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Mensagem por ricardo varani 4/3/2013, 15:55

boa tarde,
meu alternador está com um defeito quando o é ligado algum componente elétrico acende a luz do alternador ou quando acelera a luz vai ficando mais forte.Meu auto elétrico disse que é a placa de diodos quando custa em media?
vale a pena o alternador de 120 amperes?
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Mensagem por CarlosZ 4/3/2013, 18:10

Sim é o quadro de diodos, meu Hatch teve isso por 2 ou 3 vezes, precisa tirar o alternador e desmontar para trocar, não vejo motivo para adaptar outro com mais potência, primeiro o custo é de um alternador inteiro e não só da placa de diodo, mais o custo da adaptação, e por fim para que mais potência se o alternado atual funcionando bem já dá conta do recado?
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Mensagem por ricardo varani 5/3/2013, 11:43

entendi Carlos meu alternador é um arno onde fica a placa de diodos?
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Mensagem por Henrique.M 5/3/2013, 13:52

Eu meio que sou contra o Carlos neste ponto, o meu alternador pelo visto virou purê, e já to cogitando a possibilidade ou de colocar um alternador de 120 amp do vectra ou um de 75 amp da S10. Eu estou vendo ainda qual compensa, pois, principalmente no meu caso, que tenho som no carro, o 60 amp do alternador original não dão conta, fazendo com que, mesmo em volume baixo, a bateria oscila muito a tensão, e olha que tenho um mega capacitor para atenuar esses picos de tensão.

Abraço.
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Mensagem por mach 5/3/2013, 16:26

Vamos dar o nome correto?!
É Placa Retificadora
O valor é em torno de R$30,00 a peça

Ela fica dentro do alternador, para a troca é necessário a desmontagem de todo o sistema do alternador, coisa fácil, só é trabalhosa..

Qual a tensão na bateria durante o funcionamento?!

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Mensagem por Surfin 5/3/2013, 16:51

Henrique.M escreveu:Eu meio que sou contra o Carlos neste ponto, o meu alternador pelo visto virou purê, e já to cogitando a possibilidade ou de colocar um alternador de 120 amp do vectra ou um de 75 amp da S10. Eu estou vendo ainda qual compensa, pois, principalmente no meu caso, que tenho som no carro, o 60 amp do alternador original não dão conta, fazendo com que, mesmo em volume baixo, a bateria oscila muito a tensão, e olha que tenho um mega capacitor para atenuar esses picos de tensão.

Abraço.

No caso do Monza EFI o mais potente que serve é o 75A do próprio Monza, os mais potentes de outros carros não servem pois são maiores e pegam no coletor de admissão.
Então para não ter problemas é mais seguro comprar o de 75A do Monza EFI 92+ com A/C (que deve ser o mesmo da S10 EFI)


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Mensagem por ricardo varani 5/3/2013, 17:27

cara a tensão é de 13,8 VDC sem nada ligado com tudo ligado cai para 12,9 vdc
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Mensagem por CarlosZ 5/3/2013, 17:46

Mas o sintoma que falou é característico, a lâmpada acendendo em lenta é placa de diodos, é só ir tirando fotos quando for desmontando e depois usá-las como guia, é fácil, não tem nenhum truque.
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Mensagem por gabri_hawk 7/3/2013, 22:13

Galera , não esqueçam dos aterramentos da carroceria e da caixa-de-marchas que influem muito na tensão do alternador e tambem no desempenho do motor-de-arranque. Eu tenho um alternador de 120A porém a minha ventoinha é do astra , tem ventoinha auxiliar , farois de neblina , vidros eletricos etc. Só essa ventoinha gigante do astra drena quase 15A .
Outra coisa a se pensar é no custo de manutenção de um BOSH 120A , uma placa retificadora paralela GAUSS custa R$178,00 aqui no RJ , original BOSH tá mais de 500 pilas em SP Shocked , regulador de tensão aqui no RJ tá R$165 Shocked
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Mensagem por FrFavoreto 31/5/2013, 10:38

Será que precisa mesmo trocar a placa inteira? Talvez trocando somente os diodos sai muito mais barato.

Sobre a adaptação de alternador de 120A, é relativamente fácil nos Monzas carburados e MPFI porém é um pouco complicado nos EFI com DH.
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Mensagem por Surfin 31/5/2013, 12:08

FrFavoreto escreveu:Será que precisa mesmo trocar a placa inteira? Talvez trocando somente os diodos sai muito mais barato.

