PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

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PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por pablojf em 7/5/2013, 08:19

bom dia amigos.... vou tentar descrever um problema aqui.. na verdade, dois e conto com a ajuda de vcs para tentar solucionar.
bom.. o primeiro é a respeito da chave do ar condicionado que estaá com problema.... eis a adaptação... passei o acionamento do compressor para uma chave separada porém estou tendo problemas com o giro do motor e minha dúvida é o seguinte... tem jeito de colocar a válvula que compensa quando ligamos o ar junto com a chave que coloquei separada??? deixando assim a chave do ar original do carro "isolada"??

ee outra coisa... quando estou andando com o carro fica um vento saindo direto dentro do carro como se o ar estivesse ligado no nível 1 por exemplo.... o que pode ser isso.....

desde já grato aew amigos... forte abraçoo...


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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 7/5/2013, 08:35

Bom Dia Pablo.

Bom, eu fiz a mesma adaptação, porem, vamos ver se eu entendi bem:

1° Quando tu liga o A/C, a lenta fica oscilando ou baixa? Pois, se você fez certo a adaptação, era para a central reconhecer que o A/C esta ligado, já que ela faz isso recebendo o mesmo sinal que tu manda para ligar a embreagem do compressor.

2° Sobre o ventilador ficar "ligado", é verdade, já que pelo que notei, você "burlou" a chave, e a chave seletora de velocidade do ventilador não tem velocidade zero,e sim 1,2,3, e 4, desta forma a solução seria corta o fio que aciona a 1° velocidade do ventilador.

Abraço.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por pablojf em 7/5/2013, 09:12

bom dia Henrique.M... vamos lá..
Rapazz então eu acho que tem alguma zebra..... se eu não me engano o rapaz que fez a instalação pra mim apenas ligou essa chave que mencionei direto no compressor passando apenas por um relê... e pelo que entendi este ão serioa o procedimento certo neh???? quanto ao giro, ele fica baixo não oscila não....

e quanto a segunda questão então pq o ar só sai quando estou andando com ocarro... se fosse o caso da ventuinha estar armada direto mesmo com o carro ligado e parado era pra dar tbmm.... é isso msm????

muito obrigado e forte abraço..

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 7/5/2013, 09:36

bom dia Henrique.M... vamos lá..
Rapazz então eu acho que tem alguma zebra..... se eu não me engano o rapaz que fez a instalação pra mim apenas ligou essa chave que mencionei direto no compressor passando apenas por um relê... e pelo que entendi este ão serioa o procedimento certo neh???? quanto ao giro, ele fica baixo não oscila não....

e quanto a segunda questão então pq o ar só sai quando estou andando com ocarro... se fosse o caso da ventuinha estar armada direto mesmo com o carro ligado e parado era pra dar tbmm.... é isso msm????

muito obrigado e forte abraço..

Bom, vamos lá.

Sobre a chave, como eu fiz: Na chave seletora, tem um conector elétrico de 3 pinos, onde temos: um do sinal do alternador quando esta carregando, é que o que vai "liberar" o funcionamento do compressor e do ventilador, outro que liga o o compressor e outro que do ventilador.
Bom, o que eu fiz foi puxar um fio do pino do alternador e outro do compressor e ligar em uma chave, usando o próprio conector, e fiz um jumper entre o pino do alternador para o pino do ventilador, anulando assim a parte elétrica da chave.

Sobre o ventilador, então entendi errado, vê nas posições da chave se não esta aberto a circulação externa do ar, normalmente é aberto para entrar ar da rua na posição de ventilação e A/C minimo.

Vamos ver se agora acertei.

Abraço.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por pablojf em 7/5/2013, 09:54

poxaa... muitoo bom esse esquema da chave henrique.... vou essa semana mesmo vou providenciar o reparo.... muito obrigado..

quanto ao ventilador a chave esta totalmente pra baixo ou seja.. desligado neh???? por isso estou estranhando esse ventinho... forte abraço.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 7/5/2013, 09:59

Bom, a minha as vezes, mesmo la embaixo ela fica travada na ultima posição, então seria bom você fazer assim (aconselho a fazer em ultimo caso): Levantar a alavanca até em cima, na primeira função (de cima para baixo) e trazer ela até a posição de desligado meio que a milhão (claro que não precisa ficar com a alavanca na mão), porem, isso pode ser resolvido tirando ela fora e lubrificando, com vaselina, a parte pneumática dela, que faz o controle das válvulas que fazer a mudança do sentido do ar e a abertura da válvula para circulação do ar externo.

