ 1/3/2016, 05:01

Não, são totalmente distintos, veja o tópico correto
https://chevroleiros.forumeiros.com/t7-manual-do-reparador-chevrolet
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Mensagem por Leo Lucas 4/3/2016, 16:15

Amigos

Este kit verao esta da seguinte forma:

um fio sai da caixa de reles externo e vai para o cebolao, o outro vai do cebolao para o eletroventildor, fiz o teste da corrente e  esta marcando 0,30A com o fuzivel 04 da caixa de fuzivel ( max ) no cofre do motor e sem ele 0,18A . ou seja roubando corrente.


Alguem sabe informar algo sobre isto ?

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Mensagem por DUTRA S A 5/3/2016, 09:48

nao sei ao certo sobre o ar da zafira mas a maioria dos sistemas de ar condicionado possui valvulas de pressao chamados pressostatos que alternam o funcionamento das ou da ventoinha incluido a carga do motor , conforme a pressao do gas no sistema , baixa pressao e alta pressao ,

muitas vezes quando nao á pressao no sistema , o compressor arma e desarma ou ate nem arma ,
costuma-se saber que a 2 velocidade da ventoinha entra com o ar condicionado já ligado quando a pressao é baixa

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Mensagem por Leo Lucas 6/3/2016, 05:04

Pois é amigo Dutra,

Eletricistas estao falando em fazer uma ligacao para a segunda velocidade entrar quando ligar o ar, ai ela funcionaria direto na segunda velocidade, mas é exatmente o que eu penso, sera que o ar vai funcionar corretamente, porque provavelmente, esta funcao de controle de pressao do gas vai ficar prejudicada, no meu entender

Uma outra duvida, zafira 2001 tem modulo do ar condicionado separado ?

Leo Lucas
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Mensagem por CarlosZ 6/3/2016, 09:42

Se já está alterado, concordo com eles faça entrar a 2ª vel. no acionar do ar.
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Mensagem por DUTRA S A 6/3/2016, 23:46

bom , indo por partes, nao deve ser tao dificil acionar a segunda velocidade ao acionar o ar , é provavel que o modulo da zafira por ser mais moderno etc.... deva ter a entrada de sinal de pressao baixa e alta  do ar condicionado como a maioria mas a duvida é ,

se estiver sem esse comando , se quando acionar o ar , como vai se comportar o carro ? pois a injeçao eletronica da zafira tem muitas habilidades se comparado com a do monza etc......... entao muita coisa muda , mas nao que seja impossivel de fazer a segunda entrar em paralelo quando acionar o ar condicionado pois como o carloz citou , ja que ta  alterado basta ligar a segunda ................etc...

eu tenho o esquema de ligaçao que peguei com os monzeiros , mas apenas pra instalar a ventoinha auxiliar na frente , ficou otimo , quando aciono o ar a primeira velocidade entra e depois entra a segunda , nao sei se a zafira 2001 ja saiu com a ventoinha secundaria , mas se já , fica ate mais facil ,

se o ar da zafira for simulada do monza ,( se for) , o maximo que vai acontecer estando sem o sinal de pressao é alteraçao no consumo e a falta de leitura de quando a ecu ira necessitar desarmar o compressor ou nao , lembrando que é opiniao minha

e tambem peça ao eletricista verificar resistencias , pois elas trabalham com a primeira e segunda velocidade das ventoinhas onde ate as proprias ventoinhas internamente possuem essas resistencias , no caso do monza por exemplo a resistencia fica ao ar livre atras da ventoinha original de fabrica

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Mensagem por CarlosZ 7/3/2016, 05:38

Bem lembrado, eu havia esquecido da compensação da ECU para a carga do ar no motor, se liga apenas a ventoinha o motor vai ficar morrendo!
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Mensagem por Leo Lucas 7/3/2016, 06:24

Pois é pessoal, vou passar o scanner para determinar o que pode estar acontecendo, tomara que não seja o módulo...

Depois posto aqui a descoberta.


Para fazer a ventoinha ligar, não vai ser tão difícil, mas se for para isso prefiro ate separar a instalação elétrica do ar como se fosse um ar colocado e não de fabrica

Bom vamos ver


Depois retorno

Abraços



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Mensagem por DUTRA S A 7/3/2016, 16:39

leo voce deve saber que mesmo separando o sistema eletrico do ar da ecu , nao vai dar certo por varias razoes , os chicotes possuem fios de sinais pra ecu , vindos de interruptores de pressao , de acionamento eletrico manual e automatico e dai por diante sem falar da carga que o motor vai ter em razao do compressaor ficar segurando a rpm e

nisso como o mestre carloz citou acima , o motor vai ficar morrendo e a ecu tentando corrigir por saber que o ar esta acionado porem se perguntando porque nao sabe se o sistema do ar ta com alta ou baixa pressao pra equalizar toda a injeçao , dosagem etc...,

no meu ver , voce deveria averiguar os pressostatos que sao valvulas de pressao de baixa e alta pressao , reistencia do acionamento eletrico de primeira e segunda velocidade da ventoinha , vazamentos de gas , teste de pressao positiva e negativa do compressor , se tiver como manda o script do carro , dai voce parte pro mais simples que é as velocidades da ventoinha ,

pra voce ter ideia , no meu monza há 3 pressostatos , um deles estava desativado , e quando eu acionava o ar condicionado a primeira velocidade entrava , mas a segunda nao , e nisso mesmo com a primeira velocidade acionada dependendo do tempo ela nao dava conta de resfriar o motor fazendo com que chegasse a temperatura de acionamento da segunda velocidade ,

ao reativar o tal pressostato , quando eu ligo o ar , a primeira entra e em 2 ou menos segundos a segunda entra , esteja o motor frio ou quente e em qualquer regime de rpm , andando ou parado , entao quando a pressao do ar estiver alta a ecu desarma o compressor pra proteger o sistema e tambem alta pressao do gas proporciona boa refrigeraçao pois a tubulaçao e radiadores estao muito bem refrigerados , o mestre carloz é engenheiro nuclear em fisica e quimica e sabe dizer melhor sobre essa logica se esta certo ou nao

portanto cuidado pra nao fazer besteira na zafira rsrs

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Mensagem por Leo Lucas 9/3/2016, 06:14

Ok, amigo Dutra, obrigado... A gente fica tão agoniado com esses problemas que tenta resolver a todo custo, mas de anteontem para hoje eu já tenho novidades, vamos lá:

Quanto ao ar condicionado, a situação da ventoinha continua, mas anteontem eu estava indo resolver um problema particular e um rapaz de moto começou a buzinar, moro no Rio de Janeiro, fiquei logo assustado, moto no Rio ou é bandido ou passa por você a milhão, rs mas eu vi que tinha um PM na esquina e.então parei, ele ne entregou uma peça e disse que esta peça havia caído do meu carro. Pois é, er aquela tampa do compressor, aquela peça que faz o acoplamento da bobina do compressor, não é a bobina, é só a peça externa. E quanto a parte elétrica, fui ao eletricista e ele testou e disse que a bateria esta carregando pouco, por volta de 12.50 volts e hoje estarei colocando um reforço no alternador para ver se é isso, mas depois vou trocar o chicote de partida, alternador e arranque, o que esta me intrigando é que como estou observando, se eu desligar o carro com a ventoinha armada, eu não consigo mais fazer o carro pegar, acho que por causa da bateria por estar carregando pouco, ela não aguenta, fazendo o reparo vou ter certeza, mas se eu desligar sem a ventoinha estar funcionando ele pega normalmente, eu fiz o teste da corrente, e estava com fuga por causa do som, 600 mil amperes, caiu para 290, quanto eu tiro aquele max fusível, da posição 4 do compartimento do motor que é de ventoinha, cai para 180 mil ampères, aí a minha duvida, será que tem algo errado? Hoje vou conversar com o eletricista sobre isto, o que acha disso ?

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Mensagem por Leo Lucas 9/3/2016, 14:29

CarlosZ escreveu:Se já está alterado, concordo com eles faça entrar a 2ª vel. no acionar do ar.


Amigo Carlos, nao entendo o funcionamento do ar, mas somente fazendo essa ligação da 2 velocidade, o ar vai funcionar direito e o controle de pressoes como vai funcionar ?


Desculpe, sou leigo em ar condicionado, rs


abraço

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Mensagem por DUTRA S A 9/3/2016, 18:39

rsrsrsr , nao se preoculpe que aqui em sp capital o indice de violencia no transito ta pior que ai , o que mais leva a morte aqui é o estress kkk

que coisa em cara, mexeu tanto com teu ar condicionado revisao e etc,, e nao deparou com essa tampa solta ?

de fato , se a bateria estiver ruim e alternador ruim, tera dificuldades de usar o ar condicionado porque ao ativa-lo tambem se liga muitas coisas que consomem carga da bateria , procure sanar alternador e bateria pra depois ir no sistema do ar , pois nada ira funcionar corretamente ate pra fazer testes se nao houver boa alimentaçao pra funcionar

eu nao sei ao certo se a linha zafira fica com a ventoinha armada mesmo depois de desligar o motor , se for entao deve ter uma boa bateria e alternador

obs : a bateria nao se carrega apenas armazena , quem carrega é ao alternador

bom, vamos lá

ar condicionado possui pressao mesmo parado , com ele fucnionando o compressor ira criar pressao de positiva e negativa , pois ele vai puxar e empurrar fazendo um ciclo pela tubulaçao , o radiador ou condençador do ar se limita apenas pra ajudar a resfriar mais rapido e nao fazer com que o ar fique mais frio do que é primordialmente e quando as pessoa instalam uma ventoinha auxiliar ou quando o carro tem de fabrica e esta desativada pensam que esfria mais ou esfria menos , o gas nao passa de uma determinada temperatura , o fator figurado é a demora pra resfriar , portanto o gas tem sua temperatura limite , o que difere a eficiencia é alguma adaptaçao ou modificaçao pra fazer a refrigeraçao ser mais rapida , ouseja refrescar a cabine mais rapido

tanto que num dia de sol parado com o carro e desligado , ao entrar nele e ligar o ar agente pensa que o sistema ta ruim ou com defeito , quando na verdade nao , basta sair andando em alta que logo estara batendo os dentes ,

com tudo esse sistema deve possuir valvulas de pressao , pois em funcionamento o compressor adiciona mais pressao do que ja tem e nisso essas valvulas tem de avisar ao modulo ecu , se ela precisa desarmar o compressor ou nao , de quanto é essa pressao pra adotar o melhor consumo e desempendo e dai por diante , pois o compressor ativado é mais uma coisa que o motor do carro tera de aguentar em sua rotaçao ,e , tambem serve pra que a ecu ative a segunda velocidade ou nao por causa do ar ligado ,

estando o ar ligado e por saber disso a ecu ira demandar mais combustivel por saber que algo a mais no motor do carro esta pesando na rotaçao dele , mas claro com todas as correçoes e eficiencia de injeçao eletronica

tambem existe um radiador interno de cabine no sistema que é justamente pra atribuir a refrigeraçao de cabine bem gelado , medio ou pouco conforme o gosto do piloto e funçoes de painel

o compressor usa um oleo de lubrificaçao especifico e bem fedorento rsrsrs pois ele possui pistoes ( como um motor ) pra sugar e empurrar o nitrogenio no sistema

no manual do proprietario do seu carro , possa ter ( nao sei ) o tipo de gas que usa e o tanto em quantidade , provavel ser o gas r134 entre um quantidade de 600 a 800 gramas

( mestre carloz qual é a unidade usada pro gás em quantidade ??? eu nao lembro rsrsr)

o fato de se ter uma ventoinha a mais de fabrica ou nao é justamente pra refrigeraçao de cabine ser mais eficiente , mais rapida e nao mais gelada do que o proprio gás

no link a seguir tera mais detalhes tecnicos sobre o ar com videos , deva dar uma olhada
https://chevroleiros.forumeiros.com/t237-ar-condicionado-informacoes-tecnicas-e-videos

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Mensagem por Leo Lucas 9/3/2016, 20:39

Boa Carlosz

Belissima explicação, assim que colocar a peça do compressor vou fazer a ligação da segunda velocidade, mas na verdade, quero deixar como original.

vou continuar investigando e claro conversando com vocês aqui.


Quanto a bateria e alternador, estao bons os dois, realmente é o cabo, coloquei reforço mas depois vou tirar e trocar o chicote,


Very Happy

PS: Não gosto de gambiarras, quer me ver triste ? é só meu carro quebrar,,, Neutral



Agora esta marcando 14,22 e ontem estava 12,50

E o mais importante...

