Motor falhando quando esquenta

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Motor falhando quando esquenta

Mensagem por William M. Albuquerque em 2/12/2013, 23:03

Amigos, estou com um problema no Monzão EFI e vou descreve-lo como se fosse um leigo (pronto para ser desonrado), chegando numa oficina.

Quando passo de 90km/h, o carro falha, dá uns pipocos e uma BAITA explosão no sistema de escape e morre! Depois é um lenga lenga até ter força pra engatar 3º em linha reta! Pasmem!

Bom, esses sintomas, explicados desta maneira, abrem um grande leque de problemas possíveis. Justamente por isso, coloquei dessa maneira, para que possam pensar em todos os prováveis defeitos e testes que eu possa realizar para encontrar e sanar o defeito, se possível, sem precisar ser "enrolado" por algum mecânico que sabe menos que nós.

Vocês podem notar que sou novo no fórum, mas conforme disse em minha apresentação, tenho uma pequena noção de mecânica e injeção eletrônica.

Assim, coloco abaixo os testes que já fiz, e que não acredito mais serem os causadores do problema:

O carro é um Monzão 2.0 EFI Gasolina.

Inicialmente pensei ser falta de combustível, apesar do tanque não estar vazio, a bomba pudera apresentar algum defeito...

Verifiquei rapidamente (ainda sem o manômetro) e havia pressão na linha de combustível... Pensei que o filtro poderia estar sujo, e assim, atrapalhando a vazão... Como tinha um filtro Magnet Marelli guardado, pois já tinha a intenção de trocar mesmo, já troquei!
O pré-filtro (dentro do tanque) troquei recentemente, então nem mexi..

Mudança efetuada: Não adiantou nada!

Saí fazer um teste e deu merda: além do carro morrer, a explosão foi tão forte que explodiu meu escapamento (silencioso final), abriu um rombo lateral na parte onde as chapas se encontram e são dobradas... O pior é que troquei essa peça não faz 1 mês... Depois que resolver o problema vou lá na loja ver se consigo trocar, afinal, nunca vi escapamento desmontar assim...

Voltando ao assunto...

Com essa explosão, percebi que o que estava ocorrendo tinha grandes chances de ser excesso de combustível, pois reparei que a fumaça estava com um cheiro forte e fede gasolina também. Pensei, em função do excesso a queima ocorreu dentro do sistema de escape e estourou meu silencioso...

Depois parei e pensei melhor, na verdade isso poderia ser problema de ponto atrasado também... Poderia estar muito atrasado e não estar queimando a mistura, acabando por ela ser queimada no sistema de escape...

Como a 1 mês atras +ou- tive que dar uns trancos em função da minha bateria ter ido pro espaço, pode ser que a correia pulou um dente, e esta ocasionando tudo isso... Pensei isso...

Lembrei também que uns tempos atras fiz uma descarbonização no corpo da TBI e desmontei o regulador pra limpar e ver melhor como funcionava. Apesar de não ter mexido na regulagem do parafusinho do regulador, PENSEI: pode ser que pelo fato de eu ter desmontado, o regulador tenha se desregulado e esteja dando muita pressão (mais que os 2 bar de pressão normal) fazendo assim o bico jorrar combustível...

Bom, resumindo, emprestei um manômetro de um amigo, fiz as ligações, e a pressão da linha esta OK (ficou entre 1,90 e 2,0 bar).
Verifiquei o sincronismo da correia, retirando a polia da direção hidráulica e a capa de cima, as marcações estão batendo certinho. No distribuidor, as marcações também estão alinhadas. Como não tenho pistola estroboscópica, não pude aferir precisamente o ponto, mas as marcações estão conforme estavam e devem estar, e o carro estava funcionando perfeitamente desse jeito...

Por via das dúvidas, também retirei o bico injetor e conferi as peneiras e os anéis O'ring, todos estavam OK. Porém, encontrei uma sujeira (um pequeno pedaço de plastico atrapalhando um pequeno orifício que fica numa pequena câmara entre o bico e o regulador. Retirei-a com aajuda de uma pinça da patroa, e pensei, sera que era isso? Impossível!

Tudo montado, motor aquecido fui fazer o teste!

Parece fácil, mas foi a tarde do sábado inteiro só pra isso, e tudo isso com a ajuda do meu irmão que também tem uma noção boa...

O carro saiu voando baixo, puxando normal, peguei a rodovia... 120km/h lisinho... Uhuuuu! Por um momento ate comemorei: Puts! Era aquele maldito plastiquinho!!!

PLÁ, PLÁ, PLÁ, PUMMM!!! Os mesmos malditos estouros e o motor morrendo!

P#7@0#3P4R1#! Mad 

O problema aconteceu de novo!confused 

Mas, daí percebi uma coisa, o prolema só aconteceu depois que o carro estava BEM QUENTE...

Na hora lembrei que esse mesmo problema acontecia nos Fuscas do meu pai, e ele esfriava a bobina com um pano molhado o logo logo o carro voltava ao normal... Como não tinha pano molhado, ficamos esperando o carro esfriar, ate o ponteiro da temperatura chegar próximo a  marcação azul... Daí demos a partida e o carro funcionou, muito fraco, mas viemos embora em 2ª marcha... (Enquanto ficamos esperando o carro esfriar, tentamos dar partida várias vezes e o carro pegava e morria... as vezes ate funcionava, estabilizava na lenta tudo... mas quando ia sair, morria, não tinha força nenhuma...)

