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Falha na aceleração misteriosa no Kadett

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Mensagem por stefanovigano 6/6/2014, 04:25

Boa noite pessoal..

Possuo um Kadett 94 EFI álcool original, ultimamente precisei retificar o motor devido à junta ter queimado, não, não ferveu, apenas devido ao desgaste queimou e por falta de grana ficou na garagem durante 2 meses, consequência: acabou enferrujando os pistões e tive que retificar por completo. Mas não é este o problema, minha reclamação é devido à uma falha na aceleração, não foi devido a retífica, este defeito me incomoda à pelo menos 5 anos! A falha ocorre somente quando se está em baixa rotação e subitamente se pisa fundo, o carro dá uma "engolida" como se fosse afogar, mas não morre, e a partir daí retoma à condição normal. Do resto está OK, marcha lenta perfeita, não falha em outras condições. Já foi analisado quase tudo e não se chega à uma conclusão. Abaixo a lista do que já foi verificado/trocado.

- Análise da compressão
- Linha combustível
- Filtros Ar e Comb.
- Limpeza TBI
- Válvula termostática
- Velas e Cabos
- Ponto ignição
- Distribuidor/Tampa/Rotor
- Bobina impulsora

A memória da UCE não registra nenhum erro. Já foi passado o scanner o qual não acusou nada, segundo o mecânico.
Mesmo os aparelhos não terem detectado, estou desconfiado do MAP, alguém já teve problema parecido?
Abraços!
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Mensagem por CarlosZ 6/6/2014, 07:37

Preciso de um log com o problema apresentando, de preferência na rua, vai precisar ler o item da minha assinatura sobre o Scanner ALDL para Monza e Kadett, depois poste aqui o arquivo ECM ou XLS. Aguardo
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Mensagem por stefanovigano 6/6/2014, 19:49

Obrigado Carlos.. Já tinha visto a interface no Monzeiros.. O problema vai ser arrumar tempo para a construção.. Mas acho que é o único caminho..
Abraços!  cheers cheers
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Mensagem por CarlosZ 7/6/2014, 07:45

Use o USB, não precisa de construção, quando fizer o LOG faça também o padrão 2 parado com pisadas e faixas de RPM.
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Mensagem por stefanovigano 12/6/2014, 18:31

Pois é.. fiz isto, mas não me atentei que o chipset 2303 não dava suporte, já fiz o pedido do outro, creio que só poderei fazer os testes no próximo feriado.. vamos ver o que vai dar..
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Mensagem por CarlosZ 13/6/2014, 06:51

Aguardamos!
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Mensagem por stefanovigano 18/6/2014, 17:59

Boa noite Carlos,

Hoje consegui obter os Logs, pela minha análise não há problemas, exceto pela velocidade do veículo, onde pelos gráficos indicaram valores bem maiores comparada ao velocímetro (Máx 110 Km/h), mas eu creio que é devido ao número de pulsos do VSS,  já que o meu carro utiliza o de 16 pulsos. Como não sei para qual sensor você ajustou a planilha, é válido você analisar.
No aguardo.
Abraços

Altitude média da cidade: 560m
Temp. ambiente: 23°C
Veículo: Kadett 1.8 EFI 1994 Álcool, Manual, 5 veloc.
VSS: 90149082 (16 pulsos)
ECU: 16177399 (1.8L EFI Álcool/Trasm. Autom. 3 Veloc.)
Memória da ECU: 16177464 - Código BAZZ [ECM] (1.8L Álcool/Manual 5 veloc., relação longa)

LOGs - .ECU
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Mensagem por CarlosZ 19/6/2014, 21:24

Baixei agora, amanhã analiso com calma, e para responder o Monza usa 8 pulsos por isso a diferença.
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Mensagem por stefanovigano 19/6/2014, 22:54

Beleza.. Imaginei que era 8 mesmo... Seria interessante em uma próxima revisão da planilha colocar opção de escolha do VSS.. Pense nisso!

Outra coisa... Consigo obter os valores de tempo de injeção através do scanner e/ou planilha? Estou tendo impressão que está consumindo além do normal depois da retífica...

Obrigado
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Mensagem por stefanovigano 20/6/2014, 00:08

Lendo melhor seus tópicos, parece que o ajuste de ponto está fora... Então deve ser por isso o alto consumo...


Última edição por stefanovigano em 20/6/2014, 18:54, editado 1 vez(es)
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Mensagem por stefanovigano 20/6/2014, 17:09

Hoje levei para um mecânico ajustar o ponto, realmente estava fora (12°) foi feito com a pistola e deixado em 10° conforme manual.. mas ficou muito pior... não responde rápido, ficou sem força e a falha na pisada rápida que reclhamei neste topico acentuou absurdamente... Tirei o log 2 após ajustado o ponto.. Analisando, as variações de avanço diminuíram, mas a tensão do MAP aumentou 0,5V. Tá começando a complicar isso... =/

LOG 2 (Após ajuste do ponto)
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Mensagem por CarlosZ 20/6/2014, 19:18

Estou analisando, mas a minha sugestão é que marque bem o ponto por pistola e tente fazer o ajuste do ponto via scanner como falei em:

https://chevroleiros.forumeiros.com/t65-regular-o-motor-com-o-scanner-diagnostico-automotivo-ajustar-o-ponto-melhorar-consumo-so-para-carros-com-distribuidor-movel

Isso irá corrigir eventuais erros de sincronia da polia.

