Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
o fato de fazer as trocas por escala e dessa forma é em razao de que , depois que se fez retifica , sempre tem e vai aparecer uma micro sujeira que chamamos de limalha , isso se deve ao trabalho de retificaçao , mesmo que os motores vem fechados ou nao , sempre vai haver um resto de sujeira que ainda nao saiu
no caso de carros novos na concessionaria eles ja vem pre-amaciados , limpos e com no minimo 2 trocas de oleo ja feitas (acredito eu ne rsrsr), e nisso o cliente ja pode sair e andar a vontade , apesar de muitos serem teimosos e so porque é novo afundam o pé depois nao sabem porque esta batendo algo rsrsrsrssr
como o seu so vem limpo o bloco parcial, entao deve sim fazer as trocas , ao menos com 12 ou ate 15.000km amaciadinho , limpinho e bem protegido e lubrificado , voce ira ver que ele ira responder o que voce quer no pe, ou se ainda estiver amarrado ao menos ja esta com toda montagem bem assentada dai e´so desenvolver ele no pe kkk
abs estamos ai
DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Como ganhei outro primario de um amigo não peguei o meu (que esta emprestado), mas visualmente realmente este que ganhei é o da kombi / fusca.
Deu certinho no monza, inclusive comparando com o eixo do monza parece ser o mesmo.
PRIMARIO por coyrj, no Flickr
Pra neixar duvidas, já testei o funcionamento da embregem e esta correto.
Se quiser comparar veja este:
http://bimg1.mlstatic.com/eixo-piloto-cambio-fuscabrasiliagol-arkombi-tds-ar_MLB-F-214692004_8970.jpg
Só pra atualizar;
CAM00254 por coyrj, no Flickr
Agora tenho de conseguir um torquimetro (ontem fui ver em uma loja e achei muito caro 180 pratas) e entender como fazer o aperto por graus sem a ferramenta.
Abraços.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
CarlosZ- Admin
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
CarlosZ escreveu:Além de girar com a mão eu dou umas viradas com o arranque sem o cabo do distribuidor para ter certeza
isso tambem é bom fazer kkk esqueci de mencionar que fazemos tambem rssrsrsrsrsrsr
no caso do monza efi eu tiraria apenas as tomadas do hei rsrsr
abs estamos ai
DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Consegui os parafusos, analisando os meus verifiquei que alguns fios da rosca estavam destruídos e medindo no paquímetro nenhum deles tinham mais os mesmos comprimentos.
A graxa especial para parafusos não encontrei, na manual de montagem da junta do cabeçote (sabo) vem mandando lubrificar os parafusos com óleo de motor, que acham?
Outra duvida: Sempre soube que se deveria passar graxa na junta antes da montagem mas na embalagem da junta diz para montar com ela totalmente limpa, que acham?
CAM00277 por coyrj, no Flickr
Só pra confirmar:
Como estes parafusos já são aruelados, eles não usam as arruelas dos parafusos velhos?
O torquimetro eu consegui este:
CAM00282 por coyrj, no Flickr
CAM00283 por coyrj, no Flickr
Se não for muito abuso algum amigo poderia me ajudar a entender como este torquimetro funciona.
Fiz este vídeo pra confirmar como funciona o aperto angular:
EDIT;
No video onde digo marcação no cabeçote na verdade é na gaiola do comando
Amanhã pretendo terminar a montagem e se tudo der certo sabado o bichão vai estar funcionado.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
CarlosZ- Admin
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
O cabeçote ja esta no lugar, segui todos os passos de montagem.
Fui encostando os parafuso bem devagar e seguindo a ordem de aperto, apertei a primeira etapa (2,5 mkgf) bem devagar e realmente senti que este aperto é bem pouquinho, as etapas angulares foram muito simples, mas na 4º etapa chega a dar medo pois vc sente que o aperto começa a ficar dificil.
Infelizmente a 5ºetapa de aperto vai ficar pra amanha, pois terei de comprar a junta do coletor de admisão.
Os pistões deixei todos no meio, o comando de valvula ja deixei no ponto ( com o rotor no primeiro cilindro), coloquei oleo espalhando pela gaiola do comando, girei o comando varias vezes (já pela polia) observando se as valvulas estavam abrindo corretamente.
Agora vou montar a polia do vira e colocar no ponto certo (1º cilindro em PMS).
uma coisa que estranhei é que senti a vareta de oleo agarrando (raspando em algo), mas eu ja tinha montado ela antes de fechar o carter, para ver se pegava em algo.
Depois posto mais novidades.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
CAM00287 por coyrj, no Flickr
CAM00291 por coyrj, no Flickr
Amanhã se tudo der certo o monzão vai dar umas voltas.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
O motor funcionou de boa (fiz uns videos que vou editar e postar), tive apenas um problema com a proteção da correia dentada que estava encostando na polia.
