Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
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Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Neste ultimo sábado fui com meu Monza Club 94(2.0 gasolina e Gnv) a um encontro com nossos Amigos monzeiros-RJ, evento muito bom,e na hora de vir embora meu carro não queria pegar, logo imaginei que o problema era o mesmo que eu já estava tendo de às vezes o bico não injetar e eu ter de jogar um pouco de gasolina na Tbi, então tirei a tampa do filtro de ar, mas antes de jogar gasolina ele pegou, ótimo fui pra minha casa (uns 80 km) e no domingo fui sair com minha esposa, mas do nada o carro morreu e não pegou mais, fui olhar se tinha centelha na bobina e não tinha.
Verifiquei se a bomba de gasolina funcionava com motor de arranque girando o motor e funcionava, achei que fosse o Hey então, como eu tenho um na mala troquei ele e a bobina de alta, e nada do carro pegar, então reboquei o carro pra casa.
Hoje cedo medi a bobina impulsora e tava com 900 ohms, estava ok então testei os dois módulos hey com multímetro e estão ok, ai fui analisar o conector da bobina impulsora e tava mal crimpado e oxidado, soldei e limpei, religuei o modulo HEY e coloquei uma vela na ponta do cabo que sai da bobina e pronto tinha centelha novamente.
Reinstalei a tampa do distribuidor religuei todos os terminais e liguei o carro sem o filtro de ar (que eu já tinha tirado para ver se o bico pulsava), pronto funcionando perfeitamente, desliguei e fui montar o filtro, mas dei por falta de uma porca, procurei e não achei, mas como eu podia ter perdido na rua quando enguicei não dei tanta importância (repito procurei ela superficialmente pelo cofre do motor), religuei o motor observando se teria alguma alteração no funcionamento do motor e tava sereno como deve ser, deixei funcionando na lenta por 30 minutos e desliguei o motor sem apresentar nenhum problema.
Após um tempo sai andei com o carro e ao entra na garagem voltando ele deu um estouro e morreu, tentei ligar novamente mais parecia que tava travado.
Logo retirei as velas, retirei a proteção das correias e tentei girar o motor pela polia da arvore de manivelas e senti que estava travado mesmo, soltei todas as correias e novamente tentei girar a polia e neste momento consegui dar varias voltas sem travar me senti aliviado e dei na chave para ver se tava leve mesmo e estava então julguei ser a bomba d’água travada, mas ao rodar sua polia com as mãos ela tava livre ai fui rodar a polia do vira novamente e senti que novamente a polia estava leve até um certo ponto ai travava e eu tinha de voltar à polia, ou seja, gira pra um lado e pro outro porem trava em ponto especifico.
Constatei que este travamento ocorre no momento que o terceiro pistão ta em cima, com isto conclui que a famigerada porca caiu dentro da TbI e foi sugada para o terceiro cilindro e esta travando o mesmo.
Desculpem pelo livro, mas pergunto:
Existe outra possibilidade?
Quais os danos posso ter tido?
Se eu tirar somente o coletor de admissão e conseguir pescar a porca com auxilio de um ima e um arame, posso tentar ligar o motor novamente e ver se funciona normalmente?
Existe algum risco de ter afetado as bielas e seus casquilhos?
Se tiver furado o pistão o que seria aconselhado fazer?
Se tiver riscado a camisa posso encamisar apenas este cilindro?
Se tiver ovulado o comando de válvulas, tenho de trocá-lo?
Enfim to perdido.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Torço que tenha sido isso e não a porca, mas vai ter que tirar o cabeçote para ver!
CarlosZ- Admin
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Só não entedi o vc quiz dizer com:
CarlosZ escreveu: ...bielas e casquilhos não tem como...
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Tomara que seja somente um susto msm né...
todiboa- Carteira de aprendiz
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Vamos ver amanhãtodiboa escreveu:puts coyjr, que fita cara...
Tomara que seja somente um susto msm né...
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
ja aconteceu isso com meu vizinho com um kadet , levou numa retifica meia boca e disseram que tinha que trocar ate o vira brequin kkkkkk
eu no seu lugar ao desconfiar de algo , eu iria abrir a borboleta do tbi e com uma boa lanterna verificar , dai remover as velas , virar o motor na mao sem contato ligado ate ver a cabeça dos pistoes e remover a porca, ou usar um compressor e comprimir o ar pela rosca das velas ou pelo coletor de admissao sem o tbi montado nele e reparar em barulho de algo solto e vibrando estando entao com valvulas abertas ou de escape ou de admissao , mas, isso caso nao tivesse dado partida,
se o pistao tivesse furado quebrado etc,,, ao remover a mangueir do respiro de oleo iria sair uma fumaceira preta e bem forte mesmo como carro a diesel , riscar cilindro ou ovalizar é menos provavel se muito acredito que possa ter danicicado o assentamento de valvula ou tambem provavel um empenamento de biela , mas o correto mesmo é o que o mestre carloz disse , remover o cabeçote e fazer as mediçoes e averiguar , muito raro mesmo é a porca ser expelida para o escape
abs estamos ai
DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Ja retirei a TBI e não achei nenhum vestigio(marcas) de que a porca passou ali, ja tentei dar um jato de ar tambem para ver se gerava algum som diferente e nada.
Não to muito convencido que caso esta porca tenha realmente caido ela possa ter passado pela valvula admissão.
mas isso pra ter certeza so mesmo desmontando.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Quem sofre o impacto é a cabeça dos pistões, as válvulas, o cilindro, o cabeçote, mas o resto não!coyrj escreveu:Tomara que seja coisa boba Carlos, poxa tenho maior cuidado com a manutenção deste carro tenho ate uma planilha onde anoto tudo, não acredito que deixei esta porca cair ali, mais é a unica explicação.
Só não entedi o vc quiz dizer com:CarlosZ escreveu: ...bielas e casquilhos não tem como...
CarlosZ- Admin
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
sobre a porca , pode ser que no estouro tenha deixado a valvula de admissao aberta no momento da combustao e ai alem do escape sai contrapressao pela admissao, dessa forma provavelamente pode ter danificado o assentamento da valvula, ou de admissao ou escape, se nao passou, nao prendeu em nada,e ainda esta lá , entao o que ouve com seu possante foi puro azar de qualidade material de componentes de motor e nao por causa da porca, mas , se caiu la mesmo , algo ja deveria ter acontecido e muito drasticamente.
abs estamos ai
DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
CarlosZ- Admin
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
to quase convencido que esta porca esta presa na sede da valvula de admissão prendendo esta valvula aberta e por este motivo o pistão não sobe totalmente.DUTRA S A escreveu:
sobre a porca , pode ser que no estouro tenha deixado a valvula de admissao aberta no momento da combustao e ai alem do escape sai contrapressao pela admissao, dessa forma provavelamente pode ter danificado o assentamento da valvula, ou de admissao ou escape, se nao passou, nao prendeu em nada,e ainda esta lá , entao o que ouve com seu possante foi puro azar de qualidade material de componentes de motor e nao por causa da porca, mas , se caiu la mesmo , algo ja deveria ter acontecido e muito drasticamente.
abs estamos ai
com relação a isto não corro este risco pois ando todos os dias pela manhã uns 10 kms no minimo na gasosaCarlosZ escreveu:Esqueceu um fato Dutra, se usa gasolina e o carro fica muito tempo parado ou só usa GNV, a gasolina do bico seca e forma uma goma que cola o bico.
o que vcs acham deste torquimetro, sera que aguenta esta manutenção?
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
CarlosZ- Admin
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
verdade srrsrsr, mas isso é quando o cidadao esquece de usar gasosa pro resto da vida , na minha oficina , ja apareceu muita pinça por causa de gnv, uma estrada uns tempos desse ,, de fazer entrega de frutas e legumes etc..... nada como 2,000 pra resolver , pois ate a bomba de combustivel travou e ate a flauta teve que ser trocada , fora regulador de pressao, bicos ... a alimentaçao completa praticamente kkkk sem contar a limpeza do tanque srrsrr, mas nesse caso é como eu falei , os entregadores esquecem de gasosa e so anda no gnv e so lembram apos 8 meses de uso como 24h , ou quando aparece problemas kkkkkkkkkkCarlosZ escreveu:Esqueceu um fato Dutra, se usa gasolina e o carro fica muito tempo parado ou só usa GNV, a gasolina do bico seca e forma uma goma que cola o bico.
sobre a duvida do amigo com a valvula, mesmo por ser a gasolina estando com a valvula de admissao aberta e travada aberta ja deveria ter atropelado o pistao e nisso sair a explosao pelo tbi, sei que a motores gm a gasollina que os pistoes nao chegam a encostar nas valvulas mesmo se a correia quebrar, ams acho que sao os primeiros motores a gasolina , no caso dos efi acredito que com a valvula aberta sendo escape ou admissao so de dar a partida da pra escutar a cassetada no pistao .
o mestre carloz pode corrigir mais essas informaçoes
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DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Achei muito barato na loja do mecanico, menos de 30 pratas.
Aproveitando vou abusar da sua paciência e pedir sua opinião sobre este kit de soquetes:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/73103/2/139/kit-de-soquetes-com-catraca-com-40-pecas---encaixe-14-e-38-pol
As que tenho não tem extensor, são aquelas que vem em maletas de ferramentas (maquina de furar) da skill.
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Bom neste caso deu um estouro antes de o carro morrer, mas apos retirar as velas e girar a polia do vira com as mãos sem forçar notei que estava solto, então dei na chave e girou (com motor de arranque) normalmente sem bater em nada, mas depois senti travar novamente.DUTRA S A escreveu: mesmo por ser a gasolina estando com a valvula de admissao aberta e travada aberta ja deveria ter atropelado o pistao e nisso sair a explosao pelo tbi, sei que a motores gm a gasollina que os pistoes nao chegam a encostar nas valvulas mesmo se a correia quebrar, ams acho que sao os primeiros motores a gasolina , no caso dos efi acredito que com a valvula aberta sendo escape ou admissao so de dar a partida da pra escutar a cassetada no pistao .
o mestre carloz pode corrigir mais essas informaçoes
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A coisa de quase dois anos atras meu carro pulou tres dentes da correia (apos uma tentativa desastrosa de dar tranco) e dois mecanicos condenaram dizendo que atropelou as valvulas, não acreditei e eu fiz os mesmos testes que agora e como não tinha nenhum travamento coloquei tudo no ponto troquei a correia dentada e o carro ficou otimo.
Por isso acho muito dificil os pistões atropelarem as valvulas neste motor de monza.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Estas são de polegadas, que eu saiba o Monza usa mm, então pode dar problema de encaixe.coyrj escreveu:Boa noite, mestre Carlos!
Achei muito barato na loja do mecanico, menos de 30 pratas.
Aproveitando vou abusar da sua paciência e pedir sua opinião sobre este kit de soquetes:
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/73103/2/139/kit-de-soquetes-com-catraca-com-40-pecas---encaixe-14-e-38-pol
As que tenho não tem extensor, são aquelas que vem em maletas de ferramentas (maquina de furar) da skill.
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Quando comprei meu Monza em 1999, com um mês comigo, ainda sem dinheiro depois de comprar o carro, a correia do comando desdentou, mas nada aconteceu, reboquei com o meu Hatch para casa, coloquei uma correia nova e nenhum problema com as válvulas, então não creio que neste motor o pistão bata nas válvulas.DUTRA S A escreveu:verdade srrsrsr, mas isso é quando o cidadao esquece de usar gasosa pro resto da vida , na minha oficina , ja apareceu muita pinça por causa de gnv, uma estrada uns tempos desse ,, de fazer entrega de frutas e legumes etc..... nada como 2,000 pra resolver , pois ate a bomba de combustivel travou e ate a flauta teve que ser trocada , fora regulador de pressao, bicos ... a alimentaçao completa praticamente kkkk sem contar a limpeza do tanque srrsrr, mas nesse caso é como eu falei , os entregadores esquecem de gasosa e so anda no gnv e so lembram apos 8 meses de uso como 24h , ou quando aparece problemas kkkkkkkkkkCarlosZ escreveu:Esqueceu um fato Dutra, se usa gasolina e o carro fica muito tempo parado ou só usa GNV, a gasolina do bico seca e forma uma goma que cola o bico.
sobre a duvida do amigo com a valvula, mesmo por ser a gasolina estando com a valvula de admissao aberta e travada aberta ja deveria ter atropelado o pistao e nisso sair a explosao pelo tbi, sei que a motores gm a gasollina que os pistoes nao chegam a encostar nas valvulas mesmo se a correia quebrar, ams acho que sao os primeiros motores a gasolina , no caso dos efi acredito que com a valvula aberta sendo escape ou admissao so de dar a partida da pra escutar a cassetada no pistao .
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
uma valvula aberta totalmente e travada á de bater no pistao quando ele atingir seu pms ou seja quando ele subir , no caso dos a alcool é mais certo de haver esse atropelamento , e isso ocorrendo a fumaceira é grande dificilmente dependendo da rotaçao no momento so se danifica o cabeçote , estouro pode ser por varias razoes entre elas a mais comum que é o famoso fora de ponto e nos efi, modulo rei, bobinas,velas e cabos,
pra um estouro desses devido a alguma quebra do motor em si, muitas vezes nao da nem pra virar na chave nem na mao, e se no seu caso voce ainda virou entao ainda poderia dizer que nao estava uma situaçao tao grave e que nao deveria tentar mais na chave ate travar de vez
eu sei que há um motor da linha monza a gasolina que os pistoes nao pegam nas valvulas e que é dos antigos, so nao tenho certeza se os depois deles a gasolina pegam se as bielas sao do mesmo tamanho , abertura de valvula etc..... os a alcool qualquer um pega e feio rsrsrsr
atualmente ando com o meu com um dente a menos ,(atrasado), tambem nao tenho problemas, e nao nego a curiozidade em saber a situaçao dos eu motor e o diagnóstico e sobre tudo a torcida pra que nao tenha um baita prejuizo rsrrs
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DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Só pra esclarecer:DUTRA S A escreveu:certo coyrj , mas eu me refiro no seguinte :
pra um estouro desses devido a alguma quebra do motor em si, muitas vezes nao da nem pra virar na chave nem na mao, e se no seu caso voce ainda virou entao ainda poderia dizer que nao estava uma situaçao tao grave e que nao deveria tentar mais na chave ate travar de vez
abs estamos ai
Quando ouve o estouro, o motor apagou, em seguida eu tentei na chave e percebi que estava travado.
Imediatamente não tentei mais na chave, retirei as velas, retirei a proteção das correias (roda dianteira direita) e ai sim tentei rodar a polia com as mãos, percebi então que girava pra um lado e pro outro mais em certo ponto travava e esta da mesma forma ate o momento.
Ou seja gira pra um lado e trava, vc volta a polia do vira e ele gira ate travar.
Acredito que hoje pela tarde eu tire o cabeçote pra termos certeza do que ouve, continua ai na torcida que estou precisando.
Abraços
EDIT:
Lembrando que como descrevi acima teve um momento que não travou mais e parecia que tudo estava normal.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Não só os antigos, meu 94 (na época com gasolina) não bateu como citei acima.DUTRA S A escreveu:eu sei que há um motor da linha monza a gasolina que os pistoes nao pegam nas valvulas e que é dos antigos, so nao tenho certeza se os depois deles a gasolina pegam se as bielas sao do mesmo tamanho , abertura de valvula etc..... os a alcool qualquer um pega e feio rsrsrsr
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Agora tarde tentei soltar o coletor de escape, mas esbarrei na falta de uma chave tipo “L” 13 mm que sirva para a retirada dos parafusos da parte de baixo, amanhã vou providenciar.
E também tem dois parafusos da parte de cima (parafusos do coletor) que estão com a cabeça sextavada avariada e a chave gira direto, vou ter de arrumar uma forma de retirar eles.
Se não conseguir retirar estes parafusos vou soltar os parafusos do primeiro estagio do escape e levo num torneiro pra tirar os parafusos do coletor.
Só pra completar desisti do kit de chaves soquetes, estas chaves eu já tenho quase todas e na verdade o que preciso é apenas a chave pra dar o aperto no cabeçote, então vou comprar o torquimetro que postei La atrás (se alguém tiver umas dicas de uso me passa ai, por favor) e uma chave soquete sextavado 19 mm, com encaixe 3/4” (ainda to na duvida se compro esta ou a de 1/2”) e longa, o ruim é que não achei nenhuma da marca gedore.
Carlos como vc tem um torquimetro destes me explica se posso usar as duas medidas de encaixe 3/4” e 1/2”, pois de um lado é uma medida e do outro é outra, pelas imagens o encaixe de 3/4” fica abaixo (olhando de frente para o “mostrador” de escala), meu medo é comprar a chave com encaixe de 1/2” e ter de apertar o cabeçote com o torquimetro de cabeça pra baixo e não ter um torque “exato”.
Achei um site que explica muito bem o principio de funcionamento de torquimetro e de goniômetro, que vale a pena dar uma lida:
http://wiki.sj.ifsc.edu.br/wiki/images/4/4c/Torquimetro.swf
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Que vocês acham que vou precisar trocar?
Em minha opinião terei de trocar biela, casquilhos, acho que terei de mandar o eixo também pra retifica, visualmente não notei avaria nas camisas mais é provável que tenha de encamisar e é claro mandar o cabeçote pra retifica também.
Quem tiver dicas e comentários, fique a vontade.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
O cabeçote pode ter feito uma fissura, precisa testar, se estiver OK veja o custo de retífica completa, pois vai ter que trocar pistão, então vai ter que mexer com o virabrequim.
Veja também o custo de motor parcial para comparar.
A peça que quer saber é um capacitor para reduzir o ruído das velas no rádio.
CarlosZ- Admin
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