Sensor de estacionamento 4 pontos 2 na frente 2 atrás - como montar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sensor de estacionamento 4 pontos 2 na frente 2 atrás - como montar

Mensagem por CarlosZ em 16/11/2014, 06:29

Já vi muita gente se perguntando se é possível usar um sensor de estacionamento comum de quatro pontos com dois na frente e dois atrás, e sim é possível e fácil de fazer, eu uso na minha Zafira assim além de já ter instalado em outros dois carros, um HB20 e um FIT, só não instalei no Monza porque não acho muito correto usá-lo num carro 94 aposentado só para encontros.

Bom como fazer, o problema é o seguinte quando se liga a ré o sensor liga mas quando se vai para rente, precisa permanecer ligado, a solução é usar um relé temporizado, no caso o relé DNI 0303 que nada mais é do que o relé do temporizador do vidro elétrico do Monza.

Ele tem 4 pinos:

Pino 15: ligar o 12V da luz de ré
Pino 31: ligar no terra
Pino 30: 12V pós chave (podem usar o fio do acendedor de cigarros ou do rádio).
Pino 87: saída posiviva para ligar no sensor de ré fio vermelho.

Como montar o sensor de estacionamento.

A parte óbvia é fazer 2 furos atrás e 2 na frente nas extremidades do parachoques, mas os fios dos sensores são curtos, não chegam até o painel, é necessário cortar o fio dos sensores e colocar uma extensão entre eles, e não se preocupem podem usar um fio duplo comum que não tem nenhum problema de interferência (eu uso fio comum) ou podem usar um fio coaxial se quiserem, basta emendar os fios cuidando para não inverter o fio central e externo nas emendas.

Depois é levar os fios até embaixo do painel de instrumentos e ligar o sistema.

Existem dois tipos de central do sensor de estacionamento:

Tipo 1: os dois sensores da esquerda mostram esquerda no display e os dois da direita mostram direita no display, neste caso ligar os dois de trás no lado direito da central do sensor e os dois da frente no lado esquerdo da central do sensor. Assim o display irá mostrar esquerda para frente (letra L do display) e direita para trás (letra R de Rear traseira do display).

Tipo 2: os sensores das pontas mostram esquerda e direita e os dois do meio marcam os dois ao mesmo tempo, neste caso usem os dois sensores de trás nos pinos das pontas da central do sensor e ou dois da frente nos pinos do meio da central do sensor. Assim o display irá mostrar um sinal desemparelhado de esquerda e direita para trás e um sinal idêntico para frente.

Para saber qual tipo é liguem o sensor de estacionamento direto na bateria e coloquem apenas um sensor em um dos pinos do meio da central e vejam se marca só direita ou esquerda ou os dois lados ao mesmo tempo só com um sensor ligado.

Prefiram se possível o tipo 1 que é mais fácil se orientar pelo display.

No uso vai funcionar assim, quando engatar a ré o sensor irá ligar e quando desligar a ré o relé irá manter o sensor ligado por mais 1 minuto, tempo suficiente para manobrar para frente, depois de um minuto irá desligar.

Vantagens: dá para manobrar para frente e para trás sem medo.

Desvantagem: somente no caso de um poste no meio do parachoques traseiro pois os dois sensores nas pontas do parachoques pegam muito bem os parachoques dos outros carros e paredes, mas coisas finas como um poste ou um engate de reboque bem no meio dos dois sensores acabam ficando longe e informam uma distância não real do objeto ao parachoques (real do objeto até eles que estão nas pontas). Mas como isso é bem difícil de ocorrer no dia a dia e o benefício é muito superior optei em 2+2 e não em 4 atrás.

Observação: os sensores devem ser nas extremidades pois é na manobra é o ponto mais perto dos objetos quando o carro está atravessado manobrando, dá até para pegar objetos próximos ao lado do carro.

Lembrem de manobrar lentamente pois os sensores são lentos nas respostas no display.

___________________________________________________

Assinatura:


Veja o Scanner diagnóstico para Monza e Kadett em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-scanner-diagnostico-monza-kadett-efi-freeware-gm-aldl-multec-700

Veja o Scanner OP-COM para todos os outros Chevrolet com Injeção Eletrônica de Combustível em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t4-analise-do-motor-via-logs-padroes-da-injecao-por-op-com-e-elm-327-e-excel#4

E veja como obter os códigos de erro em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t3-analise-e-obtencao-de-codigos-de-erros

Meus Chevrolet (atuais e antigos)

Mais fotos dos meus Chevrolet (Monza Club 1994 completo com painel digital e computador de bordo e Zafira Elite 2005) em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t5-fotos-dos-meus-chevrolet#5
avatar
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1121
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 49
Localização : Porto Alegre, RS

Ver perfil do usuário http://chevroleiros.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sensor de estacionamento 4 pontos 2 na frente 2 atrás - como montar

Mensagem por Marcelo Rios em 16/11/2014, 10:54

Assim fica fácil hehehe. valeu Carlos.

___________________________________________________

Assinatura:


Conheça o Fórum Jiu-Jitsu. Tudo sobre Artes Marciais
http://jiu-jitsu.forumeiros.com/
avatar
Marcelo Rios
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Zafira CD ano 2001/ 2.0 8v / Gasolina / GNV

Mensagens : 173
Data de inscrição : 07/05/2013
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sensor de estacionamento 4 pontos 2 na frente 2 atrás - como montar

Mensagem por CarlosZ em 16/11/2014, 14:23

Essa é a intenção, aproveite!

___________________________________________________

Assinatura:


Veja o Scanner diagnóstico para Monza e Kadett em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-scanner-diagnostico-monza-kadett-efi-freeware-gm-aldl-multec-700

Veja o Scanner OP-COM para todos os outros Chevrolet com Injeção Eletrônica de Combustível em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t4-analise-do-motor-via-logs-padroes-da-injecao-por-op-com-e-elm-327-e-excel#4

E veja como obter os códigos de erro em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t3-analise-e-obtencao-de-codigos-de-erros

Meus Chevrolet (atuais e antigos)

Mais fotos dos meus Chevrolet (Monza Club 1994 completo com painel digital e computador de bordo e Zafira Elite 2005) em:
http://chevroleiros.forumeiros.com/t5-fotos-dos-meus-chevrolet#5
avatar
CarlosZ
Admin
Admin

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012

Mensagens : 1121
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 49
Localização : Porto Alegre, RS

Ver perfil do usuário http://chevroleiros.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sensor de estacionamento 4 pontos 2 na frente 2 atrás - como montar

Mensagem por coyrj em 20/11/2014, 13:42

Boa ideia como sempre
avatar
coyrj
Chevroleiro Júnior
Chevroleiro Júnior

Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza club 94 gasolina/gnv

Mensagens : 132
Data de inscrição : 12/05/2013
Idade : 41
Localização : Itaguai-RJ

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sensor de estacionamento 4 pontos 2 na frente 2 atrás - como montar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum