Falha Meriva 2004
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Falha Meriva 2004
Meriva CD Flex 1.8 8V 2004 - Multec H
Sem ABS, Sem acelerador eletrônico.
1. Falha na aceleração quando frio ou quente (menos perceptível), somente ocorre na saída da lenta, por exemplo, quando está em 800 RPM e se acelera rápido aparece um buraco grande, logo depois estabiliza, as vezes chega a ocorrer estouros no coletor de admissão. Se fizer o mesmo teste com rotações acima de 1000 RPM isto não ocorre.
Em uma das revisões na concessionária na qual acompanhei, relatei o defeito, mas o diagnóstico deles foi problemas no cabeçote, apenas fizeram a limpeza do bico onde não resolveu, apesar de ter feito o pedido, não colocaram o Tech2 para verificar. Estou desconfiado que a ECU perdeu a configuração dos parâmetros de relação Ar/Comb. já que isto é comum acontecer com a Meriva.
2. A luz de anomalia de injeção, acende se, e somente se, o carro estiver em velocidade constante em aclives longos e íngremes, após a subida ou se tirar o pé do acelerador a luz se apaga automaticamente. O mesmo não falha ou perde rendimento neste momento, isto só aconteceu na estrada em 5° marcha e acima de 100Km/h. Pesquisando, encontrei o mesmo defeito com uma S10 que era o MAP, estou desconfiado dele.
Com OP-COM verifiquei os gráficos e não encontrei nada de errado. A ECU não contém erros gravados. Segue anexo o arquivo da falha 1 quando frio. A falha 2, não consegui ainda tirar os logs porque é muito difícil encontrar uma subida que atenda os requisitos.
OBS: Somente ando com o carro utilizando 100% de ETANOL.
Além dos parâmetros da ECU já foi verificado:
- Limpeza TBI e bicos
- Entrada falsa de ar
- Ponto ignição
- Bobina (Teste estático)
- Compressão dos cilindros (Manômetro)
- Combustível adulterado (trocado de posto)
Obrigado e Feliz Natal à todos!!
LOG MERIVA - FALHA ACELERAÇÃO
stefanovigano- Carteira de aprendiz
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Re: Falha Meriva 2004
Testes LOGs Padrões:
Primeiro LOG
-Primeiro ligue o scanner, com a ignição ligada (luzes) e motor desligado (motor frio pela manhã), comece a logar
-Pise vagarozamente no pedal do acelerador até o fim do curso, depois solte-o bem lentamente até a posição de repouso.
-Ligue o motor do carro e deixe a temperatura ir até a metade, até ligar a ventoinha, desligue o carro e o scanner e salve este log, não acelere apenas para estabilizar a lenta no incício, se necessário.
Segundo LOG (logo após o primeiro com o motor quente)
-Primeiro ligue o scanner, com a ignição ligada (luzes) e motor desligado, comece a logar e depois ligue o motor do carro
-Deixe 30 segundos na lenta.
-Suba a rotação para 2000 RPM e deixe 30 segundos assim, se não tiver conta-giros acelere um pouco.
-Suba a rotação para 3000 RPM e deixe 30 segundos assim, se não tiver conta-giros acelere um pouco mais.
-Agora dê umas boas aceleradas no motor para perto de 6000 RPM, do tipo acelere fundo e tire o pé, bem rápido, pelo menos umas 5 vezes.
-Deixe voltar por 30 segundos na lenta.
CarlosZ- Admin
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Re: Falha Meriva 2004
Primeiramente quero pedir desculpas pela demora na resposta. Neste tempo acabei tenho problemas na familia e fiquei distanciado da internet. Pois bem, obrigado Carlos, realmente este log não dá pra verificar nada, fiz upload do arquivo errado.
Enfim, levei o carro para a verificação em duas concessionárias e um mecanico particular, e todos eles informaram que era problema na haste das valvulas. Conversando com os mecanicos, descobri que a causa foi o uso regular de somente um combustivel sem revesamento, no caso o alcool/etanol. Isso causaria um desgaste prematuro das hastes. Realmente pode ter sido a causa, pois em 10 anos que estive com o carro só utilizei o etanol como combustivel pelo carro ter melhor rendimento e ser mais economico. Não tinha conhecimento que era necessário o revesamento do tipo de combustivel.
Mês passado vendi a meriva sem realizar a manutenção e essa semana adquiri um Cobalt 2014 1.8 Aut., por enquanto estou feliz com ele, se bem que ainda é cedo para elogiar.
Obrigado mais uma vez.
stefanovigano- Carteira de aprendiz
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Re: Falha Meriva 2004
CarlosZ- Admin
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Re: Falha Meriva 2004
Outro motivo acho dificil, sempre mantive as manutenções em dia, trocava oleo do motor antes do vencimento e utilizava aditivo no combustível conforme manual.
stefanovigano- Carteira de aprendiz
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Re: Falha Meriva 2004
CarlosZ- Admin
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Re: Falha Meriva 2004
eu sei que carro flex usando alcool por anos e somente alcool , o motor por tempo de uso, folga etc...... acostuma so com alcool , mas nao é impedido de usar gasolina mas muitos acostumados com alcool ao usar gasolina podem dar uma batidas de pino com gasolina ruim e pra mais de 80,000 km rodado so de alcool
os caras falam que flex é mais pra gasolina , mas tem que ver sobre o que é exatamente e do que estao dizendo , o pistao do flex é mais alto do que o gasolina , entao pode se ter mais força ao usar gasolina do que um movido apenas a gasolina mas nao mais economico do que ele ,
o pistao flex é mais baixo do que um movido apenas a alcool e como tem monitoramento de pre igniçao ele manda alcool sem dó por isso tem mais força e contando que é injeçao direta entao ............. ja viu né , mas nao é tao economico como um movido apenas a alcool
pra entortar haste amigo, precisa de muita força fora de tempo fisicamente e nao combustivelmente kkkkkkkkkkkkk
abs estamos ai
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