A fuga de corrente era um relê de 4 pinos nas mesmas especificações do relê do compressor do ar, igualzinho,  que fica na caixa de fusíveis, porém, segundo o manual, onde está o relê esta como não utilizado, e o pior ele estava atracado direto e com o carro desligado, rs, imediatamente retiramos e tudo está funcionando,  salvo o ar que nao liguei, por causa da peça que está fora...

olha o pepino, segundo o manual tem 1 relê na caixa que é do compressor e dois lá no motor que são 1 e 2 velocidades do arrefecimento, mas só saberei quando ligar o ar, e tudo parece bater, pois o tal cebolão está ligado lá , num desses do compartimento do motor


abraço

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Mensagem por Leo Lucas 9/3/2016, 21:42

Estou querendo colocar VT nele, mas como com este cebolão de 92 87 ?

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Mensagem por DUTRA S A 9/3/2016, 22:50

a explicaçao acima foi eu quem descriminou meu nome é dutra s/a , mas sem problemas mesmo porque aprendi muito com o mestre carloz salvo os creditos a ele rsrsr

eu nao entendi essa de fuga de corrente por esse rele que nao tava sendo utilizado ?
o fato desse rele esta sendo acionado com o carro desligado pode ter muitos fatores pois é um componente eletrico , entao pode ser o acionador com mal contato , ele colando o batente de contato, falso sinal de acionamento por conta de outra coisa , em fim deve tomar cuidado com os diagnosticos ainda mais com eletrica

voce ta andando sem vt ? ( valvula termostatica ) ? se sim porque ? nao se deve andar sem ela , pois o carro fica gastao e ruim de força , há quem diga que esses carros de hoje em dia mais modernos nao se nota a diferença andando sem ela , eu penso ao contrario pois nao significa que por essa razao a ecu ira corrigir que nao vai se notar , ela ira corrigir porem em razoes termofisicas estara trabalhando fora da faixa ideal de potencia e consumo

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Mensagem por Leo Lucas 10/3/2016, 03:27

DUTRA S A escreveu:a explicaçao acima foi eu quem descriminou meu nome é dutra s/a , mas sem problemas mesmo porque aprendi muito com o mestre carloz salvo os creditos a ele rsrsr

eu nao entendi essa de fuga de corrente por esse rele que nao tava sendo utilizado ?
o fato desse rele esta sendo acionado com o carro desligado pode ter muitos fatores pois é um componente eletrico , entao pode ser o acionador com mal contato , ele colando o batente de contato, falso sinal de acionamento por conta de outra coisa , em fim deve tomar cuidado com os diagnosticos ainda mais com eletrica

voce ta andando sem vt  ? ( valvula termostatica ) ? se sim porque ? nao se deve andar sem ela , pois o carro fica gastao e ruim de força , há quem diga que esses carros de hoje em dia mais modernos nao se nota a diferença andando sem ela , eu penso ao contrario pois nao significa que por essa razao a ecu ira corrigir que nao vai se notar , ela ira corrigir porem em razoes termofisicas estara trabalhando fora da faixa ideal de potencia e consumo

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Meu amigo Dutra desculpe o deslize, acho que foi porque colocou o nome do Carlosz no seu texto e ontem eu estava exauto...

Eu comprei este carro há pouco tempo, estou aos poucos regularizando, ele, sim Dutra, tirei o relê mas tudo funciona, mas eu vou investigar se é de algum lugar, segundo o proprietário anterior, consegui falar com ele ontem, este relê é tambem do ar, somente pesquisando, mas o manual diz que não é utilizado nenhum relê ali, é no r12 da caixa de fusíveis,



estranho não ?