Se melhorar ótimo, senão retorne ao ponto marcado da pistola.
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Mensagem por CarlosZ 20/6/2014, 19:35

O consumo pirou muito passou na lenta de 2 para 2,48 l/h (no meu é 1.82), se o ponto ficou o de fábrica mesmo deve ter algo errado na sincronia da polia, outra coisa em relação ao meu padrão do Monza o avanço em lenta no meu é em torno de 3 no teu antes estava em 2 depois caiu para 1,5 apontando que o ajuste foi no sentido errado.

De resto não vi nada de anormal.
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Mensagem por stefanovigano 20/6/2014, 21:28

A sincronia está correta.. já conferi isto.. Muito estranho... Vou tentar fazer o procedimento pelo scanner, vamos ver o que vai dar..
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Mensagem por CarlosZ 21/6/2014, 14:03

Se lembro bem a polia do Monza e Kadett tem uma borracha no meio para eliminar ruído, então mesmo visivelmente correto pode ter deslizado pela borracha e ter ficado deslocado, o que gera a falha de sincronia
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Mensagem por stefanovigano 21/6/2014, 21:52

Carlos, o motor é novo, foi feito inteiro... Foram trocados todos os retentores...

Fiz o ajuste pelo scaner hoje.. o melhor ponto se deu na mesma marca que estava anteriormente antes da regulagem do avanço pela pistola.. Minha suposição foi que o jumper na hora do ajuste não pegou, e o mecânico continuou mesmo assim...

O consumo ficou na média em 2 L/H na lenta.. não consegui melhores resultados mesmo refazendo várias vezes. O gráfico de avanço continua variando em média 1,5 ponto pico a pico, mas o carro já melhorou, só continua com uma leve falha na pisada rápida conforme disse no primeiro tópico...

Eu sabia que não ia ser fácil, em 5 anos nenhum mecânico descobriu o problema, e acho que eu também não.. kkkkk

Depois anexo o LOG, não estou com ele no momento...
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Mensagem por CarlosZ 21/6/2014, 22:43

Eu também fiz retífica do meu e a polia é original, não tem nada haver com os retentores. Estou falando da polia do virabrequim que gira as correias do comando, alternador, ar.
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Mensagem por stefanovigano 22/6/2014, 00:32

Bom, eu sei de qual está falando.. mas acho que foi trocada sim.. Vou conferir.

A respeito do consumo, só por precaução, amanha irei colocar o scope no bico e verificar o tempo de injeção já que pelo scaner não consegui encontrar o dado...
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Mensagem por CarlosZ 22/6/2014, 11:11

O tempo de injeção aparece em FLAGS 12, mas eu o modifiquei para que apresente os valores em l/h, no Excel veja a tabela dados base coluna AM

Já que está em fase de testes como está a compressão dos cilindros um a um em PSI?
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Mensagem por stefanovigano 22/6/2014, 13:49

Ohhh shit... Acho que encontramos problemas... =/

CIL 1 =  213 PSI
CIL 2 =  218
CIL 3 =  230
CIL 4 =  230

Olha as velas que tão no carro.. AcDelco 041LR6XB (Gasolina) Não sei se teria problemas...


Tá em que unidade a tabela Carlos? Como eu encontro o valor em ms?
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Mensagem por CarlosZ 22/6/2014, 17:54

As velas de gasolina são mais quentes o único problema é que podem superaquecer e derreter o eletrodo em regime de alta.

Sim esta diferença não é substancial mas pode gerar problemas de desbalanceamento que está aparecendo no gráfico do avanço e pode ser o problema do gap do acelerador.

Quanto a conversão de valores é só jogar na internet que surgem vários conversores de unidades on-line.
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Mensagem por stefanovigano 22/6/2014, 18:33

Tá ok.. O que você me aconselha? Será que é válido reclamar na retifica e fazer eles resolverem esta diferença? O motor foi feito em janeiro, completou 1000Km agora, ainda está em garantia.

Tuchos não carregados 100% podem ocasionar compressão baixa? Os meus batem cerca de 5 min com o carro frio, após aquecidos param... Se colocar o ouvido perto do motor dá pra sentir que a batida vem dos cilindros 1 e 2.

À respeito da tabela, sem o fundo de escala em ms fica difícil converter...

N = 0 = 0 ms
N' = 2^(8-1) = 255 = ??

Cheguei em uma dedução aqui, mas creio que esteja errada, pois o valor foi alto.. 2ms em lenta!
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Mensagem por CarlosZ 23/6/2014, 13:14

Se a retífica foi total eles devem corrigir tudo inclusive a batida de tucho.

Foi por exatamente não ter referência que adaptei o tempo de injeção para consumo em l/h, já que tinha a referência do consumo via CB.
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Mensagem por stefanovigano 26/6/2014, 17:18

Pois é... Estou tentando resolver isso.. Foi retificado em outra cidade à 200Km daqui.. Com o trabalho fica dificil ir pra lá. Foi um stress quando liguei lá ontem reclamando.. disseram que a diferença da compressão é cabos/velas ruins.. Tá de brincadeira..
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Mensagem por CarlosZ 26/6/2014, 19:24

Eles acham que todos são idiotas, isso é a repimboca da parafuseta.

Só diz uma coisa para eles, como pode ser velas e cabos se para testar compressão temos que tirá-los fora!

Quero ver o que vão responder.

Bota nas pequenas causas!
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