Como testar seu mecânico
2 participantes
CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet :: Discussões Gerais - Bate Papo
Página 1 de 1
Como testar seu mecânico
Vamos usar este tópico para aqueles que não gostam do botar a mão na massa, mas também não querem ser ludibriados por mal profissionais que vão apenas fazer o dono gastar um monte de dinheiro sem saber direito o que está sendo feito:
Algumas perguntas para carros EFI sem sonda lâmbda:
Acho que a minha sonda lãmbda tá com problema, pode ser?
Resposta esperada: Monza não tem sonda lâmbda, tem potenciometro de CO, que deve ser regulado com analisador de gases.
Aí emende: Este sensor pode estar com defeito?
Resposta esperada: Não é um sensor, é uma regulagem que se faz com base nos valores indicados no analisador de gases.
Uma pergunta para injetados modernos:
Pode me explicar como o motor sabe quanto tem injetar de combustível? Quais são os sensores responsáveis?
Resposta esperada:
Depende de vários sensores o principal é a sonda lâmbda, é ela que verifica se há excesso ou falta de combustível pelo excesso ou falta de oxigênio na exaustão, este sensor regula os parâmetros inicias enviados pelo MAP (sensor do vácuo do motor) ou do MAF (sensor de vazão de ar) dependendo do modelo do carro, e os otimiza, os demais sensores são fatores de correção, como temperatura do motor, posição da borboleta, entre outros, ou informativos como a roda fônica que informa a posição do motor.
Para todos injetados:
O que aontece se um sensor pifar? o carro para?
Na maioria das vezes não, ele entra em modo de emergência, o consumo aumenta, a luz da injeção acende, e usa as informações dos outros sensores funcionais para dosar a mistura.
Para os carburados
Quais são os principais motivos de motor ficar afogando?
Agulha não fechando.
Bóia encharcada
Erro na regulagem da altura da bóia
Giclês fora do padrão muito maiores que os de fábrica, principalmente no circuito principal e lenta, o circuito de sendário ou de força não causa este problema com giclagem.
Algumas perguntas para carros EFI sem sonda lâmbda:
Acho que a minha sonda lãmbda tá com problema, pode ser?
Resposta esperada: Monza não tem sonda lâmbda, tem potenciometro de CO, que deve ser regulado com analisador de gases.
Aí emende: Este sensor pode estar com defeito?
Resposta esperada: Não é um sensor, é uma regulagem que se faz com base nos valores indicados no analisador de gases.
Uma pergunta para injetados modernos:
Pode me explicar como o motor sabe quanto tem injetar de combustível? Quais são os sensores responsáveis?
Resposta esperada:
Depende de vários sensores o principal é a sonda lâmbda, é ela que verifica se há excesso ou falta de combustível pelo excesso ou falta de oxigênio na exaustão, este sensor regula os parâmetros inicias enviados pelo MAP (sensor do vácuo do motor) ou do MAF (sensor de vazão de ar) dependendo do modelo do carro, e os otimiza, os demais sensores são fatores de correção, como temperatura do motor, posição da borboleta, entre outros, ou informativos como a roda fônica que informa a posição do motor.
Para todos injetados:
O que aontece se um sensor pifar? o carro para?
Na maioria das vezes não, ele entra em modo de emergência, o consumo aumenta, a luz da injeção acende, e usa as informações dos outros sensores funcionais para dosar a mistura.
Para os carburados
Quais são os principais motivos de motor ficar afogando?
Agulha não fechando.
Bóia encharcada
Erro na regulagem da altura da bóia
Giclês fora do padrão muito maiores que os de fábrica, principalmente no circuito principal e lenta, o circuito de sendário ou de força não causa este problema com giclagem.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como testar seu mecânico
rsrsrsrs o meu é carburado. Mas se eu tivesse um EFI e fizesse essas perguntas ao meu Mechanic, ele a me mandar pra PQP... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Doug2011- Chevroleiro Júnior
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Tubarao SL/E 2.0 1991, Ex Kadett GL 1.8 EFI 1995, Ex Monza Hatch SL/E 1.8 1986
Mensagens : 163
Data de inscrição : 15/02/2013
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Como testar seu mecânico
Se te mandar para PQP não merece ser teu mecânico! Nem de ninguém, faz parte do serviço explicar!
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS
Re: Como testar seu mecânico
Ok, Carlos... Foi só pra descontrair... Desculpe...
Doug2011- Chevroleiro Júnior
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Tubarao SL/E 2.0 1991, Ex Kadett GL 1.8 EFI 1995, Ex Monza Hatch SL/E 1.8 1986
Mensagens : 163
Data de inscrição : 15/02/2013
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Como testar seu mecânico
Endendi, mas a tua fala pode confundir aos outros!
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
Mensagens : 1233
Data de inscrição : 12/02/2013
Idade : 55
Localização : Porto Alegre, RS
CHEVROLEIROS - Fórum Chevrolet - Tire suas dúvidas sobre o seu antigo, atual e futuro Chevrolet :: Discussões Gerais - Bate Papo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos