Como utilizar o OP-COM?

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por rafaelguarulhos em 13/8/2013, 22:54

Bom dia Carlos,

Fiz o teste em 80km/h constante, piloto automático e enviei no teu e-mail. Não sei se ajuda na análise, mas o ponteiro de temperatura no painel do carro permaneceu, neste teste, na segunda metade, porém é tão próximo do meio que não é possível enxergar qualquer espaço entre o ponteiro e o marcador central. Este ponteiro utiliza o mesmo sensor que está logo acima da termostática?

Falta ir ao mecânico e fazer a medição da temperatura a laser.

Esta medição pode ser feita ali mesmo na região do sensor, apontando para uma parte metálica do bloco do motor?

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 14/8/2013, 15:37

Analisei os dados, a temperatura indicada foi de 104ºC à 108ºC, sabendo que a válvula termostática abriu nesta faixa e sabendo que a temperatura do motor frio está 20ºC acima da temperatura ambiente, os dados confirmam o defeito no sensor de temperatura da água no motor. Sim, ele também indica a temperatura do painel, no meu fica exatamente em 1/4 da escala.

Além de fazer o teste da temperatura infravermelha com mira laser, mirando sim o mais perto do sensor possível, outra coisa que deve ser conferida antes de comprar o novo sensor, são os valores de referência nos fios do sensor, não testei estes sinais na Zafira, mas vou assumir que sejam iguais ao Monza EFI, ou seja 1 fio terra, um fio com 5 voltz e 1 fio com a saída do sinal com a voltagem que indica a temperatura.

Tem e sabe como usar um multiteste? Sabe como medir estes valores e onde?

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por rafaelguarulhos em 19/8/2013, 12:13

Carlos, bom dia,

Ainda não chegou meu termômetro a laser. Deve chegar esta semana.

Depois que acionou a ventoinha, notei que há uma grande diferença entre a temperatura da mangueira de entrada do radiador e a mangueira de saída. Diferença seria normal, pois a função do radiador é resfriar, porém a mangueira inferior está de morna para fria, dá para ficar com a mão encostada. Já observou isto na sua? Será normal a grande diferença ou indica que na minha zafira a água não está circulando (radiador entupido ou bomba d'agua)?

Quando as medições, sei utilizar sim. Será que são as mesmas abaixo:

Teste resistência eletrica do sensor
20º = 2.40k?
30º = 1.70k?
40º = 1.20k?
50º = 0.85k?
60º = 0.62k?
70º = 440?
Motor Aquecido
80º = 320?
90º = 250?
100º = 200?

Teste de voltagem de retorno

20º = 3.40v
30º = 3.00v
40º = 2.60v
50º = 2.10v
60º = 1.70v
70º = 1.40v
Motor Aquecido
80º = 1.20v
90º = 0.80v
100º = 0.70v

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 19/8/2013, 19:13

A tabela de valores por temperatura não tenho, eu havia falado em testar os sinais padrões, pois se houver problema com estes sinais, o valor estará errado, mesmo com o sensor estando OK.

Não tem como falar com teste de contato com a mão, precisa medir mesmo.

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por rafaelguarulhos em 20/8/2013, 13:53

Carlos, tudo bem?

Este teste de sinais padrão não sei. Como fazer?

Tirei o sensor para fazer o teste por temperatura. Aparentemente está ok, quanto à resistência elétrica em função da temperatura.

Quando coloquei o sensor no lugar e conectei o terminal, liguei a ignição, a ventoinha aciona imediatamente e o carro está frio, não usei hoje. Se ligo o carro então, a velocidade dela vai ao máximo, semelhante quando o cabo do sensor está solto.

Descasquei o cabo uns 15 cm depois do conector e o sinal de resistência está ok. Você sabe se este cabo vai direto até o módulo de injeção? Sabe a sequencia de pinagem para que eu possa medir e ver se tem continuidade do conector do sensor ao conector da injeção?

Valeu.

