RPM do painel digital oscilando
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RPM do painel digital oscilando
Depois de um problema de alta voltagem do alternador e da troca do módulo HEI do meu Monza, a RPM do painel começou a oscilar, a princípio pensei que fosse o módulo HEI, mas troquei e o problema persistiu, depois revisei todos os contatos e nada, troquei a bobina, já que tinha outra no porta malas, e continuou a oscilar, mas ontem percebi algo interessante, o RPM oscila só quando piso no freio, ou quando ligo algo no carro que consuma muito pouca carga do alternador, se o consumo de carga é maior, a RPM é normal, se não tem nada ligado, a RPM é normal, então o problema está no regulador de voltagem, quando a carga é pequena fica produzindo um sinal de voltagem instável, osciante, que o painel interpreta como RPM.
Troquei o regulador de voltagem e não resolveu, aí coloquei um potenciômetro de 20K na saída de RPM junto à bobina para diminuir o ganho no painel e o problema sumui.
Troquei o regulador de voltagem e não resolveu, aí coloquei um potenciômetro de 20K na saída de RPM junto à bobina para diminuir o ganho no painel e o problema sumui.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
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Re: RPM do painel digital oscilando
Observei que o rpm no meu painel oscila pouco e de leve com tudo desligado, com o A/C ligado é uma oscilação considerável (fica variando de ~1000 a ~1500rpm com picos próximos a 2000.
Ao ligar também os faróis (normais + neblina) some a oscilação, ficando normal. No multímetro fica 14.00v fixos com tudo desligado, 13.78~13.81v com somente a/c ligado e 13.18~13.21v com a/c + faróis. Isso tudo com o motor na lenta.
No meu caso já oscila a um bom tempo desde antes de trocar HEI e o alternador (completo, novo), mas parece que com esse HEI genérico o problema aumentou de leve.
Ao ligar também os faróis (normais + neblina) some a oscilação, ficando normal. No multímetro fica 14.00v fixos com tudo desligado, 13.78~13.81v com somente a/c ligado e 13.18~13.21v com a/c + faróis. Isso tudo com o motor na lenta.
No meu caso já oscila a um bom tempo desde antes de trocar HEI e o alternador (completo, novo), mas parece que com esse HEI genérico o problema aumentou de leve.
Surfin- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Vectra Elite 2007
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Re: RPM do painel digital oscilando
Bom pelo menos já abemos que é uma questão de ganho, e um resistor de 20 K em série resolve.
CarlosZ- Admin
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Club 94 álccol azul 2 portas completo com painel digital e computador de bordo comprado em 03/1999, aposentado em 03/2012 só para encontros, Zafira Elite 2005 Flex preta - comprada em 01/2012
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Re: RPM do painel digital oscilando
Poxa bem misterioso isso aí !! interessante . Deu diferença na leitura do conta-giros com esse resistor ?
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza sl/e 88 completo
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Re: RPM do painel digital oscilando
Não, a leitura é igual, pois o que o painel lê são os pulsos, mas as pequenas oscilações de voltagem também são interpretadas como pulsos no painel digital, no analógico a RPM é normal, mas no digital, que não tem a inércia mecânica do ponteiro isso é traduzido em RPM, o resistor atenua consideravelmente estes picos, e os principais também, deixando os picos de RPM fracos como os da oscilação de voltagem, e o painel passa a ler somente eles, e os picos de voltagem ficam tão fracos que não conseguem mais serem lidos.
CarlosZ- Admin
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Re: RPM do painel digital oscilando
E verdade , não me toquei do seu painel ser digital . Já fiz a leitura dos pulsos de chavamento do primário da bobina com um osciloscópio antigo que tenho. O que vi foi basicamente pulsos de pump-up (que vencem a força contra-eletromotriz da bobina) seguido da rampa de chaveamento . É bem parecido com a deflexão vertical em TVs de tubo . Acho que tirei foto da forma de onda . Um abraço !!
gabri_hawk- Chevroleiro Júnior
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza sl/e 88 completo
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Re: RPM do painel digital oscilando
Podia por um passo a passo de como fazer isso amigo to com o mesmo problema
ricardoximenis- Carteira de aprendiz
- Lista de Carros: modelo ano aquisição combustivel : Monza Classic Se E.F.I 92/92
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Re: RPM do painel digital oscilando
É só pegar o fio do RPM cortar e colocar um resistor do 20K entre as pontas cortadas, soldando-o entre as pontas dos fios cortador. Se não quiser cortar tirando o painel pode colocá-lo no pino de saída do distribuidor que vai resolver da mesma maneira, e fica mais fácil de instalar.
CarlosZ- Admin
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Re: RPM do painel digital oscilando
Só pra atualizar, final de maio tive problema novamente do carro morrer na rua, troquei pelo distribuidor reserva e ~40km depois (depois de 2 dias) morreu de novo, voltando o distribuidor original (foi trocada a bobina impulsora, aproveitando que estava fora do carro), após insistir um pouco pegou e cheguei em casa (~7km), no dia seguinte levei o carro no auto elétrico (falhando no caminho) e de acordo com ele, após vários testes, chegou a conclusão que o problema era o HEI (a bobina impulsora nos 2 distribuidores era nova, uma com 80km de uso (distribuidor reserva) e a outra com 20km, trocada no dia da primeira pane).
HEI trocado, após praticamente 1 mês e meio não apresentou mais o problema e também sumiu a oscilação do RPM, não lembro de ter visto mais nenhuma vez aqueles saltos que tinha antes.
Testei as resistências dos pinos do HEI 'com problema' e todas batem certinho, só não testei a conexão da bobina impulsora, não sei como deveria ser.
O que tem agora é uma falha como um buraco na aceleração, que suspeito ser ponto atrasado, reforçado pela leve perda de força do motor (as marcas estão alinhadas no distribuidor, antes ficava um pouco deslocado).
Então fica a dica, como eu já tinha lido antes por aqui, a oscilação pode ser defeito no HEI, o meu era um Delphi (trocado por outro Delphi agora).
HEI trocado, após praticamente 1 mês e meio não apresentou mais o problema e também sumiu a oscilação do RPM, não lembro de ter visto mais nenhuma vez aqueles saltos que tinha antes.
Testei as resistências dos pinos do HEI 'com problema' e todas batem certinho, só não testei a conexão da bobina impulsora, não sei como deveria ser.
O que tem agora é uma falha como um buraco na aceleração, que suspeito ser ponto atrasado, reforçado pela leve perda de força do motor (as marcas estão alinhadas no distribuidor, antes ficava um pouco deslocado).
Então fica a dica, como eu já tinha lido antes por aqui, a oscilação pode ser defeito no HEI, o meu era um Delphi (trocado por outro Delphi agora).
Surfin- Carteira de aprendiz
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Mensagens : 55
Data de inscrição : 03/03/2013
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Re: RPM do painel digital oscilando
Sim pode ser o HEI, mas no meu caso testei 3 HEI e o problema não era ele, sobre o ponto leia https://chevroleiros.forumeiros.com/t65-regular-o-motor-com-o-scanner-diagnostico-automotivo-ajustar-o-ponto-melhorar-consumo-so-para-carros-com-distribuidor-movel
CarlosZ- Admin
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