Vou ver se olho no meu depois e te digo quais os pinos são, pois não lembro bem, e se possível tiro fotos, mas já aviso, o meu carro foi hoje para a retifica para a revisão dos 10.000 km e também para olhar um vazamento na caixa, provavelmente volte só na quinta.

Qualquer coisa estamos ae.

Abraço.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por pablojf em 7/5/2013, 10:51

poxa henrique.. muito obrigado mesmoo..... já fui até no eletricistaa...rsrsrs... agora... só mais uma pergunta... será que se eu substituisse a chave original por uma nova os problemas seriam sanados??? pq até encontrei a chave mas custa 250,00 mas derrepente pela dor de cabeça compensaria comprar uma e resolver... seria o caso????

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 7/5/2013, 10:55

Então, adianta, sim, porem, vai ocorrer de novo.

Essa chaves tem esse "problema", na real, o que se deve fazer é uma manutenção nelas a fim de evitar que elas tranquem.

Vê o que é melhor pra ti.

Qualquer coisa estamos ae.

Abraço.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por CarlosZ em 7/5/2013, 17:48

Henrique só um detalhe, o Monza dele é carburado, tem compensador, e o teu é injetado a ECM faz a compensação!

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E veja como obter os códigos de erro em:
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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 7/5/2013, 17:54

Eiata, como não percebi isso =S.

Bom, então tem que ver se essa valvula esta recendo comando.

Desculpa o deslize Carlos e Pablo.

Abraço.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por gabri_hawk em 7/5/2013, 22:29

Tem como compensar. No meu eu coloquei a válvula kicker mais a eletroválvula (tudo original) tirei de um monza com AC carburado. Se quiser , arrume-as que te explico o funcionamento e como ligá-las Very Happy . Teu AC é original ou é adaptado ?
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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por pablojf em 8/5/2013, 08:09

Henrique.M escreveu:Eiata, como não percebi isso =S.

Bom, então tem que ver se essa valvula esta recendo comando.

Desculpa o deslize Carlos e Pablo.

Abraço.

rsrs... sem problema amigo..... mass fiz o teste ontem.... a respeito de subir a chave e descer rapidinhoo e mesmo assim o danado do arzinho não parou de sair.. agorinha mesmo eu tirei o cinzeiro que dá acesso a chave e estava analizando..... em qualquer posição que eu coloque a cha o ar sai por todos os lado, para brisa pé e painel independente de onde a chave estiver...???? nã entendi nada!!! tem alguma dica aí?? forte abraço.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 8/5/2013, 08:15

Poutz, agora complicou, faz mais um teste: Com o cinzeiro fora, coloca a mão la dentro, tu vai ver que a chave tem uma peça redonda, que ela gira quando tu mexe na alavanca, vê se ao mexer a chave, todo aquele conjunto mexe a mesma distancia, a minha, tem um certe "défice", tipo, se tu move a alavanca 1 cm, o disco gira só 0,5 cm, e isso da uma dor de cabeça que só vendo.

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Abraço.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por pablojf em 8/5/2013, 08:40

Henrique.M escreveu:Poutz, agora complicou, faz mais um teste: Com o cinzeiro fora, coloca a mão la dentro, tu vai ver que a chave tem uma peça redonda, que ela gira quando tu mexe na alavanca, vê se ao mexer a chave, todo aquele conjunto mexe a mesma distancia, a minha, tem um certe "défice", tipo, se tu move a alavanca 1 cm, o disco gira só 0,5 cm, e isso da uma dor de cabeça que só vendo.

Qualquer coisa fala ae.

Abraço.

rsrs.... complicou mesmo... fiz o teste e gira sim parece girar por igual.... ee a pergunta que não quer se calar... e agora???? rsrsrs.. desculpe o tormento e a consultoria aí taw!!??!! forte abraço...