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por rafaelguarulhos em 20/8/2013, 18:03

Carlos,

reiniciei o módulo de injeção e voltou ao normal o problema no acionamento da ventoinha com o carro frio.

Quanto ao aquecimento, teste dos sinais padrão, como fazer?

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 20/8/2013, 21:03

Pegue um alfinete e fure o fio, coloque o multiteste em 20V Coloque a ponta preta no terra da bateria e outra no alfinete que furou o fio (para fazer contato sem cortar o fio), um deve dar 0 V outro 5V e o terceiro oscila conforme a temperatura.

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por rafaelguarulhos em 21/8/2013, 10:05

Bom dia Carlos,

O sensor de temperatura da água tem 2 fios, Marrom e Azul. Meu sensor é aquele que o conector fêmea (no prório corpo do sensor) é branco.

Este de 3 fios deve ser o sensor azul.

Vou fazer as medições de voltagem entre o negativo da bateria e o azul e entre o negativo da bateria e o marrom, da partida pela manhã até o aquecimento e te passo.

Valeu,

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por rafaelguarulhos em 21/8/2013, 13:43

Carlos,

Fiz as medições.

Entre o negativo da bateria e o fio azul, a tensão é sempre 0V (carro desligado, ligado frio e ligado quente). A resistência, carro desligado, também é próxima a 0 ohms. Será que está em curto ou é por que este sensor é diferente do seu?

Entre o negativo da bateria e o fio marrom, a tensão inicia em 3,6V (carro ligado-frio) e vai reduzindo até 0,8V (carro quente).

Te mandei no e-mail a pinagem do módulo da Zafira motor X20XE. Realmente só tem 2 fios.

O que acha?

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 21/8/2013, 16:00

Bom material, já salvei, eu havia te dito que achava que era igual ao Monza EFI, me enganei, se tem voltagem é porque vem voltagem para ele, faça o seguinte, desconecte o cabo e com o cabo desconectado veja a voltagem contra o terra nos dois fios, acredito que um deles deverá ter 5V ou algo próximo, depois vou conferir na minha se o valor vai bater.

Ainda com o cabo desconectado, meça a resistência do sensor com o motor frio pela manhã anote e me diga o valor em ohms e da temperatura em ºC.

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 21/8/2013, 19:27


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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por rafaelguarulhos em 22/8/2013, 17:07

Boa tarde Carlos,

Fiz as medições.

Cabo desconectado Terra/Marrom = 5V // Terra/Azul = 0V
Resistência do sensor (carro frio), cabo deconectado = 2,4Kohms
Temperatura externa = 22º
Temperatura OP-COM = 40º (mas pode ser divergência na versão do OP-COM)

Aguardo,

Rafael

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 22/8/2013, 17:25

rafaelguarulhos escreveu:Boa tarde Carlos,
Temperatura OP-COM = 40º (mas pode ser divergência na versão do OP-COM)
Isso com certeza não, se fosse a ventoinha não dispararia! Só falta eu lembrar de medir a resistência do meu, depois é comprar e trocar o sensor.

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 23/8/2013, 17:53

Medi, porém hoje aqui em Porto Alegre está 10ºC nesta temperatura deu 3,52 kohms, muito fora dos 22ºC que tu mediu, achei esta tabela para sensores Diesel, os valores bateram com o meu, os 2,4 teus também bateram, agora então é conferir com sensor infravermelho e mira a laser e medir a resitência com o motor quente.

Tabela http://www.bosch.com.br/br/equiteste/produtos/eqpdiesel/download/ManualDeTestesDG_flex.pdf

Só para te dizer uma coisa, alguns donos colocam um resitor em série para enganar o ECM e dizer que está mais frio, neste caso o motor injeta mais e aumenta a potência, ou em paralelo para enganar a ECM e dizer que está mais quente, assim a ventoinha aciona mais cedo e o motor trabalha mais frio, que pode ser o teu caso, se for a fiação terá alguma emenda com fita isolante.


