Teste de bobina
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gabri_hawk
Surfin
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Teste de bobina
Então a dúvida é essa: como testar a bobina EFI usando um multímetro?
Quais valores deve apresentar em quais terminais?
Quais valores deve apresentar em quais terminais?
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
Resistencia primária 0,35 a 1,50 ohms
Resistencia secundária 7,5K a 9,0 Kohms
medir a primaria: desconecte o plug de 2 fios do modulo hei e meça os 2 pinos com as pontas de prova, colocando o multiteste em 200 ohms, entre os pinos que entram nos soquetes da fiação.
medir a secundaria: uma ponta do multimetro na saida do cabo de vela (retire o cabo) e a outra ponta no pino positivo preto, colocando o multiteste em 20 Kohms.
E para medir a voltagem efetiva do secundário precisa usar isso:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463745829-ignico-meter-osciloscopio-injeco-eletrnica-bobina-vela-_JM
Eu testei na Zafira e Meriva e gostei, ainda não vi no Monza e com cabo ruim.
Resistencia secundária 7,5K a 9,0 Kohms
medir a primaria: desconecte o plug de 2 fios do modulo hei e meça os 2 pinos com as pontas de prova, colocando o multiteste em 200 ohms, entre os pinos que entram nos soquetes da fiação.
medir a secundaria: uma ponta do multimetro na saida do cabo de vela (retire o cabo) e a outra ponta no pino positivo preto, colocando o multiteste em 20 Kohms.
E para medir a voltagem efetiva do secundário precisa usar isso:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463745829-ignico-meter-osciloscopio-injeco-eletrnica-bobina-vela-_JM
Eu testei na Zafira e Meriva e gostei, ainda não vi no Monza e com cabo ruim.
CarlosZ- Admin
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Re: Teste de bobina
Muitíssimo obrigado!
Vou ver se testo amanhã, pois os "picos" no rpm do meu painel digital têm aumentado ultimamente
Muito interessante o medidor de voltagem, agora da pra conferir se as bobinas realmente chegam na voltagem anunciada, mas vou ver se acho algum equivalente chinês, minha prioridade agora é montar um distribuidor reserva para emergências
Vou ver se testo amanhã, pois os "picos" no rpm do meu painel digital têm aumentado ultimamente
Muito interessante o medidor de voltagem, agora da pra conferir se as bobinas realmente chegam na voltagem anunciada, mas vou ver se acho algum equivalente chinês, minha prioridade agora é montar um distribuidor reserva para emergências
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
OK, qualquer coisa vai perguntando.
CarlosZ- Admin
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Re: Teste de bobina
Testei aqui, mas meu multiteste não está preciso, deu 9.7 variando a 10.8 na primária. Encostando as 2 pontas juntas deu 2.1 ohms
Então descontando os 2.1, ainda está bem fora.
Já no secundário não consegui nenhuma leitura, deveria ter testado com a ignição ligada?
Então descontando os 2.1, ainda está bem fora.
Já no secundário não consegui nenhuma leitura, deveria ter testado com a ignição ligada?
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
Não, o teste deve ser feito com TODOS os cabos da bobina desligados.
No teste de resistência mínima do próprio multiteste, 2,1 é muito, a pilha de 9V interna deve estar fraca, não dá para testar ela com o próprio multiteste usando a mesma.
No teste de resistência mínima do próprio multiteste, 2,1 é muito, a pilha de 9V interna deve estar fraca, não dá para testar ela com o próprio multiteste usando a mesma.
CarlosZ- Admin
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Re: Teste de bobina
Pior que a pilha é nova, antes de colocar (a ~2 semanas), medi com outro multiteste a estava 9,8v.
Refiz com todos os cabos soltos agora, deu 4.0 e foi abaixando até parar em 3.0 ohms, mas a do multiteste deu 2.5 agora...
Mas o secundário continuou não acusando nada.
Depois vou pegar outro multiteste mais confiável e re-faço as medições
Refiz com todos os cabos soltos agora, deu 4.0 e foi abaixando até parar em 3.0 ohms, mas a do multiteste deu 2.5 agora...
Mas o secundário continuou não acusando nada.
Depois vou pegar outro multiteste mais confiável e re-faço as medições
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
No segundo teste colocou m 20 Kohms? Se confirmar com outro multiteste, acho que pode comprar outra bobina, testá-la na loja antes de pagar, e trocar.