E quanto a VT, o carro tem gnv, por isso o receio, já que ele tem esse cebolão adaptado

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Mensagem por DUTRA S A 10/3/2016, 18:32

sem problemas , dou meus creditos ao carloz ele ensina muito

vixi , tem gnv ??? bom é um assunto bem polemico , entao descarto , basta apenas lembrar que gnv faz o motor trabalhar mais quente entao faz sentido tirarem a vt más é o que eu disse , essa alteraçao sai totalmente da filosofia de trabalho da ecu , pois ela esta designada a trabalhar ou com gasosa ou com alcool , nao da pra transformar ela num modulo gnv rsrsr, eu particularmente nao sou a favor mesmo com a economia que possa fornecer ,
na minha oficina , da ate medo de mexer com carros que usam ou ja usaram gnv , pois nao iremos saber como foi feito a ligaçao eletrica pro carro aceitar trabalhar com isso como tambem pegamos coisas feias e caras por conta do gnv , más cada um cada um rsrsrr

deveria analizar o esquema eletrico da zafira 2001 , pior que eu nao tenho e eu deveria ter kkkk , se nao tiver aqui pode achar no clube da zafira e derivados , mas pro que voce quer fazer é algo simples , basta ter uma oficina e mecanico/eletricista  honesto e competente que mata logo a jogada , e aqui pode contar com a gente pro que quiser e ajudaremos no que for possivel

se no manual diz na usar nada como cita nesse lugar , entao algo  ja era adaptado ,ate ai tudo bem , porem ele o antigo dono deveria saber pra qual funçao foi designado pois é uma adaptaçao pra algo funcionar , se conseguir isso e ate mais indo onde foi feito a alteraçao pode ser que mate a xarada ,

o principio de funcionamento do ar com ventoinha auxiliar de fabrica ou nao é o que ta demostrando ao longo do topico e com os videos do link que passei , nao tem lá muito o que observar basicamente , entao basta ter um profissinal que de preferencia conheça carros da gm e conheça bem um sistema de ar condicionado etc.....

veja o link a seguir , dei uma olhada por cima pode te ajudar tambem
https://www.youtube.com/watch?v=4wSyK5jQYbo

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Mensagem por CarlosZ 10/3/2016, 19:23

Merece sim os créditos Dutra, deixei o tópico nas tuas mãos! Very Happy
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Mensagem por Leo Lucas 11/3/2016, 13:36

E os beneficiados somos nós

Parabens aos dois,

Eu so queria tirar mais uma duvida, dizem que e bom resetar o modulo quando tem algum problema, por exemplo este que eu estava da bateria, para recalibrar os senores, se e verdade, como eu faço isso ?


mais uma vez obrigado

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Mensagem por CarlosZ 11/3/2016, 16:52

O da Zafira não resta só ao tirar a bateria, precisa ser com scanner.
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ventoinhas Empty Re: ventoinhas

Mensagem por DUTRA S A 11/3/2016, 19:47

reset do modulo geralmente muitos fazem antes de ter certeza do defeito pra ver se corrige e ate dizem que num scanner tambem da bico rsrsrs,
onde o correto é fazer reset depois do reparo ou troca do componente defeituoso pra fazer a aceitaçao , alguns ate se corrige sozinho sem guardar na memoria o problema como o monza efi por exemplo rsrsrsr há outros carros tambem ,

mas na atualidade , a maioria depois do reparo deve ser feito o reset , e muitas vezes andar alguns km

nao sei quanto a linha zafira , mas muitos carros a um procedimento especifico ate pra troca de bóia sendo que nao basta apenas tirar um e por a outra ,
e tambem nao sei se a zafira possui o codigo de alerta de manutençao, oleo, pastilhas etc... acho que deva ter na linha elite

esses dias trocamos uma parte do tbi do uno-dune T salame mingue rsrsrsr esses unos vivace , trocamos a parte do acelerador onde no monza e muitos vai o tps ( sensor de posiçao de borboleta ) , no uno a borboleta nao tinha nada , mas pra fazer a troca tinha de ser a base completa porque o acelerador é eletronico , nao usa cabo , e tambem era muito arriscado tentar fazer o reparo da peça ( quase impossivel) coisas da fiat fazer o que ? ,,
apos a troca tivemos de fazer o reset, deixar trabalhar na lenta muito tempo e pra finalizar andar uns km , pouca coisa pra entregar ao cliente , nem me perguntem o preço da peça , coisa absurda

entao a modernidade pode trazer conforto , mas tem seu preço
abs estamos ai


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ventoinhas Empty Re: ventoinhas

Mensagem por CarlosZ 11/3/2016, 19:58

Sim, a Zafira tem avisos de alerta, não é exclusivo da Elite, e sim dos que tem CB.
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