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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por rafaelguarulhos em 29/8/2013, 11:23

Oi Carlos,

Efetuei o teste:

* Desliguei o conector do módulo da injeção e a outra ponta, conector do sensor e medi a resistência entre os fios, deu infinito, então em paralelo não tem nada além do sensor mesmo.

Vc mediu a tua?

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 29/8/2013, 16:27

Sim conforme postei acima, mas aqui em POA está muito frio, estou esperando chegar mais perto de 22ºC para poder comparar, mas uma pergunta, já viu quanto custa o sensor? Vai que está barato e nós aqui batendo cabeça por uns poucos reais, se estiver com preço acessível, compre troque e teste.

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por rafaelguarulhos em 30/8/2013, 14:26

Carlos, boa tarde,

Pensei em trocar o sensor e a válvula termostática (preventivo 150mil km ainda original). Sensor é fácil, e a válvula, você já trocou? Pode me ajudar?

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 30/8/2013, 15:21

Tive uma idéia para saber se é o sensor ou a ECM com defeito, peque um potenciômetro coloque em 3,52 kohms, isso para o meu deu 10ºC, se no teu der diferente não é sensor, e sim a ECM que não está lendo corretamento o sinal corretamente enviado.

Trocar a válvula é simples, solte a mangueira, verá 3 parafusos, tire-os e depois dê umas pancadinhas para soltar a ponta do tubo, coloque a nova válvula, coloque água, solte o sensor de temperatura, deixe o ar sair até que saia água, aperte a válvula termostática, ligue o motor, deixe esquentando e vá soltando de leve o sensor para ir tirando o resto do ar. Não esqueça do aditivo.

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por rafaelguarulhos em 1/9/2013, 09:05

Bom dia Carlos,

Ontem resolvi verificar a válvula termostática e realmente ela estava travada um pouco aberta. Troquei e problema resolvido.

Tem lógica:

A válvula permitia a passagem de um pouco de água ao radiador, por isto o carro aquecia, mas não tanto. Também explica a diferença enorme de temperatura entre a mangueira de entrada e a de saída do radiador (pouca água circulando, com a ventoinha ligada, a saída só poderia estar fria, pois foi projetado para resfriar um volume bem maior de água quando o carro está muito quente).

A temperatura medida pelo OP-COM também estava errada. Peguei a versão 08/2010 e agora sim faz sentido. Com o carro frio pela manhã marcou 22º contra 41º na outra versão.

Agradeço,

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 1/9/2013, 11:57

Feito! Eu imaginava que esta versão ching ling do op-com não era boa, agora está confirmado, eu estava achando estranho marcar 40ºC com a resistência correta no sensor, ou era ECM ou o próprio scanner!

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por luiz2003castilho em 27/4/2016, 21:12

Alguém sabe me dizer se este Scanner funciona numa s-10 2.8 mwm sprint turbo eletronic ano 2006? Sei que ela não está na lista de carros, mas o vendedor me disse que ele acessa pela identificação automática. Eu vi que o Vectra C tem motor diesel e o módulo é um Bosch EDC16C9 ou seja o mesmo da S-10. Alguém sabe alguma coisa sobre isso? (sou novato no fórum)

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 28/4/2016, 06:03

Olhei na lista do próprio OP-COM e só encontrei motores ciclo Otto, nenhum Diesel.

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por luiz2003castilho em 28/4/2016, 09:42

Bom dia CarlosZ, não entendo muito desses modelos de carro intencionais, porém vi nesta lista: http://www.opcom-diagnose.de/pdf/OP-COM_Advanced.pdf que a centralina do Vectra C é Bosch EDC16C9.

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por luiz2003castilho em 28/4/2016, 09:47

O Vectra C Z19DTH não seria diesel?

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Re: Como utilizar o OP-COM?

Mensagem por CarlosZ em 28/4/2016, 10:27

No OpCom só listam ecu que começam com Z e Y.

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