Ventoinha do omega australiano
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Ventoinha do omega australiano
Meu omega é o australiano CD 3.6 V6 1999.
A ventoinha dele aciona apenas com a chave ligada, pois não possui o (cebolão), é acionado através do modulo que recebe o sinal do censor de temperatura.
Eu gostaria que a velocidade baixa da minha ventoinha funcionasse mesmo depois de eu ter desligado a chave!
Teria alguma forma de eu conseguir esta modificação sem alterar a originalidade do carro? ou ate mesmo mudando pouca coisa, ou deixando dois sistemas em funcionamento.
Pois ja pensei em adaptar um cebolão.
Preciso do esquema elétrico deste sistema.
minha rele da velocidade baixa é a seguinte:
5 pinos
______________
l __87 l
l l
l l 86 __ 85 l l
l 87a l
l l
l 30 l l
l_____________ l
A ventoinha dele aciona apenas com a chave ligada, pois não possui o (cebolão), é acionado através do modulo que recebe o sinal do censor de temperatura.
Eu gostaria que a velocidade baixa da minha ventoinha funcionasse mesmo depois de eu ter desligado a chave!
Teria alguma forma de eu conseguir esta modificação sem alterar a originalidade do carro? ou ate mesmo mudando pouca coisa, ou deixando dois sistemas em funcionamento.
Pois ja pensei em adaptar um cebolão.
Preciso do esquema elétrico deste sistema.
minha rele da velocidade baixa é a seguinte:
5 pinos
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l __87 l
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l l 86 __ 85 l l
l 87a l
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l 30 l l
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lyonekconrad- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : 1º Carro Omega 93 - Atuais - Vectra gls completo 2.0 97, Omega australiano 3.8 V6 99
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Re: Ventoinha do omega australiano
Primeiro porque esta achando que é preciso a ventoinha funcionar com o chave desligada? Percebe alguma anomalia? Lembre-se que a bomba dágua não funciona com o motor apagado e a circulação de água no motor é muito pequena nestas condições, vai refrigerar praticamente só a água do radiador, por isso o questionamento acima.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
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Re: Ventoinha do omega australiano
ok amigo, ai é q esta. a valvula termostatica abre em uma certa temperatura para ela fechar tem que baixar a temperatura. eu estava com um problema que cada ves que eu estacionava o carro com o motor quente (ex: ir no mercado), quando eu voltava tinha uma poça de agua.
Mas desligando o carro e voltando a ligar a chave ... era só esperar ele ligar a ventoinha e esperar alguns minutos eté ela desligar que dai então não vazava agua . Atualmente parece que eu resolvi o problema, troquei a tampa do radiador (comprei a original do carro). Eu gostaria de mudar o sistema pq a mangueira fik muito estufada. Tenhu um vectra 97 com este sistema q eu gostaria de fazer, mas o vectra ja vem original assim. Andei fazendo testes e descobri que o pino 85 do rele recebe o sinal do modulo e c eu ligar direto no terra do carro aciona a ventoinha.Será q eu poderia adaptar um cebolão mandando sinal para este pino?
Obrigado pela atenção e desculpe eu ser tão curioso...
Mas desligando o carro e voltando a ligar a chave ... era só esperar ele ligar a ventoinha e esperar alguns minutos eté ela desligar que dai então não vazava agua . Atualmente parece que eu resolvi o problema, troquei a tampa do radiador (comprei a original do carro). Eu gostaria de mudar o sistema pq a mangueira fik muito estufada. Tenhu um vectra 97 com este sistema q eu gostaria de fazer, mas o vectra ja vem original assim. Andei fazendo testes e descobri que o pino 85 do rele recebe o sinal do modulo e c eu ligar direto no terra do carro aciona a ventoinha.Será q eu poderia adaptar um cebolão mandando sinal para este pino?
Obrigado pela atenção e desculpe eu ser tão curioso...
lyonekconrad- Carteira de aprendiz
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Re: Ventoinha do omega australiano
Sim pode, mas só um cuidado, coloque um diodo para retificar o sinal e não enviar o terra ao pino da ECM, ela não foi projetada para isso.
