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Teste de bobina

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gabri_hawk
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Mensagem por Surfin 13/3/2013, 14:02

Então a dúvida é essa: como testar a bobina EFI usando um multímetro?
Quais valores deve apresentar em quais terminais?

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Mensagem por CarlosZ 13/3/2013, 19:33

Resistencia primária 0,35 a 1,50 ohms
Resistencia secundária 7,5K a 9,0 Kohms

medir a primaria: desconecte o plug de 2 fios do modulo hei e meça os 2 pinos com as pontas de prova, colocando o multiteste em 200 ohms, entre os pinos que entram nos soquetes da fiação.

medir a secundaria: uma ponta do multimetro na saida do cabo de vela (retire o cabo) e a outra ponta no pino positivo preto, colocando o multiteste em 20 Kohms.

E para medir a voltagem efetiva do secundário precisa usar isso:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-463745829-ignico-meter-osciloscopio-injeco-eletrnica-bobina-vela-_JM

Eu testei na Zafira e Meriva e gostei, ainda não vi no Monza e com cabo ruim.
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Mensagem por Surfin 13/3/2013, 23:52

Muitíssimo obrigado!
Vou ver se testo amanhã, pois os "picos" no rpm do meu painel digital têm aumentado ultimamente Sad

Muito interessante o medidor de voltagem, agora da pra conferir se as bobinas realmente chegam na voltagem anunciada, mas vou ver se acho algum equivalente chinês, minha prioridade agora é montar um distribuidor reserva para emergências Smile

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Mensagem por CarlosZ 14/3/2013, 17:03

OK, qualquer coisa vai perguntando.
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Mensagem por Surfin 16/3/2013, 14:47

Testei aqui, mas meu multiteste não está preciso, deu 9.7 variando a 10.8 na primária. Encostando as 2 pontas juntas deu 2.1 ohms
Então descontando os 2.1, ainda está bem fora.

Já no secundário não consegui nenhuma leitura, deveria ter testado com a ignição ligada?

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Mensagem por CarlosZ 16/3/2013, 14:51

Não, o teste deve ser feito com TODOS os cabos da bobina desligados.

No teste de resistência mínima do próprio multiteste, 2,1 é muito, a pilha de 9V interna deve estar fraca, não dá para testar ela com o próprio multiteste usando a mesma.
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Mensagem por Surfin 16/3/2013, 16:07

Pior que a pilha é nova, antes de colocar (a ~2 semanas), medi com outro multiteste a estava 9,8v.
Refiz com todos os cabos soltos agora, deu 4.0 e foi abaixando até parar em 3.0 ohms, mas a do multiteste deu 2.5 agora...
Mas o secundário continuou não acusando nada.

Depois vou pegar outro multiteste mais confiável e re-faço as medições

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Mensagem por CarlosZ 16/3/2013, 17:43

No segundo teste colocou m 20 Kohms? Se confirmar com outro multiteste, acho que pode comprar outra bobina, testá-la na loja antes de pagar, e trocar.
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Mensagem por Surfin 16/3/2013, 21:06

Sim, coloquei em 20k, continuou em 1, como se tivesse aberto o circuito.
Estranho que o carro funciona normal...

Testei em outra bobina (Marflex, era a única que tinha na loja aqui, não recomendo) que tinha comprado a muito tempo de reserva e não funcionou, deu 0.000 em ambos os testes...

Quanto a testar na loja, 90% das peças que compro é pela internet (quando acha, é genérico), então teste só quando recebo Sad

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Mensagem por gabri_hawk 16/3/2013, 21:40

Não há oxidação nos terminais ? Experimente dar uma raspadinha bem de leve nos terminais com a ponta do multímetro. Com essa raspadinha você deve encontrar os valores ôhmicos que o Carlos falou Smile
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Mensagem por ricardo varani 17/3/2013, 16:17

como testar a bobina dos carburados?
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Mensagem por CarlosZ 17/3/2013, 16:24

Primária
Em todos os motores carburados de quatro tempos a resistência deve estar entre 0,23 ohms e 0,15 ohms.

Scundária
A resistência deve estar entre 225 ohms e 325 ohms para todos os motores

Fonte: http://www.ehow.com.br/resolver-problemas-bobinas-ignicao-johnson-como_19690/

Mesmos pocedimentos acima
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Mensagem por Surfin 17/3/2013, 16:31

gabri_hawk escreveu:Não há oxidação nos terminais ? Experimente dar uma raspadinha bem de leve nos terminais com a ponta do multímetro. Com essa raspadinha você deve encontrar os valores ôhmicos que o Carlos falou Smile
Não tem (pelo menos não aparentemente), mas hora que for testar de novo com outro multímetro/teste faço isso.

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Mensagem por gabri_hawk 22/3/2013, 10:47

Fala aí irmão ! Aguma novidade ?
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Mensagem por Surfin 22/3/2013, 18:18

Ainda não, assim que pegar outro multímetro e fizer as medições atualizo aqui Smile

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Mensagem por Surfin 27/3/2013, 10:08

Novidades, mas não boas:
Justo hoje que estava com outro multímetro (Yu Fong YF-2200 com pontas de teste novas da Minipa), mas antes precisava sair.Só que o carro não pegou em 2 tentativas (a primeira relativamente demorada) e ele NUNCA falha (a não ser q esteja com algum problema, claro).
Pois bem, ao voltar comecei testando pelo secundário e nada de marcar ainda, fui para o primário e: .001
Mas esse multímetro não tem a indicação de escala em 200ohms, apenas o simbolo de diodo (acho, foi o que usei) e de 2k em diante.
Como já fazia mais de uma semana que não ligava o carro e a voltagem está em 12.35v não cheguei a tentar de novo.

Posso confiar nessa leitura e condenar a bobina? Outra coisa que o chicote da bobina também está bem feio (o feio mesmo é o verde que vai pro hei, mas o multímetro não acusa falha), o que vai pro módulo parece simples de trocar, mas e o que vai pro lado do motor?

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Mensagem por CarlosZ 27/3/2013, 18:39

Escala de diodo obviamente não mede resistência, em 2K também pode não acusar nada pois deveria estar na escala de 20K, o que tu precisa é de um multiteste confiável e com as escalas necessárias, tanto para condenar a bobina, quanto para testar a fiação.
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Mensagem por Surfin 28/3/2013, 20:01

Vou ver se compro um então esse final de semana.

As bobinas GM são Delphi ou Bosch? ou outra?

Será que ajuda alguma coisa colocar daquelas MSD que dizem ser mais fortes, junto com velas de 4 eletrodos?
Ou uma centelha mais forte pode fazer o HEI durar menos ainda?

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Mensagem por CarlosZ 29/3/2013, 08:13

Delphi ou Bosch são boas marcas, a vela diferente não vai aumentar a carga.
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Mensagem por gabri_hawk 10/4/2013, 11:06

CarlosZ-Administrador escreveu:Escala de diodo obviamente não mede resistência, em 2K também pode não acusar nada pois deveria estar na escala de 20K, o que tu precisa é de um multiteste confiável e com as escalas necessárias, tanto para condenar a bobina, quanto para testar a fiação.

É exatamente o que o mestre Carlos falou !
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Mensagem por Surfin 16/4/2013, 15:31

Depois de comprar um multímetro novo da Minipa (que ainda não chegou pois comprei da China), tive a idéia de colocar as pontas de teste novas no multímetro genérico que tem a escala de 200 ohm (porque não pensei nisso antes? Rolling Eyes ), resistência interna acusou 0.3 e o primário da bobina 0.8, agora acho q da pra arriscar.

Mas do secundário com certeza estou fazendo errado, escala em 20k, uma ponta vai no conector central do cabo de vela (onde encaixa no pino da vela) e o outro no cabo preto do conector cinza, é isso mesmo?
Tentei no cabo e na bobina (a ponta entra apertada), mas continuo sem leitura alguma.

Sobre o funcionamento, alguns dias depois tentei ligar o carro e funcionou normal, na hora de voltar da universidade não quis ligar de novo e após mexer no cabo que vai pro módulo voltou a pegar. Hoje troquei esse conector apenas, o outro embora não esteja perfeito, não parece tão ruim e como o conector que consegui não tem o fio preto reforçado como o original, achei melhor não arriscar.

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Mensagem por CarlosZ 16/4/2013, 15:44

Coleque em 200K e teste novamente, se nada acusar pegue teu multiteste, vá numa loja e teste um nova para comprar, se estiver com 7,5 - 9 K compre! Se não der nada espere o multiteste novo.
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Mensagem por Surfin 16/4/2013, 17:03

Finalmente!
Era erro de usuário mesmo Embarassed
3 medições acusando os mesmos 8,97K

Testei a bobina reserva (marflex) e deu 0.7 ohm no primário e 8.27K no secundário.

Com o conector novo no primário os 'picos' no rpm reduziram consideravelmente, mas ainda tem.

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Mensagem por CarlosZ 16/4/2013, 18:22

Picos de RPM geralmente são defeito no módulo HEI.
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Teste de bobina Empty teste de bobina 4 pinos!

Mensagem por maxtheo 25/7/2013, 22:47

boa noite, sou novo no forum...  desculpa estar interrompendo esse tópico, mas preciso saber como testar minha bobina de corsa (modelo arredondada) de 4 pinos..  alguem poderia me ajudar?


aqui está o modelo da minha bobina...
Teste de bobina Bobina_corsa_4_pinos__03425__07447_zoom

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