CarlosZ- Admin
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Re: Teste de bobina
Sim, coloquei em 20k, continuou em 1, como se tivesse aberto o circuito.
Estranho que o carro funciona normal...
Testei em outra bobina (Marflex, era a única que tinha na loja aqui, não recomendo) que tinha comprado a muito tempo de reserva e não funcionou, deu 0.000 em ambos os testes...
Quanto a testar na loja, 90% das peças que compro é pela internet (quando acha, é genérico), então teste só quando recebo
Estranho que o carro funciona normal...
Testei em outra bobina (Marflex, era a única que tinha na loja aqui, não recomendo) que tinha comprado a muito tempo de reserva e não funcionou, deu 0.000 em ambos os testes...
Quanto a testar na loja, 90% das peças que compro é pela internet (quando acha, é genérico), então teste só quando recebo
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
Não há oxidação nos terminais ? Experimente dar uma raspadinha bem de leve nos terminais com a ponta do multímetro. Com essa raspadinha você deve encontrar os valores ôhmicos que o Carlos falou
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Teste de bobina
Primária
Em todos os motores carburados de quatro tempos a resistência deve estar entre 0,23 ohms e 0,15 ohms.
Scundária
A resistência deve estar entre 225 ohms e 325 ohms para todos os motores
Fonte: http://www.ehow.com.br/resolver-problemas-bobinas-ignicao-johnson-como_19690/
Mesmos pocedimentos acima
Em todos os motores carburados de quatro tempos a resistência deve estar entre 0,23 ohms e 0,15 ohms.
Scundária
A resistência deve estar entre 225 ohms e 325 ohms para todos os motores
Fonte: http://www.ehow.com.br/resolver-problemas-bobinas-ignicao-johnson-como_19690/
Mesmos pocedimentos acima
CarlosZ- Admin
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Re: Teste de bobina
Não tem (pelo menos não aparentemente), mas hora que for testar de novo com outro multímetro/teste faço isso.gabri_hawk escreveu:Não há oxidação nos terminais ? Experimente dar uma raspadinha bem de leve nos terminais com a ponta do multímetro. Com essa raspadinha você deve encontrar os valores ôhmicos que o Carlos falou
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
Fala aí irmão ! Aguma novidade ?
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Teste de bobina
Ainda não, assim que pegar outro multímetro e fizer as medições atualizo aqui
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
Novidades, mas não boas:
Justo hoje que estava com outro multímetro (Yu Fong YF-2200 com pontas de teste novas da Minipa), mas antes precisava sair.Só que o carro não pegou em 2 tentativas (a primeira relativamente demorada) e ele NUNCA falha (a não ser q esteja com algum problema, claro).
Pois bem, ao voltar comecei testando pelo secundário e nada de marcar ainda, fui para o primário e: .001
Mas esse multímetro não tem a indicação de escala em 200ohms, apenas o simbolo de diodo (acho, foi o que usei) e de 2k em diante.
Como já fazia mais de uma semana que não ligava o carro e a voltagem está em 12.35v não cheguei a tentar de novo.
Posso confiar nessa leitura e condenar a bobina? Outra coisa que o chicote da bobina também está bem feio (o feio mesmo é o verde que vai pro hei, mas o multímetro não acusa falha), o que vai pro módulo parece simples de trocar, mas e o que vai pro lado do motor?
Justo hoje que estava com outro multímetro (Yu Fong YF-2200 com pontas de teste novas da Minipa), mas antes precisava sair.Só que o carro não pegou em 2 tentativas (a primeira relativamente demorada) e ele NUNCA falha (a não ser q esteja com algum problema, claro).
Pois bem, ao voltar comecei testando pelo secundário e nada de marcar ainda, fui para o primário e: .001
Mas esse multímetro não tem a indicação de escala em 200ohms, apenas o simbolo de diodo (acho, foi o que usei) e de 2k em diante.
Como já fazia mais de uma semana que não ligava o carro e a voltagem está em 12.35v não cheguei a tentar de novo.
Posso confiar nessa leitura e condenar a bobina? Outra coisa que o chicote da bobina também está bem feio (o feio mesmo é o verde que vai pro hei, mas o multímetro não acusa falha), o que vai pro módulo parece simples de trocar, mas e o que vai pro lado do motor?
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
Escala de diodo obviamente não mede resistência, em 2K também pode não acusar nada pois deveria estar na escala de 20K, o que tu precisa é de um multiteste confiável e com as escalas necessárias, tanto para condenar a bobina, quanto para testar a fiação.
CarlosZ- Admin
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Re: Teste de bobina
Vou ver se compro um então esse final de semana.
As bobinas GM são Delphi ou Bosch? ou outra?
Será que ajuda alguma coisa colocar daquelas MSD que dizem ser mais fortes, junto com velas de 4 eletrodos?
Ou uma centelha mais forte pode fazer o HEI durar menos ainda?
As bobinas GM são Delphi ou Bosch? ou outra?
Será que ajuda alguma coisa colocar daquelas MSD que dizem ser mais fortes, junto com velas de 4 eletrodos?
Ou uma centelha mais forte pode fazer o HEI durar menos ainda?
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
Delphi ou Bosch são boas marcas, a vela diferente não vai aumentar a carga.
CarlosZ- Admin
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Re: Teste de bobina
CarlosZ-Administrador escreveu:Escala de diodo obviamente não mede resistência, em 2K também pode não acusar nada pois deveria estar na escala de 20K, o que tu precisa é de um multiteste confiável e com as escalas necessárias, tanto para condenar a bobina, quanto para testar a fiação.
É exatamente o que o mestre Carlos falou !
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
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Re: Teste de bobina
Depois de comprar um multímetro novo da Minipa (que ainda não chegou pois comprei da China), tive a idéia de colocar as pontas de teste novas no multímetro genérico que tem a escala de 200 ohm (porque não pensei nisso antes? ), resistência interna acusou 0.3 e o primário da bobina 0.8, agora acho q da pra arriscar.
Mas do secundário com certeza estou fazendo errado, escala em 20k, uma ponta vai no conector central do cabo de vela (onde encaixa no pino da vela) e o outro no cabo preto do conector cinza, é isso mesmo?
Tentei no cabo e na bobina (a ponta entra apertada), mas continuo sem leitura alguma.
Sobre o funcionamento, alguns dias depois tentei ligar o carro e funcionou normal, na hora de voltar da universidade não quis ligar de novo e após mexer no cabo que vai pro módulo voltou a pegar. Hoje troquei esse conector apenas, o outro embora não esteja perfeito, não parece tão ruim e como o conector que consegui não tem o fio preto reforçado como o original, achei melhor não arriscar.
Mas do secundário com certeza estou fazendo errado, escala em 20k, uma ponta vai no conector central do cabo de vela (onde encaixa no pino da vela) e o outro no cabo preto do conector cinza, é isso mesmo?
Tentei no cabo e na bobina (a ponta entra apertada), mas continuo sem leitura alguma.
Sobre o funcionamento, alguns dias depois tentei ligar o carro e funcionou normal, na hora de voltar da universidade não quis ligar de novo e após mexer no cabo que vai pro módulo voltou a pegar. Hoje troquei esse conector apenas, o outro embora não esteja perfeito, não parece tão ruim e como o conector que consegui não tem o fio preto reforçado como o original, achei melhor não arriscar.
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
Coleque em 200K e teste novamente, se nada acusar pegue teu multiteste, vá numa loja e teste um nova para comprar, se estiver com 7,5 - 9 K compre! Se não der nada espere o multiteste novo.
CarlosZ- Admin
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Re: Teste de bobina
Finalmente!
Era erro de usuário mesmo
3 medições acusando os mesmos 8,97K
Testei a bobina reserva (marflex) e deu 0.7 ohm no primário e 8.27K no secundário.
Com o conector novo no primário os 'picos' no rpm reduziram consideravelmente, mas ainda tem.
Era erro de usuário mesmo
3 medições acusando os mesmos 8,97K
Testei a bobina reserva (marflex) e deu 0.7 ohm no primário e 8.27K no secundário.
Com o conector novo no primário os 'picos' no rpm reduziram consideravelmente, mas ainda tem.
Surfin- Carteira de aprendiz
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Re: Teste de bobina
Picos de RPM geralmente são defeito no módulo HEI.
CarlosZ- Admin
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teste de bobina 4 pinos!
boa noite, sou novo no forum... desculpa estar interrompendo esse tópico, mas preciso saber como testar minha bobina de corsa (modelo arredondada) de 4 pinos.. alguem poderia me ajudar?
aqui está o modelo da minha bobina...
aqui está o modelo da minha bobina...
maxtheo- Carteira de aprendiz
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