Mas sugiro mesmo a troca das mangueiras, que falou estarem estufadas, e o problema da tampa não é exclusivo do teu Omega, meu Monza já passou por isso, era só a tampa mesmo!
Para ver problemas na válvula termostática use o scanner e faça o log padrão 1 e um log na estrada, no plano à 80 km/h por uns 5 minutos, daí dá para avaliar o funcionamento.
Mas sugiro mesmo a troca das mangueiras, que falou estarem estufadas, e o problema da tampa não é exclusivo do teu Omega, meu Monza já passou por isso, era só a tampa mesmo!
Para ver problemas na válvula termostática use o scanner e faça o log padrão 1 e um log na estrada, no plano à 80 km/h por uns 5 minutos, daí dá para avaliar o funcionamento.
CarlosZ- Admin
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Re: Ventoinha do omega australiano
Então eu posso colocar um diodo no fio que vem do modulo para o rele?
E qual seria o modelo de diodo?
E tratando-se de um fio negativo eu deveria coloca-lo de que lado?
E será que pode ser de 10a ou tem que ser mais? Pra mim quanto mais seguro melhor!
Abraço!
E qual seria o modelo de diodo?
E tratando-se de um fio negativo eu deveria coloca-lo de que lado?
E será que pode ser de 10a ou tem que ser mais? Pra mim quanto mais seguro melhor!
Abraço!
lyonekconrad- Carteira de aprendiz
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Re: Ventoinha do omega australiano
Eu não sou técnico em eletrônica, sou auto-didata, sei que é necessário um diodo, mas qual? Terá que estudar o caso, ou torcer que um outro amigo nosso do fórum se manifeste!
Eu começaria medindo a amperagem normal e de pico que passa pelo fio original até o relé, quanto ao lado use o multiteste para saber a polaridade, ou a própria simbologia.
Eu começaria medindo a amperagem normal e de pico que passa pelo fio original até o relé, quanto ao lado use o multiteste para saber a polaridade, ou a própria simbologia.
CarlosZ- Admin
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Re: Ventoinha do omega australiano
ok vc esta clareando minhas ideias! Fiko muito grato pela atenção!
Pois tive uma ideia mais interessante apos analisar melhor ...
eu poderia usar um rele para que o novo sistema funcionasse separadamente.
Ficando assim:
- carro ligado = sistema original
- carro desligado = sistema com o disjuntor (cebolão)
O rele terá que trabalhar entre os dois sistemas fazendo a mudança através da chave...
Assim nem vo precisar do diodo.
Pois tive uma ideia mais interessante apos analisar melhor ...
eu poderia usar um rele para que o novo sistema funcionasse separadamente.
Ficando assim:
- carro ligado = sistema original
- carro desligado = sistema com o disjuntor (cebolão)
O rele terá que trabalhar entre os dois sistemas fazendo a mudança através da chave...
Assim nem vo precisar do diodo.
lyonekconrad- Carteira de aprendiz
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Re: Ventoinha do omega australiano
OK, mas como propõe a comutação entre eles? Manual? Já procurei e não encontrei um relé invertido (que fica sempre ligado e desliga com o sinal externo).
Outra coisa que lembrei, se a mistura de água e aditivo (etileno-glicol) está incorreta, a água ferve a uma temperatura mais baixa, se tem muita água ferve próximo à 100ºC com a mistura correta ferve a uma temperatura bem maior, não posso afirmar qual, mas deve chegar acima ds 110ºC
Outra coisa que lembrei, se a mistura de água e aditivo (etileno-glicol) está incorreta, a água ferve a uma temperatura mais baixa, se tem muita água ferve próximo à 100ºC com a mistura correta ferve a uma temperatura bem maior, não posso afirmar qual, mas deve chegar acima ds 110ºC
CarlosZ- Admin
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Re: Ventoinha do omega australiano
ferve a 118°C com etileno mais acho que é bobeira fazer uma gambiarra
Re: Ventoinha do omega australiano
ok amigos quando comprei a tampa original do radiador meus problemas acabaram!