Sobre a adaptação de alternador de 120A, é relativamente fácil nos Monzas carburados e MPFI porém é um pouco complicado nos EFI com DH.
Sobre os diodos, acho que vale a tentativa (o único contra, é que se não ficar bom, ter q retirar o alternador novamente).
Nos EFI o problema é um pouco mais complicado, em todos eles, pois parece que o alternador maior pega no coletor de admissão Sad

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Mensagem por CarlosZ 31/5/2013, 15:47

O coletor do EFI é maior sim, o do álcool maior ainda (por causa do aquecimento), porém eu acho realmente que o alternador original do Monza é fraco, todas minhas baterias com indicação de carga sempre firacam pretas no sensor, quando era para estarem verdes.
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Mensagem por Surfin 31/5/2013, 18:50

As minhas também, exceto a última (AcDelco) que foi colocada nova junto com um alternador de 75A Bosch novo também (de Monza), já faz 2 anos e meio e o indicador continua verde (não tão brilhante, mas o carro só funciona 1x por semana tambem...)

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Mensagem por Sérgio Rodrigues 6/8/2014, 09:38

Bom dia, pessoal!
Meu alternador bosch parou de funcionar de repente. O que pode ter acontecido?
Medi tensão no cabo que sai da bateria e tem corrente normal,porem não acende a luz da bateria quando gira a chave sem dar partida e quando dou partida não ta carregando.Regulador de tensão já testei com 2 e nada!
Sera que rotor foi saco?

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Mensagem por Surfin 6/8/2014, 09:46

Sérgio Rodrigues escreveu:Bom dia, pessoal!
Meu alternador bosch parou de funcionar de repente. O que pode ter acontecido?
Medi tensão no cabo que sai da bateria e tem corrente normal,porem não acende a luz da bateria quando gira a chave sem dar partida e quando dou partida não ta carregando.Regulador de tensão já testei com 2 e nada!
Sera que rotor foi saco?
Confira se após acelerar até 3000rpm o alternador passa a carregar, se for esse o caso, pode ser problema no fio da lampada que sai do alternador pro painel.

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Mensagem por CarlosZ 6/8/2014, 15:55

Por mais estralho que pareça a luz do alternador no painel faz parte do circuito do alternador, se ela queimar o alternador pode não funcionar, como o sintoma é esse, comece por retirar o painel e trocar a lâmpada do alternador.
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 6/8/2014, 20:10

Blz, Carlos!

Descobri o defeito. Era mesmo o induzido que foi pro saco. havia um fio rompido do enrolamento onde vai pra um dos anéis que recebe as escovas do regulador de tensão e também os anéis estavam bem gastos. Comprei um rotor recondicionado, 50,00Reais a base de troca,instalei e Pimba!
14,2 com motor em funcionamento e depois de 20 minutos bateria com carga de 12,93! Very Happy 

Valeu!

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Mensagem por CarlosZ 6/8/2014, 20:23

Beleza, sugeri primeiro a lâmpada por ser mais fácil que desmontar o alternador e testá-lo em bancada.
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Mensagem por ricardo varani 10/8/2014, 09:26

parece que alampada queimou
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Mensagem por Sérgio Rodrigues 29/8/2014, 10:56

Bom dia,Galera!

Quando dou partida no carro, meço com multímetro e a bateria esta carregando normalmente em torno de 14,30 e quando ligo os consumidores tipo: farol, pisca, som cai em torno de 13,8. Só que ta havendo uma diferença de tensão muito alta quando meco a tensão entre polo positivo e negativo da bateria e polo positivo e lataria ou em algum lugar do motor, sendo que o normal é ter uma diferença de apenas 1v. isso com motor em funcionamento estando ou não algum consumidor ligado. E com o veiculo parado e motor funcionando em lenta, as vezes assim que aciona a ventoinha o motor fica oscilando por alguns segundos tipo querendo apagar e depois volta ao normal.
Com motor desligado a medição se equivale!
Seria placa de diodos, regulador, aterramento?
Lembrando que fiz uma manutenção recentemente nesse alternador onde rotor novo(Recondicionado), Regulador de tensão novo da Bosch final 32.
Lixei bem os fios que aterram a carroceria próximo a bateria, no que vai no motor abaixo do distribuidor, nos 2 que ficam na gaiola do comando de válvulas e o do console do cambio.

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Mensagem por CarlosZ 29/8/2014, 16:12

Sérgio Rodrigues escreveu:Com motor desligado  a medição se equivale!
Seria placa de diodos, regulador, aterramento?

Se referiu-se ao motor do carro desligado a equivalência (RPM zero), o problema não pode estar no alternador, mas confirme se entendi corretamente.
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