Descobri assim, que tem grandes chances do problema ser no sistema de ignição, que quando o carro aquece bastante, alguma peça falha e não manda as centelhas como deveriam e assim o combustível não é queimado na câmara de combustão, afogando o carro e causando a detonação posterior no sistema de escape...

Lendo nos outros fóruns vi que o problema pode estar na bobina de ignição, na bobina impulsora ou ate mesmo no módulo HEY...

Peço a ajuda de vocês...

Lembrando que estou andando com o carro, pois preciso, mas só ando na manha, devagarzinho, sem forçar e deixar o motor aquecer muito. Na manha ate a faíxa dos 70km/h sem forçar ele não falha e nem explode, mas sinto que o carro esta fraco e consumindo em excesso (no cheiro forte e no bolso). A impressão que tenho é que o módulo esta injetando mais combustível para tentar compensar a falha.

Ah, a luz espia da injeção esta normal (apagando com o carro em funcionamento)...

Agora aguardo as luzes de vocês!

Desculpe o post grande, mas era necessário (devo ter deixado passar alguma coisa ainda...)

Abraço!

William M. Albuquerque

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Re: Motor falhando quando esquenta

Mensagem por CarlosZ em 3/12/2013, 17:00

Eu sugiro começar com os logs, mas se não tiver o scanner (link na minha assinatura), pode ver como está a faísca quando o problema ocorre tirando o cabo de vela e vendo a cor da faísca, se for como tu pensa a bobina, a cor vai alterar em relação quando o motor está frio.

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Re: Motor falhando quando esquenta

Mensagem por coyrj em 3/12/2013, 17:52

eu revisaria a termostatica
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Re: Motor falhando quando esquenta

Mensagem por renatovisk em 6/12/2013, 18:45

Válvula termostática não faz dar estes problemas. Se travar aberta o motor quase sempre ficará abaixo da temperatura ideal de trabalho, se travar fechada vai ferver seu motor, mas não influencia nada na parte de combustível acredito eu.

Primeiro eu indicaria o que o Carlos indicou: Monte o scanner que está na assinatura dele. Não se gasta muito, é simples e te livra de gasta bastante nestas oficinas de injeção, que normalmente é 50 mangos soh pra ligar o scanner, sem fazer nada.

Como é somente quando esquenta, eu ia sugerir a você vir testando tudo na ignição, começando pela bobina impulsora, hey, cabos, velas, inclusive, veja o estado das velas, pois no eletrodo talvez você já perceba se realmente é excesso de combustível. De preferencia, se possível, tire-as poucos instantes depois de ocorrer o problema, pois o fato de ficar sem força pode ser justamente por encharcar as velas o que faz o carro não pegar, ou pegar mas ficar manco.

Os testes dos componentes tem q ser motor a frio, mas as vezes se pega a frio mesmo resistências fora das normais de trabalho destes componentes. Diagnostiquei problema nos meus cabos assim, tinha faísca, o carro não estava fraco, porém 1 cabo estava aberto (não consegui medir sua resistência, mas como a tensão ali é alta, parte da faísca conseguia passar pelo cabo) Troquei o jogo o carro melhorou consideravelmente.

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Re: Motor falhando quando esquenta

Mensagem por coyrj em 7/12/2013, 09:28

Válvula termostática não faz dar estes problemas. Se travar aberta o motor quase sempre ficará abaixo da temperatura ideal de trabalho
Descordo, se vc fizer uma pesquisa sobre o assunto em outros foruns vai descobrir que ja teve gente que teve problemas com a termostatica em que na fase quente o carro ficava "bobo".
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Re: Motor falhando quando esquenta

Mensagem por CarlosZ em 7/12/2013, 15:30

coyrj escreveu:
Válvula termostática não faz dar estes problemas. Se travar aberta o motor quase sempre ficará abaixo da temperatura ideal de trabalho
Descordo, se vc fizer uma pesquisa sobre o assunto em outros foruns vai descobrir que ja teve gente que teve problemas com a termostatica em que na fase quente o carro ficava "bobo".
Para eliminar esta questão nada melhor que o log padrão 1 do motor frio até o motor quente, ele avalia o funcionamento da válvula termostática também.

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Re: Motor falhando quando esquenta

Mensagem por coyrj em 7/12/2013, 15:49

Para eliminar esta questão nada melhor que o log padrão 1 do motor frio até o motor quente, ele avalia o funcionamento da válvula termostática também.
ai beleza, mas ate ele montar o scanner não seria valido dar uma conferida, eu por exemplo estou doido pra montar o scanner mais sempre acontece algo que me impede.
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Re: Motor falhando quando esquenta

Mensagem por CarlosZ em 7/12/2013, 15:52

OK, mas como sugere conferir?

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Re: Motor falhando quando esquenta

Mensagem por CarlosZ em 7/12/2013, 16:07

A sugestão levou a uma outra hipótese, o sensor de temperatura pode estar com o seguinte problema, funciona normal até que com o aquecimento e dilatação, ele desliga (como se fosse um termopar) informando temperatura fria ao motor que pensa estar frio e passa a injetar um monte de combustível afogando o motor.

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