No caso do rele eu fiz um rascunho aqui:
Rele 5 pontos
30 = saida para o pino 85 do rele da ventoinha
85 = pos-chave
87a = Cebolão
87 = Sinal do modulo
86 = Terra
Mas não vou fazer este esquema!Como eu disse meus problemas acabaram com a tampa nova!
Abraço a todos que me ajudaram...
No caso do rele eu fiz um rascunho aqui:
Rele 5 pontos
30 = saida para o pino 85 do rele da ventoinha
85 = pos-chave
87a = Cebolão
87 = Sinal do modulo
86 = Terra
Mas não vou fazer este esquema!Como eu disse meus problemas acabaram com a tampa nova!
Abraço a todos que me ajudaram...
lyonekconrad- Carteira de aprendiz
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Re: Ventoinha do omega australiano
Sempre que precisar venha por aqui, não só pra ajuda, também para bate-papo!
CarlosZ- Admin
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Re: Ventoinha do omega australiano
olá sou novo aqui e peço ajuda de voceis, tenho um omega australiano 2000,2001
tenho problema com as ventoinhas do radiador , quando elas acionan derrente ja deliga
tipo parece que desarman e fika assim repetindo liga e desliga ,e agora de tanto eu fuçar
para resolver o problema , do nada o alerta do carro fika ligado direto e abri o porta malas e fika assim as luzes d dentro nenhuma c apaga mais o carro funciona normal
tenho problema com as ventoinhas do radiador , quando elas acionan derrente ja deliga
tipo parece que desarman e fika assim repetindo liga e desliga ,e agora de tanto eu fuçar
para resolver o problema , do nada o alerta do carro fika ligado direto e abri o porta malas e fika assim as luzes d dentro nenhuma c apaga mais o carro funciona normal
jimmy.gouvea- Carteira de aprendiz
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Re: Ventoinha do omega australiano
jimmy.gouvea escreveu:olá sou novo aqui e peço ajuda de voceis, tenho um omega australiano 2000,2001
tenho problema com as ventoinhas do radiador , quando elas acionan derrente ja deliga
tipo parece que desarman e fika assim repetindo liga e desliga ,e agora de tanto eu fuçar
para resolver o problema , do nada o alerta do carro fika ligado direto e abri o porta malas e fika assim as luzes d dentro nenhuma c apaga mais o carro funciona normal
Nunca tive estes tipos de problemas, especifica melhor cada um deles.
lyonekconrad- Carteira de aprendiz
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Re: Ventoinha do omega australiano
A ventoinha não liga, e quando vc liga o ar condicionado ela fika ligando e desligando ao mesmo tempo oq será q está acontecendo meu carro está sem a à válvula ele é bom d temperatura mais porém quando pega trânsito a ventoinha não liga, já olhei rele fusivel etc mais
Não consigo achar o problema
Não consigo achar o problema
jimmy.gouvea- Carteira de aprendiz
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Re: Ventoinha do omega australiano
Precisa ver o pino da ecu que aciona o rele do ventilador e testa-lo estou sem luz desde sexta e não consigo ver. Temporal de Porto Alegre
CarlosZ- Admin
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Re: Ventoinha do omega australiano
entao fiz os teste , acho que a ecu esta com problemas
jimmy.gouvea- Carteira de aprendiz
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Localização : piracicaba
Re: Ventoinha do omega australiano
Vá em uma oficina com um bom scanner e com peça que eles acionem a ventoinha via scanner para ter certeza.
CarlosZ- Admin
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Re: Ventoinha do omega australiano
tem um amigo meu q tem sera q da pra ativar dinovo , mais so q o dele nao e scaneer
mais o aparelho dele e muito bom e tem tudo e ele pagou muito caro nele
acho q vou nele entao
mais o aparelho dele e muito bom e tem tudo e ele pagou muito caro nele
acho q vou nele entao
jimmy.gouvea- Carteira de aprendiz
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Data de inscrição : 27/01/2016
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