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Sonda lambda no Multec 700

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Mensagem por todiboa 25/10/2013, 18:50

Olá galera.

Estive lendo o manual do doutor i.e. que é para multec 700 monza/kadett e corsa EFI 94.
Bem lendo vi o diagrama da multec 700 do corsa e são muito parecidas em alguns conectores e percebi que talvez seja possível instalar no kadett /monza uma sonda lambda.

Pelo que vi no manual é possível ligar no pino D7 a sonda (isso para o corsa).
Esse pino no kadett / monza está desativado.

Gostaria de saber da galera se alguém já tentou algo ou se vale a pena tentar para quem sabe matar o potenciômetro de CO que não tem correção automática do tempo de injeção.

Alguém sabe se isso pode dar certo ou ja tentou algo?

Valeu!
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Mensagem por CarlosZ 27/10/2013, 13:40

Diretamente não dá para usar o sinal de uma sonda lâmbda no lugar do potenciômetro do CO porque as voltagens envolvidas são diferentes, teria que usar um amplificador de sinal na sonda com um tempo de latência muito baixo, caso contrário o sinal será enviado com atraso é o resultado será pior do que o original.
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Mensagem por todiboa 27/10/2013, 17:17

Entendi Carlos, mas esse pino D7 não seria a ligação da sonda no caso?

Será que porque é no corsa o pino D7 funciona e no kadett ele é morto?

Valeu!
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Mensagem por CarlosZ 27/10/2013, 19:46

Corsa EFI usa Multec M, Monza e Kadett Multec 700, que é mais antiga, não pode comparar as ECM e usar as pinagens em cruzado.
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Mensagem por todiboa 27/10/2013, 20:17

Entendido, sei que não tem como.

Mas Carlos, apenas o corsa EFI 94 usa multec 700.
Isso é apenas para informação, pois é o que consta no manual do doutor i.e.

Valeu!
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Mensagem por DUTRA S A 27/10/2013, 23:43

todiboa escreveu:Entendido, sei que não tem como.

Mas Carlos, apenas o corsa EFI 94 usa multec 700.
Isso é apenas para informação, pois é o que consta no manual do doutor i.e.

Valeu!
amigo, não vá muito nessa do doutor i.e , eu mesmo já fiz consultas mas pra coisas simples que qualquer leigo sem noçao como eu por exemplo kkk possa fazer no carro ,ele é um bom profissional a ensinar e mostrar como faz, mas, não é detalhista com coisas muitos importantes e minuciosas como essa sua duvida por exemplo , o mestre carloz mesmo já mata a pau esses detalhes.

além do que , o mapeamento e programação dos modulos já estam calibrados pra funcionar daquela forma , pra fazer tal modificação a aceitar uma sonda , deve alterar , chip, placa, ram , software, pinagem e ate chicotes , uma cacetada de coisa , já ouvi historias que usaram uma uce do corsa em Monza e que so mudaram todo seu programa em razão de vazão, combustível, tempo de iguiniçao de roda fônica , sensor maf de fluxo de ar .................... mas eu nunca presenciei

eu vou em breve botar uma sonda de 3 ou 4 vias ngk com o painelzinho his, independente do restante , apenas pra acompanhar a mistura em baixa e em alta acertando apenas no potenciomentro de có e velas .

ou você pode botar uma injeção regulável no kadetao, de preferencia full tec usado em arrancas e preparaçoes e ir acertando pra melhor performance

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Mensagem por todiboa 28/10/2013, 06:01

Então amigo, eu entendi bem a resposta do Carlos, eu na verdade estou apenas curioso só isso.

Quanto a colocar uma programável no meu possante eu bem que gostaria justamente para ter um acompanhamento real dos parâmetros via scanner ou na própria tela da programável, mas o custo delas no momento não estou podendo hehe...

Valeu galera!.
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Mensagem por CarlosZ 28/10/2013, 13:57

Dutra, não é impossível não usando a própria ECM Multec 700, mas o sinal que sai da Lâmbda é de 0,8V, e para o CO a entrada é de 2,5V, precisaria amplificar, além disso o pot CO funciona ao contrário, ou seja quanto mais voltagem mais combustível injeta, o contrário da lâmbda, então teria além de amplificar virar o sinal onde 0,9V da lâmbda teria que enviar 0v para o pino do CO, e 0V da Lâmbda teria que mandar 2,5V, o problema é fazer um circuito caseiro assim, e que além disso tenha um tempo de resposta de no máximo 0,1 segundos.
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Mensagem por DUTRA S A 28/10/2013, 17:29

eu cheguei a imaginar a possibilidade de inversão de sinal , tanto ativo ou recepitivo , so não tinha certeza se deveria amplificar e inverter sem falar na condição imediata de resposta , nesse caso os efi tem sonda que é o pt có rsrrsrsrsrs a diferença é que pt có podemos deixar travado com x valor e a sonda não , isso prova mais uma vez o que sempre digo , carros flex não são mais economicos do que carros de uso único de combustível sendo a mesma cilindrada
acredito que por essa razão inplataram o sensor de fluxo de ar pra soma e equalização das centrais o que ainda não deixa mais econômico fazendo essa comparação

eu estou numa briga com o meu có, no inicio em menor voltagem ele estava mais econômico , e hoje não esta ao contrario pelo menos é o que esta demosntrando, e ao travar a voltagem acima de 1,80 e ate 2,00 passa a ficar mais econômico e com força apenas em alta depois de um bom embalo e muita demora , na saída não, então
estou perto de mostrar que o quadrante de voltagem ideal pro efi etanol é de 1,75 a 1,87 a base mais baixa no mínimo seria de 1,68 a 1,72, pois acima de 1,90 a 1,92 é econômico apenas na lenta , a partir de 1,93 já fica muito gordo em alta e na lenta e consome demais , o que me atraza na avaliação final são as velas , pois estou andando a 2mm de abertura pra ter maior campo de ignição , não estou tendo problemas do tipo falha ,pino nad nada etc....
mas falta pouco pra terminar pois é muito microtecnico a regulagem do ptcó.

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Mensagem por CarlosZ 28/10/2013, 18:35

O ideal era usar o scanner em um dinamômetro na rotação de torque máximo, mas como não temos dinamômetro, eu regulo em lenta mesmo.
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