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 8/5/2013, 08:44

Tipo, não sou bom de chute ou adivinhação, mas ta parecendo que as válvulas que controlam a direção do vento estão travas de alguma forma, ou então, faz assim, deve ter um conector ligado a essa chave que tem uma mangueira coloridas, olha neste conector, se com o motor ligado, o tubo do centro (eu acho) tem vácuo, pois esse é o que vem do motor e faz o acionamento das válvulas para direcionar o vento nos dutos de ar.

Abraço e Boa Sorte.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por pablojf em 8/5/2013, 09:19

Henrique.M escreveu:Tipo, não sou bom de chute ou adivinhação, mas ta parecendo que as válvulas que controlam a direção do vento estão travas de alguma forma, ou então, faz assim, deve ter um conector ligado a essa chave que tem uma mangueira coloridas, olha neste conector, se com o motor ligado, o tubo do centro (eu acho) tem vácuo, pois esse é o que vem do motor e faz o acionamento das válvulas para direcionar o vento nos dutos de ar.

Abraço e Boa Sorte.

caro amigo.. mais um teste realizado..... e nada de vácuo..... tirei este conector com as mangueirinhas e testei uma por uma e nadaa..... será que esta tal mangeira que mencionou pode talvez não está "conectada" ao motor e dessa forma não gerando o vácuo???? caso sim onde fica essa mangueira que dou uma olhada... um abraço e obrigado mais uma vez!

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 8/5/2013, 09:24

Ok Pablo, acho que estamos conseguindo alguns resultados, irei dar uma pesquisada na net e ver onde ele pega o vácuo, só para confirmar, o teu monza é carburado né?

Abraço.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por pablojf em 8/5/2013, 09:26

Henrique.M escreveu:Ok Pablo, acho que estamos conseguindo alguns resultados, irei dar uma pesquisada na net e ver onde ele pega o vácuo, só para confirmar, o teu monza é carburado né?

Abraço.

sim sim é carburado.... estou tbm procurando aki mass por enquantoo.. nada... forte abraço!

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 8/5/2013, 09:58

Voltando.

Pablo, seguinte, pelo que eu li, tem que ter uma mangueira que sai do carburador e vai até a parte interna do veiculo, não sei se o teu carro tem painel com o econometro, se tiver, então serão 2 mangueira, uma que vai para o econometro e outra para a chave seletora, tem que verificar a existência dela e se ela esta devidamente conectada e não entupida.

Abraço.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por gabri_hawk em 8/5/2013, 10:02

Tirei essas fotos agora de manhã . Ve se te ajuda com as conexões :



A seta azul mostra o caminho do vácuo com ac desligado. A seta amarela indica o vácuo com o AC ligado (passa pelo solenoide e volta para o carburador)


Última edição por gabri_hawk em 8/5/2013, 11:16, editado 3 vez(es)
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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 8/5/2013, 10:19

Po, ta ótimo Gabri, mas sem pedir muito, e até para ajudar o Pablo, marca nas fotos a mangueira que entram la dentro do painel do carro, que dependendo do carro, podem ser até duas, uma que vai para o econometro do painel (se o tiver) e a outra para a chave seletora.

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por gabri_hawk em 8/5/2013, 10:29

Henrique , editei a foto dá uma olhada la em cima. O meu só tem uma mangueira de vácuo que vai ao vacometro pois o meu AC foi eu mesmo quem fiz . Abraço !
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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 8/5/2013, 10:35

Mas ae que ta, o problema do Pablo, é que não ta vindo vácuo na chave seletora da ventilação.

Eu até sei onde fica no EFI, porem, muda no carburado, ae eu não conheço quase nada.

Abraço

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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por gabri_hawk em 8/5/2013, 10:37

Mas o carro dele acelera quando liga o AC ? O que mais vejo por ai e nego nao ligar as mangueiras direito . Pode ser que esse vacuo nao esteja chegando a chave seletora.
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Re: PROBLEMA CHAVE AR CONDICIONADO.

Mensagem por Henrique.M em 8/5/2013, 10:39

Não, pelo que ele diz a lenta até abaixa, pode ser até que não esta compensando a lenta.

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