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Ajuda - Kadett Sport 2.0 EFI Falhando

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Mensagem por flaviocrp 23/1/2015, 06:51

Bom dia


Estou com uma falha chata no meu Kadett, por exemplo andando na Rodovia em velocidade constante apenas com uma "pena" no acelerador vc percebe o carro dando umas pequenas cabeçadas, ai ao acelerar para ganhar velocidade ele da uma embaralhada e depois vai embora.
Com a ajuda do Carlos consegui montar o Scaner caseiro para analise dos dados, esta funcionando corretamente, hoje farei os testes de acordo com as indicações do Site pra tentar achar esse defeito.

Kit Distribuição é todo Delphi(Rotor, HEI, Impulsora, Tampa)
MAP VDO Siemens
Cabos Velas Novos
Todas as mangueiras de TBI trocadas e nos devidos locais de acordo com imagem retirada do site kadetteiros.

Valeu.

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Mensagem por CarlosZ 23/1/2015, 15:44

Aguardo o log mas parece fora de ponto
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Mensagem por DUTRA S A 23/1/2015, 20:51

tambem fiquei curioso, o meu monza é efi etanol , uma vez que aconteceu isso era cortes de sinal pro hei e o embaralhamento era demasia de combustivel por conta do map , mas nada que tive de trocar e sim uma revisao te fiaçoes

abs
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Mensagem por CarlosZ 24/1/2015, 09:31

Então Dutra, no EFI quem manda no ponto é o MAP.
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Mensagem por DUTRA S A 25/1/2015, 22:02

poise , rsrsr é incrivel como o map tem uma baita precisao ultra sensivel , o meu mesmo trabalha no cofre ao lado na maquina do para brisa e o hei tambem devido ao calor , eu descobri umas coisas que podem prejudicar o map , uma é a caloria que derrete a cola do cubinho ceramico que fica dentro dele ,

outro é o vapor de combustivel em especial a gasolina que fica flutuando no coletor de admissao e tbi , uma vez que fiz a loucura de usar gasolina , nao demorou muito , em 2 dias o map se foi rsrsr
ainda mais se a mangueira for muito grossa isso facilita que o gas venenoso do combustivel estrague ele ,e , outra coisa é a curvatura da mangueira embaixo do filtro de ar , dessa forma com um tempo se cria condensação e entao no meu fiz com que a mangueira seja mais fina e mais vertical possivel , ate pensei em instalar uma solenoide no caminho pra abrir pos chave ligada , mas ainda nao fiz rsrs

abs estamos ai
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Mensagem por flaviocrp 26/1/2015, 06:14

Bom dia!! Vou contar minha saga de fim de semana...rsrsrs

Vou dar uma checada no ponto, não tenho costume de acessar Net de fim de semana, mas vou no mecânico ver isso.

Sábado fui visitar um parente e resolvi ir com o carro, peguei uns 20 km de Dutra e como voltei tarde a Rodovia estava vazia e pude trafegar em uma velocidade constante de uns 140 km e 4 mil RPM, foi ai que notei o quão ruim o carro está. depois de alguns segundos andando e apenas mantendo a velocidade percebi que o carro começou a dar pequenos cortes de ignição e ao olhar no marcador de RPM o mesmo estava doidinho subindo e descendo mesmo sem o motor se alterar era somente o RPM errado, mesmo com o carro assim se eu pisar fundo no acelerador o carro da uma pequena amarrada estabiliza e vai embora com força, Pensei comigo... Deve ser bobina ou sei lá bobina impulsora(nova por sinal).

Domingo pela manha resolvi tirar o distribuidor, esse distribuidor já me deixava preocupado pois quando montei a bobina impulsora tive que inverter os fios dela para o carro funcionar ficou o fio branco em cima e verde embaixo, o Monza do meu pai com distribuidor original é verde em cima. Limpei o antigo fiz um trabalho com carinho mesmo..rsrs e coloquei novamente percebi uma ligeira melhora no carro, porem por 3 vezes ao andar com o carro para teste ele morreu do nada e se eu desse na partida com o contato ligado ele pegava e morria, pra ele pegar tinha que voltar toda a chave desligando o painel e ligar novamente... ESTRANHO, tirei então a bobina do Monza do meu pai e coloquei no Kadett, coincidência ou não o carro não morreu, infelizmente não consegui ir ate uma Rodovia para testar em alta e constante RPM, resolvi também testar a compressão dos cilindros e notei que tem um com 140 e três com 180, meu carro não fuma, não mistura água com óleo e nem baixa água, deve ser válvula.

Ai é que vem as perguntas!!!

Consigo ajustar o carro mesmo não sendo 100% antes de mexer no cabeçote? O cabeçote vou fazer em março nas minhas ferias, eu mesmo vou fazer.

O fato de ficar cortando a ignição tem algo a ver com essa falta de compressão no cilindro? O mecânico me disse que ao chegar nos 1mil rpm os cilindros conseguiam se equalizar a falta de compressão é apenas na lenta.

Carlos te enviei o LOG.

Abraços

Flávio

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Mensagem por CarlosZ 26/1/2015, 19:07

Vou olhar o LOG daqui a pouco, mas o sintoma de RPM pulando parece muito com módulo HEI queimando!
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Mensagem por CarlosZ 26/1/2015, 19:31

Quase nada de anormal no LOG exceto o ponto, que está todo picotado, indicando problemas de compressão, exatamente como tu mediu, não parece fora de ponto, pois o vácuo do MAP é normal, parece que teu problema é mesmo um cilindro fraco, ele tosse pois é quase como estar andando com 3 cilindros! Por isso os engasgos, quando o cilindro falha o motor fica sem força e engasga!
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Mensagem por DUTRA S A 26/1/2015, 21:40

rsrsrsr uma vez que fui trocar uma bobina impulsora tambem tive que inverter os fios , e muitos nao acreditaram achavam que eu era louco kkkkkkk

lendo seu relato sobre a bobina eletrica eu diria que o conector com a vibraçao pode estar dando cortes , comigo ja aconteceu isso , aqueles conctores com um tempo e muita caloria estraga a presilha e fica boba na tomada da bobina

sobre morrer 3 vezes , isso é normal quando o hei ou impulsora estao ruins , normalmente a impulsora quando queima é de vez , o hei que as vezes hora funciona hora nao , mas no geral é mal contato de aterramento no hei que muitas vezes atolam o aterramento com a pasta e nao pode , embora o terra é por cima , más.....
e tambem o conector da impulsora com folga

sobre a taxa de cilindro ,que em alta tem relaçao a demorar a estabilizar,  se nao fuma , nao queima nada , nao mistura nem nada , deixo uma dica ate voce tirar o cabeçote porque dai pode ser retentores de valvulas ruim ,

da uma boa afinada no ponto do distribuidor , use uns 150ml de prolonga no oleo e veja se, as velas estao com eletrodos bons, filtro de combustivel, se a chupeta do cabo de vela nao esta deixando pular faisca pois os grossos dao muito isso e por isso uso cabos ngk com chupetas mais finas e se a termostatica nao esta travando aberta ( temperatura baixa demais) pode dar riqueza de combustivel alem da conta

mas se o log e o mestre carloz indica o que cita , tome minha descriçao acima apenas pra ajuda futura rsrsr Smile

abs estamos ai
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Mensagem por CarlosZ 27/1/2015, 04:07

Tem razão, falha de contato da bobina impulsora também é importante de ser corrigido.
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Mensagem por flaviocrp 27/1/2015, 06:21

Pessoal muito obrigado, graças a vocês estou tendo uma luz e conseguindo aos poucos resolver o problema do carro.

"mas no geral é mal contato de aterramento no hei que muitas vezes atolam o aterramento com a pasta e nao pode"

Dutra faz muito sentido isso que você falou, esse problema do carro desligar ocorre sempre que desmonto e monto o HEI novamente e sempre cheio de pasta...rsrsrs, vou tirar ele novamente e limpar o aterramento para melhorar o contato.
Esse infeliz de modulo HEI não pode queimar não, paguei 200,00 em um Delphi e não tem nem 1 mes.
Bom até a segunda semana de Março o Kadett permanece desse jeito.
Gostaria apenas de mais algumas opiniões.

Já que vou fazer o cabeçote;

-Troco comando?
-Tuchos?
-Balancim?

Tem algo mais que devo fazer?
Lembrando que meu carro não bate tucho nem nada, mas ja vi muito monza ser montado o cabeçote e os tuchos nunca mais carregaram...rsrsrs

Abraços

Flávio



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Mensagem por DUTRA S A 27/1/2015, 09:04

vamos lá

sobre o hei :
o meu nunca mais deu problema sendo ele um ching-ling da pior linha paralela chinesa , alias , deu sim , ele queimou com 2 anos de uso , e porque ? porque eu troquei o alternador e ele em sim nao ta ruim o problema foi o regulador de voltagem que começou a dar 18v, entao foi uma questao de tempo ate ele queimar , sorte nao ter queimado a uce, sensores , alarme etc...... e to esperando ate agora a gauss dar a resposta pois minha bateria era de 70 amper da moura e ainda tava na garantia e por conta do regulador deles ela vazou tudo que tinha ( paguei nela quase 400,00 réis)e se nao fosse por isso o meu hei da pior marca estaria ate hoje funcionando , e porque ?

ele esta acoplado a um dissipador de alumínio com cooler , o mesmo de processadores de computador , tambem com pasta termica mas passei apenas uma lamina de estilete de quantidade e no meio sem chegar a pasta ate os buracos por onde passa os parafusos de fixaçao , sobre a fiaçao do hei , é só alongar (emendas com soldas bem feitinhas ) ate onde for deixar ele que no meu caso é ao lado do motor do para brisa abaixo da churrasqueira , o aterramento do hei é apenas por um lado(furo) de cima pra baixo , se observar bem ira ver que aquele buraco com os tubinhos tipo rebite é embutido e no fim dele ele nao é soldado ( e que deveria ser) ao contato de aterramento que vai pra dentro dele , ou seja , se girar esse tubinho corre o risco de ter mal aterramento e nisso com muita pasta ou sujeira fiaçao ruim , mal aterramento e contato é pedir pra queimar mesmo seja delphi ou gm da gema, e é só um dos tubinhos que faz contato de aterramento , a chapa trazeira dele é só pra ajudar dissipar o calor que ele produz , entao bata uma lixinha na cabeça dos tubinhos e ponha um bom terminalzinho nele e nao exagere na pasta . hoje uso da marca dpl que pagei 80,00, no porta malas tenho um gm da gema , um mte, e mais 2 que nem sei a marca mas sao paralelos .
troquei os cabos de vela por cabos que tem a chupeta das velas mais finos , isso ajuda a nao ter fuga de faisca ao bloco do motor como tambem afastei eles do secador do ar condicionado , ali tambem bate faisca , em geral fulga de faisca tambem queima o hei

sobre o cabeçote , se for fazer completo aconselho colocar kit comando da marca aplic , ja vem comando , tucho, balanceiros, pastilhas ....... garanto que nao ira se arrepender , o custo é entorno de 600 a 700 ,

uma coisa que aprendi nos motores gm seja qual carro for, se trocar o kit comando , mesmo que tenha trocado a correia dentada com tensionador um dia antes de tirar o cabeçote e de melhor qualidade , TROQUE DE NOVO ponha correias e tensionadores novos , nao sei porque , mas la na oficina e em muitas que ja vi , os carros da gm ao fazer cabeçote (retifica ou so comando) , se nao trocar correia com tencionador , ela quebra e teve casos de aparecer comando quebrados embora ja tinham alta kilometragem

fazer cabeçote , tecnicamente é fazer uma retifica inteira , que constitui , kit comando, retentores de valvula, guias de valvulas, as 8 valvulas , plaina , so nao deixa trocar a valvula bay-pass de pressao de oleo , é raro esta estar ruim , agora se for trocar so kit comando veja se precisa mesmo ( a nao ser que esteja perdendo muito banho e mais 150.000 km derrepente seu caso é so retentores de valvula devido a estar com cilindro ruim e pra trocar ele e se a reticica for atenciosa iram verificar tudinho antes de entregar pois pra trocar tem de tirar as valvulas ,

obs : ao montar tudo peça pra medir a taxa de compreçao dos 4 cilindros depois de ter funcionando tudo e andando uns 800 km e se trocar o kit comando eu nao aconselho passar de 3 paus de rotaçao ate a primeira troca de oleo , embora eles pedem pra acelerar pra mais de 3 parado com o oleo amaciante de retifica por alguns minutos , ( na embalagem)mas eu nao aconselho nao kkkkkk

boa sorte

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Mensagem por flaviocrp 27/1/2015, 13:45

Dutra muito obrigado, informações valiosas!!!

Sobre o HEI hoje mesmo vou fazer um terra nele e limpar o contato certinho. vou fazer o terra pela parte de cima onde nao tem a pasta. Pode ser ne?

Duvida! Se os retentores de valvula estivessem ruins pela manha o carro não fumaria um pouco?

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Mensagem por CarlosZ 27/1/2015, 15:34

Sim fumaria!
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Mensagem por DUTRA S A 27/1/2015, 18:26

pode ser ,bem na cabeça deles e ali voce coloca um terminalzinho  e o parafuso atravessando os dois fixando na carcaça do distribuidor , faça nos 2 buracos por via das das duvidas

olha , sou suspeito em falar kkkkkkkkk
fumaria sim , mas ( opniao minha) pra fumar mesmo teria de estar a maioria bem estragados mesmo , porque o meu mesmo embora seja a alcool fiz uma retifica , so nao troquei as valvulas nem guias , e tive que baixar a pressao de combustivel ,regulador de có.....  se bem que mandei rebaixar , mas eu ainda vou medir a taxa de compressao  pois parece que na colocaçao dos retentores andaram machucando algum ou se nao alguns e deixaram despercebidos , nisso ao subir dando motor de segunda ou terceira ate onde der em curvas vejo plenamente o fumaceiro preto e mesmo meu motor com toda folga do mundo no parcial, ( pistoes, colo de virabrequim , aneis , pinos mais de 200,000km so comigo)  antes de fazer o cabeçote ele nao queimava nada de oleo tanto que passou na inspeçao veicular voce deve saber oque é e só troquei os retentores por questao de adiantamento de manutençao e kilometragem , o meu pela manha hora fuma hora nao (coisa pouca ), mas quando quente é aquilo né oleo mais fino etc.......

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