Mas acabei voltando ao começo de tudo pois apos poucos minutos funcionado cortou corrente, não tem centelha na bobina, tudo indica que seja o mardito do modulo Hey.
Vou tentar resolver este problema pra poder dar o aperto final do cabeçote e terminar toda a montagem.
Abraços
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Este giro foi apenas para avaliar possiveis problemas, estava sem as velas, sem cabo de bobina e com o bico injetor desligado
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Já liguei de verdade, mas infelizmente parou de dar centelha apos uns minutos de funcionamento, tudo indica que seja o HEY.CarlosZ escreveu:Perfeito, girou normal, agora é ligar de verdade!
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Carlos, fiz estes testes mas os valores ficaram muito proximos e mesmo assim comprovei que o meu Hei estava ruim, mas este defeito eletrico não foi causado somente por culpa do Hey, o meu alternador deu uns picos de 15,6 volts, coloquei provisoriamente um regulador que eu tinha trocado por precaução.CarlosZ escreveu:Teste o HEI como falei em https://chevroleiros.forumeiros.com/t67-testar-modulo-hei-com-multiteste
O modulo que um amigo me emprestou é zero (tava na caixa) mais é da marca Gaus, este amigo até me ofereceu que eu ficasse com ele e lhe comprasse outro, mas prefiro comprar um Delph pra mim, como outro amigo me ofereceu um distribuidor que ele tem de reserva, vou pegar o sensor dele ate eu comprar o Delph.
Como estava testando o Hey, deixei logo o motor aquecer (ventoinha armou 3 vezes) e dei o aperto final do cabeçote.
Porém como tinha comentado antes deu muito medo de fazer este aperto, pois deu muito estalos (cada parafuso estalou umas duas vezes) parecia que ia quebrar os parafusos, e por este motivo não completei os 30 graus coloquei no maximo mais uns 10 graus.
O que acham?
Outra coisa que notei foi a demora pros tuchos carregarem, não bateram muito mais bateram; Lembrando que reutilizei todos os tuchos nas mesmas posições que foram tirados, porem efetuei a desmontagem total deles, efetuei lavagem e lubrificação com oleo novo.
Seria o novo oleo (mais fino) a causa da batida de tucho?
Amanhã pela manhã vou observar se na primeira partida vai dar esta batida de tucho.
O motor funcionou na lenta uns 40 minutos, e mais uns vinte alternado umas acelerações mas com baixa rpm.
Não pude andar com o carro pois ele esta sem as rodas e em cima de cavaletes, amanhã a tarde irei coloca-lo para andar finalmente.
Abraços e mais uma vez obrigado a todos.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Quanto ao aperto por graus eu não gosto, coloque 11,5 kg/f que é o correto, sem grau nenhum, apenas torque.
Quanto aos tuchos, é normal, sempre que montei, mesmo enchendo os tuchos eles bateram um pouco ao ligar o motor pela primeira vez.
CarlosZ- Admin
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
sobre o hei :, tirando a grande sabedoria do mestre carloz , eu aprendi e com ele que o maior problema sobre o hei nao é so a falta de aterramento e regulador de voltagem , fulda de faisca ,,e sim a bendita temperatura alta e provo isso , a exemplar pelo meu topico no monzeiros.com, andei com meu regulador totalmente bagunçado hora carregava hora nao por anos, mas eu ficava na mao por aterramento ruim e alta temperatura numa peça que nao era original , ou seja original nao tem comparaçao, pois bem , ja fez mais de 1 ano que estou usando um hei ching-ling da pior qualidade , e ate hoje nao me deu transtornos ,
e porque ? ,, porque eu coloquei ele num lugar onde nao ha caloria a nao ser dele mesmo junto a um dissipador de calor de processador em aluminio e com um cooler jumpeado na bomba de combustivel e com um terra na carcaça do carro e outro na bateria bem bem conectado, e de reserva tenho um original usado que peguei no desmanche onde frequento ,,,super osso,,, onde ha mais com a gravura gm , nem delphi nao é ,,, é gm mesmo
sobre o aperto : , o amigo que me desculpe mas nao gostei de saber que voce deixou o ultimo aperto pra depois , se no manual da sabo ou nas gramaturas do monza estiver confirmando isso depois de funcionar o motor tudo bem , tanto que ja vi motores sendo fechados e tendo o ultimo aperto depois de quente , mas nao lembro se no motor ohc tem esse mandamento , o meu mesmo nunca foi devido a cola que ao curar tem de ja estar com os apertos completos pra depois funcionar ele.
se mesmo dessa forma que voce nao ta e nem ira ter transtornos , legal , o que vale é estar funcionando bem e corretamente, mas fique de olho vivo
sobre os parafusos : , nao vejo razao pra nao usar oleo de motor , meu mecanico mesmo sempre usou graxa
como citei la traz foi bom ter feito testes nos parafusos , pois como viu uns nao apresentavam mesmo tamanho, justamente por serem elasticos , portanto acho que pode sim usar com arruelas mesmo que ja venha neles, eu particularmente nao gosto em funçao de confiar na forma de fundiçao onde foi feito , ja vi uns quebrarem rente a arruela e cabeça
sobre kit comando : bateçao de tuchos é comum na gm, com esseçao de camaro, corvetes ,,, esses tipos , mas na familia monza de motores a quem diga que a gm errou na furaçao de lubrificaçao dos tuchos hidraulicos, tenho conhecidos que compraram celtas, corsas , vectras,,,,,, 0km , e com 5 meses voltaram achando que era valvulas e dai compreenderam o porque da batida quando frio,
um kit comando que recomendo e que esta saido bem na foto é o kit da aplic pois vou botar no meu , vem com comando, pastilha, balaceiros, tuchos..
por fim , o importante é ele estar como raul seixas proclama , ródando rsrsr
abs estamos ai
DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Exatamente o que quero fazer, vc teria fotos?eu coloquei ele num lugar onde nao ha caloria a nao ser dele mesmo junto a um dissipador de calor de processador em aluminio e com um cooler jumpeado na bomba de combustivel e com um terra na carcaça do carro e outro na bateria bem bem conectado
, o amigo que me desculpe mas nao gostei de saber que voce deixou o ultimo aperto pra depois , se no manual da sabo ou nas gramaturas do monza estiver confirmando isso depois de funcionar o motor tudo bem
kkkk, tanto na manual da sbo quanto no manual do monza, manda dar 4 etapas de aperto a frio e uma etapa a quente (temperatura normal de trabalho)
No manual do vectra manda dar apenas 15 graus no ultimo aperto (a quente)
Com relação aos parafusos, realmente foi muita sorte eu decidir medi-los mesmo, a unica coisa que tive de mudar foram os aterrramentos da TBI que coloquei nos parafusos do coletor de admissão e a bobina de alta que tive de fixa-la no suporte do cabo do acelerador.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=6&t=14599&hilit=bobina&start=100
atualmente esta da mesma forma porem mais apresentavel com outro cooler , melhor
encaixado com menos fios espalhados
abs estamos ai
DUTRA S A- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
Ainda bem que este ano esta acabendo, dei uma volta com o carro, trajeto curto 3 km, AC ligado, funcionamento perfeito, encostei o carro pra lavar e ao abrir o capu notei o motor todo respingado de oleo, a tampa de valvulas estava frouxa.
Ao tentar dar mais um aperto estourei ela de vez cortou mesmo, agora ta jorando oleo, ja tirei ela fora limpei a gaiola pra evitar de cair algum pedaço da junta (cortiça) e novamente o monza vai esperar ate o dia 2 pra poder comprar junta nova.
Feliz 2014 pra todos, muita saúde, Paz, Felicidades e muito amor.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
de fato carloz o hei ta na posiçao errada , eu lembro de como voce disse que tinha de ficar , eu ainda nao comprei uma broca desse milimetro pra fazer a furaçao rsrsrrrrsrr
mas sim , comparando de como tava dando pau , nao há o que comparar , esse hei da imagem é um ching-ling da pior qualidade ate hoje ta funcionando no meu caça , eu nao gosto dos mte e nao sei qual a razao mas os da mte nao dao ponto nos efi , gauss ja testei e se apresentaram melhor que os da mte .
há e so pra ressaltar o map tambem ta longe da temperatura do motor , ele tambem da pau devido a alta temperatura e vapor de combustivel no coletor principalmente se for a gasolina
abs estamos ai
eu tambem levei na cabeça com a tampa de valvulas , fui trocar pela tampa preta de plastico da linha astra........... mas no aperto espanei quase todas as roscas da gaiola, quando eu for fazer meu cabeçote ou vou ter que botar parafusos mais grossos ou trocar a gaiola kkkkkkkkk
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
CarlosZ escreveu:Feliz 2014 para ti também, este aperto da tampa das válvulas é delicado, eu faço em partes, aperto um pouco, a cortiça cede, aperto novamente, e assim vai até que a cortiça pare de ceder, sempre com pouca força para não estourar a cortiça.
Ontem mesmo as 22:30 consegui uma junta nova, meu cunhado lembrou que tinha comprado uma a anos atras e tava guardada
Instalei de imediato e fomos dar uma volta, hoje ja dei umas voltinhas mas por hoje so rodei 10 kms, ta perfeitinho, depois da troca de oleo de caixa senti que as marchas estão acoplando com mais facilidade, não sei se é sisma minha.
coyrj- Chevroleiro Júnior
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
vou tentar deixar o mais detalhado possivel para deixar como referencia pro futuro.
Abraços e mais uma vez muito mais muito OBRIGADO a todos, pela ajuda pelos incentivos e pelas criticas.
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Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI
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